terça-feira, 30 de abril de 2013

A Administração Pública na visão de Patativa do Assaré



    

           A política no Ceará sempre gozou de grande engajamento por parte de todos os estamentos sociais, principalmente o Cariri, exportando pessoas e ideias, desde a sua constituição como civilidade até os tempos modernos.
         O Sul do Ceará foi palco de inúmeros eventos relacionados à política, não apenas local, mas com tentáculos que se estendiam às demais partes do país.
         O marco inicial dessa participação do Cariri, em assuntos nacionais, foi a revolução pernambucana de 1817, quando a família Alencar encabeçou a instauração do movimento republicano, trazendo-o de Pernambuco até o Ceará.
         Posteriormente, com o movimento de independência do Brasil, mesmo depois de D. Pedro I ter anunciado a separação, algumas tropas portuguesas (na Bahia, Piauí e Maranhão) mantiveram-se relutantes, não aceitando ou não crendo em tal deliberação. Assim, partira do Ceará uma leva de caririenses em direção ao Norte, afim de por cobro às resistências estabelecidas no Piauí e Maranhão, havendo nesta empreitada também alguns membros da família Alencar.[1]
         Em 1824, o movimento republicano convalesce, sob a alcunha de “Confederação do Equador”, novamente migrando de Pernambuco até o Ceará, porém, alastrando-se por toda a província, na qual foi efetivamente implantado um governo republicano, e mais uma vez a família Alencar participou intensamente desta “revolução”.
         Algum tempo depois da abdicação de D. Pedro I, uma “revolta” rompe o curto período de paz vivido no Cariri. Igualmente aos acontecimentos anteriores, a causa deste levante, deflagrado no período de 1831 a 1832, deveu-se à política, pois o Coronel Joaquim Pinto Madeira comungava com as aspirações dos restauradores, desejosos da volta de D. Pedro I ao governo brasileiro. Novamente a família Alencar esteve envolvida, porém antagonizando a “Revolta do Pinto”.
       Contudo, essa derradeira sublevação foi desbancada, e o seu líder, inimigo mordaz dos Alencares, preso. Tomando o poder da província, como Chefe do Poder Executivo, José Martiniano de Alencar (pai do escritor), envia Pinto Madeira ao Cariri, onde foi julgado e fuzilado sumariamente, em contrariedade às leis da época.
         José Martiniano, pouco depois foi eleito Deputado Provincial, e, posteriormente, passou a Senador do Império. Nesta função, demonstrou sua habilidade política, quando deu à luz ao chamado “Golpe da Maioridade”[2], permitindo que D. Pedro II tomasse antecipadamente às rédeas da Administração Imperial.
         Esse remoto período apenas ensejou outros feitos políticos em que os membros do sobredito clã estiveram envolvidos. Contudo, nem todos desfrutaram da riqueza e das benesses do poder, apesar de também terem sido politizados, obtendo sucesso em suas sensatas conjecturas.
         Assim, um desses indivíduos, filho da prosápia dos Alencar, Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré[3], quando posto à prova, também demonstrou seu acurado senso no que concerne aos assuntos estadistas.
         Patativa não cantou apenas a sua realidade, de matuto pobre e agricultor, ou temas prosaicos, como seu cotidiano envolto da natureza, também tratando de motes de engajamento social, político e científico.
         A acridade de alguns de seus versos chegou a incomodar aos militares, como a publicação de “O Caboclo Roceiro”, fato que motivou os censores da ditadura militar a intimarem o poeta.[4]
         A mensagem contida na obra de Patativa é exógena, partindo de temas regionais alcança uma linguagem universal, pois aloca suas ideias em um patamar acessível à inteligibilidade homogênea. De dentro para fora, partindo da observação de seu habitat, ou melhor, de sua tribo, extrai e exporta sentimentos comuns, entendíveis.
       Apesar de ter frequentado a escola por apenas seis meses[5], patativa foi um autodidata, fazendo-se íntimo da literatura nacional, e, consequentemente, um erudito da cultura popular.
       Em razão disso, nem sempre as obras do bardo do Assaré são feitas em linguagem informal, mais precisamente, na forma falada pelo camponês nordestino, pois, por várias vezes, também criou versos metrificados, à moda dos poetas neoclássicos.
        Com todo esse cabedal, construído a partir de leituras e de um favorável alicerce empírico, condensou em suas criações o fiel retrato de um povo, circunscrito não apenas por uma região, mas pelas angústias e anseios de todo e qualquer homem.
         Assim, em certa ocasião, quando se dirigiu até a prefeitura de sua cidade natal no fito de ter com o prefeito uma consulta, não o encontrando, nas três vezes que intentara, quedou-se insatisfeito. Perante a imoderada ausência daquele edil, Patativa usou de sua habilidade literária, de improviso, para satirizar a desagradável circunstância:

Nesta vida atroz e dura
Tudo pode acontecer,
Muito breve há de se ver
Prefeito sem prefeitura;
Vejo que alguém me censura
E não fica satisfeito,
Porém, eu ando sem jeito,
Sem esperança e sem fé,
Por ver no meu Assaré
Prefeitura sem prefeito.
Por não ter literatura,
Nunca pude discernir
Se poderá existir
Prefeito sem prefeitura.
Porém, mesmo sem leitura,
Sem nenhum curso ter feito,
Eu conheço do direito
E sem lição de ninguém
Descobri onde é que tem
Prefeitura sem prefeito.
Ainda que alguém me diga
Que viu um mudo falando
E um elefante dançando
No lombo de uma formiga,
Não me causará intriga,
Escutarei com respeito,
Não mentiu este sujeito.
Muito mais barbaridade
É haver numa cidade
Prefeitura sem prefeito.
Não vou teimar com quem diz
Que viu ferro dar azeite,
Um avestruz dando leite
E pedra criar raiz,
Ema apanhar de perdiz
E um rio fora do leito,
Um aleijão sem defeito
E um morto declarar guerra,
Porque vejo em minha terra
Prefeitura sem prefeito.
         
       Por esse escarnecedor protesto Patativa foi preso por um guarda municipal, durando o cárcere apenas quinze minutos.[6] Porém, esse parco tempo no calabouço não foi o suficiente para calar sua voz, que, no dito intervalo prisional, declamou mais um improviso zombeteiro:

Patativa descontente,
Nesta gaiola cativa,
Embora bem diferente,
Eu sou também Patativa.
Linda avezinha pequena,
Temos o mesmo desgosto,
Sofremos a mesma pena,
Embora, em sentido oposto.
Meu sofrer e teu penar
Clamam a Divina Lei.
Tu, presa para cantar
E eu preso porque cantei.
         
         O poeta-cantador apelou para as armas que detinha, na ocasião, lançando mãos da redondilha maior[7], sua métrica preferida, aplicando a essa erudita composição um conteúdo popular, sertanejo, crítico e político, seguindo a vereda que palmilhara seu clã, sempre imbuído da administração estatal e temas correlatos.


Bibliografia:

Andrade, Cláudio Henrique Sales, Patativa do Assaré: As Razões da Emoção, Fortaleza – São Paulo, Editora UFC, 2004.

Assaré, Patativa do, Digo e não peço segredo, Acesso Produções Culturais Ltda., p.. 19.

Figueiredo Filho, J. de, História do Cariri, Volume 2, Crato – Ceará,  Faculdade de Filosofia do Crato, 1964.

Moreira, José Roberto de Alencar, Vida e Bravura: Origens e Genealogia da Família Alencar, Brasília, Editor José Roberto de Alencar, 2005.

TERROR PSICOLÓGICO!





Com o afastamento do cargo de prefeito de Quixeramobim, seu vice e mais vinte integrantes de cargo de confiança na Prefeitura de Quixeramobim-Ceará, passaram a surgir boatos plantados na cidade. Um deles, dar conta de que a Fábrica de Calçados seria fechada por conta da ação do Representante do Ministério Público Estadual e da Justiça, que culminou com a determinação do afastamento do prefeito e sua equipe.

Terror Psicológico” - Essa é a definição da Nota de Esclarecimento Público assinada pelo Promotor de Justiça Titular da Comarca de Quixeramobim – Ceará - Igor Pereira Pinheiro, datada de 28 de abril de 2013.

Prossegue a Nota do Promotor Dr. Igor Pereira Pinheiro: “Na verdade, não existe qualquer ação judicial ou procedimento administrativo instaurado por este Promotor de Justiça em desfavor do citado estabelecimento empresarial (CALÇADOS ANIGER NORDESTE LTDA). Portanto, quem afirma o contrário está faltando com a verdade e contribuindo somente para o quadro de "terror psicológico", instaurado nesta cidade como forma de desqualificar o trabalho da justiça contra os atos de corrupção nesta cidade”.

Crisanto Teixeira – Jornalista.

SEFAZ - GREVE HOJE EM TODO O ESTADO DO CEARÁ



Imagem nesta manhã: Prédio da SEFAZ em Sobral  

Os funcionários da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará,encontram-se ,desde a zero hora de hoje,com as suas atividades paralisadas em todo o Estado do Ceará.

A paralisação teve início a partir de meia-noite nos Postos Fiscais que fazem fronteira com os Estados de Pernambuco,Piauí,Paraíba e Rio Grande do Norte.

O blog Sobral de Prima apurou que são  várias  as pendências que tem  a Administração da SEFAZ em relação ao conjunto dos seus servidores.


Dentre as pendências,destaque para : O Projeto de Redenominação e Nível Superior da categoria,que foi encaminhado à Administração da SEFAZ há quase um ano e cuja aprovação é fundamental para o prosseguimento da formatação da Lei Orgânica do Fisco Cearense.


Nesta quarta-feira, dia primeiro de maio, feriado dedicado ao dia internacional do trabalho, está sendo organizada manifestação ordeira, pacifica e pública contra a PEC 37, bem como, a favor de um Quixeramobim Limpo. De acordo com os organizadores está sendo esperada a participação de cerca de cinco mil pessoas, que não sua maioria deverão sair as ruas com as caras-pintadas, movimento idêntico ao promovido pelos brasileiros no final do século passado, exigindo o impeachment de ex-presidente da República Fernando Color de Melo.

A concentração vai acontecer na Rua da Cruz, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Quixeramobim-Ceará, por volta das 09 horas da manhã. Ainda de acordo com os lideres do movimento pacifico, os mesmo pretendem levar de público, apoio aos Representantes do Ministério Público Estadual e a Justiça da Comarca de Quixeramobim, que estão a frente das Operações, que visam o combate a corrupção e a moralização no serviço público. Várias entidades sindicais ligadas ao segmento dos servidores públicos municipais e dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, entre outras já asseguraram presença a manifestação.

Crisanto Teixeira – Jornalista.

Bom Sinal Quixeramobim registra chuva de até 85mm



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a Funceme, registrou nas últimas horas, em Quixeramobim, precipitações que chegaram a 85.0 mm. 

Acompanhe os dados repassados por ouvintes da Rádio Campo Maior AM 840:
Quixeramobim - Sede - 70.0mm
Sede do Distrito de Manituba - 83.0mm
Sede do Distrito de Lacerda - 75.0mm
Sede do Distrito de São Miguel - 70.0mm
Sede do Distrito de Damião Carneiro - Algodões – 40.0mm
Várzea da Russa – 50.0mm
Passagem – Fogareiro - 52.0mm
Assentamento Novo Canaã - 43.0mm
Santa Helena – 29.0mm
Vila Nova de Uruquê – 16.0mm
Fazenda Mocozal (Nenelândia) – 85.0mm
São Sebastião (Lacerda) – 63.0mm
Oiticica – 72.0mm
Aroeiras – 84.0mm
Estrela (Encantado) – 70.0mm
Vila dos Assis(São Miguel) – 75.0mm
Assentamento Carqueja – 15.0mm
Guaribas (Manituba) - 50.0mm

A previsão para a terça-feira, 30, é de chuvas isoladas. Segundo a Funceme, uma nebulosidade variável provocará chuvas no centro-norte do Ceará devido a proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nas demais regiões, possibilidade de chuva isolada.

(Matéria sujeita a atualização)
Postado por: Jornalismo - SMC

Quixeramobim Denúncia de crime eleitoral é improcedente, diz o juiz




O juiz eleitoral de Quixeramobim, Fabrício Vasconcelos Mazza, julgou improcedente a representação do Ministério Público Eleitoral que pedia a cassação do mandato do prefeito eleito, Cirilo Pimenta, por captação ilícita de sufrágio (compra de voto) durante a campanha eleitoral do ano passado.

Na acusação o representante do Ministério Público informou que recebeu notícia de suposta compra de votos, realizou diligências e obteve provas de que o candidato, durante a campanha eleitoral, teria oferecido dinheiro a eleitores do município em troca de votos.

À representação foram anexados nomes de testemunhas, cópia de documentos, mídia eletrônica e a degravação de arquivos de vídeo. O candidato acusado, Cirilo Pimenta, ao apresentar a sua defesa negou as acusações, informa o juiz no relatório da decisão.

A suposta compra de voto teria ocorrido, às 7 horas da manhã do dia 26 de agosto quando o então candidato Cirilo Pimenta teria comparecido à residência da eleitora Celiane Costa da Silva e na ocasião entregou a ela a quantia de R$ 50 em troca do voto. Assegurou ainda que a compra de voto teria sido confirmada pela referida eleitora e mais duas pessoas ouvidas no inquérito policial.

Em sua sentença, publicada ontem no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) diz o juiz Fabrício Vasconcelos Mazza que não restou provada a acusação e, por essa razão julgou improcedente a denúncia. Dessa decisão ainda cabe recurso para o Tribunal Regional Eleitoral.

Afastado

Cirilo Pimenta está afastado do cargo por decisão judicial, por 180 dias, para apuração de possíveis irregularidades denunciadas pelo Ministério Público estadual relacionadas à procedimentos licitatórios questionáveis. Ele já tentou reverter a situação mas não conseguiu êxito. O Tribunal de Justiça negou o seu pedido de retorno. Ele recorreu e uma das Câmara do Tribunal deve examinar o recurso ainda nesta semana.

No Interior do Estado ainda estão em tramitação outras ações interpostas em função de supostos crimes eleitorais praticados no pleito passado. Embora não se trate de candidatos eleitos há casos que se referem às eleições municipais de 2008.

Em Quixadá, por exemplo, o juiz Fabiano Damasceno Maia, marcou para o dia 27 de junho próximo, às 11 horas, na sala de audiências da 3ª Vara, a inquirição das testemunhas arroladas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, proposta pelo Ministério Público Eleitoral para apurar o abuso do poder econômico praticado, durante a campanha, por Mônica Maria de Castro Sousa e Raimundo Ribeiro Damasceno, candidatos, respectivamente, a prefeito e vice-prefeito, nas eleições de 2008.

Novas zonas
A Justiça Eleitoral cearense aguarda uma definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para avaliar a possibilidade de criação de novas zonas eleitorais no Ceará. Apesar do eleitorado crescer, a cada eleição, desde 2010 não é criada nenhuma zona eleitoral no Estado.

A última zona eleitoral criada no Ceará foi em 2009, a de número 123, no Município de Itapipoca, dividindo todo o eleitorado da 17ª zona. A partir de então, por determinação do TSE, foram suspensos os trabalhos de criação de novas zonas. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Ministério Público faz balanço da Operação Quixeramobim Limpo


O Ministério Público do Estado do Ceará realiza nesta terça-feira (30), uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço das Operações Quixeramobim Limpo I e II, ocorridas respectivamente em 21 e 22 de março e em 9 de abril.

A coletiva será na sede da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio), às 10h. Participam o titular da Promotoria de Justiça de Quixeramobim, Igor Pinheiro, e membros da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP.

De acordo com a assessoria do MPE, serão apresentados diversos materiais, como processos licitatórios e documentos em geral que foram apreendidos. Durante as diligências realizadas no último dia 9, o MPE informa que foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão expedidos pelos juízes Fabrícia Ferreira Freitas e Fabrício Mazza. Além disso, 26 gestores públicos foram afastados do cargo, dentre eles o prefeito, Cirilo Pimenta, e o vice-prefeito, Tarso Borges.

O andamento das investigações, segundo o MPE, vem apontando o possível envolvimento de outras instituições públicas no esquema que está sob investigação.

Contextualizando

A convocação de uma coletiva por parte do Ministério Público indica uma resposta aos questionamentos feitos à atuação do Ministério Público neste caso específico de Quixeramobim. O prefeito afastado Cirilo Pimenta nega as irregularidades apontadas em licitações e refuta ainda o valor de R$ 6 milhões envolvidos nas operações. De acordo com Cirilo, a atual gestão não teria recebido sequer o repasse de recursos no período investigado pelo MPE.

Além disso, o caso tem suscitado questionamentos em pronunciamentos de parlamentares na Assembleia Legislativa, que enxergam excessos na atuação do Ministério Público. Na última quarta-feira (24), uma manifestação em Quixeramobim cobrou o retorno do gestor municipal ao cargo. A caminhada percorreu as principais ruas da cidade e se encerrou em frente ao Fórum de Justiça do Município.

Fonte: CNEWS

Quixadá vence em cinco modalidades nos jogos abertos da região do Sertão Central e Inhamuns

jogos_aberto_quixada
Os Jogos Abertos partem agora para o município de Ipu, onde acontecerão as disputas da Região Norte/ Ibiapaba.


O município consagrou-se campeão, em cinco modalidades: basquete masculino, handebol feminino, voleibol feminino e masculino e futebol de campo.
A Etapa Centro/Inhamuns dos Jogos Abertos do Interior, que aconteceu no último fim de semana, ficará marcada para sempre na história esportiva do município de Quixadá. A cidade, que sediou as disputas da etapa, fez valer o fator casa e conquistou o título em cinco, das oito modalidades disputadas nos Jogos: basquete masculino, handebol feminino, voleibol feminino e masculino e futebol de campo. Com o resultado, Quixadá garante vaga na Etapa Estadual, que acontecerá em Quixeramobim, em maio.
A competição reuniu cerca de 900 atletas de 17 municípios cearenses. A abertura aconteceu na sexta-feira (26), no Ginásio Governador Gonzaga Mota e contou com a presença dos secretários de Esporte dos municípios de Quixadá João Luis; Choró Júlio César; Acopiara Joel Ferreira; Senador Pompeu Alexandre Martins; Madalena Elder; Itatira Orion Soares; Crateús Ronaldo Soares e Independência Manoel Abelardo.
O secretário adjunto do Esporte, Eugênio Rabelo, também compareceu ao evento e ressaltou a importância da competição como ferramenta de troca de experiências entre os mais diversos municípios do estado. “A disputa dos Jogos Abertos é um momento de interação e confraternização entre os atletas que são as estrelas dessa competição”, disse.
Os Jogos Abertos partem agora para o município de Ipu, onde acontecerão as disputas da Região Norte/Ibiapaba. As competições serão realizadas entre os dias 3 e 5 de Maio.
Jogos Abertos do Interior
Os Jogos Abertos do Interior foram criados pela Secretaria do Esporte do Estado e tem por finalidade promover o intercâmbio esportivo entre os municípios participantes. A competição visa proporcionar boas relações entre atletas, ex-atletas e técnicos, e apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense nas modalidades: voleibol, basquete, handebol, futsal e futebol.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado

Grupo armado assalta carro-forte


Bandidos entraram na fila dos caixas do BB e esperaram a chegada do blindado com o malote. Houve troca de tiros
Cinco bandidos atacaram um carro-forte da empresa de transporte de valores Corpvs, na manhã de ontem, na cidade de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. O assalto aconteceu quando a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), estava sendo abastecida de dinheiro. Após rápida troca de tiros com os vigilantes na porta do banco, os assaltantes fugiram levando um dos seguranças como refém, além de um malote.
O assalto ocorreu no Centro da cidade de Maranguape, no momento em que os seguranças chegavam à agência da Caixa Econômica para abastecer com dinheiro os caixas eletrônicos. Um dos vigilantes virou refém dos ladrões fotos: José Leomar


De acordo com informações preliminares da Polícia, quatro assaltantes estavam na fila de autoatendimento, como se estivessem esperando a vez de utilizar o caixa eletrônico. No momento em que o carro-forte, de placas KJX-9418, licença de Pernambuco, chegou, os ladrões renderam os seguranças.

Um dos bandidos desceu do Gol de cor preta que estava com as placas NQV-9989, com uma pistola na mão e tentou fazer com que o motorista do carro-forte abrisse o veículo. A resposta dada pelo segurança foi um tiro de escopeta.

Vários outros disparos foram efetuados e os assaltantes deixaram o local em alta velocidade, levando um dos vigilantes como refém. Vários grampos foram jogados na rua pelos ladrões para furar os pneus dos carros da Polícia que saíssem em perseguição.
Na fuga, os ladrões usaram um veículo que estava com placas clonadas. Alguns quarteirões depois do banco, eles incendiaram o carro e fugiram em outro automóvel. A Polícia já descobriu que o carro havia sido roubado em Fortaleza

O veículo foi abandonado no cruzamento das ruas Cônego Heitor Vieira Cavalcante e José Pereira de Abreu, na periferia de Maranguape. Após descerem, os bandidos incendiaram o veículo e embarcaram em um Golf. O bando seguiu, pela CE-065, em direção à BR-020 e pôde ser seguido para Canindé.
Roubado

O titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), delegado Romério Moreira de Almeida, foi a Maranguape e comandou as primeiras investigações em torno do caso. Sobre o veículo incendiado, Almeida acredita que as placas sejam clonadas. "Já solicitei o exame no chassi do veículo, pois há indícios de que as placas são clonadas e o veículo provavelmente é roubado", frisou o delegado.

Almeida conversou com funcionários e o gerente da agência e está no aguardo do envio das imagens da ação criminosa. "Quero encaminhar as imagens dos bandidos à Imprensa, para que a população possa nos ajudar com informações sobre o paradeiro deles", ressaltou.
Delegado Romério Moreira de Almeida, titular da DRF, foi ao local do crime em busca de pistas para esclarecer o caso. Ele tomou o depoimento dos vigilantes

O valor contido no malote ainda não foi revelado. Romério Almeida aguarda um comunicado da empresa Corpvs. O delegado informou que existem suspeitas sobre a autoria do crime, no entanto precisa analisar a gravação do assalto para que as suspeitas sejam confirmadas. Durante todo o resto do dia, as equipes da DRF e policiais do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) fizeram diligências na tentativa de localizar os criminosos, mas até a noite passada ninguém havia sido preso.

Investigar

Agentes da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) auxiliam a DRF no levantamento de pistas e nas buscas aos bandidos.

Para os investigadores, o assalto foi planejado dias antes, já que os criminosos se infiltraram entre os clientes que estavam na fila dos caixas eletrônicos e aguardavam a hora da chegada do blindado com o dinheiro que iria abastecer os equipamentos eletrônicos.

Desde o ano passado, a Delegacia de Roubos e Furtos, em ações compartilhadas com a Coin, tem desarticulado diversas quadrilhas responsáveis por ataques bancários, seja através de assaltos com explosão de caixas eletrônicos, violação de caixas com maçarico ou mesmo assaltos a carros-fortes.

Uma das recentes ações ocorreu quando bandidos atacaram outro carro-forte da empresa Corpvs no Mercado São Sebastião, em Fortaleza.

Os bandidos surpreenderam os vigilantes no fim de tarde de uma sexta-feira quando estes recolhiam um malote contendo cerca de R$ 90 mil de uma agência lotérica instalada dentro do mercado. Houve, no entanto, troca de tiros entre os bandidos e policiais militares. Um dos assaltantes tombou morto numa rua próxima ao mercado.

Nos dias seguintes ao assalto, a DRF e a Coin identificaram e prenderam os demais integrantes da quadrilha.

FERNANDO BARBOSA
REPÓRTER
DN