terça-feira, 1 de abril de 2014

Raio mata 51 cabeças de gado em uma fazenda no TO; carne não é aproveitada



Prejuízo do dono da fazenda, em Pedro Afonso, chega a R$ 60 mil.
Por ano, cerca de 3 milhões de raios caem no Tocantins.
Animais são mortos por raio em fazenda de Pedro Afonso (TO)
(Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)

A queda de um raio provocou a morte de 51 cabeças de gado em uma fazenda do município de Pedro Afonso, região central do Tocantins. Segundo o proprietário do imóvel, João Damasceno de Sá Filho, o prejuízo é superior a R$ 60 mil. O fazendeiro acredita que os animais morreram por volta das 19h de sexta-feira (28). Eles só foram encontrados às 8h30 da manhã do dia seguinte.

Mais de 50 cabeças de gado morreram atingidas por raio (Foto: João Damasceno de Sá Filho/Arquivo Pessoal)

Sá Filho conta que, desde que começou a trabalhar com gado, em 2007, isso nunca havia acontecido. Antes do acidente ele possuía 826 cabeças de gado. Ainda chovia no dia seguinte, e por causa da demora para encontrar as carcaças, a carne não pôde ser aproveitada. Os animais mortos foram enterrados.

Segundo o meteorologista José Luiz Cabral, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), cerca de 3 milhões de raios caem no estado por ano. Ele declarou que no estado não existe cultura de prevenção contra raios e que é necessária a instalação de para-raios no campo. Ele disse ainda que em outros estados é comum que os pequenos pecuaristas invistam em proteção contra descargas elétricas.

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins é o oitavo estado em que mais caem raios no país, o primeiro é o Amazonas. O Elat destacou ainda que os animais não são os únicos afetados pelos raios. Segundo o grupo, em média 130 pessoas morrem por ano em razão dos raios no Brasil, a maioria (24%) é composta por trabalhadores do setor agrícola.

Fonte: Globo.com

Hoje é 1º de Abril de 2014!

Existem muitas explicações para o dia 1 de Abril se ter transformado no Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França.

Em 1554 , depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1 de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Jovem de 18 anos é preso portando drogas no Conjunto Esperança


Nesta segunda-feira, 31, às 10 horas, após uma abordagem feita pela Polícia Militar na Rua Wellington Lima, no Bairro do Conjunto Esperança, o jovem Francisco Alexandro Barbosa Felício, popularmente conhecido como Alex Louro, pintor, 18 anos, foi preso portando um papelote de maconha e três pedras de crack.

Tendo completado 18 anos no último dia 22 de março, segundo dados divulgados pela PM, quando menor, Alex já havia sido apreendido em posse de uma arma de fogo.

Conheça a flor bizarra com formato de genitália feminina e que emana odor de fezes



Espécie foi inicialmente classificada como um fungo, mas logo foi descoberto que se tratava de uma planta com flores e frutos.
Esta flor carnuda, encontrada no sul da África, é conhecida por ter a aparência da genitália feminina. Isso se enfatiza ainda mais pelo odor que emana: a planta tem cheiro de fezes!

A Hydnora africana cresce quase que inteiramente no subsolo, exceto a parte de sua flor. Ela se divide em três “pétalas” carnudas com tons alaranjados. 

A planta foi inicialmente classificada como um fungo, devido a sua atividade parasitária, mas logo foi descoberto que se tratava de uma planta com flores e frutos. A flor possui milhares de sementes, e como alguns pássaros e mamíferos se alimentam dela, eles ajudam a garantir a continuidade e disseminação da espécie.

Fonte: MMN

Fotógrafo captura momento assustador em que raio atinge avião em pleno voo




Tripulantes se disseram assustados e acharam que motor havia explodido.
Uma imagem assustadora capturou o momento em que um raio atingiu um avião em pleno voo. A cena foi flagrada pouco antes que a aeronave aterrissaria no Aeroporto Internacional de Birmingham, na Inglaterra. O voo da KLM de Amsterdan incrivelmente foi atingido três vezes durante a tempestade. Mesmo assim, ele pousou com segurança. 

O passageiro Tony Everitt, de 51 anos, descreveu que ouviu um estrondo e se disse impressionado com a calma da tripulação. “Após o estrondo, pensei que o motor tinha explodido”, disse ele. 

Outra tripulante, Tracy Meakin White, de 41 anos, comentou: “Fiquei surpresa por ninguém ter ficado ferido”. “Nunca vi nada parecido com isso”, concluiu.

Estima-se que a maioria dos aviões comerciais são atingidos por um raio pelo menos uma vez por ano. Mesmo assim, as aeronaves passam por rigorosos testes de segurança.

Fonte: Metro

Funceme registra chuva de 110 mm nos municípios de Milhã e Pedra Branca


Pela primeira vez em 2014, a Zona de Convergência Intertropical atuou de forma regular em todo o Ceará. O resultado foi o registro de precipitações em 161 dos 184 municípios do Estado, entre o domingo, 30 de março, e a segunda-feira, 31. De acordo com os números da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, a cidade com chuva mais intensa foi Fortaleza, com169mm, sendo a maior precipitação do ano na Capital. Também choveu forte em Caririaçu (111mm), Milhã (110mm) e Pedra Branca (110mm).
Segundo a meteorologista Meiry Sakamoto, a previsão é de que a Zona de Convergência permaneça atuando favorável até a quarta-feira, 2 de abril, e após isso as chuvas devem perder intensidade. “Chuvas mais intensas em algumas regiões e noutras não, assim como três ou quatro dias chuvosos seguidos de períodos sem chuva são características nossas. Isso é a irregularidade das precipitações, que se acentua em anos em que as chuvas estão abaixo da média histórica”.
Prognóstico
Ela representou a Funceme na reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, realizada na manhã desta segunda-feira, no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza. Na ocasião, Sakamoto apresentou a previsão climática para os próximos três meses. “Este é o terceiro prognóstico que emitimos em 2014, e agora apontamos para um período diferente: abril, maio e junho. Há uma maior probabilidade de termos um acumulado de chuvas abaixo da média histórica em uma área da Região Central até o Sul do Estado. Na parte Norte, que inclui a faixa litorânea e a Região da Ibiapaba, a tendência é de maior chance de chover em torno da média”, explicou.
A meteorologista informou ainda que, em números parciais, o Ceará está com déficit de chuvas em 2014. “Em janeiro, choveu 52% abaixo da média no Estado e em fevereiro, as precipitações foram 26% inferiores à média do mês. Março ainda não terminou e estamos computando os dados dos últimos dias, mas, até o dia 26, as chuvas estavam 40% abaixo da média. O evento de chuva intensa registrada hoje vai melhorar esse número, mas, certamente, o mês ficará negativo”.
Assessoria de Comunicação da Funceme

Chuva desta segunda é a 7ª maior de Fortaleza desde 1974


Das 7h da manhã deste domingo (30) às 7h desta segunda-feira (31), Fortaleza registrou a sétima maior chuva desde 1974,  ano em que a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) começou os registros, segundo o órgão. Choveu 169.0 milímetros, conforme a medição no Posto Messejana. A Funceme registrou precipitações em 153 municípios em todo estado.
De acordo com o meteorologista da Funceme, Leandro Valente, as chuvas são devido à instabilidade atmosférica que deve aumentar no decorrer do dia pro causa da proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o norte do Nordeste brasileiro.
Para terça-feira (1º), a Funceme antecipa que A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) seguirá favorecendo à ocorrência de chuvas em todas as regiões cearenses.
Confira os 10 maiores registros de chuva em Fortaleza (desde 1974):
29/01/2004 – 250.0 mm (Posto Messejana)
27/03/2012 - 197.6 mm
20/03/1988 - 189.0 mm
29/01/2004 - 180.6 mm
07/03/2004 - 173.8 mm
29/01/2004 - 170.3 mm
31/03/2014 - 169.0 mm
02/06/1977 - 168.0 mm
07/03/2004 - 162.5 mm
24/04/1997 – 162.0 mm
G1 CE


1
O Ceará já registra um índice de chuva maior que o do ano passado, considerando os três primeiros meses do ano, mas ainda está abaixo da média histórica do estado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (31) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
“Em janeiro, choveu 52% abaixo da média no Estado e em fevereiro, as precipitações foram 26% inferiores à média do mês. Março ainda não terminou e estamos computando os dados dos últimos dias, mas, até o dia 26, as chuvas estavam 40% abaixo da média. O evento de chuva intensa registrada hoje vai melhorar esse número, mas, certamente, o mês ficará negativo”, afirmou a meteorologista Meiry Sakamoto.
A Funceme também reforçou a previsão de chuva para o período abril, maio e junho, que devem permanecer abaixo da média histórica em uma área da Região Central até o Sul do Estado. Na região Norte, que inclui a faixa litorânea e a Região da Ibiapaba, a tendência é de maior chance de chover em torno da média.
Nesta segunda-feira choveu em 161 dos 184 municípios cearenses. Segundo a Funceme, “pela primeira vez em 2014, a zona de convergência intertropical atuou de forma regular em todo o  Ceará”. Fortaleza teve a chuva mais forte do ano e a sétima mais forte desde 174, com 169 milímetros. Também choveu forte em Caririaçu (111 milímetros), Milhã (110 milímetros) e Pedra Branca (110 milímetros).
De acordo com Meiry Sakamoto, a previsão é de que a zona de convergência permaneça atuando em todo o Ceará até a quarta-feira (2 de abril); após essa data as chuvas devem perder intensidade. “Chuvas mais intensas em algumas regiões e noutras não, assim como três ou quatro dias chuvosos seguidos de períodos sem chuva são características nossas”, explica a meteorologista.
G1 CE

Aécio diz que “não importa” concorrer com Lula ou Dilma


1
Pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o senador Aécio Neves (MG) disse na tarde desta segunda-feira (31) que “não importa” se houver mudança na candidatura do PT. Segundo ele, se o nome do governo for o do ex-presidente Lula ou da atual chefe do Executivo, Dilma Rousseff, tanto faz.
“Ouço sempre que pode haver mudança de candidato no governo. Para mim não importa se será o Lula ou a Dilma. O que eu quero é derrotar esse modelo político que aí está”, afirmou.
É a primeira vez que um pré-candidato trata abertamente sobre as diversas manifestações na base do governo pela volta de Lula. Aécio falou sobre o assunto durante palestra a empresários ligados ao LIDE, grupo que agrega empreendedores, em São Paulo.
Durante a fala, de mais de uma hora, Aécio criticou a atual administração, prometeu mudanças e voltou a defender a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Petrobras.
O senador chamou de “chantagem” a ameaça de aliados do governo de ampliar o escopo da investigação, de modo a envolver os setor elétrico, mirando a Cemig, empresa energética de Minas, e a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, Estado governado por Eduardo Campos (PSB), outro adversário de Dilma nas eleições.
“Não há chantagem que nos tirem da apuração desse tema. Querem investigar o setor elétrico? Vamos lá. Querem investigar os portos? Vamos lá. Vamos investigar os brasileiros e os cubanos”, afirmou, numa referência ao financiamento pelo BNDES de um porto em Cuba.
Folha de S. Paulo.

Recife PE: Maqueiro é detido após fazer sexo oral em paciente 1


Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Um maqueiro foi detido na manhã desta terça-feira (1º) após abusar sexualmente de um paciente no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. A vítima do assédio é um adolescente de 17 anos que havia sofrido um acidente de moto. Em entrevista à Rádio Jornal, o jovem disse que deu um soco no rosto do maqueiro, quando este tentou fazer sexo oral nele.
“Ele ficou passeando comigo pra lá e pra cá. De repente, ele abriu meu zíper e ficou me chupando. Eu tentei falar com uma senhora que estava ao meu lado, mas ela nem quis saber. Quando minha mãe chegou, eu falei para ela. Depois que minha mãe saiu de perto, ele veio de novo e eu dei um murro na cara dele”, narrou o jovem, que estava sobre a maca, no setor de emergência da Restauração.
Segundo testemunhas, o suspeito agarrou o adolescente e só soltou quando ele o agrediu. O maqueiro foi detido pelos policiais do posto policial do HR, mas ainda não se sabe o que será feito dele.

Fonte: Jornal do Commercio

Menino de 2 anos liga para a ambulância e salva vida da mãe


1
Riley, de 2 anos, no colo da mãe, Dana Henry Foto: BBCBrasil.com
O pequeno Riley foi condecorado por bravura pela polícia de do condado de Laicestershire, na Inglaterra.
Mesmo tendo só dois anos de idade, ele salvou a vida de sua mãe ao ligar para o serviço de emergência depois que viu ela desmaiar em casa.
Dana Henry foi levada ao hospital, onde passou por uma cirurgia de emergência para conter uma hemorragia em seu ovário.
Ela havia ensinado Riley a fazer a ligação, mesmo assim ficou surpresa quando o menino colocou os ensinamentos em prática.
“Estou muito orgulhosa dele”, disse ela à BBC.
Terra 

Irmãos vigilantes são executados a bala na cidade de Canindé


O motivo do crime ainda é desconhecido pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé. As vítimas rema irmãos.
Um tiroteio na cidade de Canindé, no Sertão Central cearense, causou a morte de duas pessoas. O crime foi na Avenida Padre Cícero, no bairro João Paulo II. Dois vigilantes foram atingidos e socorridos por populares ao Hospital Regional.
O vigilante José Evanilson Carneiro Gomes, 30 anos, foi atingido por quatro disparos, os quais atingiram a região posterior do quadril, a coxa esquerda, a axila esquerda e a região posterior do tórax. A segunda vítima também era vigilante, trata-se de Francisco Silvio Carneiro Gomes, 35 anos, vulgo “Biú”, morto com um tiro na cabeça. A segunda vítima respondia por Receptação e Desacato.
Segundo o cabo Alexandre, que encontrava-se no Hospital no momento da chegada das vítimas, Evanilson já chegou naquela instituição em óbito, e posteriormente foi confirmado também o óbito de “Biú”. Ainda segundo o PM, a esposa do José Evanilson informou que os dois estavam em frente sua residência quando dois elementos chegaram em uma Honda Fan, de cor preta e placa não anotada, onde o garupeiro já desceu do veículo efetuando diversos disparos contra as vítimas.
A viúva informou também que “Biú” chegou a falar o nome de um dos suspeitos, no entanto a mesma não lembrava que nome seria esse.
O motivo do crime ainda é desconhecido pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Canindé
Revista Central 

Ex-BBBs Fran e Diego posam juntos em clima quente para o Paparazzo 1


Um ferro-velho na Zona Norte do Rio de Janeiro foi o cenário inusitado onde o casal Fran e Diego, ex-participantes do “BBB 14″, posou para o Paparazzo. Em meio a antiguidades e até relíquias como um tanque de guerra sucateado, eles mostraram que deixaram as brigas para trás e, agora, só querem saber de curtir a companhia um do outro.
Enquanto trocava de roupa para posar com um dos cinco looks que fotografou, Diego fez um pouco de jogo duro, mas deixou escapar uma declaração para a gaúcha. “Não ganhei o prêmio, mas conheci a Fran. A gente não sabe será o futuro, mas no que depender de nós vamos batalhar bastante para ficarmos juntos”, disse ele.
E, para a alegria dos fãs do casal, que carinhosamente os apelidou de #FranGo, junção dos nomes dos dois ex-BBBs, parece que o relacionamento está mesmo ficando sério. “Ele falou no Whatsapp com meu pai e combinaram de se encontrar. Como estamos na correria de trabalho, pensamos em fazer uma twitcam para rolar o pedido oficial”, contou Fran ,sobre a ideia de oficializar o namoro.
Tanto ela quanto ele garantem que desde que se reencontraram não houve nenhuma briga. “Estamos muito melhor do que dentro da casa. Na casa brigávamos bastante e aqui não rolou nenhuma vez. Estamos nos conhecendo”, disse a modelo. A sintonia entre os dois é tanta que ela admite sentir falta dele até mesmo agora que estão juntos novamente. “Acredita? Até aqui fora fico com saudades dele”, brincou ela. Envolvido pelo clima quente das fotos, Diego também não deixou por menos e intimou: “Você vai dormir comigo hoje”.
Depois de reclamar das “rapidinhas” debaixo do edredom com o carioca, eles contaram que agora o sexo é bem diferente. ”Aumentou de três para 45 minutos”, brincou Diego.
Ego