domingo, 25 de novembro de 2018

A PALAVRA DO DIA

=

Evangelho (Lc 20,27-40)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

CEARÁ É O PRIMEIRO DO NORDESTE EM ORLAS CEDIDAS A MUNICÍPIOS


O litoral do Ceará tem aproximadamente 600 km de extensão. Toda essa área é pertencente à União, que vem transferindo aos municípios a gestão das praias marítimas urbanas para facilitar uma melhor administração dos espaços litorâneos, ensejando melhorias continuadas para o uso racional e a qualificação ambiental e urbanística desses territórios. No Nordeste, o Ceará é o Estado com mais cessões atualmente: Fortaleza, Caucaia, Acaraú, Aracati e Itapipoca.

O território cearense tem 20 cidades que defrontam o mar. Destas, oito já solicitaram a cessão da orla. Beberibe e Jijoca de Jericoacoara estão com processos avançados, segundo o titular da Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CE), Cláudio Cruz. Já Icapuí aguarda mudanças na legislação, visto que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não possui praias marítimas urbanas. 

As prefeituras vão poder tomar iniciativas e ter autonomia, sem contar com receita financeira, sendo que o dinheiro arrecadado em eventos e as multas vão ficar 100% nas prefeituras, que vão usar como quiserem. A cessão é dada por 20 anos, que podem se tornar renováveis, embora a Superintendência possa reavê-los, a qualquer momento, em caso de desrespeito às regras. 
Diário do Nordeste

Com termômetros acima dos 39°C, duas cidades do Ceará têm as maiores temperaturas do país


Dois municípios cearenses chegaram a constar entre as cidades com as temperaturas mais elevadas do País, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A relação de quinta-feira (22) apresentou Jaguaribe, com 39,6º C e Morada Nova, com 39,1ºC. Ambos os municípios estão na Região Jaguaribana do Ceará.

No penúltimo dia de outubro, Jaguaribe chegou a liderar o ranking. Segundo dados do Inmet, a cidade cearense chegou a registrar 38,6º. Dentro das dez maiores temperaturas do Brasil, o Ceará apresenta ainda mais uma cidade: Crateús, que fica a 350 km de Fortaleza, e registrou temperatura máxima de 38,2ºC. O monitoramento do órgão é atualizado a cada 24 horas.

Elevação da umidade do ar
“A sensação térmica aumenta em virtude dessas altas temperaturas, ventos menos intensos e progressiva elevação da umidade do ar à medida que nos aproximamos de dezembro e do mês de janeiro”, comenta Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

“O calor sentido por cada um nós diminuirá quando o céu vier a permanecer mais nublado e as primeiras chuvas chegarem - o que pode acontecer na Pré-Estação. Portanto, dezembro e janeiro são os meses mais quentes do ano, principalmente se chover pouco nesses meses”, complementa o meteorologista da Funceme. (Do G1-

Mauricio Porto, finalista da Copa Brasil de Bicicross é homenageado na Câmara de Quixeramobim


O jovem quixeramobinense, Maurício Porto, foi homenageado na última quarta-feira, 21, durante sessão da Câmara de Vereadores do Município.

Maurício, atleta de Bicicross, foi destaque na Copa Penks Internacional deBMX  e finalista da Copa Brasil de BMX, em São Paulo, sendo o único representante do Estado na sua categoria.

A homenagem foi uma proposição de requerimento do vereador Antonio François Saldanha da Silva e subscrito pelos demais parlamentares, que na ocasião, concedeu votos de congratulações ao jovem que representou o município de Quixeramobim, e o Ceará durante os campeonatos. (Do Repórter Ceará)

Cinco homens morrem em confronto com policiais durante ataque a carro-forte


Uma tentativa de assalto a um carro-forte terminou com cinco suspeitos mortos num confronto com a polícia na manhã desta sexta-feira, 23, em Quixeré, a 195 km de Fortaleza. A informação foi confirmada por uma fonte do alto escalão da Polícia Militar.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), entretanto, a polícia “revidou e lesionou seis suspeitos” na ação. Em nota, o órgão não confirmou as mortes.

Seis fuzis e munições de diversos calibres, explosivos, coletes balísticos e outros artefatos foram apreendidos, confirmou a SSPDS. De acordo com o órgão, a operação foi planejada durante a última semana numa parceria entre a Polícia Federal e a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da secretaria. A ação foi realizada por equipes do Grupo de Ação Táticas Especiais (Gate) da PMCE.

Ainda de acordo com a SSPDS, o grupo criminoso estava dividido em três carros, em direção ao Rio Jaguaribe, para interceptar o carro-forte. O Gate foi ao local e foi recebido com disparos. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) deu apoio aos policiais em terra.

Do Repórter Ceará com informações do G1-CE