quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tratamento especial: Estabelecimento comercial é vítima da bandidagem em Quixadá

Comandante da PM não tem conseguido mostrar a sua revolta e bandidagem age com rigor.
A violência não tem dado trégua com o deslocamento de vários Policiais Militares nos últimos dias da cidade de Quixadá para outros municípios do Sertão Central cearense. Em busca de esconder os fatos o Comando do 11° Batalhão Provisório não tem fornecido as ocorrências policiais para a imprensa, todavia, não está tendo competência para proteger o cidadão de bem.
É assustador o número de assaltos e furtos após o ‘reinado’ do Tenente-Coronel Francisco Paiva, o mesmo que agrediu um Profissional de imprensa ao tentar registrar uma mobilização em Ibaretama. Para se ter ideia, no início da noite desta quarta-feira,11, um estabelecimento comercial foi mais uma vítima da bandidagem que tem dominado de ponta a ponta o município de Quixadá. O proprietário perdeu a quantia de aproximadamente R$ 5.000,00 mil reais quando foi abordado por elementos com armas em punho, sem chance o empresário só tinha duas opções, entregar o dinheiro e viver ou reagir e morrer.
Casos assim têm acontecido com frequência, são furtos e roubos que não estão mais sendo divulgado pelos veículos de comunicação, isso após a chegada desse comandante, cujo objetivo é possivelmente passar a população que tudo vai bem, mas bem mesmo só para bandidos, que mesmo quando são presos recebem tratamento especial, enquanto o cidadão sofre com o transtorno.
Policiais Militares tem reclamado do comandante por não aceitarem algumas imposições e algumas pedem a sua saída.

Mais Informações:

Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047



FOTOS  VALMIR

MADALENA E QUIXERAMOBIM DECRETAM ESTADO DE EMERGÊNCIA!


   
Na manhã da terça-feira, dia 10 de abril, trabalhadores rurais organizados pelo MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, STR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ocuparem os prédios das prefeituras municipais de Quixeramobim e Madalena, ambos na região do sertão central, os mais castigados pela falta de chuva nesse ano.  

Depois de receberem a demanda das reivindicações, os prefeitos de Quixeramobim e Madalena assumiram compromisso de levar até ao governo do estado a pauta de reivindicação. Por outro lado, o prefeito de Madalena Wilson de Pinho decretou na manhã desta quarta-feira 11, Situação de Emergência no município de Madalena em razão da estiagem que assola toda área territorial do município.

A medida tem embasamento no Art. 11, Inciso XIII da Lei Orgânica Municipal, e no Decreto Federal nº 7257, de 04 de agosto de 2010, e ainda na Resolução nº 03 do Conselho Nacional de Defesa Civil.  O Decreto Municipal nº 007/2012, que declara Situação de Emergência no município de Madalena entra em vigor a partir desta quarta-feira, 11 de abril e terá vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Nesta quinta-feira, dia 12 de abril, a Comissão Municipal de Defesa Civil do Município de Quixeramobim analisará a formalização do decreto de estado de emergência, assinado pelo Prefeito Edmilson Júnior - PMDB.

Com informação e foto de Chico Almir


FOTOS  VALMIR

FUGA FRUSTADA: PRESOS SE REBELAM APÓS DESCOBERTA DE TÚNEL EM CADEIA PÚBLICA DE QUIXERAMOBIM




Material apreendido em vistorias realizadas pela manhã e durante a tarde 
Fotos: osertaoenoticia.com
Tudo começou por volta das 10 horas quanto à guarnição de serviço detectou no esgoto do presídio muita terra sendo jogada para fora.

Após a chegada do Policiamento Ostensivo Geral, uma grande vistoria foi realizada na cela três da cadeia pública de Quixeramobim sendo encontrado um buraco no piso da cela ao qual tinha aproximadamente 01 metro e meio de extensão em direção a Rua Raimundo Rodrigues. Os policiais também encontraram uma grande quantidade de terra dentro do banheiro em sacos feito com redes dos detentos. Logo após uma vistoria cuidadosa foram encontrados 10 celulares, 04 armas artesanais, 08 baterias para celulares, 02 facas, 01 microfone, 01 rádio, 02 chips para telefone e R$ 20,55 (vinte reais e cinqüenta e cinco centavos).  


 Túnel encontrado dentro da cela juntamente com terra
 Fotos: osertaoenoticia.com

Segundo a polícia, a informação era de que poderia ter mais algum túnel em outras celas onde os mesmos poderiam se interligar para a fuga em massa de detentos. A visita realizada pelos familiares dos presos foi suspensa pelo juiz da comarca local, Fabrício Mazza, para a realização de uma vistoria. Após receberem a notícia, e frustrados devido ao plano de fuga ter sido descoberto, vários detentos começaram a se rebelar realizando um verdadeiro barulho dentro das celas. Com o clima tenso dentro do presídio, todas as Ruas próximas foram interditadas pela Autarquia Municipal de Trânsito para uma eventual emergência. 
                               Familiares dos detentos aguardavam anciosos pelo fim do motim
Fotos: osertaoenoticia.com

Por volta das 16h20min começou um princípio de motim sendo logo controlada por policiais do P.O.G e o Ronda do Quarteirão de Quixeramobim, juntamente com o apoio do F.T.A da cidade de Quixadá. Os mesmos entraram no presídio onde realizaram sobre o comando do Tenente Coronel Calixto, uma nova vistoria no restante das outras celas, onde foram encontrados 07 celulares, 02 armas artesanais, 03 bateria para celular, 01 faca, 01 pen drive, 02 rádio portátil, 01 chip e 07 carregadores para celular. Além dos objetos, os policiais também encontraram 36 gramas e 48 trouxinhas de maconha e 03 pedras de crack.  

Informações passadas a polícia davam conta de que uma fuga em massa iria acontecer ainda esta semana, os presos realizavam revezamento na construção do túnel e a grande quantidade de celulares seria para uma provável comunicação após a fuga. O comandante da operação, Tenente Coronel Calixto, destacou o sucesso da operação e o trabalho eficiente da polícia em conseguir evitar uma fuga em massa ao qual seria prejudicial para toda a região. 

Em julho de 2011 uma comitiva de vereadores do município foi até a secretaria de justiça do estado onde o secretário pediu para município apresentar um terreno com distancia de até 3 km da cidade, para poder ser feito uma analise para a construção de uma nova cadeia pública em Quixeramobim com capacidade para mais de 120 presos, segundo o secretário, os recursos já existiriam através do DEPEN- Departamento Penitenciário Nacional, onde o município entraria com o terreno, o estado com 10 a 20 %, e o governo federal com o restante dos recursos. A nossa equipe entrou em contato com o líder do prefeito na câmara Municipal, vereador Everardo Junior, onde o mesmo nos informou que o terreno já foi disponibilizado pelo município ao qual aguarda uma vistoria técnica da secretaria de justiça para a doação ser realizada. 

A cadeia pública de Quixeramobim possui capacidade para 42 presos, mas hoje é ocupada por 113 detentos em regime fechado e mais de 30 em regime semi-aberto. A mesma é localizada no bairro Duque de Caxias, que possui um dos maiores números de habitantes da cidade, o risco e o medo das pessoas que moram próximo a cadeia pública é constante, principalmente com fugas, pois se tornam os alvos principais dos presos.  

POR FERNANDO IVO

Cagece doa coletores de material reciclável

O óleo servirá na produção de biodiesel pela Usina da Petrobras de Quixadá.
A Cagece doou 400 bombonas para associações de catadores de Fortaleza e do Interior. As primeiras duas entidades a receberem os depósitos foram em Fortaleza, nos bairros Pirambu e Jardim Castelão, totalizando 100 unidades entregues. 
A iniciativa foi uma parceria entre a Companhia e a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). As bombonas, uma espécie de recipiente, serão utilizadas para coleta de óleo de cozinha pelas associações. Uma vez beneficiado pelas entidades, o óleo servirá na produção de biodiesel pela Usina da Petrobras de Quixadá. 
Ao total, foram beneficiadas cinco associações no Interior e 15 na Capital. Os depósitos têm capacidade de 14 ou 45 litros cada. Em Russas, foram 65 unidades. Em Maracanaú 55 bombonas. Já em Juazeiro do Norte foram 80. O restante (200) teve como destino as instituições situadas em Fortaleza. Os depósitos enviados para Russas também beneficiarão Limoeiro e Canoa Quebrada. Já parte dos enviados para Juazeiro será também utilizada no Crato. 
O projeto da STDS prevê a instalação de sete Estações de Tratamento Primário de Óleo, nas associações de catadores escolhidas. Os equipamentos irão permitir o beneficiamento do óleo de cozinha, de modo a prepará-lo para a utilização pela Petrobras.
fotos  valmir

SERRA DE MARANGUAPE RECEBE NESTA QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL AS CINZAS DE CHYCO ANYSIO.



Nesta quinta-feira (12), parte das cinzas do humorista cearense Chico Anysio serão jogadas na sua terra natal, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. O cortejo terá início em Fortaleza, no teatro Chico Anysio, na avenida da Universidade, 2175, no Benfica,  às 8h30min, e terá a presença do governador do Estado, Cid Gomes; da viúva, Malga di Paula, e do filho do artista, André Lucas. Outra parte das cinzas do cearense já foi lançada no Projac, no Rio de Janeiro, no dia 31 de março.
As cinzas de Chico Anysio seguirão em cortejo no carro do Corpo de Bombeiros até  Maranguape, onde percorrerá as principais ruas da cidade. Em seguida, às 9h30min, no estádio do Moraisão, a comitiva embarcará em um helicóptero para lançar as cinzas do alto da serra de Maranguape, como era o desejo de Chico Anysio.
O dia 12 de abril celebra duas datas especiais. O dia de nascimento de Chico Anysio, que completaria 81 anos. Além disso, desde 2003, nesta data é comemorado o dia do Humor no Estado, que foi instituído pela lei Nº 13.317, de 02.07.2003, por iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará.
Chico Anysio faleceu  no dia 23 de março aos 80 anos, após ficar um longo período internado e sofrer uma parada cardiorrespiratória. Na ocasião, o governador Cid Gomes decretou luto oficial de três dias devido ao falecimento do artista cearense.
Chico Anysio
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio, nasceu em Maranguape em 12 abril de 1931.  Humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor, Chico se destacou em todas as atividades que se dedicou, mas foi com o humor sofisticado e popular ao mesmo tempo que ganhou espaço no coração dos brasileiros.
Chico Anysio mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Decidiu tentar fazer um teste para locutor de rádio quando a sua irmã também faria. Saiu-se excepcionalmente bem no teste, ficando em segundo lugar, somente atrás de outro jovem iniciante, Sílvio Santos. Na rádio na qual trabalhava, a Rádio Guanabara, exercia várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc. Participou do programa Papel carbono de Renato Murce. Na década de 1950, trabalhou nas rádios "Mayrink Veiga", "Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 1950, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.
Na TV Rio estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.
Chico Anysio foi um dos responsáveis pela intermediação referente ao exílio de Caetano Veloso em Londres. Quando completou dois anos de exílio, Chico enviou uma carta para Veloso, para que este retornasse ao Brasil. Caetano e Gilberto Gil haviam sido presos em São Paulo, duas semanas depois da decretação do AI-5, o ato que dava poderes absolutos ao regime militar. Trazidos ao Rio de carro, os dois passaram por três quartéis, até viajarem para Salvador, onde passaram seis meses sob regime de prisão domiciliar. Em seguida, em meados de 1969, receberam autorização para sair do Brasil, com destino a Londres, onde só retornariam no início de 1972. Desde 1968 estava ligado à rede Globo de Televisão.

Crisanto Teixeira – Historiador - Jornalista e Radialista.
FOTOS  VALMIR

PRINCÍPIO DE REBELIÃO NA CADEIA PÚBLICA DE QUIXERAMOBIM



Presos que cumprem pena na Cadeia Pública do Município de Quixeramobim, região do sertão central do estado do Ceará, neste momento (15h), promove princípio de rebelião. De acordo com informação de integrantes da Companhia da Polícia Militar de Quixeramobim, os amotinados estão inconformados com a medida corretiva imposta de privação do recebimento de visita, nesta quarta-feira, dia 11 de abril de 2012.
Segundo fomos informados, na manhã de hoje, 11/04, a Polícia Militar adentrou as dependências do presídio e realizou uma inspeção completa, denominada de: “operação pente fino”. Na ação nas celas resultou a apreensão juntos aos detentos de: 10(dez) aparelhos celulares utilizados na telefonia móvel, 04(quatro) cosôcos, armas brancas similar a uma faca, de fabricação artesanal e mais; 02(duas) facas.
Com a vistoria a Polícia também descobriu que os presos estavam planejando fuga em massa e para isso, já tinha cavado um túnel que dava acesso a parte externa do presídio. Por conta das irregularidades encontradas a coordenação dos agentes prisionais resolveu cancelar a visita de familiares dos presos, prevista para hoje, quarta-feira.
Por conta disso, presos e seus familiares ficaram revoltados com a medida e ensaiam uma rebelião, tanto na parte interna (presos), como na externa (familiares). Para manter a ordem e o controle, a Polícia Militar fez um isolamento na área que compreende o presídio e seus entorno, inclusive bloqueando parcialmente a Rua Raimundo Rodrigues. Mais informação a qualquer momento.
Ainda de acordo com informação da Polícia Militar, hoje foi apreendido o adolescente infrator, conhecido pelo apelido e “Ratinho”. Contra o mesmo existia um mandado de apreensão judicial, que foi cumprido. Ratinho, embora seja menor, já possui uma extensa ficha criminal. Está envolvido com o narcotráfico, roubos, assaltos, entre outros delitos. Ratinho está sendo conduzido para a cidade de Fortaleza, onde cumprirá determinação de ressocialização e educacional no Instituto São Miguel.    
Crisanto Teixeira – Historiador - Jornalista e Radialista.
FOTOS  VALMIR

POLÍCIA ENCONTRA TUNEL NA CADEIA PÚBLICA DE QUIXERAMOBIM E PRESOS INICIAM MOTIM

POLÍCIA ENCONTRA TUNEL NA CADEIA PÚBLICA DE QUIXERAMOBIM E PRESOS INICIAM MOTIM



                                                        FOTOS: osertaoenoticia.com

Com a descoberta do túnel, uma fuga em massa foi evitada da cadeia pública do município de Quixeramobim.

Na manhã desta quarta-feira, 11, policiais militares que faziam a guarda da cadeia pública na cidade, conseguiram localizar um túnel de aproximadamente um metro de meio de extensão. No local também foram apreendidos 10 celulares, 04 armas artesanal, 08 baterias para celulares, 02 facas, 01 microfone, 01 rádio, 02 chips para telefone e R$ 20,55 (vinte reais e cinqüenta e cinco centavos). Com a descoberta do túnel, a visita foi suspensa e os presos começaram um motim. 

O clima no momento é tenso todas as Ruas próximas a cadeia pública de Quixeramobim foram interditadas pela Autarquia Municipal de Trânsito. 

EM BREVE MAIS NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES COMPLETAS NO BLOG O SERTÃO É NOTÍCIA. AGUARDEM.
FOTOS  VALMIR

Entidades de Madalena buscam solução para enfrentar estiagem

Fazendo do grupo Edson Queiroz, já teve que retirar até o momento, mais de mil cabeças de bovinos.

Entidades representativas dos produtores rurais no município de Madalena se reuniram de ontem, segunda-feira 9, para realizarem conjuntamente um diagnóstico da situação do município de Madalena diante da falta de chuvas, que poderá ocasionar uma das maiores secas dos últimos tempos, e em seguida elaboraram documento com proposta de ações, que deverá ser encaminhado as três esferas de governo, municipal, estadual e federal.

Os reservatórios do município que ainda não secaram, estão com pouca água, e os produtores rurais que arriscaram plantar, já perderam suas lavouras.
Diante da escassez de chuvas no município, sequer a pastagem para os animais está assegurada, muitos criadores já estão sendo obrigado a vender seus rebanhos, até a Fazenda Teotônio, pertencente ao grupo Edson Queiroz, responsável pela maior produção de leite do Sertão Central, já teve que retirar até o momento, mais de mil cabeças de bovinos.
Outro fator que vem causando grande preocupação às lideranças do setor é a redução do número de agricultores inscritos no programa Garantia Safra no município, que antes era de 3.725, e agora é de apenas 1.998.
A reunião aconteceuna sede do Sindicato dos Produtores Rurais (SINRURAL), além do SINRURAL, estiveram participando, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), Federação das Associações Comunitárias (FEDACMA) e da Secretaria Municipal de Agricultura.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook
Chico Almir

Correspondente em Madalena
O blog Chicoalmir faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade

                                    FOTOS    VALMIR

QUIXERAMOBIM: AGRICULTORES ENCERRAM MANIFESTAÇÃO APÓS REUNIÃO COM PREFEITO



                                                           FOTOS: osertaoenoticia.com

Após mais de quatro horas de negociação entre os manifestantes e o poder público municipal, representado pelo prefeito de Quixeramobim, Edmilson Junior, teve fim as manifestações e os agricultores se retiraram da sede da prefeitura e retornaram as suas localidades. 

Segundo os manifestantes, vários pontos da negociação foram atendidos, onde o prefeito se comprometeu em resolver boa parte das reivindicações. Uma das pautas seria uma conversa entre os prefeitos da região. Segundo os manifestantes, a partir do momento em que as reivindicações não forem atendidas, os agricultores do movimento voltam ao município para realizar acampamento em praça pública.

A matéria publicada no blog O Sertão é Notícia, foi destaque no portal de notícia do Jornal O povo , ao qual postou o vídeo exclusivo gravado por nossa equipe do momento da ocupação do movimento ao prédio da Prefeitura municipal de Quixeramobim. 

No município de Madalena, cerca de 500 agricultores ocuparam o prédio da prefeitura daquele município. A pauta a ser discutida com o Prefeito municipal, Wilson de Pinho, estava à decretação de estado de emergência, e a efetivação de um plano emergencial sustentável.

POR FERNANDO IVO
     FOTOS   VALMIR


EXCLUSIVO: CONFIRA IMAGENS DA OCUPAÇÃO DA PREFEITURA DE QUIXERAMOBIM                  



O MST – STR – CONTAG – FETRAECE e Pastoral da Terra, realizaram na manhã desta terça-feira, 10, a ocupação do prédio onde funciona a Prefeitura Municipal de Quixeramobim, situada a Rua Dr. Álvaro Fernandes, no centro da cidade, em busca de recursos. 
Confira matéria completa

Imagens exclusivas do Blog "O Sertão é Notícia".
FOTOS  VALMIR

RESIDÊNCIA É INVADIDA POR ÔNIBUS EM QUIXERAMOBIM




Fotos: osertaoenoticia.com
Na manhã desta terça-feira, 10, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim foram informados que um ônibus tinha invadido uma residência por volta das 08h30min. O acidente aconteceu, na Rua Tabelião Miguel Câmara, próximo ao campus da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

Segundo a AMTQ, o motorista do veículo de placas HVD 9670, com inscrição de Senador Pompeu, Francisco Willame Bezerra, 38 anos, sofreu uma leve pancada no ombro esquerdo. Na residência não se encontrava ninguém na hora do ocorrido, o que evitou uma tragédia maior.  A proprietária do imóvel, Isabel Saraiva, estava no trabalho quando foi avisada e se dirigiu ao local para verificar a situação. Segundo o motorista, o ônibus tinha apresentando sinais de falta de freio e no momento do acidente, o mesmo estava sendo observado por um mecânico. O muro da residência ficou completamente destruido.

MAIS INFORMAÇÕES
Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim
(88)3441-1533

POR FERNANDO IVO
                 FOTOS  VALMIR