segunda-feira, 18 de julho de 2016

Funceme fala em bom inverno em 2017

O ex-secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Hipérides Macedo, disse, nesta segunda-feira, 18, confiar nas previsões que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado (Funceme) vem fazendo sobre o inverno de 2017.

Nas primeiras avaliações divulgadas pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio, a perspectiva é de inverno. Isso, porque as águas do Oceano Pacífico não apresentam tendência de que o “El Niño”, causador de secas, vá perdurar.

Hipérides disse que hoje a Funceme conta com modelos científicos modernos e apoio de satélites internacionais e de organizações da área do Exterior, o que garante confiabilidade nas previsões. Ele diz acreditar cientificamente que virá inverno. (Do Blog do Eliomar)

Vendedor de dindin é morto à facadas em Boa Viagem


Foto: Sert News
Na manhã do último sábado (16), um crime chocou populares do bairro Vila Azul, em Boa Viagem.

Segundo informações, o vendedor de dindin, Luciano Vieira de Araújo, 29 anos, foi morto com cerca de 17 golpes de faca. De acordo com a Polícia, o crime ocorreu por volta das 06h20min. O acusado, identificado apenas pelo apelido de “Nezim”, foi preso logo em seguida.

Em depoimento, o acusado teria afirmado que estava em sua residência quando a vítima chegou e tentou agredi-lo, o que teria resultado na morte do jovem. Antes de morrer, o vendedor ainda teria revelado à sua mãe a autoria dos golpes. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal, mas não resistiu e veio a óbito.

As investigações seguem a cargo da Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé.

População reclama de burocracia para solicitar ambulância do Samu

A população do Sertão central está com dificuldades de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-Samu. As reclamações são devido à burocracia exigida pela central para liberar uma ambulância. O problema ocorre devido à ligação ser direcionado para a Central de Regulação no Eusébio, região metropolitana.
Em conversa com os profissionais que trabalham na região, os mesmos se sentem preocupados devido grande parte da população achar que a ligação é diretamente para a base local, o que não acontece. “Assim que somos acionados pela central que fica na grande Fortaleza, em menos de cinco minutos estamos na ocorrência, quando essa é na cidade, mais quando chegamos ao local à população reclama da demora no atendimento”, comentou um dos profissionais. Outro problema relatado pela população é que o atendimento pede para que a pessoa esteja no local do acidente, o que na grande maioria não é possível. Vale salientar que mesmo a equipe sendo abordado na base os profissionais só podem seguir para a ocorrência após a liberação da central.
Em Quixeramobim o Samu conta com duas viaturas sendo uma do suporte básico onde é composta por dois profissionais, sendo um técnico e um condutor, e a outra de suporte avançado, composta por médico, enfermeiro e condutor.                                                                                               O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Bandidos deixam carta para governador após tentativa de incêndio em ônibus


Bandidos teriam deixado uma carta com um motorista de ônibus, em Fortaleza, após os mesmos tentarem incendiar o veículo nesta segunda-feira, 18, na Avenida Francisco Sá, na Barra do Ceará.

Três homens armados interceptaram o veículo que fazia a linha Parangaba/Cuca Barra, e pediram para que os passageiros deixassem o coletivo. Informações da Polícia Militar dão conta de que ninguém ficou ferido durante a ação. As chamas foram controladas pelo motorista e pelo trocador do ônibus.

Na carta os bandidos fazem ameaças ao governador Camilo Santana. Nos dizeres pedem que policiais deixem os presídios, caso isso não aconteça o sistema penitenciário irá virar um “caos”.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com informações do Diário do Nordeste e TV Diário

Globo grava cenas de “Velho Chico” em Caridade e Canindé


Foto: Everton Félix
A TV Globo gravou neste final de semana cenas com vaqueiros do Sertão Central para a novela das 21h, “Velho Chico”. Trajados na vestimenta tradicional, o gibão de couro, as gravações reuniram diversos vaqueiros de Canindé e Caridade, na região Centro do Estado.
Foto: Everton Félix
Foram captadas cenas de pega de boi na caatinga e ainda visita dos vaqueiros à estátua de São Francisco de Canindé. Em breve as imagens aparecerão nos capítulos da novela que tem um cunho voltado para o homem do sertão nordestino.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação