domingo, 21 de setembro de 2014

Avião de candidata de MT desaparece e polícia apura sequestro de piloto


Janete Riva substitui José Riva na disputa ao governo de Mato Grosso. (Foto: Renê Dióz / G1)

O avião da candidata ao governo de Mato Grosso Janete Riva (PSD) desapareceu do aeroporto municipal de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, no início da tarde deste sábado (20). A hipótese levantada pela Polícia Civil é de que a aeronave tenha sido roubada e o piloto e copiloto, sequestrados. 

Até as 18h00 [horário de Mato Grosso] eles não haviam sido localizados. Janete não estava na aeronave no momento do roubo e aguardava para embarcar para a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade. A polícia está investigando o caso.

Morre o poeta cearense Artur Eduardo Benevides



O poeta Artur Eduardo Benevides morreu na manhã deste domingo, 21, aos91 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no no hospital São Mateus há cerca de três meses, segundo o filho mais velho, Fred Benevides. O corpo será velado a partir das 18 horas no salão nobre daAcademia Cearense de Letras, no Centro de Fortaleza.

Segundo o filho mais velho, Frederico Valente Benevides, o Fred, como é conhecido, a morte foi registrada por volta das 11 horas. Ele era o caçula de 16 irmãos e o penúltimo deles vivo. A missa de corpo presente também será na Academia Cearense de Letras e está marcada para às 9h30min desta segunda-feira, 21. Às 11 horas Artur será enterrado no cemitério São João Batist, na rua Padre Mororó, Centro. 

Fred, que completa 66 anos na segunda-feira, 22, disse que a única irmã viva de Artur é Miriam Pamplona, que também está hospitalizada. “Ele foi internado com uma infecção urinária que passou pra pulmonar. Estava fazendo hemodiálise, seriam 72 horas de tratamento, mas o coração não aguentou. Amanhã, no lugar de celebrar meu aniversário, vou sepultar meu pai”, comenta.
O presidente da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra, lamentou a perda do amigo e símbolo da irmandade. “Artur é um verdadeiro imortal, uma das maiores expressões que a literatura do Ceará já teve. Sua memória será reverenciada por nós, assim como sua obra, que simboliza gerações ao longos desses 91 anos”, afirma.
José Augusto também lembra que neste ano a Academia completa 120 anos, o que será mais um motivo para “lembrar de coisas boas do nosso príncipe”. “Ele foi uma das nossas glórias. O ano de sua morte é um marco e ele sempre vai merecer nosso carinho, respeito e saudade”, avalia.

Em agosto, Artur já havia sido internado na UTI do Hospital Regional da Unimed com problemas de pneumonia, conforme familiares. Ele nasceu em Pacatuba no dia 25 de julho de 1923. Bacharel em Direito e em Letras, exerceu por muitos anos a função de procurador da Legião Brasileira de Assistência e foi professor e diretor da antiga Faculdade Católica de Filosofia (de onde sairia a UECE), da Faculdade de Letras e do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.

Poeta, ensaísta e contista, ele escreveu 46 títulos e obteve 31 prêmios literários no Ceará, em Brasília, em São Paulo e no Rio de Janeiro, conforme informações da Academia Cearense de Letras. Entre as principais obras estão: Canção da rosa dos ventos, 1969; O viajante da solidão, 1969; Inventário da tarde; 1983; Canto de amor ao Ceará, 1985; Noturnos de Mucuripe e poemas de êxtase e de abismo, 1ª ed. 1992 e 2ª ed. 1996; A noite em Babylônia e outros relatos ao eterno, 1998; Poemas de amor a Fortaleza, 2000; etc.

Trajetória 
Artur ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 13 de novembro de 1957, sendo saudado pelo acadêmico Braga Montenegro. Em 1985 ele foi eleito “Príncipe dos Poetas Cearenses” por todas as instituições culturais do estado. Ocupava a vaga deixada por Tomás Pompeu Filho, cadeira 40, cujo patrono é Visconde de Sabóia. O POVO

Mauro Filho fala sobre pesquisa Datafolha


O deputado Mauro Filho (Pros), candidato a senador na chapa do petista Camilo Santana, afirmou que a pesquisa O POVO/Datafolha, publicada na edição deste domingo, “reflete o momento”. O levantamento aponta que a diferença entre ele e o líder nas pesquisas, o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB), cresceu de 34 para 39 pontos percentuais.
Mesmo com a ampliação da diferença que separava os dois, o candidato à Câmara Alta afirma que “segue com otimismo”. Segundo nota enviada por sua assessoria de imprensa, “temos um projeto único e junto com Camilo e a presidenta Dilma, conseguiremos viabilizar, no Senado, a ampliação das políticas sociais que já tiraram milhares de brasileiros da extrema-pobreza”. O postulante afirma que a campanha seguirá “avançando na disseminação de nossas propostas e ouvindo as demandas de cada cidadão cearense”.
O Povo

Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé Acolhe Maior Motorromaria do Mundo





Foi realizada neste domingo (21) a 28ª Motorromaria de Fortaleza a Canindé.



De acordo com Edson Maia, coordenador do evento, 40 mil motociclistas participaram desse movimento religioso em devoção a São Francisco das Chagas de Canindé.






Os participantes da Maior Motorromaria do Mundo foram acolhidos, na Praça dos Romeiros, pelo pároco e reitor do Santuário Frei João Amilton, equipe de Romaria do Santuário e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Bezerra e equipe.

Logo após a acolhida, foi dada a benção dos capacetes para os presentes na praça, como também houve a entrega de comendas para os coordenadores da 28º Motorromaria de Fortaleza, além da 6ª Motorromaria de Tamboril e da 10ª Motorromaria de Guaramiranga, que também visitaram Canindé neste domingo e foram acolhidos na Praça dos Romeiros.


Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Orkut
Compartilhar com o Pinterest


























EUNÍCIO: FUTURO GOVERNADOR DO CEARÁ.



Estado Grave: Bebedeira entre amigos termina com agricultor ferido a faca em Quixeramobim




                                                                 Foto: Ilustrativa   
   
Uma discussão entre amigo deixou uma pessoa gravemente ferida após ser agredida a faca, na zona rural de Quixeramobim. O caso foi registrado durante a madrugada deste domingo, 21.

Segundo informações da polícia, por volta de 01h45min, o Copom recebeu uma ligação via 190 do Hospital Regional Dr. Pontes Neto, dando conta que um homem tinha dado entrada naquela unidade hospitalar lesionado à faca. Uma viatura foi enviada para o local onde ao chegar comprovou a veracidade da informação. A vítima foi identificada como sendo um agricultor de 33 anos residente na localidade da Vila dos Algodões, distrito de Damião Carneiro. A polícia informou que o mesmo foi lesionado com uma perfuração na região do abdome ao qual seria necessária a transferência da vítima para um hospital em Fortaleza devido à gravidade da lesão.

Segundo informações repassadas aos policiais o motivo da lesão se deu após breve discussão entre amigos que estavam bebendo na localidade de Algodões. O nome de um acusado foi repassado à polícia. Até o fechamento desta matéria o mesmo ainda não tinha sido localizado.

Reportagem: REDAÇÃO

PREFEITO DE SOLONÓPOLE COM EUNÍCIO OLIVEIRA

.

Foto: No comício em Morada Nova com nosso futuro governador Eunicio Oliveira
DÁRCIA - EUNÍCIO - WEBSTON

A partir deste sábado (20), candidatos só poderão ser presos em flagrante


A partir deste sábado (20), quando faltarão exatamente 15 dias para a realização da votação do primeiro turno das eleições gerais no país, nenhum candidato a cargo eletivo poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. A medida é prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), de forma a resguardar a realização do pleito eleitoral.
A legislação eleitoral também determina que desde cinco dias antes da eleição, ou seja, a partir de 30 de setembro, até 48 horas após o término da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.
No segundo turno, que será realizado no dia 26 de outubro, o candidato que concorrer ao segundo turno para presidente da República ou governador de Estado não poderá ser preso ou detido a partir de 11 de outubro, salvo em flagrante delito.
Já os eleitores não poderão ser presos ou detidos, salvo em flagrante delito, ou devido à condenação criminal por crime inafiançável, ou, ainda, por descumprimento a salvo-conduto a partir de 21 de outubro até 48 horas após o encerramento da votação.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral – TSE

Natalia Inoue usa decotão e mostra demais em lançamento da ‘Playboy’


Natalia Inoue mostrou demais ao se inclinar para autografar exemplar da revista (Foto: Celso Tavares / EGO)
Natalia Inoue, participante do programa “A fazenda de verão” e capa da edição de setembro da “Playboy”, foi a estrela do lançamento da revista, que aconteceu nesta sexta-feira, 19, em São Paulo. A bordo de um look decotado com inspiração oriental para homenagear o tema do ensaio, que foi fotografado no bairro da Liberdade, na capital paulista, a modelo e bailarina foi traída pelo modelito e acabou mostrando demais ao se inclinar para autografar um exemplar da publicação.
Inoue estava acompanhada do namorado, o cantor Diguinho, do grupo Katinguelê. Ela garante, no entanto, que o namorado soube lidar bem com o ensaio. “Claro que todo namorado ficaria, mas acho que ele encarou de uma forma muito saudável, entendeu superbem. Até postou a capa na página dele pra divulgar”, contou.
Natalia Inoue (Foto: Celso Tavares / EGO)
Segundo ela, posar nua foi mais tranquila do que ela imaginava. “Antes de fotografar, eu estava muito nervosa. Não dormi, malhei durante a noite inteira e fui fotografar direto, sem dormir! Mas chegando lá foi supernatural, nem me sentia nua na frente da equipe.”
Para ela, o diferencial do ensaio é o fato de ser descendente de japoneses. “Acho que é ser a primeira oriental capa da Playboy. As pessoas me comparam muito com a Sabrina [Sato], mas ela é mestiça e também não posou com tema oriental.”
Questionada se está preocupada em como serão as vendas da publicação, Inoue minimiza: “Não vou mentir, acho que toda capa tem uma expectativa, ninguém quer ser a capa menos vendida. Mas essa não é a minha maior preocupação. Meus amigos me falaram que foram comprar e estava esgotado. Como estamos no quarto dia de vendas, acho que estamos indo bem.”

Fonte: Ego

“Quixeramobim 2020”: Plano urbano pretende criar “Zona 30” no centro da cidade




                                                      Foto: osertaoenoticia.com   
   
O projeto “Quixeramobim 2020” que tem como objetivo tornar o município referência em urbanismo estuda a possibilidade de criar à primeira “Zona 30” do Ceará.

Segundo a coordenação do projeto à “Zona 30”, trata-se do estabelecimento de velocidade máxima de 30 km a ser cumprida pelos condutores de veículos. O trecho que foi escolhido compreende toda a Rua Monsenhor Salviano Pinto seguindo pela Rua Teixeira de Freitas. O objetivo é deixar esta área mais segura para pedestres e ciclistas, além de evitar um grande número de acidentes registrados neste trecho. Segundo o coordenador do plano, o urbanista e arquiteto Paulo Angelim, este trecho se torna muito vulnerável principalmente para os idosos. “Eu fiz um teste e consegui fazer esse trajeto andando a 30 km por hora em menos de 3 minutos”, comentou o arquiteto. Para garantir o cumprimento desta norma deverá ser utilizado fotosensores para a fiscalização eletrônica e faixas de pedestres elevadas.

MAIS INFORMAÇÕES

Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim

(88) 3441-0302

Autarquia municipal de Trânsito de Quixeramobim

Av. Dr. Joaquim Fernandes, 60

(88)3441-4815

Reportagem: REDAÇÃO

Número de mortes nas BRs cresce 28,3% no Ceará 1

A campanha da Semana Nacional do Trânsito teve início ontem no posto de fiscalização da PRF em Itaitinga
Entre janeiro e julho deste ano, 172 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas rodovias federais que cruzam o Ceará. Numa comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 28,3%. Em 2013, foram registradas 134 mortes. Para reverter esse quadro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado deu início à campanha da Semana Nacional do Trânsito, sob a temática: “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”. O objetivo da ação é fazer com que os motoristas reflitam sobre a segurança na condução dos veículos com a apresentação do “Cinema Rodoviário”.
“Nossa ação busca aliar a fiscalização com a educação no trânsito”, disse Clesio Rocha, agente da PRF. No posto de fiscalização de Itaitinga, onde a campanha está sendo realizada, os motoristas que param para ter os veículos fiscalizados também são convidados para assistir uma apresentação do programa, que dura cerca de 10 minutos e inclui dicas de trânsito e vídeos com flagrantes de acidentes.

“Nossa abordagem é sempre bem recebida. A maioria dos motoristas decide ver o vídeo. Mas nosso público prioritário é aquele que está em situação irregular, é multado e assiste ao vídeo enquanto aguarda a multa”.

Acidentes
Segundo a PRF, os casos de acidentes nas BRs caíram 1,5% no Ceará. No ano passado, 2.310 sinistros foram registrados. Em 2014, o total caiu para 2.276 ocorrências. A quantidade de feridos também diminuiu, passando de 1.394 ocorrências para 1.303. A queda foi de 6,5%, se comparados os mesmos períodos.
A PRF aponta que os principais acidentes foram colisão frontal, saída de pista e colisão transversal. A Polícia atribui o aumento no número de vítimas, que subiu de 13 mortes para 27, ao acidente com ônibus ocorrido na BR-020, no dia 18 de maio deste ano, quando 17 pessoas morreram e 23 ficaram feridas.

Segundo a PRF, o fator humano continua sendo o principal responsável por acidentes e mortes nas estradas, aliados à falta de atenção, ingestão de bebida alcoólica, desobediência à sinalização, velocidade incompatível e ultrapassagem indevida. “Tem coisas que a gente aprendeu lá atrás, mas não põe em prática. Não por esquecimento, mas por desatenção ou propositalmente”, diz Cleiton Queiroz, 28, operador de máquinas.

Serviço
Para reduzir a violência no trânsito, a PRF realiza projetos de conscientização e educação, como palestras educativas, que podem ser solicitadas por instituições interessadas:
Telefone: 3474 6710


Fonte: O Povo

Pesquisa Datafolha: Eunício Oliveira 41% e Camilo Santana 34%


A terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha revela que Camilo Santana (PT) oscilou três pontos percentuais para cima, chegou a 34% e encurtou para sete pontos sua distância para Eunício Oliveira(PMDB) na disputa pelo governo do Ceará. O peemedebista se mantém estável na liderança, com 41% e sem qualquer oscilação depois de duas semanas. O crescimento de Camilo ocorreu tirando votos basicamente de Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol), que oscilaram negativamente um ponto cada e ficaram com 3% e 1%, respectivamente.
Com 51% dos votos válidos, Eunício poderia hoje ser eleito no 1º turno. Porém, como a pesquisa possui margem de erro de três pontos para mais ou para menos, ainda existe possibilidade de segundo turno no Estado. Essa é a primeira pesquisa Datafolha que traz projeção de votos válidos, forma oficial de divulgação do resultado das eleições e que exclui eleitores indecisos e votos brancos e nulos. Considerando a variação máxima da margem de erro, o peemedebista poderia oscilar entre 48% e 54%.
Segundo turno
A pesquisa simula ainda cenário de segundo turno entre Eunício e Camilo. Pela projeção, o peemedebista venceria com 45% das intenções de voto, contra 37% do petista. Já brancos e nulos somam sete pontos. 11% dos eleitores se declararam indecisos. Os dados acima integram a pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos. Neste tipo de pesquisa, 8% dos entrevistados disseram ainda votar em branco ou nulo e outros 13% se afirmaram indecisos.
Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem pretende votar sem ver lista com nomes, Eunício cresce acima da margem de erro e passa de 19 para 25 pontos. Já Camilo oscila positivamente um ponto, alcançando 19%. Apesar de não disputar eleição, o governador Cid Gomes (Pros) foi outro nome a ser lembrado pelos eleitores, alcançando 1%.
Além de liderar as intenções de voto, Eunício Oliveira também aparece com a menor taxa de rejeição, que permanece estável em 17%. Nessa pesquisa, onde os eleitores dizem em qual candidato não votariam de jeito nenhum, Ailton Lopes e Eliane Novais lideram, com 30% cada. Camilo aparece com 21% de rejeição.
Reta final
Essa é a terceira pesquisa de uma série realizada pelo O POVO em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Ela ouviu 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará, entre os dias 18 e 19 de setembro – uma semana após ciclo de sabatinas do O POVO com candidatos ao Governo.
O levantamento baliza a situação dos candidatos no início da reta final da disputa, com um mês de campanha em rádio e TV e pouco mais de duas semanas até a eleição. A pesquisa foi registrada no TSE sob os números CE-00022/2014 e BR-00695/2014.
 O POVO