quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Exportações de frutas no Ceará crescem 5,89% em 2015


As exportações de frutas frescas no Ceará superou os anos anteriores e chegou a 5,89% ultrapassando os 100 milhões de dólares comparados até novembro de cada ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O destaque foi a exportação do melão, melancia e mamão. “Mesmo com a redução da oferta de água o Estado surpreendeu”, destacou o secretário adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Euvaldo Bringel.

O gestor acredita que ainda esse ano o Estado supere os 114 milhões exportados no ano passado. “Tradicionalmente o mês de dezembro é um mês expressivo em exportação, com histórico de mais de 19 milhões de dólares só em dezembro. Estes resultados mostram a competitividade da produção de frutas no Estado do Ceará, que tem chegado cada vez mais a novos mercados no mundo e melhorado de qualidade, gestão e avanços na logística”, reforça Euvaldo Bringel.

Transposição São Francisco
A expectativa para 2016, mesmo com a previsão de inverno abaixo da média, é que esses números sejam superados com a chegada das águas do Rio São Francisco, a partir do final do próximo ano. O secretário acredita que com a obra um novo quadro de segurança hídrica se instalará no Ceará.
 “Mais de 10 mil pessoas trabalham na obra. Todos os recursos para a conclusão já estão inclusos no orçamento da União”, lembra Euvaldo Bringel.

Plano Diretor de Irrigação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) está desenvolvendo em parceria com o Ministério da Integração, e recursos do Banco Mundial, o Plano Diretor de Irrigação para o Estado do Ceará, que será concluído em 2016.

O Plano dará uma nova orientação no crescimento sustentável da irrigação no Estado e indicará as oportunidades das novas fronteiras agrícolas decorrente das infraestruturas da Transposição do Rio são Francisco e da construção do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). “Será uma nova oportunidade de crescimento para o nosso Estado”, conclui o secretário adjunto. (Fonte: G1)

Natal será de Lua Cheia, o primeiro desde 1977


Pela primeira vez desde 1977, o Natal será contemplado pela Lua Cheia. Será também a última do ano. A próxima vez que o fenômeno se repetirá no Natal será daqui 19 anos, em 2034, anunciou a Nasa.

O pico da Lua Cheia deve ocorrer às 9h11min no horário de Brasília.

O cientista em comunicação da Nasa, John Keller, disse que “quando nós olhamos para a Lua numa ocasião dessas, vale lembrar que a Lua é mais do que um corpo celeste vizinho. A história geológica da Lua e da Terra são intimamente ligadas, de modo que a Terra seria um planeta totalmente diferente sem a Lua”. (Do O Povo Online)

Vovó de 42 anos tem seis filhos e está grávida de trigêmeas

IMG_4513
Edízia Ferreira da Silva, 42 anos, é agricultora e mora na localidade de Agrovilas, Zona Rural de Quixeramobim. O marido dela é operador de máquinas, mas está desempregado. Mãe de seis filhos, dona Edízia já é avó.
A esta altura da vida ela tem mais um motivo, ou melhor, mais três motivos para pensar bastante no futuro da sua família. É que Dona Edízia acaba de descobrir que será mãe novamente, e a gravidez é de trigêmeas.