quarta-feira, 15 de maio de 2013

CHOVEU EM MAIS DE 100 MUNICÍPIOS E A BARRAGEM DE QUIXERAMOBIM DEVE SANGRAR NAS PRÓXIMAS HORAS


Barragem de Quixeramobim está tomando bom volume d'água com as chuvas - Foto Crisanto Teixeira


Choveu em 141 municípios cearenses nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Os maiores índices pluviométricos foram registrados no litoral oeste do Estado. A Praia da Baleia, em Itapipoca, teve a maior precipitação, com124,6 mm. Já o posto de Siupe, em São Gonçalo do Amarante, registrou chuva de 102 mm. Em Paracuru, a chuva registrada foi de 98 mm.
Funceme prevê novas chuvas no centro-norte para a tarde desta quarta-feira. Foto: Honório Barbosa

Na região da Ibiapaba, o município de Pacujá teve precipitação de 82 mm. Já no posto Capim 1, em Groaíras, choveu 80 mm. No Maciço de Baturité, as maiores chuvas registradas foram no posto de Carrapateira, em Guaiuba, com 69 mm, e no município de Barreira, com 60 mm.
No Sertão Central e nos Inhamuns, as maiores precipitações aconteceram nos postos Bandeira, em Itatira, com 62,8 mm, e Lizie, em Santa Quitéria, com 60 mm.No litoral Norte, as maiores chuvas foram em Santana do Acaraú, com 54 mm, e em Granja, com 52,8 mm.
Chuva deve continuar no centro-norte do Estado
De acordo com a Funceme, a atuação de um Cavado de Altos Níveis deixa as regiões cearenses favoráveis à ocorrência de precipitações. O céu deverá ficar parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no centro-norte do Estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.
Funceme também registra chuvas em Fortaleza e na Região Metropolitana
Na Região Metropolitana de Fortaleza, o posto de Bom Princípio, em Caucaia, registrou índice pluviométrico de 48 mm, e o distrito de Itapebussu, em Maranguape, teve chuva de 42 mm.
Na Capital, a Funceme registrou precipitação de 16,8 mm, no posto do Pici. A previsão do tempo para a tarde de hoje em Fortaleza é de céu parcialmente nublado. A temperatura mínima ficará em torno de 25º; já a temperatura máxima deve chegar aos 31º.

Na cidade de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará, o pluviômetro da Ematerce registrou nas últimas 24 horas * 44.8 milímetros de chuva, para a alegria de todos que sofrem com a seca que vinha se arrastando desde o ano passado, causando enormes prejuízos para a economia rural. Com a s chuvas caídas neste mês de maio de 2013, foram renovadas as esperanças da Barragem de Quixeramobim transbordar, o que deverá se confirma nas próximas horas, em virtude das boas chuvas que vem caindo em toda a região do sertão central.

Ainda de acordo com informações colhidas na internet, segue abaixo o registro das principais chuvas ocorridas nas últimas 24 horas.

Via Paisagística a espera da sangria da Barragem para limpeza da água - Foto Crisanto Teixeira 

Quixeramobim (Sede) - 44.8mm
Distrito de São Miguel (Sede) - 32mm
Fazenda Cipó (Damião Carneiro) - 65mm
Barra do Fôfo (Encantado) - 60mm
Algodões (Damião Carneiro) - 62mm
Santa Helena (Damião Carneiro) - 31mm
Fazenda Caracol (Damião Carneiro) – 28mm
Cruxatú (Belém) - 45mm
Distrito de Manituba (Sede) - 37mm
Santa Helena dos Aderaldo (Damião Carneiro) - 50mm
Pau Ferro (Nenelândia) - 32 mm
Fazenda Canafístula (Damião Carneiro) - 40mm
Fazenda Mulungu (Damião Carneiro) - 40mm
Salgadinho (Fogareiro) - 95mm
Várzea da Areia (Sede Urbana) - 112mm
Fazenda Chapéu (Damião carneiro) - 51mm
Facão dos Romualdo (Nenelândia) - 37mm
Assentamento Alegre (Uruquê) - 51mm
Telha Velha (Passagem) - 60mm
Assentamento Carqueja (Damião Carneiro) - 47mm
Assentamento Nova Canaã (Lacerda) - 37.3mm
Distrito de Belém (Sede) - 53mm
Serrinha da Santa Maria (Damião Carneiro) - 56mm
Distrito de Encantado (Sede) - 20mm
Fazenda Chapéu (Damião Carneiro) - 40mm
Placas Uruque (Uruquê) - 60 mm
Várzea Alegre (Município de Madalena) - 52mm
Lagoa dos Bois (Município de Madalena)- 40mm
Coque (Município de Quixeramobim) 60mm

Boa Viagem (Sede) - 40mm
Maraquetá (Passagem) - 70mm
Condado (Berilândia) - 55mm 


Crisanto Teixeira – Jornalista.

Ronaldinho se defende e diz que falta muito tempo para a Copa do Mundo




O objetivo era defender o Brasil na Copa das Confederações. Mas Ronaldinho não foi convocado por Felipão. A ausência vira combustível para o camisa 10 manter o alto nível das atuações e voltar à Seleção.

“Motivado mais do que nunca. Queria muito ter sido convocado. Não aconteceu dessa forma. Isso me motiva para jogar mais e ser lembrado no futuro”, afirma o armador.

Ter Ronaldinho motivado em campo é positivo para o Atlético. O apoiador pode conquistar seu primeiro título pelo clube neste domingo, contra o Cruzeiro, no segundo jogo da final do Mineiro. O caminho do sucesso, no Galo, é o caminho do retorno à Seleção.

“Ainda falta muito tempo para a Copa do Mundo e meu objetivo continua esse. Mais motivado do que nunca, em uma grande final, ter a chance de dar alegria para o torcedor”, ressalta.

Em entrevista coletiva, Ronaldinho também falou do apoio que recebe do torcedor alvinegro.” É muito bom, por todo esse apoio, desde que cheguei aqui. Cada vez mais, me sinto mais em casa, acolhido. Espero dar essa alegria ao torcedor, conquistando esse primeiro título e podendo levar o Galo o mais longe possível”.

Em relação a não convocação, Ronaldinho foi questionado sobre o horário da apresentação no hotel, em Belo Horizonte, para o amistoso do Brasil contra o Chile. “Não teve atraso nenhum. A hora marcada era a da janta e cheguei no horário normal, como sempre”.

Sobre a reportagem do Portal Uol, que afirmou que Cuca havia confidenciado a Felipão, técnico do Brasil, excessos do armador na sua vida extracampo, Ronaldinho mostrou que não se incomodou.

“Na verdade, nem vi. Só falei com o Cuca, mas nunca tive dúvida nenhuma a respeito disso, que Cuca ia falar alguma coisa. Então, tudo tranquilo, normal”, disse Ronaldinho. O treinador alvinegro desmentiu a informação.

Ronaldinho esperava jogar a Copa das Confederações. Já que não foi convocado, ele avisa que ficará na torcida pelo Brasil e pelos atleticanos Réver e Bernard, convocados.

“Estava na expectativa. Não aconteceu da forma que eu queria. Surpreendeu muita gente pelo fato de a nossa equipe estar muito bem e eu em grande momento. Mas agora é torcer pelos companheiros que estão lá e pelo nosso Brasil. A torcida continua, mas dessa vez de fora”. 

Jacaré encontrado no rio Canindé atrai curiosos



Um jacaré foi encontrado, nesta semana, nas águas do rio Canindé.

Populares afirmam que em vez de um só, seriam, na verdade, três jacarés, o que tem atraído a presença de muitos curiosos ao local.



Veja fotos da Cachoeira do Quandú em Reriutaba, na tarde desta Quarta-Feira(15/05/2013)

Várias pessoas já estavam tomando banho nesta tarde.

Qualidade da água de carros-pipa será avaliada pelo MPF



O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) irá realizar, às 10h30min desta quinta-feira, 16, audiência para discutir a qualidade da água distribuída por carros-pipa à população do interior do Estado. 

Será a segunda reunião promovida pelo MPF sobre o tema, desde que o órgão instaurou – em outubro do ano passado – inquérito civil público para apurar informações sobre a água dos carros-pipa. 

Nas últimas semanas, deputados estaduais acusaram o Governo do Estado de distribuir água contaminada para municípios do interior.

A primeira reunião do MPF para tratar da questão dos carros-pipa ocorreu em 9 de abril. Na ocasião, foram apresentados critérios para a apuração da qualidade da água. Na reunião desta quinta, o órgão deve apresentar os avanços registrados para os problemas verificados.

Estarão presentes na reunião o procurador da República Alexandre Meireles, representantes dos órgãos relativos à saúde do Governo do Estado, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, além da Defesa Civil e do Comando da 10ª Região Militar.

Bandidos assaltam R$ 5 mil reais de comerciante na cidade de Quixadá


Em Quixadá ainda ocorreu um capotamento, na CE-368, próximo a Localidade de Juatama. O condutor perdeu o controle de seu veículo.

Uma comerciante de 22 anos foi assaltada na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, ela estava com o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), quando contou a Polícia Militar do 9° Batalhão da região que dois indivíduos transitando em uma motocicleta, ambos armados com revólveres, anunciaram o assalto e levaram a sua bolsa com a quantia.
A vítima foi instruída a comparecer na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá para registrar o ocorrido. Ninguém sabe informar detalhes do assalto.
Em Morada Nova, um Policial Militar efetuou dois disparos em via publica, após discussões com sua namorada. Segundo informações do proprietário de um bar onde eles estavam, situado no Parque de Exposições.
Em Quixadá ainda ocorreu um capotamento, na CE-368, próximo a Localidade de Juatama. O condutor Francisco Antônio Freire, 50 anos, perdeu o controle de seu veículo, causando um capotado do seu Corsa Classic de placas NKF- 0708.
A vítima estava consciente se queixando de não sentir suas pernas, sendo socorrido por familiares para o Hospital Dr. Eudásio Barroso. O sinistro foi comunicado ao policiamento da PRE de Quixadá
Mande conteúdo / fotos  para a nossa redação:  contatos@revistacentral.com.br

Serviços:

Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047  

9º Batalhão da Polícia Militar de QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190

AMOR ADOLESCENTE: JOVEM É ACUSADO DE AGREDIR COMPANHEIRA DE 15 ANOS EM QUIXERAMOBI






A polícia foi acionada na noite desta terça-feira, 14, para o bairro do Conjunto Esperança, na cidade de Quixeramobim, devido a uma discussão de um casal.

Segundo informações da polícia, o caso foi registrado por volta das 20h40min, na Rua Liberato de Freitas, onde informações davam conta de que um indivíduo estava agredindo sua companheira.  No local os PMs constataram que se tratava de uma briga entre um casal de adolescente. A vítima foi uma jovem de 15 anos, já o acusado de ter agredido a menor, é o seu companheiro de 19 anos.  Os dois foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim onde foram entregues para adoção das medidas cabíveis.

POR REDAÇÃO
A questão do desmonte tem sido recorrente a cada mudança de Governo municipal no Interior cearense

o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) identificaram irregularidades administrativas nos 28 municípios cearenses onde realizaram inspeção especial, neste ano, para apurar denúncias de suposto desmonte de prefeituras no fim da gestão passada. Para todos eles serão abertos processos de Tomada de Contas Especial (TCE) revelou o presidente do Tribunal, Francisco Aguiar, ao apresentar à imprensa, ontem, o plano de fiscalização para este ano.

Conselheiro Francisco Aguiar, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, se mostra surpreso com os resultados das investigações FOTO: VIVIANE PINHEIRO

A possibilidade de desmonte em prefeituras cearenses começou a ser investigada pelo TCM em outubro do ano passado. Neste ano, em função de denúncias do Ministério Público e de prefeitos eleitos foram realizadas inspeções em mais 28 municípios.

Diversas

No trabalho realizado agora, em 2013, e nos três últimos meses de 2012 foram identificados 78 tipos de irregularidades, sendo 20 na área de pessoal, oito em licitações, sete em contratos, quatro em relação à convênios, 10 na área de controle interno, patrimônio e assessorias, sete em relação a receitas e movimentação bancárias, dez em relação a obras e serviços de engenharia e, 12 na área de irregularidades diversas.

As principais irregularidades identificadas são semelhantes às que foram anunciadas em 2009 por causa do desmonte de prefeituras em função das eleições de 2008. Elas dizem respeito a contratação irregular de servidores, atraso no pagamento de servidores, concessão de diárias sem respaldo legal, ausência de licitações, licitações com indícios de favorecimento, contratos com objetos indefinidos, prorrogação de contratos sem base legal, excessivo consumo de combustível no período eleitoral, veículos sucateados e medicamentos com validade vencida.

Além disso foram constatados a realização de convênios com característica de contrato, cheques assinados em branco, emissão de cheques sem fundo, cheques sacados no caixa do banco, transferências bancárias sem identificação da procedência, pagamento de serviços não executados, superfaturamento de obras e, entre outras, diversas despesas pagas e não comprovadas que foram executadas.

Consistente

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco Aguiar, confessa que não tem explicações para as irregularidades constatadas e atribue procedimentos dessa natureza a uma questão de cultura porque irregularidades semelhantes foram identificadas no passado. Observa que o Ministério Público tem atuado de maneira consistente, o Tribunal de Contas dos Municípios tem intensificado o processo de fiscalização e, além disso, vem realizando encontros para a capacitação das gestões públicas e da própria sociedade para exercer o seu papel de fiscalizar. Informou também que nos encontros realizados neste ano vem contando com a participação de representantes da Controladoria Geral da União o que é muito importante.

Para as inspeções ordinárias a serem realizadas neste ano foram selecionados, inicialmente, 92 municípios. As inspeções ordinárias começaram na última segunda-feira, com a fiscalização das prefeituras e câmaras de Maracanaú, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tauá.






A polícia prendeu na tarde desta segunda-feira, 13, um homem acusado de estelionato na cidade de Senador Pompeu.


O caso ocorreu por volta das 15 horas na agência do Bradesco daquela cidade. Segundo informações da polícia, o homem chegou à agência com documentos falsos atrás de conseguir um empréstimo. A polícia foi acionada pelo gerente da agência que achou a atitude suspeita, devido o nervosismo do cliente.  O acusado foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil de Senador Pompeu e foi identificado como sendo um homem de 45 anos, que mora na cidade de Fortaleza.  Segundo o acusado, o mesmo receberia o valor de R$ 250,00 após praticar o golpe de um individuo identificado como Francisco, que mora em Fortaleza e quem seria responsável por fornecer todos os documentos falsos. 

POR REDAÇÃO