sexta-feira, 10 de agosto de 2012

EXÉRCITO ENCERRA “OPERAÇÃO QUIXARÁS” COM FORMATURA



Na noite desta quinta-feira, 09, a cidade de Quixeramobim presenciou o encerramento da “Operação Quixará”.

A solenidade aconteceu em frente à Praça Capitão Dias Ferreira, com a participação das tropas que estiveram presente nas operações. Após uma semana de treinamento, as tropas se apresentaram para a população que compareceu em grande quantidade para prestigiar o Exército Brasileiro. As tropas realizaram um desfile para a população que acompanhou toda a formatura.   As tropas da 10ª Região Militar (Fortaleza/CE) que foram empenhadas na Operação Quixarás chegaram na região do exercício (municípios de Boa Viagem/CE,Madalena/CE, Quixeramobim/CE e Senador Pompeu/CE) com o efetivo de 800  militares, utilizando 62 (sessenta e duas) viaturas e 2 aeronaves de asa rotativa (helicópteros) onde cumpriram suas missões de treinamento em ações de garantia da lei e da ordem.

POR FERNANDO IVO
FOTOS: osertaoenoticia.com 
    Fotos  Valmir

Detentos serão monitorados com tornozeleira eletrônica


Cada tornozeleira possui um código específico de segurança e é acompanhada de um aparelho semelhante a um telefone celular.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesal Social (SSPDS) e a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) firmam nesta terça-feira (07) termo de cooperação que viabilizará o monitoramento de presos através da utilização de tornozeleiras eletrônicas. Os gestores das pastas, Francisco Bezerra e Mariana Lobo, respectivamente, assinam o termo às 10 horas, na sede da SSPDS (Av. Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo). Inicialmente serão monitorados 50 presos, que por decisão judicial, deixarão as unidades do Sistema Prisional do Estado. Esse número pode chegar a 200 detentos em 2012.
Uma central de vigilância virtual dos monitorados está instalada na Sejus e vai estar integrada a Coordenadoria Integrada de Operações Policiais (Ciops). A interligação da Central de Monitoramento à Ciops vai facilitar o acionamento da Polícia caso algum detento quebre as regras estabelecidas para o uso do equipamento, como se distanciar de sua residência em caso de cumprimento de prisão domiciliar. Imediatamente, o alarme é acionado e, caso não haja resposta, a Polícia entra em ação. A Central de Monitoramento da Sejus comunica a ocorrência à Ciops, que passa a empreender esforços a fim de recapturar o preso a partir de sua ultima localização no mapa.
Cada tornozeleira possui um código específico de segurança e é acompanhada de um aparelho semelhante a um telefone celular, com visor. O código constante em cada equipamento identifica o usuário e permite que a central faça o seu acompanhamento. Mediante a tentativa de quebrar o objeto, retirá-lo, ou de o preso passar além de oito metros da distância delimitada, imediatamente é emitido um sinal vibratório. Em seguida, um alarme ou mensagem de texto é enviada. Na etapa seguinte, a tornozeleira começa a vibrar.
A seleção dos detentos a serem contemplados pelo sistema é feita pela Justiça, através das Varas de Execuções Penais. Além disso, a adesão ao sistema é voluntária. A distribuição dos equipamentos seguirá critérios estabelecidos pela Justiça. Cada uma das três Varas de Execuções Penais recebeu 30 aparelhos desde o dia 1º de julho.
Serviço:
Assinatura de Termo de Cooperação SSPDS/SEJUS
Data: Terça-feira, 07.08.2012
Hora: 10 horas
Local: Av. Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo
       Fotos   Valmir

MOVIMENTOS SOCIAIS REALIZAM PROTESTO PELA INFORMAÇÃO EM QUIXERAMOBIM




Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 09, um protesto pelos movimentos sociais CUT, MST, STTRQ, SINDSEQ, IAC, IJR, IPHANAQ, IARTE, SOBAM, ADEQUI, FETANCE, Delegacias Regionais Sindicais, CETRA, CETAH, MILITANTES DO CDDH, Instituto Atalaia, Fórum dos Assentados(as), Associações Comunitárias, Pastorais da Paróquia de Santo Antonio e Coletivo de Mulheres da FETRAECE, que buscam esclarecimentos sobre informações do que está acontecendo na Agência da Caixa Econômica de Quixeramobim.  Durante a manifestação, os grupos representados também cobraram uma maior divulgação das rádios locais pelo fornecimento de informações a toda sociedade.

Confira a carta distribuída durante a manifestação.

MANIFESTO À SOCIEDADE DE QUIXERAMOBIM

As instituições que assinam este manifesto - como legítimas representantes dos cidadãos que as constituem e atendendo a um clamor social por informação, frente à verdade factual - negada pelos meios de comunicação locais - de que gestores da CEF estão envolvidos em supostos desvios de recursos públicos geridos por esta instituição, vêem de público: 1) manifestar seu repudio a este comportamento das emissoras de rádios, que agindo assim demonstram atrelamento às elites locais que insistem em manter os meios de comunicação CONCENTRADOS nas mãos de algumas poucas famílias, que fazem uma gestão totalitária do seu uso, a favor das suas ESCOLHAS E INTERESSES POLÍTICOS, definem ao seu bel prazer e conveniência as pautas de discussão, escondendo, a sete chaves, os problemas estruturais da sociedade de Quixeramobim; 2) esclarecer que mal feitos escondidos a sete chaves favorecem uma elite minoritária, que a olhos vistos vem enriquecendo à custa do mal uso dos recursos das políticas sociais de governos que se esforçam em transformar o Brasil em um país de todos e que têm em instituições como a CEF um agente fundamental do desenvolvimento social; 3) Lembrar que hoje o povo acordou e percebendo seus problemas, dar sua opinião. E, esta elite fingindo não perceber o clamor do povo, seus problemas, suas opiniões, isola-se. Esquece-se que este povo hoje vive um nítido progresso político que cada vez mais o torna um cidadão mais consciente de suas possibilidades de escolha e de transformação; 4) Esclarecer aos velhos donos da mídia - herdeiros de uma sociedade ainda oligárquica e ditatorial - que vivemos novos tempos e o povo hoje criou redes sociais como formas alternativas de mídia – e na internet aos milhões se encontram e fazem coro pela democratização social, enfraquecendo de forma evidente a velha imprensa abrindo caminho para uma democracia cultural, que tem na mídia livre uma de suas principais manifestações. 5) lembrar que emissoras de rádio são concessões públicas, submetidas ao controle social; 6) Requerer das autoridades constituídas que tomem as devidas providências pois nenhuma sociedade será efetivamente democrática, sem uma profunda democratização dos meios de comunicação, sem garantir espaços para a opinião pública com todas as vozes que buscam espaços para se pronunciarem amplamente na direção oposta da orientação dessa imprensa conservadora, retrógada e disposta a omitir a verdade dos fatos; 7) Destacar que enquanto, frente à verdade factual, a mídia local fecha-se em seu conservadorismo e silêncio ensurdecedor de outro lado a população tem pesadelos e incertezas quanto ao uso dos recursos públicos destinados a melhorar suas vidas. 

Portanto os cidadãos aqui representados em observação a Lei 12.527/11, por direito, exigem da CEF que sejam concedidas todas as informações necessárias para esclarecer os fatos, no máximo de 20 dias, conforme prevê a legislação.

CLAMAMOS POR UM TEMPO NOVO, POIS A CAIXA É DO POVO!

Quixeramobim, 08 de Agosto de 2012

Assinam este manifesto: CUT, MST, STTRQ, SINDSEQ, IAC, IJR, IPHANAQ, IARTE, SOBAM, ADEQUI, FETANCE, Delegacias Regionais Sindicais, CETRA, CETAH, MILITANTES DO CDDH, Instituto Atalaia, Fórum dos Assentados(as), Associações Comunitárias, Pastorais da Paróquia de Santo Antonio e Coletivo de Mulheres da FETRAECE.


         
 Fotos   Valmir

EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA REALIZA A SEMANA DO ESTUDANTE


Em comemoração ao Dia do Estudante, a EEEP Dr. José Alves da Silveira, Quixeramobim, realiza durante a semana de 06 a 11 de agosto, festejos alusivos à data. A programação conta com homenagens diversas: mensagens, apresentação teatral, palestras temáticas, entrega de certificados e homenagens aos alunos, torneios esportivos e simulados preparatórios para o SPAECE e ENEM/2012. 

A culminância da semana acontece no dia 11  de agosto, ás 09:00h, no auditório da Escola onde será transmitido por vídeo conferência o evento promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, "Enem Chego Junto, Chego Bem" com uma palestra do professor Pachecão, conhecido nacionalmente por seu estilo diferenciado em sala de aula.

Com essas ações a Escola pretende cada vez mais estimular o protagonismo juvenil, promover o processo de ensino-aprendizagem e levar os seus educandos a refletirem acerca da conquista da autonomia, do respeito aos valores humanos, da compreensão e percepção nítida da importância do estudo em suas vidas, bem como, do seu papel diante dos contextos prescritos pela sociedade atual. “Ser estudante é muito mais que frequentar bancos escolares; é se tornar co-responsável pela qualidade da educação que recebe nos bancos escolares; é atentar para a responsabilidade da auto-formação, cumprindo com os as regras e deveres que lhes são inerentes, sabendo, portanto, que os direitos fazem parte de uma conquista”, afirma o Coordenador Escolar Josemir Severo.   

COM INFORMAÇÕES E FOTOS DA EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA