quarta-feira, 28 de março de 2018

Nove açudes cearenses chegam a 100% de capacidade, divulga Cogerh




Com as chuvas acumuladas dos últimos dez dias, sobe para nove o número de açudes no estado que estão com 100% da capacidade. O açude Maranguapinho, localizado no município de Maranguape sangrou no início desta semana, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são: Maranguapinho, em Maranguape, Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, na cidade de Granja; Tucunduba, em Senador Sá; Cocó, na capital; Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; e Colina, na cidade de Quiterianópolis. Onze açude do Ceará estão com capacidade acima de 90%.

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,81% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 6,27% do volume máximo.

(Do Repórter Ceará – G1-CE)

Cadastro biométrico pode ser feito até 9 de maio no Ceará


Os eleitores do Ceará que perderam o prazo para o cadastramento biométrico podem regularizar a situação até 9 de maio. Essa é a data limite estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para obter o título pela primeira vez, transferir o documento ou fazer alterações cadastrais, como realizar a biometria, para votar nas eleições de outubro de 2018.

Quem vai votar em 2018 em uma das 129 cidades do Ceará onde será obrigatória a biometria e não fez o recadastramento teve o título cancelado. Neste caso, deve procurar o cartório eleitoral ou posto de atendimento do TRE no município levando os documentos necessários para regularizar-se. Se preferir, pode agendar o atendimento.

Até o próximo dia 9 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) espera ultrapassar o cadastramento biométrico de 75% do eleitorado cearense. Hoje, 4.662.434 já estão regularizados, o que equivale a 74,22%. O eleitorado soma atualmente 6.282.136 pessoas no Ceará.

Cidades com biometria obrigatória

O eleitor pode consultar se o cadastro biométrico é obrigatório em sua cidade no endereço http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/biometria-no-ceara/biometria-no-ceara. Outra alternativa é entrar em contato com o Disque Eleitor no número 148, que funciona de segunda a sexta-feira, de 7 h às 19 h, e fornece qualquer informação relacionada ao cadastro eleitoral.

Se a pessoa não residir no município em que vota deve procurar o cartório eleitoral do seu novo local de residência e, transferindo seu título de eleitor, regularizar-se e cadastrar sua biometria, de acordo com Lorena Belo, Coordenadoria de Administração do Cadastro Eleitoral do TRE.

(Do Repórter Ceará – G1-CE)