terça-feira, 5 de maio de 2015

Colisão frontal entre motocicletas deixa três pessoas feridas em Quixeramobim



A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim registrou no começo da noite desta segunda-feira, 04, uma colisão frontal entre duas motocicletas. O acidente aconteceu por volta das 18h30min na Rua Antônio Conselheiro, no centro da cidade.

Segundo informações da polícia, o acidente envolveu uma motocicleta Honda Brós de placa OSI 8111 e uma Honda XLR de placa HWI 4941, todas duas com inscrição de Quixeramobim. No acidente, duas mulheres, uma de 32 e outra de 33 anos, sofreram escoriações generalizadas pelo corpo. As duas vinham na Brós.  Na outra motocicleta, o condutor identificado como sendo um agricultor de 33 anos, foi socorrido para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto, por uma composição do SAMU, com suspeita de Traumatismo Crânio Encefálico.                                                                     O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Morre aos 77 anos Marcílio Maciel, primo de Antônio Conselheiro

Foto: Arquivo Sistema Maior de Comunicação
Faleceu por volta de 23 horas desta segunda-feira, 04, no Hospital Regional Dr. Pontes Neto, Manoel Marcílio Maciel, aos 77 anos, um dos últimos parentes de Antônio Conselheiro em Quixeramobim.

Marcílio estava internado desde a noite do último sábado, 02, quando foi levado por vizinhos ao Hospital após sofrer uma queda. O seu velório acontece na Rua Padre Mororó, no Bairro Monteiro de Moraes. O sepultamento está marcado para as 17 horas, no cemitério local.

Trajetória
Marcílio Maciel era aposentado, foi pescador e agricultor, residia em uma pequena casa na Rua Benjamin Barroso, na Vila Holanda. A partir das rememorações pela Guerra de Canudos (1893/97), Marcílio passou, a partir de 1997, a ganhar reconhecimento na cidade, ampliando aos visitantes sua habilidade narrativa na dimensão de exímio contador, em fios de fascínio conhecidos por parte dos moradores.

Também em 1997, esse lugar de memórias ganha repercussão pelas imagens do Documentário “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos”, dirigido pelo baiano Antônio Olavo, com abertura do Boi de Reisado de Quixeramobim e voz-off do ator José Wilker. O filme traz também entrevista com Dona Zefa, mãe de Marcílio, já falecida, que em sua participação emocionante homenageia à sua maneira o parente Maciel de maior projeção.

Em 2000, Marcílio foi um dos nomes da Revista “Entrevista”, consolidada publicação do Curso de Comunicação Social da UFC, Coordenada pelo Professor e Jornalista Ronaldo Salgado. Além de Fortaleza, a edição à época foi lançada também em Quixeramobim. Em 2012, Marcílio Maciel recebeu da Câmara Municipal a Comenda Antônio Conselheiro, entregue durante solenidade especial na Casa Antônio Conselheiro.

Marcílio Maciel também já foi destaque em vídeos documentais do cineasta Alexandre Veras. Em 2012, durante a execução do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, Marcílio gravou uma série de depoimentos que depois seguiram para uma exposição do Conselheiro Vivo no ano de 2013.

Além das narrativas orais que o notabilizou, Seu Marcílio possuía cadernos que escrevia de próprio punho, sobre Conselheiro, a cidade e assuntos diversos. Marcílio costumava receber alunos e amigos para conversar sobre Conselheiro e Canudos. A mais recente visita aconteceu justamente no dia do aniversário de Antônio, em 13 de março.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Texto "Trajetória" - Colaboração jornalista Danilo Patrício

Terceiro maior açude do CE está com 1,29%


O Açude Arrojado Lisboa (Banabuiú) atingiu o seu limite
FOTO: ALEX PIMENTEL




Conforme o funcionário do órgão Federal, a decisão foi tomada, na última semana, pelo Comitê de Gestão das Sub-bacias do Vale do Jaguaribe, incluindo a do Banabuiú. Para ele, o terceiro maior açude do Ceará chegou ao seu limite. Está apenas com 1,29% da capacidade. Atualmente a carga hídrica disponível será suficiente apenas para abastecer a cidade de Banabuiú, explicou.
As águas do Açude Arrojado Lisboa (Banabuiú) deixaram de correr pelo Rio Banabuiú. A válvula de dispersão da represa administrada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foi praticamente fechada. A redução foi de 7,5m³/s para 107 l/s, deixando o afluente totalmente seco logo abaixo da jusante. Segundo o administrador do Arrojado Lisboa, Ariston Queiroz, a última vez que essa situação ocorreu foi há 15 anos.
A última vez em que o Arrojado Lisboa atingiu uma situação tão crítica foi no período de 1997 a 2001. Três anos depois, o reservatório voltou a acumular água, e, em 2004, sangrou. Todavia, a situação atual é bem diferente.
O Fogareiro, em Quixeramobim está com apenas 0,76% do volume, o equivalente a 900 mil/m³; o Serafim Dias, em Mombaça, tem praticamente a mesma quantidade, representando 2,5% do seu volume e o Patu, em Senador Pompeu, com situação um pouco melhor, cerca de 13% do seu volume, 9,2 milhões de metros cúbicos. Somente quando sangrarem, a represa federal, inaugurada em 1966, voltará a receber novamente considerável volume de água.
Na avaliação do servidor do Dnocs, que monitora o açude desde 1998, a decisão do Comitê foi tardia, consequência de uma decisão errada tomada pelo colegiado representado por cinco comitês do Vale do Jaguaribe, incluindo o da Sub-bacia do Banabuiú. Em 2014, resolveu deixar a válvula aberta por um período de 90 dias, o suficiente para soltar rio abaixo 28 milhões de m³ de água. Naquela época, a situação era menos crítica em relação à atual, mesmo assim a água correu com abundância. Se não ocorresse o desperdício, hoje estaria com 48 milhões de m³, ressaltou o servidor do Dnocs.
No início de fevereiro o prefeito de Banabuiú, Veridiano Sales, havia ingressado com ação na Justiça para interromper a vazão de 7,8 m/s. Até a última decisão do Comitê do Vale do Jaguaribe, o pedido ainda não tinha sido atendido. Ele alertava para o problema e, principalmente, para os prejuízos às comunidades de pescadores e ribeirinhos do açude, mais afetadas com a redução do volume no Açude. Agora, os barraqueiros estabelecidos na jusante, onde funciona o balneário da cidade, também estão sendo prejudicados. Somente três meses depois, os membros do Comitê reconheceram definitivamente a gravidade do problema.
Além de Banabuiú, os municípios de Morada Nova e Ibicuitinga estão sendo afetados. Conforme o gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na Bacia do Banabuiú, Luís Pimentel, com a redução do volume de água na válvula do Arrojado Lisboa, Morada Nova passará a receber água por meio de uma adutora de montagem rápida interligada ao Eixão das Águas. A adutora já está funcionado. A população de Ibicuitinga, passa a contar com poços profundos. Quatro deles já foram perfurados.
Caso a vazão dos poços não seja suficiente para abastecer a área urbana, onde estão concentrados cerca de 5.000 habitantes, mais quatro poços serão perfurados. Outro plano de emergência também já foi traçado. Em último caso, o Município poderá contar com uma adutora de montagem rápida, também interligada ao Eixão das Águas. Além da sede, o distrito de Juazeiro de Baixo passará a contar com abastecimento da adutora. As demais comunidades serão abastecidas por carros-pipa. Mas uma nova deliberação será tomada na reunião programada para esta terça-feira.
Situação preocupante
Este é o último mês da quadra chuvosa no Ceará e o volume dos reservatórios permanece preocupante. No Estado, a média é de apenas 20,3%, a menor dos últimos dez anos. E as chuvas permanecem abaixo da média. Em abril passado, choveu menos 34,7% da média do período. Dos 151 açudes monitorados pela Cogerh, dois estão sagrando. Três reservatórios permanecem com volume acima de 90%; e 113 abaixo de 30%.
Das 12 bacias hidrográficas, quatro estão em situação muito crítica; outras quatro, crítica; e, no restante, a posição é de alerta. “O volume dos açudes é preocupante, não houve recarga significativa nos médios e grandes reservatórios”, observou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. “Para este mês de maio, a média de chuva é menos de 50% em relação a abril e não há mais o que se esperar, a não ser que ocorra um evento excepcional”, completou.
De acordo com a Funceme, no trimestre de fevereiro a abril, as chuvas ficaram 23,1% abaixo do esperado para o período, que é de 516,6 mm. Foram registrados, em média, no Estado, apenas 398,2 mm. No ano passado, no período, foi observado um déficit um pouco mais elevado, 27,5%, e em 2013, o quadro foi mais grave: as precipitações ficaram 47,4% abaixo da média.
O Ceará vivencia, portanto, o quarto ano de estiagem, com chuvas abaixo da média, irregulares no tempo e na distribuição geográfica. A previsão da Funceme para os meses de maio, junho e julho é que as chuvas permaneçam dentro da normalidade. Mas, nesse período, o esperado são reduzidas precipitações. “O atual mês é o último da quadra chuvosa e, em junho e julho, as precipitações são reduzidas”, observa Fritz. Dessa forma, o cenário atual, que é muito crítico, tende a permanecer.
Os dados da Cogerh mostram que apenas a barragem dos Caldeirões, em Saboeiro, e o açude Gavião, em Pacatuba, estão sangrando. Outros três permanecem com volume acima de 90%: Tijuquinha, em Baturité; Gameleira, em Itapipoca; e a Barragem do Batalhão, em Crateús.
Os técnicos do governo acompanham diariamente a evolução no nível dos reservatórios. Em março passado, o volume médio acumulado, nas 12 bacias hidrográficas, era de 19,2%. Atualmente é de 20,3%. No início deste ano, os açudes acumulavam em média 20,95% e, em abril de 2014, era de 27,5%.
No início de abril passado, a bacia hidrográfica em situação mais crítica era a dos Sertões de Crateús que acumulava 4,51%. Agora está com 5,13%. No início deste ano, acumulava 0,6%. A bacia do Baixo Jaguaribe está com 1,68%. Perdeu 0,2% em relação ao mês anterior. A do Curu passou de 3,0% para 4,98%.
O quadro também permanece grave na Bacia do Banabuiú que apresentava há um mês um volume médio de 5,68% e caiu para 5,30%. O quadro mais confortável permanece na Bacia do Alto Jaguaribe que tem volume médio de 37,78%, mas, em abril passado, era de 38,20%. Apresentou perda de volume.
A Bacia do Salgado acumula 23,26% e a do Médio Jaguaribe, 20,33%. Ambas perderam volume em abril. A Bacia do Coreaú que estava com 24,81% saltou para 36,55%. A do Litoral também deu um salto importante de 15,17% para 41,67%. As Bacias Metropolitanas passaram de 27,29% para 31,51% e a da Ibiapaba passou de 23,22% para 24,60%. A do Acaraú aumentou de 13,86% para 14,45%.
Restrição
A Cogerh promove, nas cidades do Interior, reuniões de monitoramente e alocação de água. Ao fim da quadra chuvosa, será feita uma avaliação final e adotadas medidas de restrição do uso da água para irrigação. A prioridade será o consumo humano. O assistente técnico da Cogerh, Gianni Lima, reafirmou que a maioria dos reservatórios dispõe de água até o fim de 2016.
Os técnicos do governo ainda aguardam o desfecho da quadra chuvosa, que ocorre neste mês de maio, para anunciar decisões sobre a redução de liberação de água para áreas de produção agrícola irrigada. Na prática, já se sabe que a tendência é de perda de volume dos açudes a partir do período atual.
A situação é preocupante. No fim da quadra chuvosa passada, o volume acumulado nos açudes monitorados pela Cogerh era de 32,21%. Agora é de apenas 20,3%. A julgar pelo índice histórico para maio, certamente, não haverá recarga significativa nos próximos dias. A crise no abastecimento de água já afeta várias cidades com medidas de rodízio e o governo do Estado ampliou o programa de perfuração de poços profundos nos centros urbanos e vilas rurais.
Atualmente, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará atende a 22 municípios com a Operação Carro-Pipa, ainda utilizando o restante dos R$ 17 milhões aplicados em ações emergenciais. A distribuição de água por carros-pipa é feita em sua maioria pelo Exército.
Mais informações:
Funceme – Fone: (85) 3101-1117
Cogerh – Fone: (85) 3218-7024
Coordenadoria de Defesa Civil
Fone: (85) 3101-4619
Diário do Nordeste

Dois casos de dengue confirmados por hora no CE


1A cada hora, dois casos de dengue são confirmados no Ceará. Diariamente, são mais de 57 novas ocorrências. É o que aponta o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), de 30 de abril. No ranking brasileiro, o Ceará ocupa a 7ª colocação entre os estados com maior número de notificações da doença – 20.913, o que representa aumento de 280,7% em relação ao igual período do ano passado (5.493).
Em primeiro lugar, está São Paulo (401.564), seguido de Goiás (63.203), Minas Gerais (60.838), Paraná (40.203), Pernambuco (24.340) e Rio de Janeiro (22.484), informa o boletim epidemiológico divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. O levantamento, que traz dados até 18 de abril, revela que o País vive uma epidemia de dengue, com 745,9 mil casos notificados – quase cinco por minuto.
Neste ano, foram confirmados 229 óbitos nas primeiras 15 semanas do ano, um aumento de 44,9% em relação ao igual período do ano passado, quando foram registradas 158 mortes. No Ceará, cinco mortes foram confirmadas, sendo duas em Maracanaú, uma em Aquiraz, uma em Barbalha e uma em Varjota.
Em 2015, até 18 de abril, foram 404 casos graves, o que representa aumento de 49,6% em relação ao igual período de 2014, quando ocorreram 270. No Ceará, foram notificados 208 tipos graves da doença, dos quais 165 se confirmaram. Destes, 146 (88,4%) por dengue com sinais de alarme e 19 (11,5%) por dengue grave. Março obteve o maior número de casos graves e óbitos. Foram 66 confirmações (40%) dos 165 registros e quatro mortes (80%) das cinco investigadas.
Já a Capital foi responsável por 53,4% dos casos de dengue com sinais de alarme do Estado, enquanto o Interior obteve 63%. A doença está presente em 113 dos 184 municípios cearenses.
Monitoramento
Márcio Garcia, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, destaca que o órgão vem em um constante trabalho de vigilância e monitoramento dos casos e que os meses de março a maio são, tradicionalmente, os com maior número de confirmação da doença. “É um momento de atenção tanto para a população, que deve eliminar os focos em seus domicílios, quanto para os profissionais de saúde”. Ele acrescenta que o Ceará tem mais casos do que 2014. Porém, menos do que os anos epidêmicos.
Diário do Nordeste

Após ser atropelada, mulher dá à luz uma menina acidente

acidente
Renata Francelino de Lima que foi atropelada por um veículo desgovernado, na última segunda (dia 27), no Km 22, na CE-065, em Maranguape, deu à luz no sábado (dia 2) a uma menina. Conforme uma prima da mulher, a criança nasceu saudável, pesando 2,6 kg e as duas já estão em casa. No acidente, Renata sofreu ferimentos e perdeu sua filha, Milena Lima da Costa, de quatro anos de idade.

Além de Renata e da menina que veio a óbito, uma outra mulher identificada como Maria das Dores e mais duas crianças, sendo uma de seis e outra de sete anos, foram vítimas do atropelamento. O acidente foi registrado por câmeras de segurança.

DN Online

Fortes chuvas na região do Carir



O quadro de chuvas no período das 7 horas deste domingo até as 7 horas de ontem, divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que muitas precipitações ocorreram na região Sul do Estado, principalmente no Cariri. Porteiras registrou o maior índice, 110 milímetros, seguida de Caririaçu, com 91 mm. Ao todo, choveu em 63 municípios (dados atualizados às 12h45).
A previsão para hoje aponta que “no centro-norte do Estado, céu com nebulosidade variável e chuvas isoladas. No decorrer do dia, céu com poucas nuvens em todas as regiões do Ceará”.
Para esta quarta-feira, “a Funceme prevê “céu com nebulosidade variável e com possibilidade de eventos de chuvas isoladas e rápidas no norte do Estado. Nas outras regiões cearenses, o céu ficará entre parcialmente nublado e claro”.
Diário do Nordeste

Danielle Favatto aproveita feriado para curtir dia de piscina

1Danielle Favatto usou a sua conta no Instagram, nesta sexta-feira, 1, para mostrar uma foto onde ela aparece curtindo o feriadão do Dia do Trabalho na piscina. A filha de Romário foi muito elogiada pelos seus seguidores: “Muito linda”, escreveu uma fã. “Assim você brinca com o meu coração”, disse outro.
A filha do do ex-jogador Romário, que adora se bronzear, é dona de uma coleção de shortinhos. “Gosto de cortar as minhas calças jeans e customizá-las”, contou Dadá ao EGO.
Ego

"Luta do século" gerou engarrafamento de jatos particulares em aeroporto de Las Vegas


Duelo entre Mayweather e Manny Pacquiao proporcionou cena curiosa em Las Vegas

Uma imagem chamou a atenção e dá a exata noção da grandiosidade da luta entre Floyd
Mayweather e Manny Pacquiao na noite dee sábado, 02. No aeroporto internacional de Las Vegas, há o que podemos chamar de um congestionamento de jatos particulares. Eles estavam estacionados em uma área do aeroporto. A foto foi tirada de um helicóptero pelo repórter da CBS Levan Reid e postada no Twitter, onde rapidamente fez bastante sucesso.

Congestionamento de jatos particulares no aeroporto de Las Vegas (Foto: Reprodução Twitter/@LevanReid)
Dois dos melhores pugilistas da atualidade, Floyd Mayweather e Manny Pacquiao finalmente se enfrentaram em um duelo de cifras milionárias. Enquanto “Money" receberá uma bolsa de US$ 200 milhões (R$ 600 milhões), Pacquiao deve levar cerca de US$ 120 milhões (R$ 360 milhões). Os 150 mil quartos existentes nos hotéis de Las Vegas tiveram suas diárias reajustadas em até 500% para este fim de semana da luta.

Fonte: Globoesporte.com

Jovem morre após ser atacado por jumento na Bahia


1Um homem morreu após ser atacado por um jumento, na cidade de Amargosa, na região Centro-Sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, Alírio Juvêncio da Silva Filho, de 24 anos, foi encontrado morto em uma fazenda, na região rural conhecida como Água Sumida, a cerca de 10 Km do centro da cidade.
O caso, segundo a polícia, aconteceu na última sexta-feira. Alírio trabalhava em um descarregamento de carga de cacau e usava o jumento para fazer o transporte. O animal, por algum motivo, avançou contra ele e o feriu com mordidas na cabeça e no pescoço. O rapaz também foi pisoteado pelo animal e foi achado com marcas espalhadas pelo corpo. Moradores que encontraram o corpo de Alírio chamaram a polícia e, quando os agentes chegaram, o jumento ainda estava próximo ao local onde o corpo da vítima foi achado.
Uma ambulância do Samu chegou a ser chamada ao local, mas Alírio já estava morto. O corpo dele foi levado ao Instituto Médico Legal de Amargosa e sepultado, no sábado, no cemitério da cidade.
Extra

Kim Kardashian divulga fotos em que aparece só de calcinha e sutiã


1Kim Kardashian aparece só de calcinha e sutiã em fotos divulgadas na noite deste domingo, 3, em seu perfil no Twitter. “Não pensem que eu não coloquei muitas sensuais fotos em meu novo livro”, disse a socialite na rede social.
Kim Kardashian está lançando o livro fotográfico “Selfish” com 352 páginas de selfies e antes do lançamento, ela disponibilizou 500 cópias autografadas para serem vendidas. Segundo o site “Daily Mail”, a edição limitada do livro se esgotou em menos de um minuto.
Na ocasião, Kim usou a sua conta no Twitter para agradecer aos fãs: “Obrigada a todos que compraram uma cópia do ‘Selfish’. Louco que esgotou em menos de um minuto!”, escreveu ela.
Segundo o “Daily Mail”, o livro – que custa US$ 60 – contém 352 páginas de selfies da socialite ao longo dos anos: começando por uma imagem dela aos 4 anos até sua noite de núpcias com Kanye West. De acordo com o “New York Daily News”, o “Selfish” tem 115 selfies de decotes , 23 fotos de bumbum, dez fotos de nudez e apenas uma de sua barriga de grávida em 2013.
Ego

Merenda escolar: Governo do CE atrasa pagamento a agricultores



Dezenas de agricultores familiares do Interior do Ceará estão batendo à porta do Governo do Estado para cobrar o pagamento dos produtos fornecidos para a merenda escolar. Muitos agricultores enfrentam atrasos desde o mês de junho do ano passado, trabalham com dificuldades, mas, mesmo assim, continuam fornecendo os produtos na esperança de receber os valores dos meses anteriores.

O dinheiro destinado aos agricultores familiares é transferido pelo Governo Federal ao Governo do Estado por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Os recursos são administrados pela Secretaria de Educação do Estado. A Secretaria de Educação do estado alega que o dinheiro ainda não foi liberado pelo Governo Federal.
Postado por Lindomar Rodrigues

Lotação: Mulher passa mal dentro de agência bancaria de Quixeramobim



A superlotação das agências bancárias de Quixeramobim é de revoltar a todos que necessitam dos serviços de banco. Há vários dias internautas denunciam as superlotações das agências ocasionadas por falta de funcionários suficientes para atender a demanda dos clientes.

Nesta segunda-feira, 04, vários internautas flagraram a superlotação da Agência do Bradesco, no centro de Quixeramobim. Durante a manhã uma senhora passou mal, vindo a ser socorrida por clientes que se encontravam no local. O Samu chegou a ser acionado para prestar socorro. Um vídeo, juntamente com fotos, foram postadas nas redes sociais junto com o desabafo de vários clientes. O leitor do site, Milton Cesar, enviou fotos do ocorrido. Em sua página no facebook o mesmo relatou: “Uma senhora passou mal depois de esperar o atendimento por mais de uma hora. Não sei de quem é a culpa, só sei que tá passando dos limites”.

Recentemente uma Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Quixeramobim reuniu vários representantes dos bancos no município para discutir os assuntos. Pelo visto, até o momento nenhuma providencia foi tomada para melhorar o atendimentoO site O SERTÃO É NOTÍCIA