sábado, 13 de outubro de 2012

Duas pessoas sofrem acidente durante carreata da vitória de políticos em Quixadá

PDF

Uma vítima encontra-se em estado gravíssimo e será transferida a cidade de Fortaleza.

Dois militantes políticos que estavam participando neste sábado de uma carreata em comemoração a vitória do candidato João Hudson Bezerra(PRb) sofreram um grave acidente de trânsito durante o percurso.

Conforme as informações do Hospital Dr. Eudásio Barroso, um dos pacientes que deu entrada no serviço de emergência deve ser transferido ao Hospital Dr. José Frota em Fortaleza, visto que o seu estado de saúde é gravíssimo e requer maior especialidade no atendimento. A segunda vítima identificada apenas por Ismael encontra-se em observação na unidade hospital de Quixadá.
As vítimas estavam em uma motocicleta e foram atingidas por um veículo na Avenida Plácido Castelo.
Mais informações a qualquer momento.

Mais Informações:
Hospital Dr. Eudásio Barroso de Quixadá 
Praça Joao Brasileiro Filho, Centro
(88)-3412-8556
FOTOS  VALMIR


Missa do Vaqueiro em Canindé celebra São Francisco



Uma celebração eucarística presidida pelo pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé, frei João Hamilton, hoje, às 10 horas, marca os 42 anos de reverência ao padroeiro da cidade. No ano que se comemora os 100 anos de Luiz Gonzaga, o maior defensor da cultura nordestina, vaqueiros, cavalos, gibão, perneiras, chapéu, guarda peito, botas, luvas, esporas, chicote, coragem, fé, união e devoção a São Francisco das Chagas de Canindé, retratam a missa mais antiga do Brasil em homenagem a uma das figuras mais popular e devota do País, o vaqueiro.

Eles aproveitam o período da maior romaria franciscana das Américas para reverenciarem o santo dos pobres, dos humildes em uma procissão que percorre as ruas da cidade e depois uma missa campal celebrada no Alto do Moinho na Capela de São Pedro, bem ao lado da Estátua de São Francisco, a maior do mundo medindo 30 metros e 25 centímetros. Durante todo o dia, vaqueiros, familiares, amigos e simpatizantes da categoria se reúnem no Parque de Exposição Francisco de Diassis Bessa Xavier, de onde seguem em direção ao local da celebração.

Por onde passam são aplaudidos, no mais puro reconhecimento a esses homens que no dia a dia enfrentam perigos na Caatinga em busca do gado. O percurso começa na Avenida São Francisco, ruas Joaquim Magalhães, Mozart Pinto, Aristides Rabelo, José Veloso Jucá, José Pinto e Capela de São Pedro e é coordenado pela Cavalaria da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Guarda Municipal.

De acordo com o presidente da Associação dos Vaqueiros de Canindé, José Curdulino Filho, a Missa do Vaqueiro em Canindé é a mais antiga do Brasil. O primeiro ato religioso foi celebrado no dia 1º de outubro de 1970, no pátio da Basílica de São Francisco, pelo então vigário da época frei Lucas Dolle, organizada pelo inesquecível poeta popular Raimundo Marreiro, a vaqueira e mestra da cultura Dina Maria Martins e Juarez Coutinho, um homem que veio de longe, mas que passou a amar Canindé.

Com o sucesso das celebrações em 1976, os heróis do sertão foram presenteados com uma missa tocada e cantada pelo homem que tocou e encantou o mundo, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A Missa do Vaqueiro é um evento religioso e tradicional na cultura popular do sertão. Consta de uma missa celebrada a céu aberto, onde cerca de 1.500 vaqueiros desfilam nos seus cavalos em procissão, levando oferendas ao altar.

A programação cultural oferece atrações musicais da região, como aboiadores, trios pé-de-serra, shows, regados a muita feijoada.

Origem


A segunda Missa do Vaqueiro mais antiga têm sua origem no assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó que foi morto no dia 9 de julho de 1954, nas caatingas do Sítio Lages. A primeira missa foi celebrada em 1971, organizada por Luiz Gonzaga, padre João Câncio e o poeta Pedro Bandeira em Serrita Pernambuco.

A festa de São Francisco em Canindé entra hoje no seu terceiro dia, com missas, procissão com o painel que completa 122 anos e novena na Praça dos Romeiros. O tema é São Francisco solidário com a mãe terra. Hoje chega ao santuário a romaria a pé mais antiga. Comandada pela família Braga, a Dom Joaquim comemora 55 anos de estrada. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
 Fazenda canhotinho, Quixeramobim, ce  Fotos  Valmir