sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

COLAPSO À VISTA: Quixadá e Quixeramobim podem ficar sem abastecimento d’água nos próximos meses

O assunto da iminência de um colapso de abastecimento d’água parece não ter ainda preocupado o suficiente os cidadãos de QuixadáQuixeramobim, dado que não se vê nenhum tipo de debate mais sério sobre a questão, quer promovido pelas nossas instituições responsáveis, quer pelas massas opinantes nas redes sociais.
Pior ainda, não se vê por parte dos poderes públicos qualquer campanha significativa em prol do uso econômico e responsável do pouco volume disponível no nosso reservatório, o Açude Pedras Brancas. De modo geral, praticamente todo mundo continua gastando água como se tudo estivesse em perfeita normalidade. O comportamento é, para se dizer o mínimo, irresponsável.
Repito aqui o que antes já disse em outra oportunidade: quando defendeu a instalação de uma adutora para socorrer Quixeramobim a partir do açude Pedras Brancas, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) calculava que, em fevereiro de 2017, o reservatório ainda estaria com quase 12% do seu volume total, mesmo com a adutora instalada. Erraram feio.                                                                                 
O mês de dezembro mal começou e o Portal Hidrológico do Ceará está mostrando que o Pedras Brancas já está quase entrando na casa dos 6% do seu volume total. É preocupante. Se não houver reposição de volume urgentemente, através de chuvas, estas duas cidades do Sertão Central poderão entrar em colapso de abastecimento já nos próximos meses.
É bom lembrarmos que a água das camadas mais inferiores dos reservatórios não são, de modo geral, sadias para consumo humano, o que aumenta ainda mais a preocupação com a situação do Pedras Brancas.
Considero a decisão de abastecer Quixeramobim a partir do Pedras Brancas, tomada pelo Governador Camilo Santana, correta, dado que se tratava de uma situação emergencial. O erro, porém, foi tomá-la sem planejar medidas adicionais de socorro caso a estiagem se prolongasse tanto quanto a estamos vendo se prolongar.
Se não chover logo por aqui, as duas principais cidades do Sertão Central se verão em inquietação total com a falta d’água. Racionamento e conscientização sobre o assunto, portanto, são medidas para ontem. Mas a Cogerh parece se comportar como aquele piloto do avião da tragédia com a Chapecoense, que abasteceu a aeronave no limite do limite para a viagem, sem nenhuma quantidade reserva para eventual emergência, acreditando que tudo ia dar certo. Aqui a situação é semelhante. Na aposta de que vai chover antes que a última gota siga pelas tubulações, a Cogerh parece deixar a coisa correr solta. Melhor para o governador que, assim, não sofre a crise das cobranças ou desgaste algum junto ao povo.
site MonólitosPOST 

Homem é assassinado a bala na zona rural de Morada Nova

Mais um assassinato foi registrado na cidade de Morada Nova, no vale jaguaribano.
Segundo informações da polícia militar, o crime aconteceu por volta do meio dia desta quinta-feira, 01, na localidade de Pedra Branca, no distrito de Roldão.
De acordo com populares, a vítima foi abordada por dois indivíduos em uma motocicleta, e os acusados efetuaram vários disparos de arma de fogo.
A vítima foi identificada como sendo o agricultor Lindomar Freitas da Silva, 35 anos.
Próximo ao corpo do agricultor foram encontrados três cartuchos calibre 12, e a maioria dos tiros atingiram as costas e a cabeça.
A polícia militar resguardou o local do crime e busca maiores informações a respeito do homicídio.

Ciência prova que vida começa quando você para de tomar conta da vida dos outros

Reunidos no imenso salão nobre da Universidade de Dukes, cérebros renomados da ciência mundial finalmente chegaram a um consenso. A humanidade perseguia uma definição sobre o tema já há milênios mas agora está comprovado: a vida começa quando você para de tomar conta da vida alheia.
“Depois de 52 anos de estudo eu finalmente posso comprovar por experiência própria”, disse o cientista chefe da análise.
“É impressionante como você passa a viver melhor quando para de se preocupar com o que os outros estão fazendo”.
Agora os cientistas vão tentar descobrir porque alguns simpatizantes da direita costumam pregar a livre iniciativa, a liberdade e a ausência do estado e recorrem ao estado para legislar sobre a vida alheia.     

Açude Cedro enfrenta consequências da seca


A primeira grande obra hidráulica moderna da América do Sul perdeu a função. Ao menos até o próximo inverno — se ele for bom —, já não há água para o açude Cedro, em Quixadá (no Sertão Central), armazenar. Após cinco anos consecutivos de estiagem no Ceará, o recurso que sobrou está misturado à lama e representa 0,2% da capacidade do equipamento. Rachaduras cobrem a maior parte do que antes estava submerso. Da base ao topo, a barragem pode ser vista em seus 20 metros de profundidade e mais de 400 metros de extensão.

Mesmo quando cheio, as águas do reservatório não são usadas para abastecimento da população, atendida pelo açude Pedras Brancas. Entre moradores da região e técnicos em gestão hídrica há consenso: isso garantiu que ainda houvesse água até este ano. “Já era previsto que iria esvaziar. Tanto que foi liberada a pesca para tirar os peixes que já iriam morrer (sem água)”, explica José Cláudio, secretário do Comitê de Bacias do Banabuiú.

De acordo com Edelson Santos, 29, presidente da Associação de Moradores do Açude do Cedro, a medida amenizou, mas os problemas enfrentados pela população permanecem. “Ainda tem muita morte de peixe, de tartaruga… O açude está assoreado”, aponta. Segundo ele, quem vivia do turismo ou da pesca está fazendo “malabarismo para sobreviver”. “Ele seco até é um atrativo, mas os turistas vêm e vão embora. Não ficam, não consomem, não tem banho”, resume.

A alternativa encontrada pelo comerciante Robério dos Santos, 52, para manter o restaurante que gerencia foi comprar pescados do Castanhão. Ele explica que o nível do reservatório se manteve até março, mas a situação piorou nos meses seguintes. A esperança do comerciante é a próxima quadra chuvosa. “Pode ser que seja um inverno bom”.

Desde setembro, o nível do Cedro se mantém em 0,2% da capacidade total. O cenário é o pior registrado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) desde 2004, desde quando os dados estão disponíveis. O pior registro até então tinha sido em janeiro de 2009, quando o açude tinha 2,6% da capacidade total. (Do O Povo)

Dia Nacional do Samba


Adicionar legenda
O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de Dezembro, onde se celebra esse ritmo musical criado no Brasil e que é tido como forma de expressão em diversas regiões. E conhecido mundialmente como símbolo da música brasileira.

Apesar de ser extremamente popular em muitas regiões do Brasil, a origem do samba como Bahia e São Paulo, este gênero de música está muito ligada ao Rio de Janeiro, onde nasceu por volta do final do século XIX e começo do século XX. (Do Calendário 2016)

PF deflagra operação no Ceará contra crimes ao sistema financeiro


A Polícia Federal deflagrou a Operação Default na manhã desta sexta-feira (2) que investiga crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e obtenção de financiamentos irregulares por uma organização criminosa. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 5 cinco mandados de sequestro, ofícios de indisponibilidade de bens aos Cartórios de Registro de Imóveis e Detran, e ainda 10 mandados de intimação.

A operação cumpre ordens judiciais de busca e apreensão e sequestro expedidas pela 15ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Limoeiro do Norte.

O procedimento foi instaurado em outubro de 2014 para apurar a prática de crime contra o Sistema Financeiro Nacional e o "delito de organização criminosa" que, segundo a PF, se instalou nas estruturas do Banco do Nordeste, em conluio com empresários.

De acordo com a PF, o esquema buscava "a obtenção irregular de operações financeiras (financiamentos), com a utilização de recursos do Fundo Constitucional do Nordeste, com burla aos normativos de compliance internos do Banco, e com o intuito de lesar o erário público federal".

Participam da operação 57 policiais federais que estão dando cumprimento às medidas cautelares, nos municípios de Fortaleza, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tabuleiro do Norte, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte. (Do G1 Ceará)

Chapecoense: Sobreviventes seguem no hospital; Follman tem nova amputação descartada


 O goleiro Jackson Follmann, sobrevivente do acidente, passou ontem por nova cirurgia na perna direita, que teve parte amputada. A clínica onde o jogador está internado, em Medellín, informou que o ferimento da perna esquerda de Follmann evolui adequadamente “de tal forma que não foi necessária amputação”.

O lateral direito Alan Ruschel se encontra “em estado crítico, mas estável” e se descartou que esteja comprometida sua mobilidade devido a uma fratura na coluna.

Com ligeira piora no quadro pulmonar, o jornalista Rafael Henzel, cuja esposa chegou a acompanhá-lo, aguarda transferência para outro hospital. Ele está consciente. Enquanto isso, o zagueiro Neto fez duas tomografias ontem, no cérebro e no tórax, que não apontaram alterações em seu quadro de saúde.

Os tripulantes bolivianos Ximena Suárez e Erwin Tumiri têm perspectiva de receber alta hospitalar a qualquer momento. (Das agências)