terça-feira, 30 de maio de 2017

Governo do Estado sanciona lei que inclui 13 de maio como dia de Nossa Senhora de Fátima


O governador do Estado, Camilo Santana (PT), sancionou lei aprovada pela Assembleia Legislativa que inclui no calendário oficial de eventos do Ceará o dia 13 de Maio, data em que os católicos dedicam à Nossa Senhora de Fátima.

Nessa data, a Igreja de Fátima, em Fortaleza, além de diversas paróquias em todo o Ceará, têm programação para comemorar a data da aparição da Santa, em Fátima, Portugal, segundo a crença católica.

“O governador Camilo Santana, que também é devoto de Nossa Senhora de Fátima, reconheceu a importância da data para incentivar o turismo religioso no Ceará, assim como a importância do evento para a nossa cidade, por isso a sanção da lei, proposta pelo Poder Legislativo”, afirmou o secretário da Casa Civil, Nelson Martins.

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 26 de maio. (Do Repórter Ceará)

Leituristas da Enel vão monitorar focos do mosquito no Ceará


Acordo de cooperação entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a distribuidora de energia Enel vai reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika com cerca de 433 leituristas de medidores residenciais em todo os municípios do Estado. Os leituristas da Enel passarão a identificar imóveis fechados ou abandonados, possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti e casos de arboviroses entre os moradores das ruas que percorrem diariamente. A cada dois dias, um relatório com as informações dos leituristas será repassado pela companhia de distribuição de energia para o Núcleo de Controle de Vetores da Sesa (NUVET), que fará análise e acionará as prefeituras para as providências.

Para a realização desse serviço, os leituristas da Enel começaram a ser treinados pelo NUVET na segunda-feira, 29 de maio, na identificação de potenciais focos de proliferação do mosquito. Durante a visita domiciliar, perguntarão aos moradores sobre a ocorrência de casos de dengue, chikungunya e zika na vizinhança, o que também pode ser indicativo da existência de criadouros do Aedes aegypti. Cada leiturista percorre entre 10 a 15 ruas todos os dias, fazendo a leitura dos medidores de energia. Isso significa que, diariamente, pelo menos 4,3 mil ruas dos municípios cearenses serão monitoradas para identificação da presença do mosquito transmissor. Constatados focos do mosquito, as prefeituras acionarão seus agentes de endemias para as ações de controle. (Da SESA)