sexta-feira, 5 de maio de 2017

Boa Viagem está na lista de municípios que se encontram em situação de emergência


Nesta quinta-feira, 04, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu a situação de emergência em 61 municípios cearenses incluindo Boa Viagem.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União, e a prefeitura deste município e as demais incluídas na lista poderão solicitar apoio federal para ações de socorro e assistência, restauração de áreas atingidas por desastres naturais e restabelecimento de serviços essenciais.

Entre a lista estão as cidades Aiuaba, Caucaia, Iguatu, Morada Nova e Orós. Para conferir a lista completa, basta acessar no endereço do DOU. No Ceará, a carência é devido ao extenso período de seca, que foi levemente diminuída com as chuvas deste ano. Até esta quarta-feira (3), o Estado já contava com 33 reconhecimentos vigentes até junho e julho deste ano.

A portaria é válida por 180 dias e segue critérios fixados pela Instrução Normativa nº 2, que define procedimentos da Defesa Civil nacional para o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública decretada por municípios, estados e Distrito Federal.

O município de Boa Viagem é um dos mais afetados com a seca. Além da escassez no reservatório principal, as vazões de poços perfurados não suprem a necessidade das localidades atendidas. (Do Repórter Ceará)

Quadrilha faz arrastão e rouba dezena de moradores na zona rural de Quixeramobim

Dezenas de pessoas moradores do distrito de Pasta, na Zona rural de Quixeramobim, foram vítimas de uma quadrilha que realizou um verdadeiro “arrastão” e roubaram todos os seus pertences.
De acordo com informações da Polícia Militar, populares informaram que quatro elementos, armados de revolveres e transitando em duas motocicletas, ficaram em um determinado ponto daquela localidade e abordaram cerca de quatorze pessoas e tomaram todos os seus pertences.
Após o fato os assaltantes perseguiram um carro de horário e roubaram o dono do veículo identificado como José Valdir Ferreira Nunes Júnior, 37 anos, o borracheiro José Dimas da Silva, 24 anos, e o agricultor Antonio Fernando Teixeira Oliveira, 55 anos.
Ainda segundo a polícia, os assaltantes conseguiram levar aproximadamente R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) em dinheiro, além de relógios e celulares das vítimas.
Os policiais tomaram conhecimento dos assaltos somente uma hora após os acontecimentos, contudo os policiais realizaram várias diligências na região, porém nada foi encontrado até o momento.
site MonólitosPOST

Quixeramobim: Diante da onda de assaltos, moradores de Nenelândia divulgam carta solicitando policiamento

Recentes assaltos registrados no Distrito de Nenelândia, zona rural de Quixeramobim, motivaram moradores a divulgarem uma carta solicitando das autoridades políticas uma iniciativa quanto a insegurança registrada naquela região.

No documento, os moradores demonstraram bastante preocupação com a atual situação: “Estamos apavorados com todo dia ocorrendo assaltos em nossa região e não temos a quem pedir socorro”, diz um trecho.

Acompanhe o documento na íntegra:

“Cumprimentando-o cordialmente, vimos pelo presente solicitar vossa especial atenção no sentido de destacar Segurança, destacar serviços de policiamento e ronda em nosso distrito.

Vimos em nome de toda população de Nenelândia manifestar-lhe a nossa extrema preocupação em relação à falta de segurança que vem afligindo o nosso distrito. Vagabundos, bandidos estão tomando de conta da nossa região, onde hoje somos vítimas das mais diferentes formas de violência, principalmente assaltos, furtos e roubos.

Sobre esse assunto gostaríamos que fossem encaminhadas as autoridades de nossa cidade, ao prefeito, ao delegado, ao comandante da PM, aos responsáveis de segurança e principalmente ao nosso governador. É unanime a reclamação da população de Nenelândia por segurança pública. Precisamos de policiamento em nosso Distrito, senhor governador, senhor prefeito, Nenelândia pede socorro, estamos apavorados com todo dia tendo assaltos em nossa região e não temos a quem pedir socorro. Se ligamos para a polícia em busca de socorro ,” quando atendem as ligações”,a única resposta que temos é: Não temos viaturas.

Isso é triste, é uma vergonha para a nossa cidade essa falta de segurança, a falta de viaturas para que os policiais possam realizar o patrulhamento ostensivo e preventivo e atender a população sempre que precisar se não podemos contar com os policiais a quem vamos poder contar?

O que se ver hoje é a nossa população preocupada com essa situação lamentável, só nessa semana bandidos fizeram arrastão em nosso distrito, levaram vários celulares de moradores da região e com três dias depois assaltaram novamente o nosso lugar. É dever de o estado garantir e dar condições a polícia de fazer um bom trabalho em cada município e nós como moradores da nossa região pedimos, imploramos uma base integrada na nossa comunidade, está mais do que na hora das autoridades, nossos representantes, prefeito da cidade e governador todos se unirem e trabalhar para o melhoramento da Segurança Pública da nossa cidade e principalmente dos interiores, que são os que mais estão necessitando de segurança, queremos que alguma medida seja tomada para a nossa comunidade de Nenelândia.

E é por esta razão que vimos solicitar o maior empenho das autoridades responsáveis pelo caso a providenciar com urgência que se faz necessária, policiais a fim de proporcionar maior segurança e tranqüilidade não só para esta comunidade, mas toda a população de Nenelândia e comunidades vizinhas.

Estamos assustados, com medo, sentimo-nos inseguros a cada dia que passa. Não temos a sensação de segurança.

Gostaríamos que os senhores, senhor secretário de Segurança, senhor Prefeito, autoridades de nossa cidade, gostaríamos que os senhores amenizassem os nossos medos, nossas inseguranças prestando segurança ao nosso distrito para que assim possamos voltar a acreditar no poder público.

Queremos ter a certeza de que casos como esses e outros ainda maiores possam ser evitados, e que a violência e a droga possam ser combatidas com ações concretas, sistemáticas, de longo prazo e que envolvam um processo contínuo com a sociedade.

Independente das limitações de recursos, acreditamos, que o poder público da nossa cidade de Quixeramobim não apenas pode, mas tem o dever de dar uma resposta concreta para esta situação.

Em nome de toda a Nenelândia enviamos nossas reivindicações.

Atenciosamente,
Moradores de Nenelândia (sic)”

Durante operação policial em Sobral, 12 suspeitos são presos


Foto: Divulgação/SSPDS
Uma operação na cidade de Sobral, no interior do Ceará, resultou na prisão de doze pessoas. Eles são suspeitos de envolvimento em ações criminosas pela região.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a ação teve início na tarde da quarta-feira (3) e foi concluída nesta quinta-feira (4). Foram apreendidos entorpecentes e duas armas de fogo.

Foram 141 profissionais envolvidos na operação, sendo 11 policiais lotados na SSPDS, 60 policiais militares e 70 policiais civis de várias delegacias do Interior Norte do Estado.

A primeira etapa ocorreu na tarde de quarta, cinco suspeitos foram capturados e um jovem apreendido, no residencial Caiçara, em Sobral. Com o grupo, os policiais apreenderam dois revólveres,21 munições, R$ 68,00 em espécie e aparelhos celulares. Outras munições também foram apreendidas no interior dos apartamentos onde estavam os indivíduos.

A segunda parte da ação foi realizada nesta quinta e resultou na captura de sete suspeitos. Quatro suspeitos foram autuados em flagrante por porte e posse de munições de arma de fogo. Outras duas pessoas foram presas por tráfico de drogas. Por fim, um outro suspeito foi autuado por condição análoga à escravidão, por manter pessoas trabalhando como agricultores, em sua propriedade, sob condições sub-humanas. (Do G1/Ceará)

Mototaxista tem moto e celular roubado por passageiro

Imagem ilustrativa
Ontem, quinta-feira, 04, uma moto foi roubada no município de Pedra Branca. Segundo a vítima, um mototaxista, por volta das 13h30min um indivíduo o contratou para fazer um frete até o Sítio Tabuas, zona rural do município.

Durante o trajeto, o homem foi surpreendido pelo passageiro, que estava armado. O criminoso rendeu a vítima e fugiu na motocicleta de modelo Honda/NXR Bros 150, de cor preta, levando também o celular do mesmo.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação