sexta-feira, 21 de abril de 2017

História: Há 225 anos, Tiradentes era enforcado no Rio de Janeiro

Resultado de imagem para História: Há 225 anos, Tiradentes era enforcado no Rio de Janeiro

Joaquim José da Silva Xavier, ou Tiradentes, foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Tiradentes ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira. Por ser líder do movimento foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792. Partes de seu corpo foram expostos nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sua casa foi queimada e todos os seus bens confiscados.

“Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la.” (Joaquim José da Silva Xavier).

Barragem de açude particular rompe, asfalto cede e bloqueia CE-163


A CE-163, estrada que dá acesso as praias do município de Trairi, Litoral Oeste do Ceará, está bloqueada desde o fim da tarde desta quinta-feira (20). A Polícia Civil confirmou a informação. Segundo a polícia, uma barragem particular rompeu e o asfalto não suportou a força das águas do açude e acabou cedendo. Não há informação de feridos.

A Polícia Militar disse que a CE-163 foi bloqueada em dois pontos. A primeira, na localidade de Estrela e, a segunda, próximo ao trevo que dá acesso à Praia de Flexeiras. A Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE) está com equipes no local e vai controlar o trânsito no local. (Do G1-CE)