sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ações contra a Seca: 300 chafarizes serão implantados em Quixeramobim

A Prefeitura de Quixeramobim conseguiu a liberação por parte do Governo do Estado da liberação de cisternas de fibras para instalação de 300 chafarizes no município. Desses, 200 devem ser instalados na zona rural e outros 100 na cidade. Segundo a assessoria da PMQ, em cada local haverá ainda uma pessoa destinada para organizar a distribuição de água.

“Foi autorizado (pelo Governo do Estado) e vamos semana que vem tentar a liberação dessas cisternas para que a gente comece a colocar também em algumas vias da cidade. Se por ventura for preciso mais na frente atender com carro pipa alguns bairros e aí nós vamos estar com esta estrutura de reserva guardada para serem transformadas em chafarizes”, disse Cirilo Pimenta, prefeito de Quixeramobim.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Ambulância que transportava sete pessoas colide com animal na CE-060

acidente-ambulância-senador-pompeu-foto-divulgação. Blog-walter-lima
Uma ambulância a serviço da prefeitura de Senador Pompeu bateu em uma égua no começo da noite de ontem, quinta-feita,18. Segundo testemunhas, o veículo de pequeno porte transportava 7 pessoas com doenças crônicas, que seguiam para tratamento em Fortaleza. Pelas normas de segurança de trânsito, o veículo estava levando passageiros acima de sua capacidade.
A colisão aconteceu na CE-060, na localidade de Cupim, Zona Rural de Quixeramobim. Segundo fontes, a ambulância precisa de manutenção há algum tempo. Também há problemas com os faróis, o que pode ter contribuído para o acidente. As vítimas saíram apenas com ferimentos leves e foram socorridas pelo SAMU de Senador Pompeu, que transferia uma gestante no momento da ocorrência. Uma ambulância do município de Mombaça e uma unidade avançada do SAMU de Quixeramobim deram suporte ao socorro. Todos foram levados para o hospital Pontes Neto.
Sobre a manutenção dos veículos da saúde de Senador Pompeu e o transporte do grande volume de pacientes de uma só vez, acima do permitido, a secretária de Saúde, Alessandra Oliveira, ainda não havia respondido nossas solicitações, até o fechamento desta edição.
Animais soltos nas pistas é uma das causas de mortes nas rodovias do Brasil. No Ceará tem sido um desafio lidar com o problema.    por  

Polêmica: Vereadores de Quixadá pretendem ingressar na justiça contra construção de adutora para Quixeramobim


A população de Quixeramobim está começando a enfrentar uma grande crise no abastecimento d’água em todo o município. Os principais reservatórios que abastecem a cidade estão praticamente seco, tendo o Açude Fogareiro menos de 1% de sua capacidade.

Uma das soluções que deverá resolver o problema será a construção de uma adutora do Açude Pedras Brancas para a Terra de Antônio Conselheiro. O investimento de 32 milhões de reais já foi anunciado pelo governo estadual, e na manhã desta sexta-feira, 19, em um evento no gabinete do governador Camilo Santana, está marcado para acontecer à assinatura do pacote de investimentos que vai atender as ações do Plano de Convivência com a Seca no Estado. Está obra está gerando polêmica entre os município de Quixadá e Quixeramobim.

Segundo o blog Diário Sertão Central, vereadores de Quixadá pretendem ingressar com Mandado de Segurança e barrar a licitação para a construção desta adutora, devido este reservatório, que fica nos limites com Banabuiú, ser responsável pelo abastecimento hídrico domiciliar da área urbana e também do distrito de Juatama, em Quixadá.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 18, após a realização de Audiência Pública, na Câmara Municipal de Quixadá, por iniciativa do vereador Laércio Oliveira (PPS). Na audiência, os representantes da Secretária de Recursos Hídricos (SRH) do Estado e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) prestarem esclarecimentos técnicos acerca da capacidade hídrica do Pedras Brancas.

Apesar das explicações do gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Luís Cesar Pimentel, representando a SRH, assegurando o abastecimento para Quixadá e Quixeramobim, até o início de 2017, alguns vereadores não se convenceram. Em sua fala, o vereador Laercio se mostrou ciumento com o tratamento dado pelo governo aos dois municípios.  "Não vamos negar água para nossos vizinhos, aliás, não se deve negar água para ninguém, mas precisamos exigir do Estado à mesma atenção para Quixadá", ressaltou Laércio Oliveira na Audiência Pública.

O objetivo do vereador é assegurar a transposição das águas do açude Arrojado Lisboa, em Banabuiú para o Pedras Brancas. Com a construção da adutora para Quixeramobim será formado o "Circulo das águas do Sertão Central". "O momento para exigir do Governo a implantação desse projeto é agora. No Mandado de Segurança, o qual será solicitado ao departamento jurídico da Câmara Municipal, sendo garantida a criação do Círculo hídrico, a licitação pode ser liberada", acrescentou.

Em 16 anos, desmatamento da Amazônia Legal foi quase o tamanho de SP


O desmatamento da Amazônia Legal, no período de 1997 a 2013, chegou a 248 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho do estado de São Paulo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), divulgada hoje (19).

A pesquisa também mostra que o desmatamento entre 2005 e 2013 foi 89.158 quilômetros quadrados, extensão que pode ser comparada a uma área do tamanho do Espírito Santo com o Rio de Janeiro. O número é menor que o de 1997 a 2004, quando foi somada uma área de 159.078 quilômetros quadrados. Nesse caso, o total desmatado da Amazônia Legal superou o estado do Amapá.

De qualquer forma, o resultado da pesquisa mostra uma queda de 79,1% no desmatamento da região quando comparado o período entre 2004 e 2013. Segundo o IDS, pelo menos 15% da Amazônia Legal já foi desmatada. (Da Agência Brasil)