quarta-feira, 20 de julho de 2016

Ex-presidiário sofre tentativa de homicídio em Quixeramobim


A Polícia Militar de Quixeramobim registrou por volta das 14 horas desta quarta-feira, 20, uma tentativa de homicídio na Rua Pedro Teles de Menezes, no bairro Duque de Caxias.

Segundo informações da PM, a vítima trata-se de um ex-presidiário identificado apenas por Márcio Ranieri, 30 anos. Ainda conforme relatos, um homem teria abordado a vítima e efetuado cerca de seis disparos de arma de fogo. Márcio foi alvejado apenas com um tiro nas nádegas.

A vítima foi socorrida ao Hospital Regional Dr. Pontes Neto. Seu estado de saúde é desconhecido. Diligências estão sendo realizadas na tentativa de identificar e prender o autor dos disparos. Não foram divulgados mais detalhes do ocorrido.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Há 82 anos morria Padre Cícero


Falecia em 20 de julho de 1934, Cícero Romão Batista, o “Padim Ciço”. Até hoje Pe. Cícero ainda leva milhares de fiéis à Juazeiro do Norte, por conta de seu legado histórico na região. Recentemente houve reconciliação entre ele e o Vaticano, o que abriu caminho para a sua beatificação e foi motivo de comemoração para os seus seguidores.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

50 famílias aguardam instalação de poço profundo em Choró

Foto: José Avelino Neto / Diário do Nordeste
Há décadas enfrentando dificuldades no fornecimento de água para suas casas, um total de 50 famílias da comunidade de Veríssimo, zona rural de Choró, no Sertão Central, permanecem sem conhecer o privilégio de ter água nas torneiras de suas casas.

Apesar das dificuldades, o projeto para construção da adutora da comunidade surgiu há apenas 8 anos. De lá para cá o equipamento foi construído com recursos do Projeto São José III, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), mas ocorre que o Açude Pompeu Sobrinho teve queda no seu volume de água, o que inviabilizou o funcionamento da mesma.

A única solução apontada pela comunidade é um poço profundo, que segundo o líder comunitário, Marquezo Gonçalves Barros, já foi perfurado no início do ano, mas não foi instalado.

A principal reivindicação da comunidade é a instalação do equipamento para que o mesmo possa abastecer a adutora e desta forma viabilizar o fornecimento de água nas torneiras de 50 famílias. "A gente luta por uma melhoria porque não tem quem consiga viver sem água", lamentou Marquezo.

Enquanto a instalação do poço não ocorre, a alternativa permanece sendo buscar água nos poucos reservatórios que restaram no lombo de um jumento, ou recorrer ao vizinho, como é o caso da aposentada Maria das Dores Bernardo, 76, que todos os dias tem que percorrer cerca de 6 quilômetros para conseguir água: "Tudo é muito difícil por aqui. Pra gente tomar banho tem que buscar água que um vizinho compra e dá um pouquinho pra gente", conta a aposentada.

Em resposta ao jornal Diário do Nordeste, a SDA informou que em 2016 já foram perfurados 70 poços por meio do Projeto São José. O investimento é de R$ 1,2 milhão, oriundo do Banco Mundial. Em nota, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) afirmou que trabalha em parceria com o Governo do Estado, que já apresentou, neste ano, instalações de 107 obras de abastecimento de água. Desse total, a empresa já atendeu 56 e 37 estão em execução. Outras 14 estão em fase de elaboração de projeto. Em relação à ligação do poço profundo na comunidade de Veríssimo, em Choró, a Coelce informa que não identificou registro de solicitação.
Diário do Nordeste - Reportagem: José Avelino Neto

COLOQUE ESTA FOLHA NOS CÔMODOS DE SUA CASA E ELIMINE TODAS AS BARATAS EM POUCO TEMPO

Elas estão em quase todos os lugares do planeta.
E são um terror para muitas pessoas.
Você nunca ouviu um "Socorro, barata!"?
Muita provavelmente sim.
Medo de barata é algo muito corriqueiro..
E há muitas razões para isso.
Além de repugnantes, as baratas representam uma grande ameaça à saúde, pois transmitem diversas doenças.
As patas desse inseto carregam perigosos microrganismos e espalham pelo mundo diarreia, infecções intestinais, hepatites, entre outras enfermidade.
Elas também podem causar reações alérgicas.
E o pior é que, em caso de contato com os alimentos, as bactérias transmitida pelas baratas são resistentes ao calor.
Isso significa que essas bactérias resistem ao calor e não morrem durante o cozimento.
A melhor maneira de ficar livre das baratas é manter a limpeza do ambiente.
Os alimentos não devem ficar expostos, pois baratas são atraídas por comida.
Precisamos manter a casa sempre limpa: tampar os ralos com protetores, cuidar para que os canos não fiquem rachados ou quebrados e limpar todo resto de comida.
Bastam esses cuidados para evitar ou diminuir a presença de baratas em nossa casa.
E você pode reforçar esta luta contra as baratas usando uma destas receitas caseiras:
1.  Açúcar com bicarbonato de sódio:
Misture uma xícara de açúcar branco e uma xícara de bicarbonato de sódio.
Espalhe pequenos montes dessa mistura em sua casa (próximo de ralos é um bom local).
As baratas adoram açúcar e vão comer a mistura.
O bicarbonato de sódio produzirá gases e elas vão morrer rapidamente.
2. Folhas de louro esmagadas
Este remédio para baratas é muito famoso e conhecido.
Ele não causa a morte delas, mas as afugenta.
As baratas não suportam o cheiro de folha de louro.
O que você vai fazer é muito simples: espelhe algumas folhas de louro secas em lugares onde as baratas costumam aparecer.
Mas é importante que as folhas de louro tenham um cheiro forte.
Folhas muito velhas perdem a fragrância e não servem para a receita.
R7 SAúDE

Quatro cidades do Sertão Central fazem parte do novo mapa turístico do Ceará

foto Valmir Holanda
Documento divulgado pelo Ministério do Turismo revelou os municípios turísticos do Estado. A ferramenta de mapeamento dos municípios permite direcionamento mais eficaz das políticas do setor.

O mapa do turismo do Ceará mudou. O Estado reduziu de 62 para 59 o número de municípios participantes de suas 12 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas os estados brasileiros e a validação do mapa foi feita em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.
Sobre o mapa
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

Categorização do novo Mapa do Turismo
Os 59 municípios do Ceará presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.
Foto: Arquivo "O Sertão É Um Mundo"/Elistênio Alves
Região Turística
O Sertão Central cearense conta com quatro cidades participando do mapa, sendo elas: Banabuiú, Canindé, Quixadá e Quixeramobim. Além do Sertão Central, outras dez regiões cearenses estão incluídas no novo mapa.

Boa prática
O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com informações do Ministério do Turismo