quinta-feira, 7 de junho de 2012

Solonópole apresenta perda de 100% e Quixeramobim 90% da safra

39 municípios apresentam perda de safra superior a 90%.
São João do Jaguaribe e Solonópole são os dois municípios cearenses que apresentam perda de 100% na safra, isso no período de janeiro a 25 de maio de 2012. Outros 39 tiveram perdas superiores a 90%, como Quixeramobim (98,87%); Quixeré (98,97%); Tabuleiro do Norte (98,62%); Novo Oriente (98,11%); Independência (97,36%) e Crateús, com 97,34%. A maioria dos  municípios se concentram na região do Sertão dos Inhamuns, Sertão Central e Jaguaribe. Os dados estão no IPECE/Informe, nº 33 – junho de 2012, que foi divulgado nesta segunda-feira (4), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
O documento, que tem título “Condições de Vulnerabilidade dos Municípios em Situação de Emergência em 2012”, foi elaborado com a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS) e Funceme. O estudo analisa as principais variáveis que afetam os municípios em situação de emergência no Estado, nas vertentes climáticas, agrícolas e de assistência social. Ele foca a situação dos municípios cearenses trazendo à discussão os indicadores que refletem a insegurança e risco social da população rural para os 168 municípios que tiveram a decretação do estado de emergência pelo Governo do Ceará, dia 28 de maio.
De acordo com Klinger Aragão Magalhães, que elaborou o estudo, juntamente com Cleyber Nascimento de Medeiros, ambos do Ipece, o resultado mostra que os municípios das macrorregiões do Sertão Central e Sertão dos Inhamuns se destacam com os maiores índices de vulnerabilidade, especialmente os municípios de Itatira, Piquet carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Caridade, Madalena, Independência, Milhã, Crateús, Ibaretama, Penaforte, Solonópole, Arneiroz, Saboeiro, Tauá e Umari.
Para calcular o índice de vulnerabilidade dos municípios, o documento fez uma ampla análise dos indicadores de produtividade agrícola por hectare; utilização da área colhida com culturas de subsistência; índice de distribuição de chuvas; índice de aridez; desvio normalizado das chuvas; percentual de domicílios com abastecimento de águas adequado; proporção de famílias beneficiadas com Bolsa-Família; número de vagas do seguro safra por 100 mil habitantes rurais e perda da safra. O documento pode acessado no www.ipece.ce.gov.br.
A perda da safra, segundo Klinger Aragão, merece ser destacada dentre as demais variáveis, dada a sua relação direta com a vulnerabilidade da população rural, em função de ser um indicativo de segurança alimentar, o que a levou a ser uma variável chave da definição dos 168 municípios com decretação de estado de emergência. “Desses, 20 apresentam perdas superiores a 95%; dois municípios, São João do Jaguaribe e Solonópole, com perdas de 100% e, ainda, 40 municípios registram no período perdas superiores a 90%”.
As demais variáveis analisadas pelo documento do Ipece apontam que o município de Monsenhor Tabosa é o pior no quesito produtividade agrícola por hectare, enquanto Miraíma figura com a maior participação das culturas de subsistência sobre a área total a ser colhida, indicando maior risco de vulnerabilidade para a produção agrícola. O menor percentual de famílias beneficiadas no Programa Bolsa-Família foi registrado no município de Santa Quitéria.
Já o município de Independência obteve o maior desvio percentual negativo das precipitações que resultou no menor valor para o índice de distribuição de chuvas, representando maior irregularidade pluviométrica, que se desdobra em outros efeitos. Irauçuba, por sua vez, apresentou o menor índice de aridez, indicando, também, insuficiência de precipitações para o desenvolvimento da agricultura. Klinger Aragão observa que, pelo índice sintético de vulnerabilidade, a situação de emergência mais explícita está nas regiões do Sertão Central e Sertão dos Inhamuns.
Redução dos Ricos
As ações implementadas pelo Governo nas últimas décadas reduziram o risco de vulnerabilidade da população, sobretudo rural, afirma Klinger Aragão, muito embora sejam insuficientes para impedir o quadro de fragilidade social em um ano com características climáticas de 2012, que “repercute socialmente, provocando elevadas pardas de safra e redução de renda”. A região nos últimos anos - frisa - tem experimentado avanços socioeconômicos significativos relacionados a medidas de curto prazo, como a transferência de renda, e à implantação de infraestrutura econômica e social para atender às demandas presentes e viabilizar o desenvolvimento da região.
Ele destaca, ainda, o investimento no abastecimento hídrico, rodovias, portos e aeroportos, que, em conjunto com a ampliação dos serviços básicos de saúde e investimentos em educação, viabilizou a instalação de indústrias e estimulou o desenvolvimento do agronegócio na região. Do ponto de vista social, criou-se uma rede de assistência, tendo como elemento básico e essencial a criação de um grande banco de dados que permitiu a organização do cadastro de todas as famílias em condições de insuficiência de renda.
Assessoria de Imprensa do Ipece.

Fotos  Valmir

COORDENADOR DO RONDA DE QUIXERAMOBIM RECEBE COMENDA TIRADENTES

FOTOS: osertaoenoticia.com 


O coordenador local do Ronda do Quarteirão de Quixeramobim, Subtenente Luís Carlos Paulino, recebeu na tarde desta quarta-feira, 06, a comenda Tiradentes ofertada pelo legislativo municipal.

A homenagem aconteceu na Câmara Municipal de Quixeramobim, onde o Presidente da casa Carlos Roberto Mota Almeida, entregou a comenda Tiradentes, entregue a profissionais de segurança pública que se destacam no desempenho de suas funções. O vereador Everardo Júnior foi o autor do projeto (Decreto Legislativo nº 012/2011 de 21 de setembro de 2011), que teve aprovação por unanimidade. O parlamentar proponente falou que Quixeramobim vive uma fase de constante progresso e a segurança vem acompanhando esse desenvolvimento, se destacando de forma eficiente no dia a dia. “Esta casa tem a honra de homenagear esse profissional que se dedica à segurança do nosso Quixeramobim, este é o nosso reconhecimento ao Subtenente Luís Carlos Paulino, que – além de ter atuação destacada na área do trânsito, sendo, inclusive, referência no estudo desse fenômeno –, contribui diariamente com o nosso município”, completou.

O comandante da Companhia Provisória de Quixeramobim, Tenente Coronel Calixto, também esteve presente à sessão e realizou a entrega do certificado ao homenageado. Luís Carlos Paulino agradeceu a todos os vereadores e ao autor do projeto pela homenagem recebida. Segundo o homenageado, o reconhecimento à sua pessoa, demonstrado por meio da concessão da citada comenda, representa um reconhecimento a todos os profissionais atuantes no sistema de segurança pública de Quixeramobim. “A missão de fazer segurança pública é complexa, sendo necessária uma atuação multidisciplinar. Desse modo, todos que compõem o sistema municipal de segurança são igualmente importantes, no caso, a Polícia Militar, incluindo o Ronda do Quarteirão, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a AMTQ, são responsáveis por trabalhar em parceria com a sociedade a fim de proporcionar níveis aceitáveis de segurança. O reconhecimento da câmara implica em um aumento das responsabilidades”, completou. Luís Carlos fez questão de enfatizar que a homenagem recebida é extensiva a todos os profissionais de segurança e, ainda, aproveitou o momento para sugerir a criação de uma Guarda Municipal que, na visão dele, é a peça que falta para aprimorar ainda mais o sistema de segurança pública do município, garantindo mais tranquilidade à população.

POR FERNANDO IVO
FOTOS: osertaoenoticia.com 
Fotos  Valmir


Fotos  Valmir




Prossegue a maior festa religiosa do sertão central do estado do Ceará, Santo Antônio, padroeiro de Quixeramobim. Sétimo dia da trezena e das celebrações litúrgicas na Igreja Matriz. Subtema desta  quarta-feira, dia 06 de junho de 2012: Santo Antonio nos ensina a termos sempre esperança no Deus da Ressurreição. Bairro e comunidade envolvida – Vila Eloi. Pastorais responsáveis pela celebração litúrgica: Responsáveis: Pastorais do Batismo e Familiar, Equipes de Nossa Senhora (ENS), Escola Luisa Távora, Escolinha Fênix, SESCLER, Tiro de Guerra 10.020 e Corpo de Bombeiros.


A celebração da missa coube ao Padre Dalci Nunes Carvalho - Pároco da Freguesia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Distrito de Nenelândia – Quixeramobim-Ce. Co-celebraram os padres Francisco Sérgio de Oliveira e Pedro de Jesus e Maria. Mais uma vez prosperou a fé e religiosidade do povo de Quixeramobim, que loto as dependências internas da Matriz, além de um considerável contingente no entorno da igreja. Depois de missa, o social contou com intensa movimentação no Barracão de Santo Antônio, contando com os filhos de Quixeramobim que residem em outros estados, dando o ar de sua graça, entre eles, o afilhado de Santo Antônio, que  acabara de chegar de surpresa do extremo norte do Brasil, estado do Acre – Antônio de Pádua Pinheiro, filho do saudoso vereador José Pinheiro.

Crisanto Teixeira 

Fotos  Valmir
Fotos  Valmir
Fotos  Valmir
                                                       


JOVEM É DETIDO POR DIREÇÃO PERIGOSA EM QUIXERAMOBIM



Um jovem de 21 anos foi detido na manhã desta quarta-feira, 06, na cidade de Quixeramobim, após ser flagrado cometendo direção perigosa na rodovia.

Segundo informações da polícia, os mesmos realizavam rondas nas proximidades do km 205 da CE-060, no cruzamento que dá acesso ao hospital regional de Quixeramobim, quando interceptaram uma moto Honda TITAN sem placa, de cor vermelha, que trafegava com três ocupantes, sendo dois deles sem capacete, em alta velocidade e fazendo piruetas no meio da pista. A patrulha abordou os indivíduos e efetuou a condução dos mesmos até a Delegacia de Polícia Civil onde foram entregues à Autoridade Policial para adoção das medidas cabíveis. O condutor da motocicleta foi encaminhado à PEFOCE para ser realizado exame de alcoolemia que deu positivo. Segundo a polícia o mesmo agora vai responder por direção perigosa e embriaguês ao volante, além de ser notificado no artigo Art. 244-II, Conduzir motocicleta transportando passageiro sem o capacete de segurança, infração gravíssima, 7 pontos na CNH e multa de R$ 191,54; Art. 165, Dirigir sob a influência de álcool, Infração gravíssima; 7 pontos na CNH e multa de R$ 957,70; Art. 231 VII, Transitar com o veículo com lotação excedente, infração média, 4 pontos na CNH e multa de R$ 85,13.