quarta-feira, 20 de julho de 2016

Quatro cidades do Sertão Central fazem parte do novo mapa turístico do Ceará

foto Valmir Holanda
Documento divulgado pelo Ministério do Turismo revelou os municípios turísticos do Estado. A ferramenta de mapeamento dos municípios permite direcionamento mais eficaz das políticas do setor.

O mapa do turismo do Ceará mudou. O Estado reduziu de 62 para 59 o número de municípios participantes de suas 12 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas os estados brasileiros e a validação do mapa foi feita em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.
Sobre o mapa
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

Categorização do novo Mapa do Turismo
Os 59 municípios do Ceará presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.
Foto: Arquivo "O Sertão É Um Mundo"/Elistênio Alves
Região Turística
O Sertão Central cearense conta com quatro cidades participando do mapa, sendo elas: Banabuiú, Canindé, Quixadá e Quixeramobim. Além do Sertão Central, outras dez regiões cearenses estão incluídas no novo mapa.

Boa prática
O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com informações do Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário