quarta-feira, 11 de julho de 2012

Queijo coalho de mais de uma tonelada será a atração do VI FestLeite em Quixeramobim


E-mail
Os eventos já são tradicionais na Região e reforçam o Turismo no Sertão Central
Um queijo coalho com mais de uma tonelada vai ser a principal atração do VI FestLeite-Festival do Leite de Quixeramobim, que acontece 16 a 18 de agosto, na Praça da Matriz do município que fica a 203 quilômetros de Fortaleza. O queijo desta sexta edição do festival promete ser quase três vezes maior do que aquele que foi apresentado no I Festleite, em 2007, que tinha 350 quilos.
De lá para cá, o peso do queijo só aumentou na disputa pelo título de maior queijo do Brasil. Em 2008 chegou a 718 quilos, ultrapassando o recorde mundial que pertencia, até então, à Holanda. Em 2009, alcançou 780 quilos, em 2010 chegou a 910,5 quilos e, no ano passado, alcançou a marca de 1.007 kg.
Evento tradicional e já inserido no calendário turístico do Estado, o FestLeite foi criado com o objetivo de promover, fortalecer e desenvolver o agronegócio da cadeia produtiva do leite dentro do cenário estadual, o evento tem como objetivo central difundir novas tecnologias de produção, gestão e comercialização com vistas à sustentabilidade dos negócios, enquanto valoriza a culinária e a auto-estima dos moradores da Região.
Promovido pela Prefeitura de Quixeramobim, em parceria com o Sebrae Ceará, Governo Federal, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, empresários e produtores locais, o evento veio dar visibilidade turística ao município que tem a maior bacia leiteira do Estado, com 60 mil cabeças e a produção de 110 mil litros de leite/dia.
Há cinco anos, paralelamente ao FestLeite acontece a VII FAICQ- Feira de Agronegócio, Artesanato, Indústria e Comércio de Quixeramobim. A realização da FAICQ atende à demanda dos setores produtivos do Sertão Central, que queriam um evento que funcionasse como uma vitrine do crescimento econômico da Região. Hoje, é um evento consolidado que cresce ano a ano, tanto em número de participantes e movimentação financeira, como na divulgação de produtos e marcas expostas.
Com a expectativa de atrair 18 mil visitantes e movimentar R$ 230 mil em negócios, a Feira e o Festival terão espaço para comercialização, desfile, apresentações folclóricas, apresentações musicais, a escolha da Miss Quixeramobim, além de Casa da Beleza e Casa do Artesanato, Atendimento ao Empreendedor Individual e desfile das Empresas participantes.
Um dos momentos mais esperados, a pesagem do queijo, acontece, tradicionalmente, na abertura do evento, às 20 horas do 16 de agosto. Os queijos para a disputa são produzidos com leite doado pelos produtores da Região e, depois da pesagem, com a presença dos representantes, o queijo é distribuído ao público e, o que sobra, é doado a hospitais e asilos da Região.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará 
(85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800
FOTOS  VALMIR
FOTOS  VALMIR

Cantor Tony Morais morre após reagir a assalto em Fortaleza

O cantor de forró Tony Morais morreu na manhã desta terça-feira (10) após reagir a um assalto. O crime aconteceu na rua Afonso Henrique, próximo a sede da cachaçaria Ypioca, na  avenida Washington Soares, no bairro Messejana, em Fortaleza.

Segundo a polícia, Tony teria sido abordado por dois homens em uma motocicleta, que atiraram contra o cantor após ele reagir. A vítima teria sido atingida com pelo menos três disparos, sendo socorrida ao Frotinha de Messajana, onde veio a óbito.

Três homens suspeitos de terem cometido o crime já foram presos pela Polícia Militar no bairro Messejana e encaminhados à delegacia. Com eles, policiais encontraram cerca de R$ 10 mil. (Jangadeiro Online)
FOTOS  VALMIR
FOTOS  VALMIR