quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eleitores votarão domingo sem saber se seu candidato é ficha suja


E-mail
A Lei Complementar 135, batizada como Lei da Ficha Limpa, está valendo para as eleições municipais.
Regendo sua primeira eleição, a Lei da Ficha Limpa levou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedidos de impugnação de 1.361 candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país. Apesar de a votação ocorrer no próximo domingo (7), no entanto, a grande maioria dos políticos sob suspeição disputará o voto do eleitorado sem saber se será enquadrada como ficha suja.
A incerteza vai marcar a eleição porque o plenário do TSE não conseguirá julgar todos os processos antes do próximo domingo. Até lá, estão previstas, inicialmente, duas reuniões da Corte, ontem (2) e quinta-feira (4). Contudo, há a possibilidade de os ministros decidirem por sessões extras para acelerar o julgamento dos processos.
Além dos casos motivados pela Lei da Ficha Limpa, o TSE também tem que analisar milhares de outras ações envolvendo registros de candidaturas. Nos casos em que não houver deliberação da Justiça Eleitoral, os candidatos concorrerão no próximo domingo sub judice e os votos serão computados normalmente.
Contudo, a vitória nas urnas não será a garantia de posse no cargo ao qual disputou. Isso porque, se posteriormente o candidato tiver o registro impugnado pelo TSE, os votos serão considerados nulos. O tribunal analisará caso a caso qual será o procedimento nas situações em que o vencedor tenha seu registro cassado.
Entre as hipóteses, estão a diplomação do segundo mais votado ou até a realização de uma nova disputa, no caso de eleição majoritária. No caso dos vereadores, serão empossados os candidatos que tiverem o maior número de votos.
Aprovada em 2010, a Lei Complementar 135, batizada como Lei da Ficha Limpa, está valendo para as eleições municipais deste ano. Pela legislação, não podem se candidatar a cargo eletivo os políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada (por mais de um desembargador), mesmo em processo não transitado em julgado (com condenação definitiva).
Entre outros pontos, a lei também pune o político que renunciar ao mandato quando já houver representação ou pedido de abertura de processo, aumentando o período de inelegibilidade pela soma do que resta do mandato e mais oito anos. Antes, a suspensão ia de três a oito anos.           REVISTA CENTRAL 
 Fotos  Valmir
Quixadá  ,FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 
  1. Pedra da Galinha Choca é o nome dado a um dos mais conhecidos monólitos existentes no município de Quixadá, tendo seu nome derivado de sua curiosa ...
  2. FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 
     


BANDIDOS LEVAM 300 MIL REAIS EM JÓIAS APÓS INVADIREM CHÁCARA EM QUIXERAMOBIM




A Polícia registrou na manhã desta quarta-feira, 03, um assalto a uma chácara pertencente a um empresário no município de Quixeramobim.

Segundo informações da polícia, de seis a oito homens armados de revolver invadiram durante a madrugada a chácara do empresário Helialdo Sousa de Oliveira situada no bairro Jaime Lopes na cidade de Quixeramobim. Após renderem o caseiro, os criminosos conseguiram levar varias jóias que estavam guardada na residência que possuem um valor estimado em 300 mil reais. Investigações dão conta de que o grupo se hospedou em um dos motéis da cidade antes de efetuarem o roubo que só foi descoberto por volta das 08 horas quando o caseiro foi encontrado amarrado no local. A polícia realiza buscas no sentido de tentar identificar e prender os criminosos. 
Mais Informações:
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
(88) 3441-0302

POR FERNANDO IVO    
 FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 

 FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 

ROUBO em QUIXADÁ > Dupla capturada após assaltar diarista

Quixadá > Equipes do Ronda do Quarteirão e do policiamento ostensivo de Quixadá prenderam dois assaltantes no fim da manhã desta terça-feira, dia 2. A dupla havia acabado de invadir a residência e um empresário no bairro Jardim dos Monólitos quando foi cercada e presa pelos policiais militares da RD-1243 e da RP-1412. Como havia apenas uma diarista na casa, roubaram apenas o telefone celular dela.   Conforme o Copom de Quixadá um dos assaltantes foi identificado como sendo o ex-presidiário Ernandes Benjamim de Paiva, vulgo “Guelé”. O comparsa é um menor de 14 anos.