quinta-feira, 1 de março de 2012

Rede Globo transmitirá as Copas do Mundo de 2018 e 2022

Emissora prorroga contrato com a Fifa e garante com exclusividade o direito de exibir as edições que serão realizadas na Rússia e no Qatar.
Em comunicado oficial divulgado no site da Fifa nesta terça-feira (28), a entidade confirmou que a Rede Globo garantiu com exclusividade os direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e de 2022, no Qatar. O contrato dá à Globo o direito de exibir o evento em território brasileiro com distribuição para todas as plataformas: TV aberta, TV fechada, internet e telefones celulares. A emissora já possui os direitos para a transmissão do Mundial de 2014, que será realizado no Brasil.
Segundo o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, “a força e o poder de distribuição da Globo garantem que a competição será acompanhada pelo maior número possível de pessoas no território brasileiro”. Ele acrescentou que este foi um fator determinante para prolongar o acordo com a Globo.
O presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, também manifestou seu entusiasmo.
"Por mais de 40 anos, a Globo e a Fifa desenvolveram uma parceria muito frutífera, que trouxe ótimos resultados para ambas as partes. Durante todos estes anos, a Fifa conseguiu fazer do futebol o esporte mais popular, com um grande público em todo o mundo, e a Globo se sente orgulhosa de ser parte desta história. O mais importante para a Globo é permitir que os espectadores sintam-se participando da competição, como se eles próprios estivessem dentro do campo de jogo. Por esta razão, nós estamos orgulhosos de prolongar esta parceria", disse o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho.
(Globo Esporte)

Comissão Interdisciplinar de Professores da UFC visitam o Sertão Central

Visita em Quixadá acontecerá na manhã dessa quarta-feira na Cooperativa de Crédito do Sertão Central.

Uma comissão composta de quatro professores da Universidade Federal do Ceará – UFC fará uma visita de três dias ao Sertão Central cearense, com o propósito de conhecer melhor os arranjos produtivos e vocações econômicas desse território. A missão faz parte do Projeto de Monitoramento e Avaliação de Territórios Rurais Cearenses, constituído a partir da parceria celebrada entre Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e UFC, e em execução desde agosto de 2010. Esse o projeto tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento do Território a partir da gestão de informações, do monitoramento e avalição dos diversos processos estabelecidos e vivênciados nesse espaço.
Objetivando aproximar o conhecimento científico da academia com a realidade e necessidades do Território da Cidadania – Sertão Central, incorpora a essa comitiva os professores Germano Augusto e Pedro Zione, ambos do Departamento de Zootecnia, a profa. Juliane Döering Gasparin Carvalho do Departamento de Tecnologia de Alimentos e o prof. José Newton, da Economia Agrícola.
A visita inicia-se nessa quarta-feira, 29, em Quixadá, conhecendo a caprinocultura leiteira, atividade que vem evoluindo não apenas nesse município, mas também em Banabuiú, Choró e Piquet Carneiro. Para conhecer melhor as potencialidades, dificuldades e, construir propostas de superação acontecerá uma reunião com a equipe de professores e técnicos do Território na Cooperativa de Crédito do Sertão Central – COCRESCE (Por trás da feira de frutas).
Outro tema relevante que será discutido na parte da tarde será o aproveitamento do rejeito da semente de mamona para desenvolvimento de ração animal. O que sobra, após a extração do óleo, pode ser transformado em torta de mamona alimento animal rico em proteínas. O espaço de discussão será as instalações da Indústria de Óleos Vegetais – OLVEQ, em Quixadá.
Na quinta-feira, 01/03, a equipe de professores e técnicos visitará o município de Milhã, segundo maior produtor de leite bovino do Território, e se encontrará com presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, secretário e técnicos da Secretaria de Agricultura do Município. A proposta é conhecer o potencial produtivo, o beneficiamento do leite junto às queijeiras e discutir as dificuldades enfrentadas pelos produtores/as.
Em Senador Pompeu acontecerá uma reunião para discutir a cadeia produtiva do mel. A apicultura é uma atividade que vem ganhando proporções no Sertão Central e é necessária atenção especial para essa atividade. Nesse município acontecerá uma reunião na Sede da Cooperativa COSENA, contando com a presença do presidente Valdizar, Roberto (presidente da associação de apicultores) e Tony Júnior, consultor do Instituto de Revitalização para o Trabalho – IRT conduziu o processo de elaboração do diagnóstico e do plano de trabalho para apicultura no Sertão Central.
Por fim, na sexta-feira, dia 02, acontecerá uma visita ao Assentamento Carqueja, no município de Quixeramobim. Será conhecido o projeto da Unidade de Beneficiamento de leite bovino que em breve estará em funcionamento e ampliará a geração de trabalho e renda na comunidade. Técnicos do SETAH e do Projeto Dom Helder Câmara que prestam assessoria ao assentamento acompanharão essa visita.
Diante de tantas possibilidades que convergem para o desenvolvimento do Território, procura-se com essa missão técnica perceber as potencialidades, identificar as dificuldade e construir coletivamente os caminhos de superação.
O Território da Cidadania Sertão Central - CE abrange uma área de 16.158 Km² e é composto por 13 municípios: Milhã, Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. A população total do território é de 364.631 habitantes, dos quais 170.582 vivem na área rural, o que corresponde a 46,78% do total. Possui 28.808 agricultores familiares, 2.096 famílias assentadas e 1 comunidade quilombola. Seu IDH médio é 0,63
Mais Informações
Francisco Rosângelo Marcelino da Silva
Silvano Martins de Freitas

Célula de Acompanhamento e Informação do Território Sertão Central - CAI – Sertão Central - (88) 9910-8519 / 9633-5413
E
mail: celulasertaocentral@hotmail.com


Infantil: Educação de Ocara entrega novo fardamento escolar

Serão distribuídos cerca de 850 kits para cada aluno dividido nas 45 turmas de Educação Infantil.

A educaçã o infantil vem passando por um longo e permanente processo de transformação em Ocara. Durante a manhã desta quarta-feira (29), o prefeito Leonildo Peixoto Farias e secretário municipal de Educação, Regivaldo Freires, entregaram o novo fardamento escolar aos estudantes  das escolas da rede municipal de ensino. A entrega teve início pelas escolas municipais de Ensino Fundamental Sebastião Freire Braga na localidade de Sereno, e na escola João Paulo Sobrinho, na localidade de Açude São José.
Através dessa ação da administração estão sendo beneficiados os alunos da educação infantil, com faixa etária de 4-5 anos de idade.
Conforme explica a agente pedagógica Maria Silvana Lopes, serão distribuídos cerca de 850 kits para cada aluno dividido nas 45 turmas de Educação Infantil, constando de uniforme completo (bermuda e camiseta), totalmente identificado com os slogans e selos da Prefeitura Municipal de Ocara, contribuindo assim, para a identificação e para a segurança dos alunos.
Silvana ressaltou ainda, a dedicação e compromisso  da primeira-dama Dra. Mônica Santos Farias na aquisição e elaboração destes fardamentos, bem como o apoio do prefeito Dr. Leonildo.
Também participaram da solenidade de entrega, a coordenadora de Planejamento, Ensino e Aprendizagem, Micheline Martins Dantas, e as agentes pedagógicas Magna Maria Freire, Maria Elenir da Silva,Rosa Lúcia do Rêgo Falcão Pereira e Izabel Martins Frota, e Ana Claudia Fernandes, do  Departamento de Estatística Educacional e Frequência Escolar, entre outros.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Educação
(85)3322-1011

Bolsas dos Agentes Rurais estão atrasadas em todo estado

Bolsistas ameaçam paralisar atividades e fazer manifestação caso o problema persista.
Cerca de 740 agentes rurais em todo Estado do Ceará estão com suas bolsas atrasadas, a reclamação partiu por parte dos próprios agentes, as bolsas de janeiro e fevereiro não foram repassadas e segundo os agentes a Ematerce órgão responsável, até o momento não deu nenhuma explicação ou previsão para o pagamento.
Cada agente rural recebe do Governo do Estado o equivalente a R$ 1.140 (hum mil cento e quarenta reais), a reclamação é que os agentes com esse valor são obrigados a dar assistência técnica em seus veículos colocando até o combustível, pelo acordo feito para adesão do contrato os mesmos tem que possuir veículo e não podem usar os veículos do órgão.
De acordo com os agentes rurais a Ematerce tem várias motocicletas paradas que não são usadas para dar assistência técnica no campo, tudo porque os agentes são proibidos de usá-las. “com nossas bolsas atrasadas como vamos dar assistência no campo, preciso colocar combustível na minha moto e ainda fazer revisão constante, sem o valor da bolsa fico impossibilitado” reclama um agente que não quis ser identificado. Têm agentes que prestam assistência fora de seu município de domicilio o que dificulta ainda mais a situação.
No ano de 2011 foi disponibilizado pelo Fundo Estadual de Combate a Pobreza o equivalente a R$ 12 milhões de reais para operacionalizar o programa e atender 183 municípios, cerca de 740 agentes rurais fazem a assistência de pelo menos 69.900 agricultores e produtores rurais.
Ainda segundo os agentes a Ematerce não dá condições adequadas de trabalho e preocupa-se apenas com os números da assistência prestada sem se preocupar com as condições de trabalho dos agentes, nossa reportagem teve acesso a e-mail do diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo Magalhães, no e-mail direcionado aos escritórios regionais, ele reconhece o atraso das bolsas e concedeu folga no período carnavalesco e para os que cumpriram os lançamentos de relatórios estão dispensados até o dia 02 de março, sendo reposto logo após dependendo da necessidade.
Criado em 2003 pelo Governo do Estado do Ceará o Programa Agente Rural (PAR) tem o objetivo de analisar e contribuir com meios tecnológicos para uma geração de emprego e renda no campo além de assistir os agricultores para melhoria das condições de vida de produtores assistidos pelo programa.
O Programa é operacionalizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário através da Ematerce em parceria com prefeituras e órgãos e entidades parceiras, criado para fortalecer o sistema de extensão rural o programa é financiado com recursos oriundos do FECOP – Fundo Estadual de Combate a Pobreza através da FUNCAP - Fundação Cearence de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.
Nossa reportagem procurou a Ematerce enviando e-mail ao diretor técnico da entidade, o e-mail foi também enviado ao responsável pelo pacto federativo na secretaria de desenvolvimento agrário, mais até o fechamento desta matéria não recebemos nenhuma resposta. Os agentes preparam manifestação caso o problema não seja resolvido até amanhã (02).

Brasileiros querem Forças Armadas no combate ao crime

91,7% das 3.796 pessoas consideram que Exército, Marinha e Aeronáutica devem colaborar com as polícias.

A maioria dos brasileiros ouvidos por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) considera que as Forças Armadas devem ser empregadas no combate ao crime. É o que aponta a terceira edição da pesquisa do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips), dedicada à defesa nacional, divulgada hoje (29), com o objetivo de avaliar a relação dos militares com a sociedade.
A pesquisa mostrou que 91,7% das 3.796 pessoas consultadas em todas as unidades da Federação consideram que Exército, Marinha e Aeronáutica devem colaborar com as polícias Militar e Civil, atuando também na segurança pública. Os entrevistados só se dividem quanto à frequência com que isso deve ocorrer. Quase metade (47%) diz que o emprego dos militares deve ser constante, enquanto os demais defendem que isso ocorra apenas em algumas situações específicas.
A ideia de que as Forças Armadas atuem cotidianamente contra os criminosos comuns é mais bem aceita entre as pessoas mais velhas, as de menor faixa de renda familiar e as com menor grau de escolaridade. Os resultados, no entanto, não divergem muito dos obtidos entre aqueles que defendem o uso de militares apenas em situações específicas.
A maioria dos entrevistados também respondeu considerar que os militares respeitam a democracia. Para 20,8% dos consultados, contudo, os integrantes das Forças Armadas têm pouco ou nenhum respeito pela democracia. Os demais se dividiram entre os que acreditam que o respeito é total (42,6%) ou razoável (35,3%). O percentual de entrevistados que percebem um respeito apenas razoável à democracia é maior entre os mais escolarizados.
Para 57,6%, é difícil apresentar uma reclamação ou denúncia contra um membro das Forças Armadas. Já para 12,8%, a dificuldade seria razoável. Para 23% seria fácil, enquanto 6,5% não souberam ou não responderam à questão. A percepção varia de região para região do país. No Sul, a soma entre os que consideraram a dificuldade como razoável e os que consideraram que não existe tal dificuldade, foi 46,7%. Já no Centro-Oeste, quase 70% consideraram difícil encaminhar uma reclamação ou denúncia contra militares.
Para a maior parte dos entrevistados, o serviço militar deve continuar sendo obrigatório. Mesmo entre esses, no entanto, mais de um terço (38,3%) defendem que o jovem deveria poder escolher entre a opção militar ou um serviço civil, como a prestação de serviços comunitários e de apoio a populações carentes.
Apenas 8,1% consideraram que as mulheres não deveriam ingressar nas Forças Armadas. Os outros se dividem entre os que concordam com o ingresso, inclusive participando de combates (51%), e aqueles que acham que elas só não devem participar de batalhas (40,4%).
Já no que diz respeito à participação de homossexuais nas Forças Armadas, 63,7% disseram não ver nenhum problema. A maior resistência é encontrada entre os homens. Além de estarem em menor número entre os que concordam com tal hipótese, são a maioria entre os entrevistados que discordam dela. Mais da metade (52%) dos que se dizem contrários vivem na Região Sul, enquanto 67,5% dos que concordam moram na Região Centro-Oeste.
Pouco mais de 41,2% dos entrevistados acreditam que os militares das Forças Armadas dispensam um tratamento igual a todos os cidadãos, sem efetuar discriminações de qualquer espécie. Trinta e nove por cento discordam dessa percepção, que é mais fraca nas regiões Sudeste e no Nordeste, nas quais menos de 40% dos consultados concordam que os militares não fazem nenhum tipo de discriminação.
Ao serem perguntados se a carreira militar, atualmente, é atrativa aos jovens, a maioria, 64,7%, disse que é, ao menos, razoavelmente atraente, enquanto 34,9% disseram se tratar de uma carreira pouco ou nada atraente.
 

QUIXERAMOBIM: ACUSADO DE MATAR COMERCIANTE EM SÃO MIGUEL SE APRESENTA A POLÍCIA

A vítima foi o comerciante que também era sanfoneiro, Chico Lucino
 
Encontra-se preso na cadeia pública de Quixeramobim o agricultor Fábio Brito da Rocha, 28 anos, acusado de matar o comerciante Francisco Lucino de Oliveira, 66 anos, no distrito de São Miguel, do município de Quixeramobim.

O crime aconteceu no dia 05 de junho de 2011 na sede do distrito e chocou a população local. O comerciante Francisco Lucino de Oliveira era conhecido popularmente como Chico Lucino e foi vítima de disparo de arma de fogo em sua residência vindo a óbito no local. No dia do crime, populares informaram à polícia que a vítima se encontrava na calçada de sua residência quando um indivíduo  chegou em uma motocicleta e efetuou quatro disparos a queima roupa, sem chance de defesa. Os tiros atingiram o peito, pescoço e o tórax da vítima.

Um mandado de prisão preventiva tinha sido decretado pela Justiça no dia 14 de junho de 2011. O acusado Fábio Brito da Rocha se apresentou nesta segunda-feira, 28, na delegacia Civil de Quixeramobim onde foi encaminhado para a cadeia pública local.

Mais Informações:
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
 (88) 3441-0302



PARABÉNS AO RIO DE JANEIRO PELOS 447 ANOS!


Senhora cidade, que nesta quinta-feira completa 447 anos, o Rio de Janeiro é uma maravilha em constante transformação. Ainda tem muito do paraíso encontrado por Estácio de Sá, quando a fundou em 1565, e coisas absolutamente novas, trazidas pelo progresso e pelo estilo de vida inquieto e criativo de seus moradores. A beleza natural ainda se mistura a prédios históricos, mas novas construções, estradas, túneis e viadutos abriram caminho para paisagens em que o antigo e o moderno flertam. Com áreas pacificadas e às vésperas da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, mais novidades são esperadas. Quem quiser conhecer o Rio de verdade vai descobrir um roteiro eclético para além dos cartões-postais, tão bom quanto ir ao Pão de Açúcar ou ao Cristo.

O Rio inventado pelo carioca seja ele nascido aqui ou não, é quase uma afirmação de identidade. Entre as idéias que dão samba, está a feijoada nas quadras de escolas como Portela e Mangueira, só para citar algumas, que fora do período de carnaval garantem folia para o ano todo. Como há criatividade de sobra, outros ritmos entram no calendário de programas que estão caindo no gosto, mesmo exigindo disposição extra, como uma viagem até o subúrbio de Madureira só para dançar black music sob o Viaduto Negrão de Lima — na tranquilidade. Beber cerveja enquanto se aprecia o pôr do sol na mureta da Urca, mesmo não figurando em folhetos turísticos, já é um clássico. Assim como se juntar a uma multidão para uma roda de samba, ao ar livre, na Pedra do Sal, na subida do Morro da Conceição, onde estão remanescentes de quilombos. E por aí vai... São programas que dão tempero à cidade, onde nada acontece por acaso.

Com Informação do G1

MONSTRO PRESO > Assassino de pastor era procurado pela Polícia de Quixadá

Quixadá > A divulgação da foto do indivíduo Adailton de Sousa Silva, 23 anos, na edição do Diário do Nordeste desta quarta-feira, 29, levou a Polícia de Quixadá a cumprir mais um mandado de prisão de criminosos foragidos da Justiça. “Naltinho”, como é mais conhecido, estava sendo procurado desde março  do ano passado. No dia 22 daquele mês ele tentou matar um idoso de 76 anos, num assalto a um pequeno comércio na localidade de Custódio.
“Naltinho” acertou a vítima com um disparo de espingarda calibre 12. Como não foi preso em flagrante voltou àquela localidade e violentou o idoso com um cabo de vassoura, conforme relato de familiares da vítima, que morreu pouco depois, segundo eles, em decorrência de infecção provocada pela violência sexual. O criminoso era temido por toda a comunidade rural, situada há 20Km  do Centro de Quixadá. Para muitos, é um monstro.
“Naltinho” também foi reconhecido através do Diário do Nordeste pelo Cabo PM Jonas Rebouças e pelo inspetor Gilberto Lima. O “Monstro do Custódio” como ficou conhecido pela vizinhança, foi capturado por policiais do Ronda do Quarteirão e inspetores do 33º Distrito Policial (Goiabeiras), em Fortaleza. Ele foi reconhecido por testemunhas como sendo um dos autores do assassinato do pastor evangélico Marcos Antônio de Souza Sobral, 46, na manhã da última segunda-feira, 27, dentro do seu veículo, na Rua Abelardo Barbosa, na Barra do Ceará, em Fortaleza. Para ver a reportagem no Diário do Nordeste clique aqui > Suspeito reconhecido na DP.
T

ANIMAL DO CRIME: CACHORRO ERA UTILIZADO A SERVIÇO DO TRÁFICO EM QUIXERAMOBIM


Para surpresa da Polícia, dentro do imóvel, além das drogas e do dinheiro, encontraram apenas um cachorro. Segundo o inspetor Ulisses Guanabara, o animal de estimação era quem estava com parte da droga e do dinheiro da venda dos entorpecentes. A Polícia encontrou no chão da sala da casa, utilizada como boca de fumo, 50 gramas de maconha, 15 pedras de crack e ainda a importância de R$ 173,00. O cãozinho abocanhava a cédula de R$ 100,00. Pitêr e os outros detidos negaram que as drogas e o dinheiro lhe pertencessem.
Embora o animal acompanhasse Pitêr por todos os cantos da casa enquanto os policiais realizavam buscas dentro do imóvel, ele também negava ser o dono do bicho. Mesmo assim o animal o acompanhava para todo canto, inclusive até a viatura policial, e dali para a Delegacia de Polícia Civil. Além do ex-presidiário, uma mulher, encontrada com uma espingarda tipo socadeira, devem permanecer presos. O envolvimento do casal está sendo avaliado pelo delegado Marcos Sandro de Lira.
A operação policial foi realizada pelos soldados Elivelton, Andrade, Juarene, Amâncio e Costa Moura do Ronda do Quarteirão – RD 1275, dos Cabos PMs Pádua, Nascimento e Soldado Felipe, do Policiamento Ostensivo Geral (POG), e inspetor Ulisses Guanabara. Eles estouraram a boca de fumo graças a uma denúncia anônima, efetuada através de ligação telefônica anônima.
Fotos > Fernando Ivo / www.osertaoenoticia.com
Tags