segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

TCU vê R$ 734 milhões em irregularidades na obra do Rio São Francisco



Projeto já se arrasta há cinco anos e deveria levar água para a região que enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos.
O Fantástico mostra uma investigação especial sobre a maior obra de infraestrutura do Brasil: a Transposição do Rio São Francisco. O projeto já se arrasta há cinco anos e deveria levar água para a região que enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos.
A repórter Sônia Bridi e o cinegrafista Paulo Zero percorreram mais de mil quilômetros pelo sertão do Nordeste. É mais uma reportagem da série Brasil: Quem Paga é Você.
Já são dois anos, a estação das chuvas chega, as nuvens se formam, mas não deixam cair uma gota de água. Estamos em Cabrobó, Pernambuco. A apenas 20 quilômetros das margens do Rio São Francisco, a seca espalha suas vítimas na beira da estrada. O gado morto se incorporou à paisagem, num tempo em que só os urubus conhecem fartura.
Na fazenda, o homem de 90 anos está sozinho. Chama o filho, que saiu para cuidar do gado. Ele chega, rasgado, desgrenhado, e revoltado. “Eu não tenho tempo de sair daqui para pedir socorro ao povo. Três vacas caídas ontem só por que eu saí”, conta Seu Avenor.

Revista Central relembra os 10 anos da maior tragédia da história de Quixadá


juatama_cruz-topik 

Juatama: Revista Central relembra os 10 anos da maior tragédia da história de Quixadá       

 É quase impossível passar pelo local e não olhar para aquele jardim cheio de cruzes.


Quixadá, 13h45min, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003, ambulâncias com sirenes ligadas informavam que algo de anormal estava acontecendo no município, antes tranquilo como qualquer outro do interior nordestino. A informação era precária, somente as emissoras de rádios da cidade e os jornais da capital existiam na época, tudo chegava naquele momento por meio de boatos, até curiosos se aglomerarem no Hospital Eudásio Barroso.
A maior tragédia nas rodovias do município de Quixadá, ocorreu há uma década, 23 pessoas morreram, agricultores, aposentados, donas de casa, estudantes, funcionários públicos e crianças foram as vítimas da colisão frontal envolvendo duas topik, no quilômetro cinco da rodovia estadual CE-368, no distrito de Juatama. Na época os jornais noticiaram que teria sido um dos piores desastres já ocorridos no Ceará.

CHORÓ > Onças famintas atacam currais de ovelhas no Interior




Choró >
 Pequenos criadores da zona rural de Choró estão reclamando do ataque de onças em seus currais. Alguns acreditam que a seca prolongada está deixando os animais selvagens sem alimentação natural. Com fome procuram criações, principalmente caprinos e ovinos. Como a maioria está presa, por não ter onde pastar e para evitar furtos nas madrugadas, os felinos atacam os currais.
A localidade de Riacho do Meio, foi uma das regiões onde onças foram vistas devorando criações. A reclamação foi feita pelo vereador Raimundo Pereira da Silva conhecido como Raimudinho, vice-presidente da Câmara Municipal de Choró, ao radialista Erivaldo Silva. Conforme Raimundinho, em sua propriedade as onças mataram este ano 10 ovelhas e um cavalo. Veja mais acessando o blog Erivaldo Silva.
Participe do Diário Sertão Central informando e sugerindo reportagens através dos fones (88) 9970.5161 ou (88) 8865.6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.compor  

QUEDA DE MOTO, CAPOTAMENTO E APREENSÃO DE VEÍCULOS MARCAM O DOMINGO NO TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM






A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim registrou mais uma queda de moto na curva da barragem Quixeramobim.

Segundo informações da AMTQ, o acidente aconteceu por volta das 16 horas deste domingo, 20. A vítima foi um homem de 36 anos que seguia de Quixeramobim para a cidade de Mombaça. Segundo o mesmo, quando realizava a curva da barragem, no km 205 da CE-060, um automóvel invadiu a contra-mão. Para não colidir com o veículo, ele puxou a motocicleta para outra faixa do asfalto vindo a perder o controle e colidir contra a proteção de metal. O mesmo foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura na perna esquerda. Um capotamento de um caminhão também foi registrado na manhã deste domingo. O acidente aconteceu próximo a localidade de Cupim e teve apenas danos materiais.

Também foi registrado a apreensão de sete motocicletas por estarem sendo conduzidas de forma irregular. Duas delas se tratavam de “cinquentinha” e estavam sendopilotadas por menores, outra moto, uma HONDA POP 100, foi apreendida após o condutor ser flagrado trafegando com sintomas de embriagues.  O mesmo foi conduzido para a delegacia civil de Quixeramobim para adoção das medidas cabíveis. 

POR REDAÇÃO
FOTO: osertaoenoticia.com

QUIXERAMOBIM: APÓS ASSALTO POLÍCIA RECUPERA MOTOCICLETA E ENCONTRA DROGAS EM RESIDÊNCIA




Droga apreendida pela polícia


A polícia registrou um assalto de uma motocicleta durante a madrugada deste domingo, 20, no município de Quixeramobim.

Segundo informações da PM, o assalto ocorreu por volta das 03h30min, onde dois elementos armados com revolveres, abordaram um jovem de 19 anos na Via Paisagista, na cidade de Quixeramobim, e levaram sua motocicleta YAMAHA/FACTOR YBR 125, vermelha, de placa OIC3133.  Após ser acionado pelo 190, viaturas da Ronda e P.O.G se dirigiram ao local tentando encontrar os acusados. Logo em seguida, informações passadas para o COPOM davam conta de que dois indivíduos conduzindo uma motocicleta em alta velocidade e atitudes suspeitas seguiam em direção a localidade de Aroeiras pela CE-060. Com o apoio de uma viatura vindo de Senador Pompeu, e outra seguindo de Quixeramobim a polícia seguiu em busca dos assaltantes. Logo em seguida, informações passadas para a PM davam conta de que a motocicleta se encontrava em uma residência  no Sítio Lima, Distrito de Paus Brancos no município de Quixeramobim. Ao chegar na residência foram encontrados além da motocicleta roubada, 110 gramas, em barras,  de maconha e diversas embalagens utilizadas para a embalar a droga. 
Motocicleta usada durante a fuga dos acusados

A polícia ainda seguiu em buscas dos assaltantes que foram identificados com o nome de Fábio e Jonas, os mesmos conseguiram fugir em uma motocicleta SUZUKI 125, azul, ano 2008, de placa NRD 2887. A polícia conseguiu localizar a moto utilizada na fuga após a mesma ser abandonada na localidade de Carauno, distrito de São Miguel, Os acusados conseguiram fugir. As motocicletas juntamente com a droga apreendida e uma jovem de 17 anos que se encontrava na residência, foram entregues na delegacia Civil de Quixeramobim. 

A polícia também conseguiu prender Antônio Gomes de Oliveira, Vulgo Zomim, 19 anos, que foi abordado nas proximidades da Vila do Cupim em atitude suspeita com uma mascara que cobre todo o rosto e uma faca tipo trinchete.  O mesmo é esposo da menor apreendida e segundo a polícia confirmou que a droga era de sua propriedade. 

POR REDAÇÃO
FOTOS: osertaoenoticia.com