quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dupla assalta caminhão de transportadora em Banabuiú e leva R$ 30 mil reais

Fotos   Valmir   15  9   2006
Polícia montou um cerco para prender os bandidos, mas até o momento sem êxito.

Uma dupla conseguiu fazer mais um grande assalto na região do Sertão Central cearense, o crime ocorreu nesta quinta-feira, 19, na localidade de Campinas, distante 10 KM da sede de Banabuiú, é o que informa a Polícia Militar.
Conforme os dados do Centro de Operações da Policia Militar- COPOM, o condutor do caminhão Mercedes de placas HWF-6733 – Iguatu, de propriedade da empresa Distribuidora SB de Alimentos Ltda., transportando uma carga de bebidas da Antártica, foi roubado por dois indivíduos, que transitavam em uma motocicleta Honda Falcon, com as cores preta e vermelha, um trajando blusa preta e o outro com listrada, ambos de calça jeans e usando capacetes, os dois armados com revólveres, sendo que o garupeiro portava dois, com as quais chegaram a efetuar um disparo contra o veiculo, para que o condutor parasse, ao parar sob coerção, foi rendido juntamente com os dois ajudantes, sendo que os assaltantes arrombaram o cofre do veiculo, e dali subtraíram a quantia de mais ou menos R$ 30.000,00 (trinta mil reais), tomando em seguida direção à cidade de Solonopole
Policiais do destacamento de Banabuiú tomando conhecimento do fato compareceram ao local, e de posse de informações, passaram a diligenciar com apoio da Polícia Militar de Solonópole, mas ainda sem êxito. A vítima compareceu na delegacia de Banabuiú para a formalização do roubo.
Mais Informações:
Destacamento da Polícia Militar de Banabuiú

Rua Francisco Soares, 121 – Centro
Fone: (088) 3426.1190 / 3426.1587

ASSEMBLEIA APROVA O NOME DO PADRE JOSÉ VAN ESCH PARA HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL




Fotos  Valmir
Durante o expediente desta quinta-feira, dia 19 de abril a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no avulso da ordem do dia da 40ª Sessão Ordinária da Segunda Sessão Legislativa da vigésima oitava legislatura, discutiu e aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 290.11, de autoria do deputado estadual Antônio Pinheiro Granja – PSB, denominado o Hospital Regional do Sertão Central, a ser construído pelo governo do estado na cidade de Quixeramobim, de PADRE JOSÉ VAN ESCH.
Na justificativa do parlamentar, citou que: JOSEPHUS ANTONIUS GODEFRIDUS VAN ESCH, ou Padre Jose Van Esch, de nacionalidade holandesa, chegou em Quixeramobim no ano de 1969. Sua primeira paróquia no Brasil foi a de São Raimundo Nonato, no Pará, e depois Campina Grande, na Paraíba, de onde foi transferido para outra paróquia antes de chegar a Quixeramobim.   
Chagando no município, passou a desenvolver extenso trabalho missionário, notadamente junto à comunidade carente, até o ano de 2008, quando deixou o município voltando ao seu País natal, no caso a Holanda. 
Comportamento simples, com certa timidez, mas profundamente vocacionado ao trabalho religioso e social, desenvolveu diferentes projetos visando ao amparo dos menos assistidos, da família e para a geração de renda.   
Humanista sob todos os aspectos estava sempre junto às pessoas nos momentos mais difíceis; de alma e espírito evangelizador, inadmitia a injustiça, e era também defensor da liberdade do Homem,     
Junto à paróquia de Quixeramobim, estruturou seus trabalhos, adotando, entre outras linhas de atividades, uma sistemática de visitas e atenção diária aos enfermos e idosos.   
Inquestionavelmente, o Padre Jose Van Esch, como era por todos conhecidos, deixou realizações no município de Quixeramobim que marcarão seu nome para sempre, daí que qualquer reconhecimento e homenagem póstumas, será pouco para eternizá-lo.    O padre José Van Esch nasceu em 13/01/1927, e faleceu em 14/09/2011. 
Daí, espero contar com meus pares para a aprovação da presente propositura, certo de que este Poder estará prestando grandes serviços ao povo e à sociedade de Quixeramobim.
Vale salientar, que esta discussão em apadrinhar o futuro Hospital Regional de Quixeramobim, com a denominação de Padre José Van Esch, teve inicio em um dos programas, que apresentávamos nas manhãs de sábado na Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim.  Quando entrevistava o engrº agrº José Maria Pimenta, a cerca do assunto, ele de pronto disse: “O nome do futuro hospital deve ser denominado de Padre José Van Esch, pois foi um dos grandes benfeitores de Quixeramobim; dedicou sua vida aos mais pobres, minorando o sofrimento com doações financeiras para a compra de casas, animais e a construção de salões comunitários, além de visitar diariamente o Hospital Regional e o Abrigo dos Velhos, os enfermos participavam da celebração, confissão, comunhão, bem como encomendava os que faleciam; portanto, é justíssima a homenagem prestada pelo povo do Ceará ao sacerdote”, destaca José Maira Pimenta.
Crisanto Teixeira – Historiador

Rachel Marq

ues destaca Dia do Índio e defende populações indígenas

Adicionar legenda
A parlamentar destacou seu compromisso com a causa indígena.

A deputada Rachel Marques (PT) ocupou a tribuna na sessão plenária desta quinta-feira (19/04), data em que se comemora o Dia do Índio, para destacar as lutas e conquistas das populações indígenas do Brasil. Segundo ela, os indígenas foram historicamente expropriados dos seus direitos mais elementares, como o direito à terra e ao exercício de sua própria cultura.
A parlamentar petista reconheceu, no entanto, ter havido um processo de resgate desta dívida nas últimas décadas, abrindo um novo olhar público em relação à situação no País. Na avaliação dela, o marco “profundo” desta nova postura do Governo Federal se deu com a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, área que abrange 7,4% do território de Roraima.
“Foi uma demarcação feita de forma contígua como queriam e desejavam os primeiros moradores daquelas terras. Foi uma inflexão política de grande significado para a sociedade brasileira, um sinal histórico animador da cena política nacional”, lembrou.
Rachel Marques disse que este percurso recente está ameaçado com a aprovação, na Comissão de Constituição, Justiça da Câmara Federal, da proposta de emenda constitucional (PEC) 215. A matéria propõe a transferência da demarcação e homologação de terras indígenas, quilombolas e áreas de conservação ambiental do Poder Executivo para o Congresso Nacional.
“Trata-se de um revide injustificado da bancada ruralista no Congresso, inconformada com os avanços, ainda insuficientes, nas políticas públicas brasileiras, e ainda ressabiada com a derrota no episódio da demarcação da terra Indígena Raposa Serra do Sol”, apontou.
Para reverter o curso dessa votação, ela destacou a necessidade de uma mobilização nacional. “É hora da expressão solidária dos movimentos sociais, ONGs, igrejas e partidos comprometidos com as lutas populares fazer barrar esta contraofensiva do latifúndio brasileiro”, conclamou.
Além disso, completou ela, tramita “perigosamente” no Senado Federal a PEC 38/99, que estabelece competência privativa do Senado  para a aprovação de demarcação de terras indígenas. “Além de tirar o poder da União, transferindo-o ao Senado, este ainda pode delegar a outro ente público”, rechaçou.
Para Rachel, os dois casos mencionados mostram a “agilidade cruel do conservadorismo rural fortemente representado no Congresso Nacional”. “Nestes momentos, devemos fazer ecoar pelas ruas do país inteiro a defesa da manutenção do texto constitucional relativamente ao meio ambiente e à demarcação das terras indígenas”, disse.
A parlamentar destacou seu compromisso com a causa indígena, citou as atividades e pronunciamentos realizados em defesa dessas populações.  Citou por fim um projeto de sua autoria propondo a criação de cargo de provimento efetivo de professor indígena no Quadro de Pessoal Civil do Ceará. “É uma contribuição importante para a educação indígena do nosso estado”, frisou.

Cisne: Dom Adélio apresenta maquete da Faculdade Tecnológica de Quixadá

Foi anunciado o primeiro vestibular para o mês de janeiro de 2013 para veterinária.

Foi apresentada para o público a maquete das futuras instalações da Faculdade Tecnológica de Quixadá - Cisne. O projeto idealizado por Adélio Tomasin e de empresários, tem a marca desafiadora do nosso maior benfeitor.
A nova faculdade ocupará uma área de seis hectares, 18.132 m² de área construída distribuídos em vários prédios com 64 salas de aulas, sala de administração, laboratórios, bibliotecas, refeitórios, estacionamentos, almoxarifado, ginásio coberto, sala de professores, salas de informática, auditório, sala de reuniões, lanchonetes, jardins e ampla área para futuras expansões.
Em sua fala Dom Adélio não escondia a alegria por proporcionar mais um grande investimento para Quixadá, ressaltou que não é sócio do empreendimento mais um colaborador/consultor que apresentou o projeto para um grupo de empresários quixadaeses e recebeu positivamente com alocação de recursos financeiros para o inicio das obras que deverão ocorrer ainda nesse mês de abril. Os sócios do empreendimento são José Nilson, Ciro Magalhães e Fred Diógenes.
O empresário José Nilson Ferreira Filho foi mais detalhista na apresentação novo campus, trouxe números grandes da nova estrutura e garantiu que a primeira etapa será concluída com vestibular do primeiro curso (o de veterinária) ofertado para o inicio de janeiro de 2013, mas adiantou que o empreendimento é de grande porte, sendo preciso de três a cinco anos para a conclusão total, mas que terá impacto imediato com a contração de mão de obra e grande valorização material e social para o município e região.
Nesse cenário, Quixadá se consolida de vez como “cidade universitária”, os cursos ofertados pela nova Faculdade Tecnológica de Quixadá não serão os mesmos das outras faculdades existentes no município, o primeiro curso ofertado será o de veterinária, mas a área de engenharia tecnológica dominará a maioria dos cursos que serão anunciados muito em breve.
O local escolhido para o novo empreendimento fica bem próximo ao girador na entrada de Quixadá via Ibaretama, uma avenida será construída e vai ligar o girador até a Av. Plácido Castelo, os tratores já iniciaram a abertura da estrada, mas o projeto de asfaltamento, alargamento e infraestrutura da estrada ficará com o governo do estado.
Fábio de Oliveira
Reportagem
Jackson Perigoso
Edição
Chico Javali
Fotos



Reservatório de Quixeramobim tem 90,58% da capacidade

    Fotos  Valmir     Quixeramobim   19  04  2012
Ceará apresenta volume confortável de armazenamento de água, o que representa 69,86% da capacidade.
Apesar das poucas chuvas apresentadas nos últimos dias, três açudes continuam sangrando no Estado do Ceará. Os açudes que apresentam volume acima de 100% são: Junco, no município de Granjeiro, reservatório da Bacia Hidrográfica do Salgado, Muquém, no município de Cariús, reservatório da Bacia hidrográfica do Alto Jaguaribe, e Valério, no município de Altaneira, também localizado na Bacia Hidrográfica do Salgado.
Dos 138 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - Cogerh, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs),  dez apresentam volume acima de 90%, são eles: Gavião (92,81%), no município de Pacatuba, Tijuquinha (97,62%), no município de Baturité, Quandú (91,50%), no município de Itapipoca, Orós (95,22%), no município de Orós, Trussu (96,79%), no município de Iguatu, Olho D´água (94,31%), no município de Várzea Alegre, Rosário (99,19%), no município de Lavras da Mangabeira, Tatajuba (98,59%), no município de Icó, Ubaldinho (99,33%), no município de Cedro, e Quixeramobim (90,58%), no município de Quixeramobim. Outros nove apresentam volume acima de 80%.
Mesmo com a estação chuvosa abaixo da média, o volume acumulado nos reservatórios monitorados pela Cogerh é considerado confortável. Atualmente o volume é de 12.622.300m3 (Doze bilhões, seiscentos e vinte e dois mil e trezentos metros cúbicos) de litros d´água, o que representa 69,86% da capacidade total do Estado.
Assessoria de Comunicação da Cogerh.

POLÍCIA PROCURA ASSALTANTES DE RELOJOARIA EM QUIXADÁ




A polícia de Quixadá procura três indivíduos acusados de assaltar uma relojoaria na tarde desta quarta-feira, 18.

 O crime aconteceu no centro de Quixadá, em uma joalheria situada na Rua Rodrigues Junior. Segundo a polícia os indivíduos já foram identificados. Um dos proprietários informou à polícia que os criminosos roubaram cerca de 30 relógios das marcas Thecnos e Orient e ainda levaram a importância de R$ 40,00, efetuando fuga em um Escort .  Após o assalto, os indivíduos conseguiram realizar a troca de roupas no intuito de enganar os policiais, mas foram flagrados por câmeras de seguranças quer registraram o momento. O automóvel foi localizado no bairro do Campo Novo, próximo à casa do pai de um dos assaltantes. Os nomes deles não foram revelados para não atrapalhar as investigações.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047



O primeiro-secretário do Congresso Nacional, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), fez na manhã desta quinta-feira (19) a leitura do requerimento que oficializou a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, autoridades e empresários.
Cachoeira está preso desde 29 de fevereiro, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Monte Carlo. Ele é acusado de chefiar um esquema de jogo ilegal em Goiás e de ter montado uma rede de corrupção, infiltrada em governos, que envolveria parlamentares, policiais e empresas.
A sessão do Congresso foi presidida pela deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que assumiu o posto na ausência do presidente do Senado e do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), internado em São Paulo e em licença médica.
Segundo Rose de Freitas, até a manhã desta quinta eram 337 assinaturas válidas dentre 513 deputados e 72 assinaturas válidas dos 81 senadores. Para a criação de uma CPI mista, são exigidas, no mínimo, 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado.
Lido o relatório de criação da comissão, os parlamentares terão até a meia-noite para aderir ou retirar a assinatura.
Fica aberto a partir desta quinta um prazo de cinco dias para os partidos indicarem os 15 deputados e 15 senadores que irão compor a comissão, além de outros 30 suplentes.
Rose de Freitas convocou sessão do Congresso para a próxima terça (24), na qual os nomes indicados pelos partidos para integrar a comissão serão encaminhados à mesa diretora do Congresso.
Pelo regimento, as legendas ou blocos terão direito à quantidade de vagas proporcional ao tamanho de suas bancadas. Os cargos mais cobiçados, a presidência e a relatoria, devem ficar, respectivamente, com o PMDB do Senado e o PT da Câmara.

Com informação do G1
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
FOTOS  VALMIR

POLÍCIA PROCURA ASSALTANTES DE RELOJOARIA EM QUIXADÁ




A polícia de Quixadá procura três indivíduos acusados de assaltar uma relojoaria na tarde desta quarta-feira, 18.

 O crime aconteceu no centro de Quixadá, em uma joalheria situada na Rua Rodrigues Junior. Segundo a polícia os indivíduos já foram identificados. Um dos proprietários informou à polícia que os criminosos roubaram cerca de 30 relógios das marcas Thecnos e Orient e ainda levaram a importância de R$ 40,00, efetuando fuga em um Escort .  Após o assalto, os indivíduos conseguiram realizar a troca de roupas no intuito de enganar os policiais, mas foram flagrados por câmeras de seguranças quer registraram o momento. O automóvel foi localizado no bairro do Campo Novo, próximo à casa do pai de um dos assaltantes. Os nomes deles não foram revelados para não atrapalhar as investigações.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
FOTOS   VALMIR

Justiça mantém decisão que expulsou da PM acusado de matar adolescente

O Estado do Ceará, em contestação, asseverou que o procedimento foi feito de forma legal.
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve o ato do Comando Geral da Polícia Militar do Estado que expulsou de seus quadros Yuri da Silveira Alves Batista. O ex-policial é acusado de matar o adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, no dia 25 de julho de 2010, em Fortaleza.
“Percebe-se que o processo administrativo disciplinar que redundou na exclusão do impetrante teve regular andamento, com a estrita observância ao princípio do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa”, afirmou o relator do processo, desembargador Francisco Sales Neto.
Yuri da Silveira interpôs mandado de segurança (nº 0002979-10.2011.8.06.0000) no TJCE objetivando a anulação do processo administrativo que levou a sua expulsão dos quadros da PM, em novembro de 2010. Alegou que o ato implicou ofensa aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório, “à medida que a não produção das provas requestadas prejudicou o estabelecimento da verdade real nos autos”.
O Estado do Ceará, em contestação, asseverou que o procedimento foi feito de forma legal e levou em consideração a gravidade da conduta. Ao analisar o caso, nesta quinta-feira (12/04), o Órgão Especial do Tribunal negou o pedido do ex-policial.
De acordo com o relator do processo, a atuação de Yuri da Silveira provocou grave ofensa “à missão atribuída ao policial militar, não se traduzindo como desarrazoada ou desproporcional a pena de demissão atribuída pelo Comando Geral da PM”.
O CASO
O crime ocorreu no cruzamento da avenida Desembargador Moreira com a rua Padre Valdevino, na Capital. Conforme os autos, a vítima estava na garupa da moto do pai quando foi atingida com um tiro disparado por Yuri da Silveira.
Segundo o Ministério Público do Ceará (MP/CE), a morte do adolescente decorreu de ação imprudente e precipitada por parte do ex-policial, que atuava no Ronda do Quarteirão. Já a defesa sustenta não ter havido conduta dolosa por parte do acusado.
Em fevereiro deste ano, a juíza Valência Aquino, da 5ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza, determinou que Yuri da Silveira fosse levado a júri popular. Ele será julgado por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima) e lesão corporal contra o pai do adolescente. (veja o voto na íntegra).
Voto de Pesar
Durante a sessão, o Órgão Especial aprovou voto de pesar pelo falecimento do professor Itamar Filgueiras, referência no ensino da Língua Portuguesa no Ceará. Ele faleceu no último dia 5, aos 66 anos, em decorrência de problemas cardíacos. O voto foi proposto pelo desembargador Francisco Suenon Bastos Mota.
Mais Informações:
Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Av. General Afonso Albuquerque Lima
Fone: (85) 3207-7000
FOTOS    VALMIR ;   FAZENDA  CANGATY  

O SERTÃO EM FOCO


Barragem de Quixeramobim, registro feito no mês de fevereiro de 2012 durante o crepúsculo.






Tarcisio Filho é fotográfo e colaborador do blog O Sertão é Notícia.


FOTOS   VALMIR