domingo, 10 de fevereiro de 2013

TRILHAS ECOLÓGICAS DE QUIXERAMOBIM ESTÃO ABANDONADAS


Trilha Ecológica do Olho D'água em Quixeramobim-CE - Foto Rafael Leno 


No final da década de 1990, o governo do estado do Ceará, por intermédio da Secretaria Estadual da Cultura e a parceria com as prefeituras de Quixadá e Quixeramobim, implantaram um audacioso megaprojeto de valorização de atrações ecoturísticas, a partir da implantação de trilhas ecológicas com a denominação de “Vale Monumental do Ceará”. O projeto contemplava nos dois municípios mais importantes do sertão central, um conjunto de trilhas ecológicas e descobertas paleontológicas, bem como o incentivo à pratica de esportes de natureza (trekking, mountain bick, escaladas, of road, rapel e voos de asa delta e parapente).


Trilha do Olho D'água - Serra do Caboclo Poço da Serra em Quixeramobim - Foto Crisanto Teixeira

Em Quixeramobim foram implantadas duas trilhas ecológicas – Trilha do Olho D'água e Trilha do Letreiro. No inicio a expectativa de trade turístico, além dos nativos e o poder público aguardavam ansiosos, que o setor passasse por uma alavancagem de incentivos e crescimento. A primeira delas foi a Trilha do Olho D'água, localizada no Distrito de Uruquê, fazenda Poço da Serra em frente a comunidade do Mucuripe, as margens do Rio Quixeramobim. A segunda a Trilha do Letreiro – Um sitio arquelógico encravado na Caatinga, na Fazenda Alegre nas imediações do Cupim, Distrito Sede.

A Trilha do Olho D'água - O interessante dessa trilha é que ela oferece opção para a realização de duas. A básica sai da sede do sítio até um olho d'água na serra, voltando em seguida para o ponto de partida. E a outra continua do olho d'água, seguindo para o cume da Serra do Caboclo, de onde a extraordinária beleza da paisagem pode ser vista em toda a sua amplitude, e volta para o sítio. Além disso, fora do percurso das trilhas, mas bem próximo do sítio, podem ser encontradas algumas inscrições rupestres em uma pedra, perto da margem do rio Quixeramobim. Percurso: Vai de 3.200 m a 5.200 m, dependendo da trilha.

Trilha do Letreiro Fazenda  Alegre - Quixeramobim-CE - Foto Crisanto Teixeira

A trilha do Letreiro é um dos locais de maior importância para a história, geologia, antropologia e a arqueologia da América Latina. Através dessa trilha pode-se percorrer cenários típicos do sertão, passando por veredas de vegetação da caatinga, com paisagens distintas no verão e no inverno, como é conhecido o período chuvoso. Porém, o que desperta maior curiosidade, atrai pesquisadores e inspira a imaginação dos visitantes, é um importante sítio arqueológico.
Percurso: 3.800 m em 3 (três) horas entre ida e volta. No entono do sitio encontramos inúmeras pedras que guardam suas inscrições rupestres, documentado a presença do ser humano há mais de 70 mil anos no município de Quixeramobim.

Infelizmente uma pratica danosa para a gestão pública brasileira, como quase tudo que acontece neste pais, sofre de descontinuidade nas prioridades governamentais; na maioria das vezes, quando um gestor assume o governo, descontingencia projetos, que vinham sendo executados pela administração anterior. Isso aconteceu com o projeto do “Vale Monumental do Ceará”. Hoje, essas duas trilhas que poderiam estar atraindo turistas estão desativadas. Além do prejuízo econômico com a geração de emprego e renda, vimos que os equipamentos por estarem sem uso, estão correndo riscos de depredações. Como historiador sugerimos a gestão pública municipal, que traga esse assunto para a mesa de discussão com as autoridade do governo estadual, no sentido de vermos essas joias de nossa natureza merecendo um melhor tratamento pelo poder público, trazendo ocupação e renda para a economia do município. 

Crisanto Teixeira - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário