quarta-feira, 17 de maio de 2017

Fotógrafo quixadaense afirma que monólitos de Quixadá formam “zoológico de pedras” e história ganha destaque na TV

Quixadá é mundialmente conhecida como a “Terra dos Monólitos”, a mais famosa delas, a Pedra da Galinha Choca localizada nos arredores do Açude Cedro, recebe todos os anos milhares de visitantes que vem de outros                                                                                                                                                              municípios, estados e até mesmo países para conhecer a famosa rocha.                            
Para o fotógrafo quixadaense Francisco Alves Leite, conhecido popularmente como Chico Javali, a Galinha Choca não é a única pedra em forma de animal existente em Quixadá, segundo ele as pedras formam um verdadeiro “Zoológico de Pedras”.                                                 
Chico Javali é fotógrafo há mais de 20 anos e desde então vem formando um acervo de fotos feitas principalmente na zona rural do município.                                                                                                                                                                                                 
“Gosto muito de fotografar a natureza, sou fotógrafo há mais de 20 anos e eu começava a visualizar aquelas pedras com aqueles formatos de animais. Aí eu localizava a pedra, catalogava, com várias semanas fui juntando e organizando as imagens” conta o fotógrafo Chico Javali.                     
Nesta segunda-feira (15) a história contata por Chico Javali foi destaque no CETV 1ª edição, programa exibido pela TV Verdes Mares. Para assistir o vídeo                                                                                                                                                             
Fotos: Chico Javali/Arquivo Pessoal.                                                                                            
Com informações do G1.com/CE.

Policiais trocam tiros com assaltantes, apreendem menor e recuperam motos roubadas em Senador Pompeu

A Polícia Militar trocou tiros com assaltantes no município de Senador Pompeu, no Sertão Central.
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 09 horas da manhã desta terça-feira (16) uma senhora avisou aos policiais que sua motocicleta de marca Honda, modelo POP-100, placa PMH 3519, tinha sido roubada juntamente com alguns pertences, na localidade do Codiá Velho.Ainda segundo a vítima, que teve sua identidade preservada, eram três assaltantes, ela disse que os bandidos estavam armados com arma de fogo.
A viatura CP 9012 foi acionada sendo que a composição deslocou-se até a localidade de Jacoca, local onde provavelmente os bandidos deveriam sair pelo motivo de somente passar motocicleta, neste momento os policiais desembarcaram da viatura e ficaram esperando os assaltantes passarem.
Em seguida os policiais avistaram duas motocicletas sendo uma delas a motocicleta que havia sido roubada, o veículo estava sendo conduzido por um menor de idade, que foi abordado pelos policiais. Logo atrás vinham outros dois suspeitos em outra motocicleta, eles fugiram por um matagal. Os assaltantes abandonaram uma motocicleta marca Honda, modelo CG 125 Fan, Placa  NUY 8648. Os policiais perseguiram os dois assaltantes pelo matagal e houve troca de tiros.
O menor foi apreendido e encaminhado para a Delegacia Regional de Senador Pompeu para procedimentos cabíveis.
site MonólitosPOST 

Primeira drenagem de abscesso hepático é realizada no HRDPN

Foi realizado pela primeira vez no Hospital Regional Dr. Pontes Neto, em Quixeramobim, o procedimento de drenagem de abscesso hepático guiado por ultrassonografia.

O processo foi realizado pelos médicos Pedro Henrique Coelho e Walmir Pontes Filho. A Secretaria de Saúde Municipal comemorou o avanço: "O Governo Municipal vem criando condições para que a saúde em Quixeramobim alcance seu objetivo central, que é um atendimento de qualidade para todos", lembrou a assessoria.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

História: Dia Internacional de Combate à Homofobia


O dia 17 de maio é muito representativo para a população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti, Transexual e Transgênero (LGBT), pois nesse mesmo dia no ano de 1990 era retirado da lista de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) o homossexualismo. É também por esse motivo que hoje usamos apenas o termo homossexualidade.

Com o tempo, essa data passou a ser usada como símbolo do combate à Homofobia que quer dizer basicamente antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional de pessoas LGBT que se manifesta predominantemente através de um comportamento hostil (assédio moral, bullying) e a violência física. Nesse sentido em todo o mundo hoje há muitas manifestações e marchas para tornar visível essa luta de combate ao preconceito das comunidades LGBT.

Pescadores de Granja no Ceará fisgam jacaré de um metro em rede de pesca


Um jacaré foi capturado no fim da tarde desta terça-feira (16) por pescadores no município de Granja, Região Norte do Ceará. Segundo o pescador Emanuel Jane o jacaré caiu em sua rede de pesca por acaso no Rio Coreaú.

O jacaré, que mede pouco mais de um metro, atraiu muitos curiosos até que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) chegasse para resgatar o animal. O pescador afirmou que foi o segundo jacaré que ele pegou e que o primeiro era maior do que o capturado nesta terça-feira. (Do G1-CE)

Faltando apenas duas semanas para o fim da estação chuvosa, precipitações começam a escassear no Ceará


A apenas duas semanas para o fim da quadra chuvosa no Ceará – que compreende os meses de fevereiro a maio – as chuvas no estado começam a escassear. Nos últimos três dias, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não registrou ocorrências de chuvas significativas em nenhuma região do estado. Nesta terça-feira, 16, a Funceme registrou chuvas em apenas dois municípios: Lavras da Mangabeira (9 milímetros) e Ibaretama (4,2 milímetros).

Em 2017, a média de chuva no Estado foi de 578 milímetros, com distribuição espacial irregular, segundo a Funceme. Enquanto que em Paraipaba, no litoral oeste do Ceará, choveu 1.352 milímetros de janeiro até a primeira quinzena de maio, no município de Saboeiro, nos Inhamuns, no mesmo período choveu apenas 101 milímetros. Em abril, choveu 114,6 milímetros, volume 39,1% abaixo da média histórica no período de 188 milímetros.

O mês com maior volume de chuvas no estado foi março, quando foi contabilizado 211,5 milímetros, o maior desde 2008, quando choveu 332,5 milímetros. Em fevereiro, o volume de chuvas no Ceará – 158,7 milímetros – ficou 33,8% superior ao observado para o mês na série histórica, de 118,6 mm. Para os meses de março, abril e maio, a probabilidade de chuvas dentro da média histórica no Ceará é de 43% , segundo a Funceme.

Já a pré-estação de chuvas no Ceará – período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro – ficou 21,6% abaixo da média. Nesse período se dão os primeiros registros de chuvas no Estado depois da estação seca, que ocorre de agosto a novembro. A chuva acumulada nos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017 no Ceará foi de 102,1 milímetros, enquanto a média histórica do período é de 130,3 milímetros.

Com distribuição espacial irregular, os grandes açudes do Ceará continuam com baixa reserva de água. Atualmente, os 153 reservatórios do estado encontram-se, em média, com apenas 12,6% de sua capacidade de armazenamento. O principal açude que abastece Fortaleza, o Castanhão, com apenas 5,9% de sua capacidade de armazenamento. (Do G1 - Ceará)