domingo, 7 de fevereiro de 2016

TROTES PREJUDICAM TRABALHO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL E URGÊNCIA DO CEARÁ


O Serviço de Atendimento Móvel e Urgência do Ceará (SAMU 192 Ceará), começou desde a última sexta-feira a sua operação de Carnaval para esse ano. Porém, o atendimento é prejudicado pelo número significativo de trotes que o serviço recebe, principalmente nos feriados, como o Carnaval.

Nas últimas festas de Natal e Réveillon, foram registrados 680 trotes telefônicos para o serviço, um número trinta vezes maior se comparado ao mesmo período em 2014, que registrou vinte e duas ligações. Para o diretor do Samu, Coronel João Vasconcelos, a situação é preocupante. "O trote é 18% das ligações que recebemos. São cerca de 160 ligações de trotes diariamente, o que prejudica muito o atendimento para quem realmente precisa e, além dos custos de cada operação", ressalta o coronel.

Ainda de acordo com o diretor do Samu, a equipe é treinada para esse tipo de caso e é realizado um trabalho de avaliação com perguntas especificas, para regular as ligações que são recebidas. "Nossa equipe é treinada para filtrar os trotes, mas mesmo assim ainda existem as vezes que não é possível identificar. Na dúvida entre o que é verdade ou não, preferimos não arriscar e seguimos para o atendimento. Por isso esse tipo de ligações prejudica nosso trabalho", alerta.

Equipe

No período de Carnaval, que se encerra na Quarta-feira de Cinzas, o Samu disponibiliza transporte médico aéreo e mais 98 ambulâncias, que darão suporte às chamadas de urgência e emergência, com objetivo de atender aos 128 municípios que possuem cobertura do serviço no Ceará.

Em 2015 foram registrados 202.421 ligações para o Samu, sendo que 181.152 dos atendimentos para a base regional do Eusébio e 21. 269 na base de Juazeiro do Norte. Do total de acionamentos, 47.970 eram atendimentos com regulação médica e 35.877 eram trotes.

Serão deslocadas 79 Unidades de Suporte Básico e 19 Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis) e serão mobilizados 420 profissionais para o atendimento durante os dias de feriado. Estão de plantão no Samu durante o Carnaval 52 médicos, 52 enfermeiros, 158 técnicos de enfermagem e 158 motoristas socorristas.

O atendimento feito pelo Samu é realizados todos os dias da semana e a qualquer hora, até mesmo na madrugada, prestando socorro em qualquer lugar, como residências, locais de trabalho e vias públicas, bastando ligar para o número 192. O serviço realiza atendimentos de diversas naturezas, como vítimas de acidentes de trânsito, ferimentos feitos através de armas de fogo e armas brancas, quedas, choque elétrico, afogamento e também intoxicação.

Ainda são atendidos casos de infarto agudo e miocárdio, além de Acidente Vascular Cerebral (AVC), crises convulsivas, atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. O Samu também pode ser acionado para casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e urgências psiquiátricas.


Fonte: Diário do Nordeste

Corpo de jovem desaparecido na localidade do distrito de Flores, em Ipu, é encontrado enforcado.

O corpo de Luciano estava em uma mata e foi encontrado por moradores. O corpo estava preso a uma corda, numa mata ciliar. A perícia foi acionado e deverá ir ao local realizar os procedimentos, e o corpo dele será encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal).
Durante uma semana três diferentes equipe do Corpo de Bombeiro estiveram no município com cão farejador embrenhada na mata atrás de localizar o jovem que foi visto pela última vez saindo de casa para trabalhar num roçado no interior do município de Ipu (CE).
Apesar do corpo está em avançado estado de decomposição a  certeza de que é do agricultor foi confirmado através família, que reconheceu as roupas usadas por ele no dia do desaparecimento. O caso será investigado pela Polícia Civil.
*** Ipu Notícias
MATÉRIA REALCIONADA AQUI:

IPU-CE: ACIDENTE NA CE-187 NA TARDE DE ONTEM




O sinistro aconteceu, nesta sexta-feira (5), por volta das 13h, nas proximidades do distrito de Abília Martins, a 18km da sede do município de Ipu.
O sinistro aconteceu, nesta sexta-feira (5), por volta das 13h, nas proximidades do distrito de Abília Martins, a 18km da sede do município de Ipu.
Segundo as informações do repórter Ademir Gregório, um veículo Chevrolet Meriva se envolveu num acidente após ter um dos seus pneus dianteiros estourados. O motorista perdeu o controle do veículo.
No veículo estavam quatro jovens, dois de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, um de Groaíras e outro de Forquilha, cidades próximas de Sobral, mas atualmente moram no Rio de Janeiro. Os Jovens vinham passar o carnaval na casa dos parentes. Eles estavam se deslocando de Forquilha para a cidade de Nova Russas onde visitariam amigos.
O motorista e passageiro do banco da frente não tiveram ferimentos. Os dois utilizavam de cinto de segurança. Os outros jovens que estavam no banco traseiro não utilizavam cinto de segurança e tiveram ferimentos leve. Uma ambulância do município de Ipu foi acionada e prestou socorro aos jovens. O veículo ficou no local, bastante danificado.
PORTAL BOCA QUENTE FONTE: Reportagem Ademir Gregório / Foto: Jardel Pessoal

Destaque da Peruche é expulsa da avenida por despir parte da fantasia

A modelo Ju Isen, destaque da Unidos do Peruche no Carnaval 2016 de São Paulo, foi expulsa da avenida por despir parte de sua fantasia, em protesto após ser impedida pela escola de usar um tapa-sexo com a imagem da presidente Dilma Rousseff. A agremiação a obrigou a sair vestida com um comportado macacão cor da pele pelo Anhembi. Em imagens exibidas pela TV Globo, a modelo apareceu se despindo do macacão em pleno desfile, jogando parte da fantasia no chão e deixando os seios à mostra. Na sequência, foi rapidamente retirada da avenida pelo presidente da Liga das Escolas de Samba,                                           Lindomar RodriguesemLindomar Rodrigues

MENINO MORRE EM ACIDENTE DE BUGGY EM AQUIRAZ


Uma criança de 8 anos morreu após um acidente de buggy na manhã de hoje (6) na Prainha, município de Aquiraz. No acidente, outras três pessoas da mesma família ficaram feridas, mas não correm risco de morte.

Conforme o Departamento Municipal de Trânsito de Aquiraz (Demutran) o acidente ocorreu após o motorista do buggy tentar fazer uma manobra. Ele perdeu o controle da direção e acabou capotando. O causador do acidente fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. O veículo é credenciado para a realização de passeios, mas está com a revisão atrasada há mais de um ano e estaria irregular para transportar pessoas.  O motorista está sendo procurado e o veículo foi apreendido.

A família do garoto é pernambucana e estava no Ceará para passar o período do carnaval. O garoto chamava-se Phelippe M. Leonel que foi levado ao Hospital de Aquiraz, mas chegou sem vida. Os pais do menino, Phelippe Gustavo Melquíades, de 49 anos, Ivânia Melquíades Leonel, de 28 anos, e a irmã do garoto sofreram escoriações leves. O pai foi fazer o boletim de ocorrência na Delegacia Metropolitana de Eusébio, que é plantonista.   

Fonte: Ceará Agora

Plantão de carnaval: Dupla armada assalta restaurante durante a madrugada no centro de Quixeramobim


A polícia registrou um assalto a um restaurante localizado no centro da cidade de Quixeramobim. O crime aconteceu por volta das 04h30min deste domingo, 07, na Rua Monsenhor Salviano Pinto.
Segundo informações da polícia, dois indivíduos chegaram a um restaurante que fica em frente a Praça da Matriz, e levaram do proprietário uma quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais) e um celular Moto G2. Segundo informações repassadas a polícia, os indivíduos estavam armados de revólver e fugiram em uma motocicleta moto Honda Titan de cor preta, sem placa. A polícia tenta agora identificar e prender os elementos. O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Acidente gravíssimo em Quixeramobim mata professora e deixa mais duas pessoas feridas

collage

Um acidente gravíssimo envolvendo um veículo Golf de cor branca e um Siena de cor preta no km 208 da CE-060, na localidade de Cupim, em Quixeramobim, no Sertão Central do Estado, na noite deste sábado, 06, resultou na morte da professora Juliane Nógimo de Freitas, de 27 anos, e deixou mais duas pessoas, identificadas apenas comoAlex e Pamela, com escoriações pelo corpo. Os feridos foram socorridos ao Hospital Pontes Neto, neste município.Os veículos nos quais os envolvidos estavam colidiram frontalmente e a professora Juliane, que segundo a polícia era passageira no Golf, teve morte imediata. Ela sofreu traumatismo craniano. Segundo populares, um dos condutores tentou desviar de uma retroescavadeira que estava parada na pista e acabou colidindo frontalmente com o outro carro que vinha em sentido contrário.20160206162721