quarta-feira, 11 de abril de 2018

Transporte escolar de Ipu põe em risco vida de estudante em trecho alagado




Um motorista do transporte escolar de Ipu pôs, na tarde desta terça-feira (10), em risco a vida dos estudantes que estavam no ônibus ao trafegar pela passagem molhada na localidade de Marruás dos Rosas, interior do município.

A população, agora, espera um explicação da gestão do prefeito Sérgio Rufino (PCdoB)

Confira:


  Por: Ceara News 7

O mês de abril continua registrando boas chuvas no Ceará


Abril continua atendendo às expectativas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e registrou mais uma vez boas chuvas no Estado. Três municípios tiveram chuva acima dos 100 milímetros. Em Barroquinha, no Litoral Norte, caiu 122.2 mm de água nas última 24 horas. Santa Quitéria, no Sertão Central e Inhamuns, região que precisa de muita chuva, choveu 112.5 mm. 

Das 7h de ontem, 10, até o mesmo horário de hoje, 11, dados parciais da Funceme apontam chuva em 83 municípios. Granja teve a terceira maior chuva do período com 105 mm. O município segue com fortes precipitações desde quando foi palco da maior chuva do ano no Ceará, do último dia 8 para o dia 9, marcando 173 mm.

Segundo a Funceme, a região da Ibiapaba foi a que mais choveu. Em Ibiapina choveu 98 mm, Ipueiras teve 90.2 mm e Viçosa do Ceará fechou com 89.2 mm. A previsão do tempo para hoje é de nebulosidade variável com chuva no centro-norte do estado. Nas demais regiões, possibilidade de chuva. 

Confira os 10 postos pluviométricos com mais chuva:
Barroquinha (Posto: Barroquinha) : 122.2 mm
Santa Quitéria (Posto: Santa Quiteria) : 112.5 mm
Granja (Posto: Adrianopolis) : 105.0 mm
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 105.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 98.0 mm
Granja (Posto: Timonha) : 91.0 mm
Ipueiras (Posto: Ipueiras) : 90.2 mm
Uruburetama (Posto: Uruburetama) : 90.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Vicosa Do Ceara) : 89.2 mm
Uruoca (Posto: Paracua) : 85.4 mm
Fonte: O Povo

Banabuiú: Sobe para 5,3m3/s o volume de água transferido para o sistema metropolitano


O acionamento de uma segunda bomba, no início da noite de ontem, na Estação de Bombeamento de Banabuiú, aumentou a vazão transferida para o Sistema Metropolitano (Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião) de 2,75 para 5,3 metros cúbicos de água por segundo. Trata-se de água da chuva, caída na área de contribuição do Rio Banabuiú a jusante da barragem. No início da tarde, apenas uma bomba havia sido acionada, com vazão de 2,75 metros cúbicos por segundo.

“Essa era uma água que iria para o mar. Mas, desde o ano passado, recuperamos a Estação de Bombeamento (EB-Banabuiú) e estávamos prontos para fazer essa adução assim que a água chegasse”, explica João Lúcio Farias, presidente da Cogerh. Foram as chuvas registradas em bons volumes no início deste mês que proporcionaram o escoamento e o início do bombeamento. “Enquanto tivermos bons volumes de chuva, manteremos o bombeamento”, pontua Farias.

“Trata-se de um reforço importante para melhoria da segurança hídrica da área metropolitana de Fortaleza. Ainda mais se levamos em conta o fato de essa ser captada na área não controlada do rio, ou seja, uma água que se perderia no caminho mar”, destaca João Lúcio. Os serviços de recuperação da EB Banabuiú – que pertence ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) – custaram R$ 650 mil. Os recursos foram conquistados pelo Governador Camilo Santana junto ao Ministério da Integração.

Obras 
Os serviços realizados ainda no passado tinham por objetivo restabelecer a capacidade operacional da Estação de Bombeamento EB-Banabuiú e, desta forma, possibilitar a transferência das reservas hídricas da bacia hidrográfica do Rio Banabuiú, na área compreendida entre o açude Banabuiú e o ponto de captação da EB-Banabuiú, em Morada Nova. Desta forma, está sendo possível contar com mais uma reserva hídrica estratégica para um ano de poucas perspectivas de aportes hídricos satisfatórios.

Para atingir a esta meta, a Estação de Bombeamento EB-Banabuiú foi recuperada e está apta a recalcar (bombear) pelo menos 6,45 metros cúbicos por segundo de água. Para isso foi restabelecido o funcionamento de três conjuntos eletrobombas, através da troca de partes mecânicas, tais como os anéis de vedação, desgastes e de segurança, além das substituições dos conjuntos de rolamentos. No tocante a parte elétrica serão substituídos o painéis de proteção SE-69kV e 13,8 kV, bem como a adequação do segundo ramal de alimentação de 13,8 kV. (Da Ascom)

Camilo Santana visita Lula e médico pede que governador visite as pessoas nos corredores dos hospitais do Ceará

O Governador do Ceará, Camilo Santana (PT), encabeçou a visita de alguns governadores ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde o político está preso por corrupção e lavagem de dinheiro.
“Acabei de chegar, estou aqui na residência do senador Requião, nós estamos aqui presente dez governadores do nordeste e do norte onde daqui a pouco vamos fazer uma visita na Polícia Federal em Curitiba (…) esse é o momento de solidariedade ao ex-presidente Lula aqui no Paraná” disse Camilo durante uma transmissão em uma rede social.
Na manhã desta terça-feira (10) o médico Dr. Forsyth Vasconcelos gravou um vídeo pedindo que o governador possa, também, visitar os hospitais do Ceará. “Camilo venha visitar os hospitais do Ceará (…) o Hospital de Messejana, HGF, Albert Sabin estão com os corredores lotados, as pessoas lá estão sofrendo e morrendo e você vai visitar Lula, presidiário rico e cheio de regalias. Venha visitar os pacientes que estão nos corredores e nas filas dos hospitais no Ceará” disse o médico.
Saúde na UTI
Não são atuais as denúncias sobre o caos na saúde pública no estado, em 2015 o próprio Camilo Santana disse “a saúde não têm solução a curto prazo” quando foi indagado sobre a situação de superlotação nos hospitais do Ceará e falta de remédios nos postos de saúde de Fortaleza.
Há muito tempo o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará vem denunciando o sucateamento e a superlotação dos hospitais. Em novembro do ano passado, o sindicato solicitou uma audiência pública junto ao MPCE, MPF e DPU para apurar o colapso na saúde pública do Ceará. Na época, e após varias denúncias, os dirigentes solicitaram essa audiência numa tentativa de buscar soluções a curto, médio e longo prazo para garantir a saúde da população carente. Contudo, até os dias atuais quase nada surtiu efeito e a população continua sofrendo, e morrendo, nas filas e corredores dos hospitais cearense.
Assista o depoimento do médico Dr. Forsyth Vasconcelos.

Tentativa de fuga deixa 21 mortos em presídio de Belém, informa governo

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará confirmou, na tarde desta terça-feira (10), que houve uma "tentativa de fuga em massa" de presos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), no Complexo Prisional de Santa Izabel, região metropolitana de Belém. A tentativa de fuga resultou na morte de 21 pessoas.

Segundo informações oficiais, um grupo externo fortemente armado invadiu o complexo e usou explosivos em um dos muros do pavilhão C, para facilitar a fuga. Do lado de dentro, parte dos detentos também estaria portando armas. Houve intensa troca de tiros entre o grupo armado, os presos e o Batalhão Penitenciário.

Até agora, foi confirmada a morte do agente penitenciário Guardiano Santana, de 57 anos. Os outros 20 mortos, entre detentos e integrantes do grupo que tentou fazer o resgate dos presos, não tiveram a identidade divulgada. Três agentes de segurança também ficaram feridos e foram hospitalizados, mas o estado de saúde deles é considerado estável, segundo a Segup. Um quarto agente, também ferido, já foi liberado após atendimento médico.

A Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar deslocou efetivo tático para reforçar a segurança do complexo. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) ainda não confirma se houve fuga de presos na ação. A recontagem de detentos e uma revista nas dependências estão sendo realizadas na unidade. Autoridades também realizam buscas aos que atuaram na tentativa de resgate.

A Segup informa ainda que já começaram investigações para apurar que grupos agiram neste episódio e como ocorreu a entrada de armas na unidade, além das circunstâncias em que ocorreram as trocas de tiros durante a tentativa de resgate de presos. A Secretaria confirmou ainda a apreensão de armas que estavam com o bando que tentou invadir o complexo, incluindo dois fuzis, três pistolas e dois revólveres.

A unidade onde ocorreu a tentativa de fuga nesta terça, o CRPP III, está superlotada. Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), estão presos no local um total de 605 detentos, mas a capacidade do setor é de 432 internos. O complexo penitenciário de Santa Izabel possui, ao todo, nove unidades e abriga cerca de 6 mil presos.  A situação nas outras unidades está normalizada, garantiu o governo estadual.

Mais mortes
O episódio desta terça no complexo prisional de Santa Izabel ocorre um dia depois do assassinato de 11 pessoas em diferentes bairros da Grande Belém. Os crimes podem estar relacionados com o assassinato de dois policiais militares ocorridos na noite de domingo (8) e ontem (9) pela manhã.

Desde o início do ano, 16 policiais foram assassinados na região metropolitana da capital. Por causa da violência, o comando do Sistema de Segurança Pública do Pará montou uma sala de situação no Centro Integrado de Operações (Ciop), em Belém, para investigar as mortes. (Da Agência Brasil)

Reajuste do Bolsa Família pode ser anunciado em abril ou maio, diz novo ministro

Resultado de imagem para Reajuste do Bolsa Família pode ser anunciado em abril ou maio, diz novo ministro
O novo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, disse que o reajuste do programa Bolsa Família ainda não foi definido, mas que pode ser anunciado em maio ou ainda este mês: “as propostas estão colocadas, há uma discussão ainda dentro do governo para definição dos percentuais, da forma de fazer esse reajuste e acredito que ainda em abril ou maio teremos essa definição e o anúncio do reajuste do Bolsa”.

Beltrame tomou posse ontem (10) como chefe da pasta, no lugar de Osmar Terra. O antigo ministro chegou a dizer que o reajuste seria anunciado em março, o que acabou não ocorrendo. Beltrame acrescentou que o governo pensa em um reajuste maior que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“Estamos trabalhando com percentuais acima do IPCA, que é 2,95%, não temos ainda uma definição. Construímos vários cenários para apresentar ao presidente temer e à equipe econômica e em breve acredito que tenhamos uma definição”. Em junho de 2016, o governo – com Temer ainda como interino na presidência – reajustou o programa em 12,5%. (Do Repórter Ceará com Agência Brasil)