domingo, 8 de abril de 2012

Ministério Público faz ‘caça’ aos fichas sujas

Promotores eleitorais terão curto prazo para analisar os requisitos e saber quais postulantes são, de fato, ímprobos

Promotores eleitorais poderão enfrentar algumas dificuldades para impedir que fichas sujas disputem a eleição deste ano. Além do curto prazo para analisar os pré-requisitos legais exigidos durante o registro das candidaturas, os promotores precisarão investigar por conta própria, com o auxílio das listas enviadas pelos órgãos colegiados, quais dos pretensos postulantes são, de fato, ímprobos.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (Caopel) do Ministério Público do Ceará, promotor Raimundo Nogueira, reconhece o problema da sobrecarga de trabalho e, para evitar prejuízos à análise dos registros de candidatos cearenses, avisa que as promotorias deverão contar com o apoio dos Tribunais de Contas e de Justiça.

O promotor acrescenta ainda que dados de alguns possíveis candidatos já estão sendo coletados para agilizar o trabalho e, dessa forma, acredita que não haverá prejuízos durante a análise dos registros no Ceará. "O prazo é exíguo, nós sabemos disso. Vamos nos preparar com antecedência para que, quando chegar a época dos registros, os promotores eleitorais já tenham em suas mãos os materiais necessários para examinar os registros e para pedir eventuais impugnações", explica.

Elegibilidade

Conforme a legislação, os promotores eleitorais dispõem de um prazo de até cinco dias para examinar se todos os pretensos candidatos preenchem os requisitos necessários à elegibilidade. Isso significa que, para referendar os pedidos de candidatura, os promotores deverão averiguar o cumprimento de exigências que vão desde a idade mínima para pleitear aquele determinado cargo e o domicílio eleitoral até a questão da probidade administrativa e da regularidade na prestação de contas de campanhas de pleitos anteriores.

No Ceará, esse trabalho será realizado por, pelo menos, 123 promotores eleitorais. Para as eleições municipais de 2008, foram contabilizados 11.312 pedidos de candidatura para prefeito, vice-prefeito e vereador no Ceará. Caso o número de postulantes neste ano se mantenha próximo ao do último pleito municipal, cada promotor deve precisar analisar minuciosamente cerca de 18 registros por dia.

Atrapalhar

"Acredito que o número de promotores não vai atrapalhar, mas a gente tem que se preparar para trabalhar com a realidade que temos", avalia o coordenador da Caopel, Raimundo Nogueira. Para a análise dos registros, os promotores deverão se debruçar sobre uma série de documentos que serão apresentados pelos postulantes durante o pedido de candidatura.

No entanto, como a resolução que determina os documentos necessários ao registro foi editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes da validação da chamada Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não há exigência de todos os documentos necessários para comprovar que o postulante não é ficha suja. Raimundo Nogueira reconhece que isso dificulta a atuação nas promotorias eleitorais, mas lembra que todas as regras devem ser observadas para referendar o registro.

"Na verdade, o Ministério Público tem que se adaptar às exigências da Lei, e a gente vai ter que encontrar essas informações. Se isso é dificultado por não constar na resolução, para nós o que importa é examinar a questão de forma ampla. E toda exigência que tiver na legislação, quer esteja em resolução ou não, temos a obrigação de examinar e levar em consideração durante o exame dos registros", afirma o promotor da Caopel.

Estratégias

Nesse sentido, Raimundo Nogueira explica que o Ministério Público já vem desenvolvendo metodologias de trabalho em busca de maior agilidade. Dentre as estratégias adotadas, aponta, estão as parcerias com Tribunais de Contas e com o Tribunal de Justiça do Ceará para conseguir informações sobre a probidade dos políticos e o contato com os próprios partidos para que eles analisem se os seus postulantes cumprem os requisitos antes de pedirem o registro de candidatura.

O promotor informa que já foram realizadas visitas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), e acrescenta que os órgãos teriam mostrado disposição para repassar as informações que o Ministério Público necessitar. Ele explica ainda que já estão sendo colhidas informações junto às Cortes de Contas, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça sobre os antecedentes de possíveis candidatos.

"Acredito que já no mês de junho, um mês antes do prazo legal para início dos registros, nós tenhamos os dados em mãos e estejamos enviando aos promotores eleitorais. Nós vamos distribuir aos promotores só o que é de interesse da zona dele. Isso vai facilitar bastante o trabalho dos promotores porque eles não vão precisar trabalhar com a informação bruta, mas com uma informação já lapidada", salienta Raimundo Nogueira.

Check list

Conforme o promotor, essas informações seriam organizadas em uma espécie de check list, que conterá diversas informações necessárias para a análise da elegibilidade dos candidatos. "A gente tem que usar da criatividade para lutar contra a exiguidade do prazo. O prazo de impugnação é esse e não temos como fugir disso. Mas não acho que vai haver prejuízo na análise, e sim uma sobrecarga de trabalho ao promotor", analisa.

Outra medida que deverá ser adotada pelo Ministério Público Eleitoral e pela Caopel é entrar em contato com os partidos ainda neste mês de abril para sugerir que as próprias agremiações analisem suas listas de candidatos no período das convenções, antes de propor as candidaturas.

"Isso facilita a análise a ser feita pelos promotores eleitorais e diminui o número de impugnações e a sobrecarga da Justiça Eleitoral. Também seria bom para o partido porque ele não vai trabalhar na campanha de um nome sem saber se este vai ser referendado pela Justiça", argumenta Raimundo Nogueira.

Regras

Mesmo admitindo as dificuldades para o trabalho das promotorias eleitorais no pleito deste ano, principalmente com as regras que exigem maior análise da vida pregressa dos candidatos, o coordenador da Caopel faz questão de salientar que não deverá faltar promotores para analisar os registros.

Segundo ele, há promotores respondendo em todas as 123 zonas eleitorais no Ceará, embora 29 deles não sejam efetivos. "Na época do registro, esses promotores darão prioridade às questões eleitorais. Isso inclusive está previsto na legislação, que determina que a partir de junho a prioridade deve ser das questões eleitorais", assegura o coordenador da Caopel.

SAIBA MAIS

Listas

Os partidos políticos deverão enviar as listas de seus candidatos à Justiça Eleitoral até o próximo dia 5 de julho. Em seguida, do dia 6 ao dia 9 de julho, serão publicados os editais dessas candidaturas.

Análise

Após a publicação dos editais, os promotores eleitorais terão o prazo de cinco dias para identificar os fichas sujas e candidatos que não cumprem todos os requisitos legais para entrar na disputa eleitoral. A partir desse trabalho, o Ministério Público apresenta as cabíveis impugnações dos postulantes.

Sentença

Os juízes deverão ter, então, três dias para darem a sentença sobre os pedidos de impugnação e, após a decisão, são disponibilizados mais três dias para que os candidatos ou o próprio Ministério Público entrem com recurso.

Preocupação

Em diversos Estados do Brasil, procuradores e promotores eleitorais vem revelando preocupação sobre o curto prazo e a pequena estrutura para a análise dos registros de candidatura, principalmente com as novas regras para a elegibilidade dos postulantes, como por exemplo a Lei da Ficha Limpa. O prazo de cinco dias foi estabelecido pelo Congresso em 1990 e só pode ser mudado através de uma lei complementar.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Desrespeito: Idoso desmaia na fila de atendimento da agência do BB de Quixadá

As fotos registradas no interior da agência foram feitas por um aparelho de celular e por isso não têm muita qualidade.
Um fato no mínimo desrespeitoso chamou a atenção de nossa equipe que aguardava atendimento na agência do banco do Brasil da cidade de Quixadá. Um idoso que já aguardava por atendimento a um bom tempo chegou a passar mal devido a concentração de gente dentro da agência bancária. Após desmaiar, o idoso foi levado para outro setor onde recebeu atendimentos básicos pela própria equipe de segurança do banco.
Um dos motivos seria a falta de dinheiro em algum dos caixas e a grande quantidade de pessoas que se encontravam no interior da agência, onde o sistema de refrigeração de ar não foi o suficiente para amenizar o calor.
Além das enormes filas para atendimento interno da agência, eram enfrentadas filas por quem procurava realizar serviços de saques, consultas ou depósitos nos caixas eletrônicos. Dos sete caixas disponíveis, apenas cinco realizam saque e dos quais ainda havia caixas sem dinheiro o que aumentava ainda mais o tempo de espera nas filas.
Outro problema encontrado foi serviço de atendimento as pessoas que não sabem realizar as operações da “boca de caixa” e contavam apenas com uma profissional do banco para dar agilidade nas operações. A nossa equipe passou exatos quarenta e dois minutos na fila para uma operação no caixa. Tempo maior enfrentou quem procurava atendimento o que contraria as normas de atendimento estabelecidas de serviços aos clientes.
As fotos registradas no interior da agência foram feitas por um aparelho de celular e por isso não têm muita qualidade, mas mostram a situação da lotação enfrentada por clientes da agência do banco do Brasil de Quixadá.
A agência presta atendimento a clientes de cidades vizinhas. Em Ibicuitinga mesmo com a parceria dos Correios com o banco do Brasil, através do banco Postal não é possível atender nem mesmo serviços básicos, no caso funcionários públicos e aposentados continuam tendo que se deslocar para outras cidades para receber atendimento.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.
Adriano Silva
Correspondente em Ibicuitinga
Jackson Perigoso
Edição
O Ibicidade.com faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.
FOTOS  VALMIR

Artilheiros marcam e Ceará vence o Crato por 4 x 2, fora de casa

Mota, Felipe Azevedo, Reina e Romário balançaram as redes do estádio Mirandão.
O Ceará enfrentou a equipe do Crato, fora de casa, e venceu por 4 x 2. A partida realizada no estádio Mirandão, localizado na cidade de Crato/CE, foi muito movimentada e os gols da equipe alvinegra foram marcados por Mota, Felipe Azevedo, Reina e Romário.

O primeiro tempo foi cheio de emoções e logo aos cinco minutos, Reina dominou na entrada da área, se livrou de três marcadores e buscou o canto esquerdo do goleiro Mondragon, mas a bola saiu pela linha de fundo, levando muito perigo. O Crato assustou nos chutes de fora da área de Vitor Cearense.

Aos 21 minutos, Felipe Azevedo ajeitou para Eusébio, que chutou forte, mas mandou pela linha de fundo. Sete minutos depois foi a vez de Everton arriscar de longe. O volante chutou, mas a bola desviou na zaga e bateu no travessão.

Os chutes de fora da área foram as maiores armas do Ceará e aos 34 minutos, Mota arriscou mais um “chutaço” e mandou no ângulo de Mondragon, que não pôde fazer nada. Quatro minutos depois, Felipe Azevedo recebeu na área, deu um chapéu no adversário e mandou para o fundo das redes, ampliando em 2 x 0.

Aos 39 minutos, Régis recebeu o seu segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Na sequência, o Vozão sofreu um gol de Djalma, que cobrou falta no canto esquerdo de Fernando Henrique, fechando o placar do primeiro tempo.

A etapa final começou com o Crato tentando pressionar, mas a defesa alvinegra se mostrou eficiente e segurou as investidas do time adversário. Aos nove minutos, Eusébio arriscou o chute, mas o goleiro Mondragon defendeu. Na sequência, Reina deu ótimo passe para Márcio Careca, que deu um “drible da vaca” no marcador e chutou para fora.

Depois de entrar na vaga de Mota, Romário recebeu bom passe de Felipe Azevedo e chutou cruzado, mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo. Na sequência, Everton puxou contra-ataque e tocou para Reina finalizar forte e marcar o terceiro do Vozão.

Aos 32 minutos, Rogerinho lançou para Reina, que tocou para Romário. O atacante do Vovô finalizou com tranquilidade e fez o quarto gol da equipe alvinegra. Quatro minutos depois, Paulo Ferreira recebeu na área e finalizou colocado, fazendo 4 x 2 no placar.

Nos minutos finais, o Vozão e o Crato ainda chegaram com perigo, mas o resultado não sofreu alterações. Com a vitória, a equipe alvinegra se prepara para o próximo compromisso, que será diante do Paraná/PR, na próxima quarta-feira, 11/04, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil 2012.

Assessoria de Comunicação.
FOTOS VALMIR

Fortaleza vence Ferroviário e confirma vice- liderança

Tricolor de Aço agora volta as atenções para a Copa do Brasil, quando terá pela frente o Náutico.
A equipe do Fortaleza venceu bem o Ferroviário esta tarde no PV. 3 a 1 foi o placar, resultado considerado até modesto, diante da superioridade mostrada pelo Tricolor de Aço, que criou diversas oportunidades de gol. Com a vitória o Leão chega aos 49 pontos, confirmando a vice-liderança da competição e levando a decisão do primeiro lugar para a última rodada da fase classificatória. Marcaram para o Leão, Jailson ainda no primeiro tempo, e Geraldo duas vezes na etapa final.

Tricolor de Aço agora volta as atenções para a Copa do Brasil, quando terá pela frente o Náutico do Recife, jogo marcado para a próxima quinta feira (12), 20h30min, valendo pela segunda fase da competição.

FOTOS  VALMIR

CORPOS DE PAI E FILHO SÃO ENCONTRADOS EM IBICUITINGA



Populares encontraram no fim da tarde deste sábado de aleluia dois corpos à margem da CE-265. Eram pai e filho. Os corpos estavam a altura do Km18, na localidade de Antonio Pereira, no município de Ibicuitinga. Uma das vítimas era o pedreiro José Wilson Rodrigues de Almeida, 52 anos, natural de Morada Nova. Ele foi atingido por três tiros, um no ombro esquerdo, outro no antebraço e mais um na nuca. A outra vítima era seu filho, o agricultor José Wiliam Xavier de Almeida, 25 anos, natural de Limoeiro do Norte. Foi executado com sete tiros, quatro na cabeça, um no ombro esquerdo, um no braço direito e um na garganta.
 
Ao lado dos corpos foi encontrada uma motocicleta de marca Honda, modelo Titan 125, cor verde, sem placa. Conforme levantamento feito pela Polícia Militar pertencia ao pai. O fato da motocicleta não ter sido roubada não descarta a possibilidade de terem sido vítimas de latrocínio, roubo seguido de morte. Mas de acordo com as investigações preliminares as duas vítimas respondiam por crime de homicídio. Aguardavam julgamento em liberdade. Segundo o comandante do Policiamento Militar de Ibicuitinga, subtenente Valder Costa, eram acusados de um assassinato ocorrido em novembro passado, na localidade de Canindezinho, neste município. A vítima também respondia por um homicídio.

COM INFORMAÇÕES DO BLOG DIÁRIO SERTÃO CENTRAL
FOTOS  VALMIR

Colisão entre motos deixa vítima fatal em Caio Prado

O condutor da outra moto envolvida no acidente sofreu apenas escoriações.
Uma colisão envolvendo duas motos deixou uma vitima fatal no final da tarde de ontem sexta-Feira Santa(06), o acidente aconteceu na CE-060, à altura do quilômetro 124, mais precisamente em frente a entrada da Fazenda Pirajá, distante aproximadamente 1Km do Distrito de Caio Prado, em Itapiúna.
A vítima fatal foi identificada pelo nome de Alexsandro Justino Ferreira, 35 anos. A outra vítima que estava na garupa da moto, foi encaminhado para o Instituto Dr. José Frota (IJF) em Fortaleza. Ele foi identificado pelo nome de Eudes Fernandes de Moraes.
O condutor da outra moto envolvida no acidente sofreu apenas escoriações.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou um total de 23 acidentes, com 25 feridos e 4 mortes desde o início da Semana Santa até o momento. Também nesta sexta, houve 2 acidentes envolvendo motociclistas. Um em Maracanaú, na CE-060, com dois feridos e outro em Maranguape, na CE-075. Neste último, o motociclista não era habilitado.
Marcelo Ferreira
Correspondente em Itapiúna
Everardo Bezerra

Edição/foto
O Itapiuna.com faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.

FOTOS  VALMIR


De acordo com informações da Guarda Municipal de Itararé, o ator Tiago Klimeck, que participava do teatro na Praça da Matriz, teria se confundido com os nós da corda do cenário e se enforcou acidentalmente.
Durante a encenação, o ator devia subir em uma pedra do cenário com uma corda colocada em volta do pescoço para, em seguida, simular o enforcamento de Judas.
Segundo um dos integrantes do grupo teatral, Tiago se enforcou com o colete de segurança colocado por baixo da roupa, que daria sustentação na hora de simular o enforcamento.
A encenação continuou, pois os integrantes da peça não perceberam que Tiago estava inconsciente. Um dos integrantes da peça disse que Tiago ficou desacordado por cerca de quatro minutos, pois fazia parte da atuação ele se fingir de morto.
O ator foi levado inconsciente pelos socorristas do Samu para a Santa Casa da cidade, onde permaneceu internado na UTI até a manhã deste sábado (7), quando foi transferido em estado grave para um hospital em Itapeva (SP).
Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, Tiago passou por exames e segue internado na UTI, em estado grave.
A diretora da peça lamentou o que chamou de "fatalidade" e disse que todos os procedimentos de segurança foram cumpridos.
Já a Prefeitura de Itararé informou que dava apoio com a estrutura da peça, mas que não tinha ligação direta com o evento.
Com informação do G1.
FOTOS  VALMIR



As Polícias Rodoviárias Estadual e Federal (PRE/PRF) do Ceará registraram, nas últimas 24 horas, 27 acidentes nas BR´s e CE´s do Estado, com 14 feridos e duas vítimas fatais.
De acordo com a PRF, por volta das 23h45, no município de Santa Fé, distante a 416 quilômetros de Fortaleza, Fernando Setúbal da Silva, 47, atropelou um animal na estrada e o veículo capotou, levando o homem a óbito. Os quatro passageiros que estavam no automóvel foram encaminhados ao hospital gravemente feridos.
Já em Guaraciaba do Norte, na CE 187, uma colisão entre carro e bicicleta ocasionou a morte de Marenório Soares de Araújo, 36. O condutor do automóvel evadiu-se do local.
Operação Semana Santa

A PRE iniciou na quarta-feira (4) a Operação Semana Santa, com 420 militares distribuídos em 128 pontos de fiscalização nas estradas cearenses. A fiscalização se estenderá até o domingo (8), às 18 horas.

Já a PRF começou, desde às 00 horas desta quinta-feira (5), a Operação Semana Santa. Foram montadas escalas especiais de reforço para aumentar a fiscalização nas rodovias do Estado e diminuir o número de acidentes.
Com informação do Diário do Nordeste.
FOTOS  VALMIR

A CIDADE EM FRAGMENTOS(OU AINDA O PARADOXO DO ELEFANTE BRANCO)


macons

Imagem do Memorial Antônio Conselheiro, em Quixeramobim: obra iniciada em 1997 e até hoje inacabada.

“Não cantes tua cidade, deixa-a em paz” (Carlos Drummond de Andrade)

No meio da tarde, eu me perco.

Já não sou mais o mesmo, e saio à procura da poesia. 

Sempre encontro alguma palavra além de mim, muitas vezes escrita numa placa – “Pare!”. Não me autorizo olhar e não ler. As coisas são corruptíveis. As pessoas mudam... De lugar. Os prédios e as placas é que não mudam, são idéias fixas. Permanecem (Corruptíveis?). A verdade é que minha cabeça muda mais que o meu corpo. A mudança é a lei da vida. Se isso não é poesia, eu não sou nem gente.

Ninguém sabe nada de si. Só a cidade é que se revela gigante e tão pequena. Dobrando a esquina o cenário é pós-apocalíptico. Paradoxal - A falta de memória alimenta um Elefante Branco que come lixo - eu passo quase todo dia em frente e nem vejo. Uns passarinhos pousam na fiação elétrica, não os ouço cantar, pois muitos homens vestidos de laranja estão trabalhando, quebrando e construindo a cidade com uma máquina barulhenta.

A cidade é pulsação, universo-particular, célula-cosmo. Lugar sem lei, vereda que dá em canto nenhum. O mar de gente banha a rua que na madrugada era deserta. Continuo perdido no meio da tarde, entre o preto e o branco, o cinza-mudo  é que colore a paisagem. O Elefante branco é só silêncio. Um silêncio que incomoda. Um Elefante branco incomoda muita gente? Acho que não. Finjo que ele não está lá.

Encontrei-me novamente.


Bruno Paulino é Graduando em letras pela Feclesc/UECE. Cordenador do Projeto Papo Cultural promovido pela ONG IPHANAQ e autor do livro "Lá nas Marinheiras e outras crônicas". Escreve aos domingos como colaborador no Blog osertaoenoticia.com na categoria O SERTÃOEM PROSA.
Postagem mais antiga

FOTOS VALMIR



A SUBSTITUIÇÃO DO JUDAS




É claro e evidente que estamos vivendo um momento de exclusão dos movimentos em homenagem às tradições, uma das mais ricas divisões da cultura brasileira.


É uma verdadeira tristeza extinguir alguns movimentos que fazem parte da história, iniciados nos tempos que marcaram o início do cristianismo, escritos, narrados e postos em prática pelos nossos antepassados.

Na Semana Santa, por exemplo, já tivemos momentos emotivos, folclóricos e religiosos de muita evidência, mas aos poucos estão acabando, pela falta de incentivo e até por preguiça dos que vivem a atualidade, preferindo caminhos mais perigosos como a droga, a bebida alcoólica e a violência.

A tradição do Judas está praticamente extinta no Nordeste, atualmente apenas os meninos costumam brincar de “caboclos”, pois os adultos abandonaram esse momento divertido e parte viva da cultura nacional.

Era comum na Semana Santa, principalmente nos três dias chamados de Penitência, a andança dos “caboclos”, mascarados, com vestimentas muito folclóricas, carregando o Judas montado num jumento, pelas ruas e zona rural, sempre acompanhados por um grupo de animadores formado por um tocador de fole de oito baixos, zabumba, pandeiro e reco-reco.

Andavam o dia inteiro, pedindo presentes para o circo armado na Sexta-Feira Santa, principalmente com milho verde, cocos, melancias, jerimuns, melão, as frutas bem nordestinas, para a festa do encerramento da perseguição ao Judas, até a morte, meia-noite, quando os galos iniciavam a cantoria anunciando o fim da noite e a entrada do outro dia.

Os “caboclos” se esmeravam na vestimenta, cada qual mais fantasiado com trajes que representavam os velhos tempos da morte de Jesus.

Depois da morte do Judas, à bala, faca, ficando completamente estraçalhado pelo chão, todos voltavam ao seu normal e dançavam até o dia amanhecer, comemorando a morte do traidor de Cristo.

Era também um tríduo penitencial, pois os “caboclos” abandonavam as suas casas, para enfrentar dias de fome, numa correria dominada pelo cansaço, representando uma história acontecida há mais de dois mil anos, quando os romanos no governo da Judéia mataram Jesus Cristo, segundo os dados historiográficos da Bíblia Sagrada.

Hoje a moda é outra, promover festas nos dias mais sagrados da Semana Santa. O jejum também foi extinto e a penitência foi abolida por completo pelos próprios comandos religiosos.

Parece até que o povo não tem mais força para castigar os traidores, pois a política partidária cuidou muito bem de implantar esse novo governo, às vezes mais perverso do que Judas.

As traições, na atualidade, acontecem todo dia e toda hora. Os políticos são profissionais nesse ramo, e sem precisar do uso das máscaras, traem de cara limpa, e ainda dizem que faz parte do jogo político.

Ao que tudo indica, eles mesmo imaginam que não há mais necessidades de confeccionar Judas de molambo ou de capim, pois os humanos preenchem todos os requisitos e até com muito mais capacidade para o exercício da nova profissão, pois não precisam de um saco para carregar o dinheiro aos olhos do povo, como fez o Judas verdadeiro, ao trair o Criador do Mundo. Naquele tempo foram trinta dinheiros, hoje as somas são mais vultosas e existe todo um aparato bancário para o depósito rápido, sem testemunho de outras pessoas.

O Judas de molambo está acabando, de uma vez por todas, porque os Judas humanos se encontram em toda parte, com vocação de trair e roubar com mais facilidade.
 


 Por Francisco Alves Cardoso
Postagem mais recente Postagem mais antiga
FOTOS  VALMIR

POLÍCIA ENCONTRA MACONHA DENTRO DE ISQUEIRO



                                                    Fotos: osertaoenoticia.com

Uma maneira nada convencional foi usada por um detento do regime semi aberto em Quixeramobim para tentar entrar com maconha na cadeia pública daquele município.

O caso inusitado aconteceu por volta das 18h desta quinta-feira, 05, véspera de feriado. Segundo informações da polícia, o detento do regime semi aberto Antônio Marcos dos santos, 34 anos, foi flagrado pelos policiais militares que estavam de serviço na guarda do Presídio tentando entrar para o pernoite com um isqueiro cheio de maconha.  Os policiais perceberam que o isqueiro conduzido pelo acusado estava muito pesado ao qual veio a desconfiança que tinha algo estranho com o objeto. Após abrir o isqueiro, os PMs se surpreenderam ao encontrar uma quantidade referente a umas cinco trouxinhas de maconha dentro do objeto.

Diante do fato ocorrido, os policiais deram voz de prisão ao detento e acionaram a viatura do P.O.G, onde conduziram o mesmo até a Delegacia Civil de Quixeramobim, juntamente como a droga e o isqueiro apreendido.

Mais Informações:
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
 (88) 3441-0302

POR FERNANDO IVO   





estivemos fora do ar por algumas hora  
                                            

FOTOS VALMIR

PLANTÃO DO FERIADÃO: FUGA DE PRESO, LESÃO A FACA E MARIA DA PENHA MOVIMENTAM AS ÚLTIMAS 48 HORAS EM QUIXERAMOBIM




Nas últimas 48 horas, Varias ocorrências foram registradas pela polícia no município de Quixeramobim, grande parte relacionada ao consumo de álcool. Segundo a polícia, na sexta-feira, 06, a maioria das ocorrências registradas aconteceu em brigas familiares onde irmãos, pais e parentes, após ingerirem bebida alcoólica, começavam a discutir necessitando da intervenção da PM para acalmar os ânimos.

A ocorrência mais grave foi registrada na últimaquinta-feira com a morte de um jovem de 23 anos vítima de um choque elétrico na localidade de São Bento, distrito de Manituba, caso esse ao qual O Sertão é Notícia informou. Na noite de quinta-feira, um engavetamento entre três veículos, uma Montana, um Gol e um Classic, deixou apenas danos materiais. A colisão aconteceu próximo ao km 202 da CE-060, na zona urbana de Quixeramobim. No momento da colisão caia uma forte chuva na cidade. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim, os condutores informaram que devido à chuva, não conseguiram parar os veículos vindos a colidir. Outro acidente registrado pela AMTQ foi um atropelamento de uma motocicleta em um jumento na manhã de sexta-feira, 06. O acidente aconteceu no km 203 da CE-060. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e pela AMTQ para o hospital regional com ferimentos leves. O mesmo foi medicado e liberado logo em seguida.

Durante a noite de sexta-feira santa, por volta das 20 horas o Copom recebeu a informação de que no distrito de Uruquê, dois indivíduos haviam sido lesionados à faca e populares haviam socorrido para o Hospital Regional. Segundo informações da polícia os autores teriam se evadido em uma Moto Brós de cor preta com números da placa 4299, os mesmos tomaram rumo ignorado. 

As vítimas foram o agricultor Isaias Fernandes, 24 anos, que sofreu uma perfuração à faca na região lombar, o mesmo foi medicado e liberado em seguida. A outra vítima foi um estudante de 16 anos. O mesmo sofreu uma perfuração de natureza grave no abdômen, foi submetido a uma cirurgia e continua em observação no Hospital Regional de Quixeramo0bim. Ainda na noite de sexta-feira, 06, polícias do P.O.G se deslocaram até a localidade do Assentamento Quinim após receberem a informação de que um agricultor de 70 anos estava ameaçando sua esposa de 63 anos com uma faca. Segundo a polícia o mesmo foi localizado e conduzido até a Delegacia Civil juntamente com a arma, onde foi atuado pela Lei Maria da Penha. 

Já na manhã deste sábado, 07, após uma noite bastante tumultuada, um preso conseguiu fugir da cadeia pública de Quixeramobim. Segundo a polícia a fuga ocorreu durante o horário do banho de sol dos presos, quando um detento escalou a muralha e conseguiu fugir, a guarda de serviço conseguiu em uma ação rápida evitar a fuga de outros detentos. As viaturas do P.O.G juntamente com o Ronda do Quarteirão, realizaram um cerco nas ruas próximas ao presídio onde e o fugitivo foi localizado e recapturado na represa do açude da comissão que fica próximo ao presídio. O mesmo foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis. O fugitivo foi identificado como sendo o detento Joelmo Silva de Lima, vulgo “Didi do social”, o mesmo com apenas 23 anos já responde pelos artigos 121 (homicídio) e 33 (tráfico de drogas), com o fugitivo foi apreendido 01 (um) celular da marca LG, de cor preta.

A cadeia pública de Quixeramobim se encontra superlotada chegando a ter mais de cem detentos, duas vezes a mais que a sua capacidade.

O Plantão foi atualizado das 14 horas desta quinta-feira, 05, até as 14 horas deste sábado, 07.

MAIS INFORMAÇÕES
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100(88) 3441-0302
Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim
(88)3441-1533

POR FERNANDO IVO
FOTOS  VALMIR

POLÍCIA EFETUA APREENÇÕES DE ARMAS DE FOGO, DROGAS, E EFETUAM PRISÕES EM QUIXADÁ



Policiais do Ronda, FTA e CIOPAER participaram da operação.  

Nesta sexta-feira,6, por volta das 11h10min, o COPOM foi informado acerca de um tiroteio no Bairro Campo Novo, mais precisamente na Vila Peri Barrocas (Sem Terra), segundo relato envolvia vários indivíduos, que tentaram contra a vida de um menor  e do vendedor Jhony Cunha Barros, natural de Manaus-AM, residente no Bairro Campo Novo, os quais não foram lesionados.

Policiais do Ronda de Quixadá, foram acionados e ao chegarem ao local receberam informações que os indivíduos haviam se embrenhado em um matagal.

Em caráter de reforço foram deslocadas para a ocorrência, visando prender os infratores as composições da FTA, com apoio da Aeronave do CIOPAER, os quais adentraram ao matagal e após várias diligências culminando na prisão dos seguintes elementos:  Márcio José Soares de Lima, vulgo “Márcio”, 19 anos, desocupado ; Fernando Oliveira Serafim, vulgo “Fernando”, 23 anos, vaqueiro; Antônio Felipe Sousa Ferreira, vulgo “Bicudo”, 18 anos, desocupado, natural de Fortaleza e o 4° infrator, F. W. B. S, vulgo “Shurek”, 16 anos, desocupado, o mesmo foi aprendido pela composição da RD 1244, após se renderem com os disparos de fuzil oriundos da composição do CIOPAER, que fez com que os elementos se entregassem.

Com os infratores foram  apreendidas as seguintes armas: 1ª) Espingarda Cal. 12, fabricação artesanal; 2ª) Revólver Cal. 38, marca Rossi, nº E 144598, cano médio, capacidade para 06 cartuchos, contendo cinco intactos e um deflagrado; 3ª) Revólver Cal. 38, marca Taurus, nº 1967037, cano especial, capacidade para 06 cartuchos, contendo quatro intactos; 4ª) Revólver Cal. 38, marca Taurus, nº 19656, cano médio, capacidade para 06 cartuchos, contendo seis intactos. Com o acusado “Fernando” foi apreendido uma “trouxa” de maconha, além da quantia de R$ 60,00 (sessenta reais) em espécie, dois celulares marcas Sony Ericsson e Samsung.

Todos os infratores foram apresentados na DRPC, para serem adotadas as medidas legais cabíveis.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
COM INFORMAÇÕES E FOTOS DO PORTAL REVISTA CENTRAL
                     FOTOS VALMIR