segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

FELIZ NATAL! FELIZ ANO NOVO!

Resultado de imagem para feliz natal feliz ano novo quem quiser bem quem não quiser

               http://fotosvalmirquixeramobim.blogspot.com/                                                                                                        Resultado de imagem para feliz natal feliz ano novo quem quiser bem quem não quiser          

Chove em 120 cidades do Ceará no início desta segunda-feira

Previsão da Funceme para os próximos dois dias é de tempo nublado e de chuva em todo o Ceará. — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares


O Ceará registrou chuvas em pelo menos 120 municípios no intervalo entre as 7h deste domingo (23) e as 7h desta segunda-feira (24), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A maior precipitação foi em Ipaumirim, na Região Centro-Sul, com 125 milímetros. Em Fortaleza, a chuva foi de 30 milímetros no Posto Pluviemotro da Água Fria.
O segundo maior registro foi no Crato com 108 milímetros. Houve ainda precipitações nas cidades de Jijoca de Jericoacoara (104 milímetros), Icapuí (90 milímetros); Farias Brito (83 milímetros); Juazeiro do Norte (78 milímetros) e Barbalha (72 milímetros).
Em Juazeiro do Norte a precipitação de 78 milímetros foi o suficente para causar alagamentos em algumas ruas e avenidas da cidade. O trânsito na Avenida Plácido Aderaldo Castelo, no Bairro Lagoa Seca, ficou complicado.
Avenida Plácido Aderaldo Castelo, Bairro Lagoa Seca, Juazeiro do Norte. — Foto: PH Nunes/TV Verdes Mares Cariri

Avenida Plácido Aderaldo Castelo, Bairro Lagoa Seca, Juazeiro do Norte. — Foto: PH Nunes/TV Verdes Mares Cariri

TEMPERATURAS MAIS AMENAS


As chuvas que caíram em Fortaleza amenizaram as temperaturas também. Na madrugada de segunda-feira, a Estação Automática do Inmet registrou, entre as 0h e 1h, 22,6ºC, e 22,8ºC entre 5h e 6h. Houve ainda rajada de vento - aumento repentino da intensidade do vento - de até 39,9 km, que, segundo a Escala de Beaufort é classificada como vento fresco. Este pico aconteceu meia-noite desta segunda.

Maiores chuvas por Municípios no dia:

125,2125,210810810410490908383787872727070IpaumirimCratoJijoca JericoacoaraIcapuíFarias BritoJuazeiro do NorteBarbalhaAssaré0255075100125150
Fonte: Reprodução/Funceme

PREVISÃO DE CHUVA EM TODO O ESTADO


Para segunda, a Funceme ainda aponta a persistência a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está com seu centro sobre o estado da Bahia, e também a maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste.

Diante deste cenário, após as chuvas do fim de semana, a Funceme indica redução dos acumulados hoje e nos próximos dois dias. Para esta segunda, o Ceará terá nebulosidade variável com eventos de chuva no Sertão Central e Inhamuns, na região Jaguaribana, na Ibiapaba, no Litoral Norte e no Cariri. No Maciço de Baturité e no Litoral de Fortaleza, há possibilidade de precipitações isoladas.

Para amanhã e quarta-feira, observa-se uma diminuição das chuvas em virtude do deslocamento do VCAN mais para Oeste-Noroeste e também por um leve afastamento da ZCIT para o Equador. Assim, para esta terça-feira (25), feriado de Natal, a previsão do tempo é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no Litoral e na Ibiapaba.



Nas demais áreas, céu parcialmente nublado. Por fim, na próxima quarta-feira (26), há possibilidade de chuva no Litoral Norte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.Por G1 CE

Melhora a previsão de chuva no Ceará com atuação moderada do El Niño, afirma Funceme

A meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, disse, na manhã desta sexta-feira, 21, que as tendências apresentadas pelo Oceano Atlântico indicam a ocorrência de El Niño menos intenso, o que sinaliza melhores expectativas para a quadra chuvosa de 2019. “O fato de o El Niño ser de fraco a moderado melhora as expectativas para o ano que vem, apesar de a irregularidade na distribuição das chuvas”, ressaltou.

“As condições do Oceano Atlântico são muito importantes para definir a qualidade da estação chuvosa”, explicou.

Sakamoto reforçou que as condições podem mudar até janeiro, e que o prognóstico de chuvas será divulgado pela Fundação apenas no dia 18 de janeiro.

A representante da Funceme participou da coletiva no Paço Municipal sobre os preparativos da Prefeitura de Fortaleza quanto à quadra chuvo sa de 2019.

Do Repórter Ceará com informações do G1-CE