terça-feira, 16 de outubro de 2018

Maconha é pior para o cérebro do que o álcool, afirma estudo


Segundo pesquisadores, o consumo de cannabis na adolescência atrasa o desenvolvimento cognitivo

(VEJA.com/VEJA)
De acordo com um estudo publicado na quarta-feira no periódico científico American Journal of Psychiatry, o consumo de maconha é mais prejudicial para o cérebro de adolescentes do que a ingestão de bebida alcoólica. Segundo a pesquisa, adolescentes que usam maconha regularmente podem sofrer danos duradouros na capacidade de pensamento. 

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, acompanharam 3.800 adolescentes (acima dos 13 anos) de mais de trinta escolas canadenses ao longo de quatro anos. Para obter uma descrição mais honesta do consumo de maconha e álcool, os estudantes receberam a garantia de que pais e professores não teriam acesso às informações – a menos que houvesse risco de segurança iminente. 

Os participantes foram submetidos a testes cognitivos que mediam memória (de longo e curto prazo, incluindo recordação), raciocínio perceptivo e controle inibitório. Eles também responderam questionários anuais sobre a frequência do consumo de álcool e cannabis (maconha). 

Entre os entrevistados, 75% afirmaram beber álcool, mesmo que ocasionalmente, enquanto 28% admitiram fazer algum uso de maconha. Embora o uso de maconha tenha sido menor que o de álcool, os pesquisadores concluíram que a cannabis causa mais danos à cognição do que o álcool.

Todos esses prejuízos cognitivos permanecem mesmo após a interrupção do consumo. “A cannabis compromete a cognição e provoca atrasos no desenvolvimento cognitivo dos adolescentes. Nosso estudo mostrou que o uso precoce da maconha causa prejuízos prolongados no cérebro”, disse a psiquiatra Patricia Conrad, principal autora do estudo, à rede americana NBC News.

A equipe ainda apontou que adolescentes que fumam maconha e bebem álcool estão mais propensos a apresentar problemas de cognição – processo cerebral pelo qual adquirimos conhecimento através da percepção, atenção, associação, memória e raciocínio. Já quando o uso do entorpecente é maior que o da bebida alcoólica, os indivíduos mostram efeitos adicionais, como atraso na memória.

“Seus cérebros [dos adolescentes] ainda estão se desenvolvendo e a cannabis está interferindo nisso. Eles [os adolescentes] deveriam postergar o uso de cannabis o máximo possível”, disse Patricia à BBC.

Outros vícios

De acordo com a autora, o acompanhamento mostrou uma conexão preocupante entre o uso da cannabis e a redução do controle inibitório – função cerebral que analisa e controla comportamentos impulsivos. O baixo desempenho dos participantes neste quesito mostrou um risco para outros comportamentos aditivos, ou seja, em alguns casos, a maconha tem potencial de se tornar a “porta de entrada” para outros vícios, incluindo drogas mais pesadas como crack e heroína. 

Jean-François G. Morin, co-autor da pesquisa, contou que eles agora pretendem identificar se os efeitos no desenvolvimento cerebral podem estar associados a outras dificuldades, como baixo desempenho acadêmico, danos neuroanatômicos e o risco de futuros vícios ou transtornos mentais. 

Mais pesquisas

Esse não é o primeiro estudo a associar o consumo de maconha a prejuízos cerebrais em adolescentes. Uma pesquisa publicada em junho na revista científica JAMA Psychiatry apontou que pessoas que usam cannabis frequentemente durante a juventude têm maior probabilidade de apresentarem pior desempenho em testes de memória, aprendizado e pensamento complexo (resolução de problemas e processamento de informações), em comparação com pessoas que não consomem a droga. 

Outro estudo publicado recentemente no periódico NeuroImage mostrou que o uso regular da maconha deixa marcas no cérebro, mesmo quando a pessoa não está sob o efeito imediato da droga. Ou seja, os efeitos também são sentidos em períodos de sobriedade. Os pesquisadores descobriram ainda que a cannabis ativa ondas neurais que deixam o cérebro em alerta e diminui a atividade de ondas associadas ao sono profundo e aos sonhos. Todos esses efeitos podem aparecer quando o indivíduo está sóbrio.

Uma pesquisa de 2014, publicada no The Lancet Psychiatry, concluiu que adolescentes que fumam maconha diariamente têm 60% menos probabilidade de se formar no ensino médio ou superior, quando comparados às pessoas que nunca usaram a droga. Sob as mesmas circunstâncias, a probabilidade de tentar suicídio é sete vezes maior.

“A relação entre o uso de cannabis e resultados negativos é significativa mesmo em baixos níveis de uso. Os resultados sugerem que pode não haver um limiar onde o uso pode ser considerado seguro para adolescentes”, disse Edmund Sillins, co-autor do estudo, ao The Washington Post.

(Da VEJA Online)

Funceme registra chuvas em 14 municípios do Ceará


O maior registro ocorreu na cidade de Mucambo, na Região da Ibiapaba do Ceará com 20 milímetros.

(Foto: Reprodução/Funceme)
Houve chuvas em 14 cidades das 184 cidades do Ceará entre 7h de domingo (14) até a manhã desta segunda-feira (15), segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A previsão da Funceme para esta segunda-feira é de nebulosidade variável com eventos de chuva nas regiões da faixa litorânea, na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamus e no Carirí. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado. O maior registro ocorreu na cidade de Mucambo, na Região da Ibiapaba do Ceará com 20 milímetros. Viçosa do Ceará, também na Região da Ibiapaba, registrou chuvas de 19,8 milímetros.

Para terça-feira (16), a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva nas regiões da faixa litorânea, na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamus e no Carirí. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado. E para quarta-feira (17) céu parcialmente nublado em todas as regiões do estado.

De acordo com a Funceme as chuvas que aconteceram no Estado estão associadas à brisa terrestre, que é o deslocamento do ar frio durante a noite em direção ao oceano, assim como instabilidades que estão ocorrendo na região do Piauí.

As maiores chuvas por município no dia em milímetros

Mucambo (Posto: Mucambo) : 20.0 mm

Viçosa Do Ceará (Posto: Sitio Vambira) : 19.8 mm

Iracema (Posto: Bastioes) : 19.0 mm

Pereiro (Posto: Pereiro) : 15.4 mm

Santa Quitéria (Posto: Trapia) : 9.0 mm

Ererê (Posto: Erere) : 5.0 mm

Tauá (Posto: Sao Joao Do Trissi) : 4.0 mm

Iracema (Posto: Iracema) : 4.0 mm

Pacajus (Posto: Pacajus) : 2.8 mm

Itaitinga (Posto: Seman) : 2.0 mm

(Do G1 CE)

Com gol nos acréscimos, Brasil vence a Argentina e conquista troféu do Superclássico


Miranda anotou gol nos últimos momentos do jogo (Foto: Mowa Press)
A raça brasileira prevaleceu em relação à argentina nesta terça-feira. No Estádio King Abdullah, na Arábia Saudita, a Seleção arrancou uma vitória contra os albicelestes por 1 a 0, no apagar das luzes, em partida válida pela decisão do torneio amistoso Superclássico.

No período regulamentar, o primeiro tempo viu uma alternância entre momentos de maior chances ao gol e outros de jogo truncado, enquanto a etapa final contou com mais movimentação ofensiva das duas equipes e maior nervosismo com o empate no placar, o que resultou em trabalho para o juiz Felix Brych.

Quando tudo apontava para um 0 a 0 no marcador, brilhou a estrela de Neymar e Miranda. Em cobrança de escanteio do camisa 10, o zagueiro brasileiro subiu sozinho para fazer o tento que garantiu o triunfo dos comandados de Tite.

(Do O POVO Online)

Bolsonaro tem 59% dos votos válidos, Haddad tem 41%




A primeira pesquisa de intenção de votos do Ibope após o resultado do primeiro turno indica que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 59% das preferências dos eleitores contra 41% das menções a Fernando Haddad (PT), considerando apenas os votos válidos não são computadas as respostas de votos em branco, nulo ou indeciso.

Levando em conta todas as respostas da pesquisa de opinião, Bolsonaro lidera com 52% das intenções de voto e Haddad tem 37% das preferências. Conforme o levantamento, 9% responderam estar dispostos a anular ou votar em branco, e 2% disseram não saber ou não quiseram responder.

Além de perguntar aos entrevistados quem é seu candidato preferido, o Ibope procurou medir o potencial de voto de cada um dos concorrentes.

Após citar o nome de cada um dos candidatos, os entrevistadores perguntaram se votariam em cada um dos candidatos "com certeza", se "poderiam votar" ou "se não votariam de jeito nenhum".

Jair Bolsonaro é o candidato com mais votos declarados e convictos: 41% disseram que votariam nele "com certeza". O percentual de voto "certo" em Haddad é de 28%.

Diferente dos resultados apurados pelo Ibope no primeiro turno, o índice de rejeição de Jair Bolsonaro é menor em comparação ao de Fernando Haddad. Trinta e cinco por cento não votariam de jeito nenhum no candidato do PSL, enquanto a rejeição do petista é de 47%.

O levantamento do Ibope ouviu 2.506 pessoas no sábado e domingo (13 e 14 de outubro). Como outras pesquisas de intenção de voto do instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%.

A pesquisa do Ibope, contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, foi registrada na semana passada na Justiça Eleitoral (BR-01112/2018). No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão disponíveis o questionário do levantamento e os locais onde a pesquisa foi aplicada. (Da Agência Brasil)