domingo, 10 de fevereiro de 2013

Falta dagua preocupa municipios de Milhã e Solonopole no sertao central



A reportagem do BLOG Solonopole esteve na cidade de Milhã verifcando "In Loco" sobre o problema que assola o sertão e a cidade, no tocante a falta de água. O Municípío de Milhã há 24 km de Solonópole, no interior cearense vive em estado de calamidade. As aulas ainda não começaram por conta da estiagem estando previsto para o dia 18, uma segunda-feira após o carnaval. de fato Milhã e Solonópole não haverá os tradicionais carnavais.

Em Solonópole há 280 km de Fortaleza haverá carnaval de dois Blocos tradicionais Xegopirô e Terremoto e o desfile será na avenida a partir das 17 horas conforme a entrevista concedida pelo Major Carestiato da 2ª Cia do 9º Btm e do Sargento Valdo Nobre.

Em Milhã quem conta a história é o Sr. Luiz Gomes da localidade de Serra Verde que fica entre o bairro Bom Acerto e o Posto Refúgio na saida da cidade:Momentos depois que estavamos realizando a matéria a equipe da Tv Dário de Fortaleza chegou para fazer a cobertura, acompanhe também com o Rafael Leno pela lentes de Antonio Elanio "O Reporter do Povo": 

RECUPERADA ESTRADA DE SÃO MIGUEL EM QUIXERAMOBIM


Zé Maria Pimenta acompanhou os trabalhos na estrada de São Miguel - Foto Crisanto Teixeira


O governo do estado através do DER – Departamento Estadual de Rodovias Ceará - Residência de Quixeramobim realizou os trabalhos inseridos da operação tapa-buraco, executados nas Rodovias Estaduais mantidas pelo poder público. Nas últimas horas foram executados serviços na estrada denominada de Expedito de Oliveira Lima, num trecho de cinco quilômetros, que liga a CE 060 ao sede do Distrito de São Miguel no município de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará.

Os trabalhos de conservação e manutenção da via partiu de uma solicitação feita ao DER, pelo ex-deputado estadual e atual presidente da Ematerce – engenheiro agrônomo José Maria Pimenta Lima. “Essa estrada é a mais utilizada naquela região e já carecia dos serviços de melhora no piso asfáltico, dessa maneira tapando os bucos e evitando-se os acidentes, bem como dando uma maior vida útil a estrada”, justificou Zé Maria Pimenta.

Crisanto Teixeira – Jornalista.

TRILHAS ECOLÓGICAS DE QUIXERAMOBIM ESTÃO ABANDONADAS


Trilha Ecológica do Olho D'água em Quixeramobim-CE - Foto Rafael Leno 


No final da década de 1990, o governo do estado do Ceará, por intermédio da Secretaria Estadual da Cultura e a parceria com as prefeituras de Quixadá e Quixeramobim, implantaram um audacioso megaprojeto de valorização de atrações ecoturísticas, a partir da implantação de trilhas ecológicas com a denominação de “Vale Monumental do Ceará”. O projeto contemplava nos dois municípios mais importantes do sertão central, um conjunto de trilhas ecológicas e descobertas paleontológicas, bem como o incentivo à pratica de esportes de natureza (trekking, mountain bick, escaladas, of road, rapel e voos de asa delta e parapente).


Trilha do Olho D'água - Serra do Caboclo Poço da Serra em Quixeramobim - Foto Crisanto Teixeira

Em Quixeramobim foram implantadas duas trilhas ecológicas – Trilha do Olho D'água e Trilha do Letreiro. No inicio a expectativa de trade turístico, além dos nativos e o poder público aguardavam ansiosos, que o setor passasse por uma alavancagem de incentivos e crescimento. A primeira delas foi a Trilha do Olho D'água, localizada no Distrito de Uruquê, fazenda Poço da Serra em frente a comunidade do Mucuripe, as margens do Rio Quixeramobim. A segunda a Trilha do Letreiro – Um sitio arquelógico encravado na Caatinga, na Fazenda Alegre nas imediações do Cupim, Distrito Sede.

A Trilha do Olho D'água - O interessante dessa trilha é que ela oferece opção para a realização de duas. A básica sai da sede do sítio até um olho d'água na serra, voltando em seguida para o ponto de partida. E a outra continua do olho d'água, seguindo para o cume da Serra do Caboclo, de onde a extraordinária beleza da paisagem pode ser vista em toda a sua amplitude, e volta para o sítio. Além disso, fora do percurso das trilhas, mas bem próximo do sítio, podem ser encontradas algumas inscrições rupestres em uma pedra, perto da margem do rio Quixeramobim. Percurso: Vai de 3.200 m a 5.200 m, dependendo da trilha.

Trilha do Letreiro Fazenda  Alegre - Quixeramobim-CE - Foto Crisanto Teixeira

A trilha do Letreiro é um dos locais de maior importância para a história, geologia, antropologia e a arqueologia da América Latina. Através dessa trilha pode-se percorrer cenários típicos do sertão, passando por veredas de vegetação da caatinga, com paisagens distintas no verão e no inverno, como é conhecido o período chuvoso. Porém, o que desperta maior curiosidade, atrai pesquisadores e inspira a imaginação dos visitantes, é um importante sítio arqueológico.
Percurso: 3.800 m em 3 (três) horas entre ida e volta. No entono do sitio encontramos inúmeras pedras que guardam suas inscrições rupestres, documentado a presença do ser humano há mais de 70 mil anos no município de Quixeramobim.

Infelizmente uma pratica danosa para a gestão pública brasileira, como quase tudo que acontece neste pais, sofre de descontinuidade nas prioridades governamentais; na maioria das vezes, quando um gestor assume o governo, descontingencia projetos, que vinham sendo executados pela administração anterior. Isso aconteceu com o projeto do “Vale Monumental do Ceará”. Hoje, essas duas trilhas que poderiam estar atraindo turistas estão desativadas. Além do prejuízo econômico com a geração de emprego e renda, vimos que os equipamentos por estarem sem uso, estão correndo riscos de depredações. Como historiador sugerimos a gestão pública municipal, que traga esse assunto para a mesa de discussão com as autoridade do governo estadual, no sentido de vermos essas joias de nossa natureza merecendo um melhor tratamento pelo poder público, trazendo ocupação e renda para a economia do município. 

Crisanto Teixeira - Jornalista

9ª Batalhão da Polícia Militar recebe 69 novos policiais para reforça a segurança na região

quartel_Pm_quixada
Novos policiais foram distribuídos principalmente para os destacamentos com maior problemática.

O 9ª Batalhão da Polícia Militar com sede na cidade de Quixadá recebeu recentemente reforço policial para combater a violência na região do Sertão Central cearense. Os militares são recém-formados.
Em Choró, Ibaretama e Quixadá ficaram apenas três policiais, entre ela uma mulher, a cidade de Quixeramobim foi contemplada com 10 reforços, 8 em Banabuiú, 9 em Senador Pompeu, 4 em Milhã e Dep. Irapuan Pinheiro, 2 em Pedra Branca, os municípios de Ibicuitinga e Solonópole tiveram o reforço de cinco, 6 para as cidades de Jaguaretama e Morada Nova.
O subcomandante do batalhão, Major Humberto de Oliveira enfatizou ainda a chegada de quatro viaturas que vão dá suporte para a região, “com esse novo policiamento trás mais tranquilidade principalmente para os destacamentos que estava necessitando”.
1.150 novos policiais farão o curso com conclusão previsto ainda para este ano. Em 2014 será formada uma terceira turma, com efetivo que atingirá, ao final desta nova formação, um número total de 3.000 novos PMs (total das três turmas).
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.
Mais Informação: 
9º Batalhão da Polícia Militar de Quixadá
1ª Companhia do 11º BPM
Telefone: (88) 3445-1042 / 19
0

OPERAÇÃO CARNAVAL: BLITZ MOVIMENTAM AS PRIMEIRAS 24 HORAS EM QUIXERAMOBIM






A Polícia Militar juntamente com a Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim, realizou várias blitz na cidade durante as primeiras 24 horas do plantão de carnaval.

As fiscalizações começaram na noite desta sexta-feira, 08, e continuaram durante todo o dia deste sábado, 09. As abordagens ocorreram pelo centro da cidade, CE-060 e bairros da periferia.  Foram recolhidas 13 motocicletas e dois automóveis. Segundo a AMTQ as principais ocorrências registradas foram descargas alteradas e falta de habilitação dos condutores. Na noite desta sexta, a polícia conduziu um paredão de som que estava perturbando o sossego alheio. Segundo informações da PM, populares denunciaram o paredão, o mesmo foi conduzido juntamente com o proprietário para a Delegacia Civil. Um senhor de 58 anos foi detido por estar conduzindo um automóvel Gol de placa HTY 0918 com sintomas de embriaguês e CNH vencida na tarde deste sábado. O condutor foi levado para sede da Polícia Civil de Quixeramobim para adoção das medidas cabíveis.  Ainda durante a fiscalização entre PM e AMTQ, uma pessoa foi flagrada armada com uma faca em um bar no bairro da Maravilha.

Segundo os comandantes dos órgãos de segurança, as fiscalizações continuarão durante todo o período carnavalesco. 
POR REDAÇÃO

TRADIÇÃO: MESMO NA SECA, CARNAVAL DAS ÁGUAS DE BANABUIÚ É ATRAÇÃO NA REGIÃO




O carnaval das águas de Banabuiú, um dos mais tradicionais da região é uma das principais atrações do sertão central durante os quatro dias de folia.
                                 
Segundo o repórter Paulo Simião, o primeiro dia de carnaval no Rio Banabuiú e no corredor da folia superou as expectativas. Os foliões enfrentaram um sol causticante com muito axé das atrações Kildere, Banda Nota 10 e Pai D’egua. Para refrescar, os foliões aproveitavam a vazão de água das galerias do Véu de Noiva, totalmente fria, onde diminuíam o grande calor que atinge a região. Foram instalados pontos de chuveiros para minimizar a temperatura. Logo após a última atração, o ponto de encontro é o Corredor da Folia, na Avenida Queiróz Pessoa e Praça 25 de janeiro. Segundo o jornalista, um público recorde é esperado neste domingo e principalmente no último dia de carnaval. 

POR FERNANDO IVO
COM INFORMAÇÃO DO REPÓRTER PAULO SIMIÃO
FOTOS: EDILAISON FIDELIS
fotosvalmir@hotmail.com....visitem o meu blog: http://fotosvalmirquixeramobim.blogspot.com/

ESTRAGOS DA ESTIAGEM. Seca causa prejuízo sertão de Quixeramobim


Não só a criação de bois está sendo afetada pela falta de chuvas. Pecuaristas estão preocupados

Quixeramobim A seca que atinge o sertão do Ceará desde o ano passado tem provocado estragos não apenas na bovinocultura de leite e de corte, mas no rebanho ovino e caprino. Apesar de serem animais mais rústicos e resistentes para enfrentar períodos de estiagem, o setor sofre com a falta de alimentação, perda de peso e de produção de leite. A agricultura familiar é afetada diretamente, pois a maioria é formada por pequenos criadores.

 

O rebanho caprino (cabra e bode) tem maior resistência e enfrenta longos períodos de estiagem, alimentando-se de folhagem. São animais que enfrentam obstáculos, sobem em árvores e encontram comida mesmo na seca, qualquer tipo de rama. Já os ovinos (carneiros e ovelhas) apresentam menor resistência em comparação com os cabritos. De acordo com Pimentel, a produção de leite de cabra no Ceará registrou pequena variação negativa, de 137 mil litros em 2011 para 125 mil litros em 2012. "Se persistir a seca, neste ano, a queda será mais acentuada", estima. "No meu caso particular, na minha         área, a .produção foi reduzida em 30%"
 FOTO: HONÓRIO BARBOSA                      
.  fotosvvalmir@hotmail com....visitem o meu blog: http://fotosvalmirquixeramobim.blogspot.com/

Operação Lei Seca prende 12 motoristas nas estradas cearenses no início do carnaval




Apenas de sábado (9) para domingo (10), já foram efetuadas 12 prisões de motoristas que dirigiam

Polícia põe fim a sequestro de criança de Morada Nova-C

Criança que havia sido sequestrada

A criança estava em uma casa localizada em um matagal na localidade de Bom Nome, próximo ao município de Quixeré


Dr. Dantas: Delegado Geral da Polícia Civil do Ceará



Chegou ao fim neste sábado (9) o sequestro do garoto P.G., de 6 anos, que foi levado do mercado do próprio pai, na última quarta-feira (6) na cidade de Morada Nova, a 161 quilômetros de Fortaleza.

Detran e PRE vão realizar 287 operações de trânsito durante o Carnaval





A Operação Carnaval teve início às 16 horas de sexta-feira (08), na CE-040, próximo ao posto da Polícia

Álcool e direção: Dois motoristas são presos na região com base na ‘Lei Seca’



Polícia Rodoviária Estadual promete ainda mais rigor nas fiscalizações com objetivo     de  retirar transgressores.



Com objetivo de punir com mais rigor, a nova redação da 'Lei Seca' tem colocado muitos motoristas na cadeia, na região do Sertão Central cearense, dois motoristas usaram bebidas alcoólicas e acabaram dirigindo, o resultado foi que eles acabaram indo para a Delegacia de Polícia Civil. Os casos ocorreram em Senador Pompeu e em Quixadá
Na Rua Rui Barbosa, enfrente ao Cemitério municipal de Quixadá, uma viatura foi acionada por populares, informaram que havia acontecido uma colisão entre um carro Fiat de placas HXW 2503, conduzido por um estudante de 20 anos, com um Fox de placas HWQ-9394, guiada por um vendedor de 50 anos.
Os condutores dos veículos foram conduzidos até posto fiscal da PRE de Quixadá, onde foi realizado o teste do bafômetro, sendo constato que o condutor do veiculo Fox, Antônio Cesar Borges Pascoal se encontrava com 0,60 mg/ml, sendo dado voz de prisão e conduzido para DRPC onde foi autuado em flagrante na lei seca.
As margens da BR 226em Senador Pompeu, foi constado após várias ligações de denúncias que Antônio Márcio Machado Lima, 19 anos, guiava seu veículo Fiat Uno de placas HHT 7631 em alta velocidade e em estado de embriaguez, o mesmo foi abordado e levado a PRE para teste de bafômetro e após a DRSP onde foi lavrado o auto em flagrante nos art 306 e 309.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.Mais Informações:Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047

Três pessoas são presas e enquadradas na “Lei Seca” em Riacho de Santana/RN



Riacho de Santana (RN) - Durante operação realizada pela Polícia Militar na noite deste sábado (09), na cidade de Riacho de Santana/RN, foram apreendidas 18 (dezoito) motocicletas e três pessoas foram presas e autuadas na “Lei Seca”.

36 acidentes são registrados em fim de semana de Carnaval




O fim de semana de Carnaval já registrou 36 acidentes nas estradas que cortam o Ceará