quinta-feira, 29 de junho de 2017

Futebol feminino de Quixeramobim ganha apoio do poder público e é destaque na região Sertão Central

Depois da conquista alcançada no Torneio Regional de Milhã, a seleção feminina de Quixeramobim resolveu intensificar os treinos. Na última segunda-feira (26) a equipe deu continuidade a série de preparativos para aperfeiçoar o desempenho do time.
Os resultados que se esperam do time feminino Quixeramobinense aumentaram após a chegada do novo treinador Gilberto Pereira Almeida, o conhecido Gil. Profissional de ponta, Gil divide o trabalho com Wellton Brito. O prefeito Clébio Pavone já garantiu apoio ao time.
O futebol feminino vem ganhando cada vez mais espaço, muitas garotas sonham em seguir os passos de Marta e Cristiane e um dia quem sabe, vestirem a “amarelinha”. 
.

Execução: Jovem é atacado por bando armado e é assassinado com cinco tiros em Canindé

Mais uma pessoa foi assassinada a tiros na cidade de Canindé, na região Central do Ceará, sendo que, dessa vez o que ocorreu no bairro da Cachoeira da Pasta. Quatro homens são acusados de terem cometido a infração penal.
Conforme as informações da Polícia Militar, Francisco de Assis Silva Sousa, de 27 anos, conhecido pela comunidade pelo pseudônimo de “Tico”, foi abordado pelos criminosos que estavam em duas motocicletas. O bando efetuou vários disparos, acertando-o por cinco vezes.
“Tico” ainda foi socorrido ao Hospital Regional São Francisco de Canindé, mas em virtude das lesões, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
O crime será investigado pela Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade, ouvindo inicialmente familiares e testemunhas para chegar aos autores.

Homem é morto à tiros em Canindé


Nesta quarta-feira, 28, no município de Canindé, um homem foi morto à tiros no bairro Cachoeira da Pasta. A vítima foi identificada como Francisco de Assis Silva Sousa, de 27 anos.

Segundo informações de populares, quatro homens em duas motocicletas teriam atirado contra à vítima quando a mesma chegava em sua residência. Francisco chegou a ser socorrido por populares, mas não resistiu, falecendo após dar entrada no Hospital Regional São Francisco.

O homicídio é o terceiro registrado no cidade em apenas quatro dias. A Delegacia de Polícia Civil de Canindé está investigando os crimes. Ninguém foi preso até o momento.

Sertão Central será beneficiado indiretamente com a chegada da Transposição ao Ceará


O Sertão Central é uma das regiões mais castigadas pela estiagem que se estendeu no Estado nos últimos anos e, apesar da quadra chuvosa, ainda encontra-se em situação delicada com relação aos recursos Hídricos. Duas das maiores cidades da região, Quixadá e Quixeramobim, atualmente dependem de um único reservatório para abastecimento, o Açude Pedras Brancas.

Quixeramobim, que através de adutora consegue abastecer sua sede, encontra-se com o seu maior Açude, o Fogareiro, sem recarga suficiente para perenizar o rio Quixeramobim e abastecer a Barragem local. O não beneficiamento direto da transposição do Rio São Francisco, que teve suas obras retomadas, acendeu uma alerta à população.

O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, afirmou, ao Programa SerTão Conta Mais, da Rádio Campo Maior AM 840, que apesar de não vir diretamente para a região, a chegada da transposição trará benefícios indiretos ao Sertão Central. Segundo ele, com a água do projeto chegando ao Castanhão, por exemplo, o Açude Banabuiú, o maior da região, será aliviado e se tornará o ‘grande pulmão’ do Sertão Central, através da construção de um sistema adutor interligando este reservatório ao Pedras Brancas (em Quixadá) e Fogareiro (em Quixeramobim), semelhante ao sistema construído na Serra da Ibiapaba, nos anos 90, que a partir do Açude Jaburu, atende a 250 mil pessoas.


O secretário ainda lembrou que a ação deve integrar o Projeto Malha D´Água, que o Governo pretende implantar ‘em breve’, em parceria com o Banco Mundial.

O deputado Carlos Matos (PSDB), presidente da Comissão Especial para Acompanhar e Monitorar as Obras de Transposição do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa do Ceará, lembrou que, como a transposição não chegará diretamente a região, o projeto de interligação lembrada pelo secretário deve ser reforçado.

“Como tudo na política, pressão é tudo. É preciso haver um plano diretor para os próximos 10 anos e a partir daí uma articulação dos prefeitos, dos vereadores. Me coloco a disposição para fazermos uma força capaz de ter uma agenda concreta”, lembrou o parlamentar.

Também em conversa com a reportagem, o ex-vereador de Quixeramobim, Marcos Simão, lembrou de um requerimento apresentado por ele, durante seu mandato, que sugeria a construção de um sistema de transposição do Açude Banabuiú para o Pedras Brancas. Sobre essa possibilidade, o secretário Francisco Teixeira voltou a lembrar a importância do projeto de interligação dos reservatórios por sistema adutor e não de canal.

A população cobra iniciativa das lideranças políticas do Sertão Central para voltar a debater alternativas viáveis para os próximos anos na região, sobretudo mediante o benefício indireto da transposição do Rio São Francisco à região. (Do Repórter Ceará)