quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Banabuiú realiza audiência com pescadores do Município


 

http://www.dnocs.gov.br/barragens/banabuiu/Barragem%20Banabuiu.jpgO auditório Antonio Sales na cidade de Banabuiú estava lotada na manhã desta quinta-feira, dia 24/10, na audiência pública com os pescadores do município. Dentre as autoridades presentes, estavam: Dr. Flavio Bezerra Secretário do Planejamento e Ordenamento de Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura (Sepop), Dra Vanja Fontenele Procuradora de Justiça do Estado do Ceará, Prefeito Veridiano Sales, Dr Leo Junqueira representante do Ministério Público de Banabuiú, Dr. Nicodemos Fabricio Maia Pocurador do Ministério Público do Trabalho da 7ª região, Dra Vilma Coordenadora Regional do Sine/IDT, Dr João Claudio Superintendente Adjunto da Secretaria de Pesca, Dr Marcelo Torres engenheiro da Pesca da Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura, além dos vereadores, secretários municipais e a população em geral e, também de Felipe Sales ex-secretário de agricultura.
Com informações de JOEL MORAES - Assessor de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.
Ouça a sonora:
Leo Junqueira
Prefeito Veridiano Sales
Dr. Nicodemos Fabricio Maia
Dra Vanja Fontenele  Dr. Flavio Bezerra Sepop 

Mulher é presa acusada de envenenar, matar e enterrar corpo de homem com ajuda do filho



Luiza Judite do Nascimento foi presa na manhã desta terça-feira (23) graças a uma ação conjunta realizada por policiais civis e militares dos municípios de Salitre e Campos Sales. Ela trabalhava no Hospital Municipal de Salitre e é acusada de ter assassinado o vaqueiro José Maximinus de Alencar Neto, com quem mantinha um relacionamento, e de ter ocultado o cadáver da vítima.

Conforme a polícia, José Neto estava desaparecido da localidade de Baixio, na zona rural de Salitre, havia 26 dias. Preocupados com a falta de notícias, familiares do vaqueiro compareceram a Delegacia de Polícia Civil de Campos Sales onde registraram um Boletim de Ocorrência.

Convidada à prestar depoimento para ajudar nas investigações do desaparecimento, Luiza acabou se contradizendo, passando a produzir diversas versões que levaram o delegado Sérgio Pereira dos Santos a suspeitar de um provável envolvimento da mulher no sumiço da vítima.

Acusada entra em contradição e causa desconfiança da Polícia

“No decorrer do depoimento ela começou a produzir informações que não se encaixavam”, informou o delegado. Chamou a atenção da polícia a informação levantada por Luiza junto aos familiares do vaqueiro dando conta de que ele vinha fazendo contatos com ela através de um número de telefone celular. “Ela, inclusive, chegou a passar esse número aos demais familiares da vítima. Várias tentativas foram realizadas pelos familiares que queriam saber do paradeiro dele. As ligações, no entanto, sempre acabavam encaminhadas à caixa postal”, disse o delegado.

Ao retornar para casa após o depoimento, a mulher acabou sendo pressionada por irmãos a contar o que realmente havia acontecido e indicar o paradeiro de José Neto. “Ela chegou nervosa em casa e, percebendo que havia algo errado, a família então a pressionou”, comenta o policial.

Terça-feira (22), por volta das cinco da manhã, um irmão de Luiza que mora em Brasília telefonou à delegacia. Durante o telefonema, o homem disse que o vaqueiro teria sido assassinado por sua irmã e que o corpo teria sido escondido com o auxílio do sobrinho, um menor de 16 anos.

A polícia, então, mandou que Luiza comparecesse novamente à delegacia, desta vez acompanhada pelo filho Fábio Rodrigues de Alencar do Nascimento, que era enteado da vítima.

Luiza, segundo o delegado que preside o inquérito, negou a autoria do homicídio. “Quando ela foi informada de que o irmão havia telefonado à delegacia, ela disse que o José Neto havia morrido após ter se sentido mal durante o jantar e que, com medo da família dele, havia decidido enterrá-lo num curral, distante cerca de 220 metros da casa onde eles moravam”, informou o delegado.

A versão apresentada por ela foi desmentida pelo filho, que também prestou esclarecimentos à polícia. Conforme contou o adolescente, Luiza teria assassinado o companheiro. “Há indícios que apontam possível premeditação”, frisa o policial civil que descobriu que, há cerca de um mês, a acusada teria furtado remédios do local onde trabalhava.

Acusada utilizou remédios furtados para envenenar a vítima

O delegado disse que o menor explicou que a mãe utilizou duas ampolas de Diazepan para envenenar a vítima. “Ele estava jantando e, no momento em que teria ido ao banheiro, ela despejou o conteúdo das duas ampolas no copo em que ele bebia uma dose de cachaça”, explicou.

Após a confirmação da morte do vaqueiro, Luiza teria depositado o corpo da vítima em uma cova aberta em um curral com a ajuda do filho adolescente. O crime chocou a população de Salitre. Durante todo o dia de ontem o clima na cidade era de revolta. Por medida de segurança, os dois acusados foram recambiados à Campos Sales, por determinação do delegado Sérgio Pereira dos Santos.

O adolescente que ajudou a mãe a esconder o corpo do padrasto está apreendido na cadeia pública de Campos Sales. Já a acusada de ter praticado o homicídio foi presa em flagrante por ocultação de cadáver e deverá ser indiciada, também, por homicídio triplamente qualificado.

A polícia informou que mesmo com a prisão de mãe e filho, não está descartada a possibilidade de envolvimento de um terceiro elemento na morte do vaqueiro. “Nós estamos investigando esta possibilidade. Embora já haja uma prisão em flagrante e a apreensão do menor que auxílio na ocultação de cadáver, as investigações sobre o caso ainda não foram encerradas”, concluiu o delegado. 

DN Online

Vítima de sequestro é encontrado morto com 5 tiros



Um mecânico de 28 anos foi encontrado morto após ser vítima de sequestro em Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense. O homem respondia na Justiça por receptação e tentativa de homicídio e foi morto com 5 tiros. O corpo foi jogado próximo ao lixão da cidade.

João Paulo Oliveira, 28, foi sequestrado por volta das 20h30 da última terça-feira (22) na rua José Bernardo da Silva, no bairro Triângulo. 4 indivíduos encapuzados e armados de pistolasabordaram João Paulo e o levaram em uma Hilux, segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI). 

Por volta das 5h50 da última quarta-feira (23) o corpo da vítima foi localizado, abandonadopróximo ao lixão de Juazeiro, com 5 perfurações à bala.

Até o momento, ninguém foi preso.

DN Online

No Ceará, as provas do enem do fim de semana começam ao meio-dia




O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado no próximo fim de semana. No Ceará, as provas começam ao meio-dia, com nove horas e 30 minutos de duração, ao todo (quatro horas e meia no sábado e cinco horas no domingo). Para quem vai enfrentar essa maratona, a tranquilidade é a melhor aliada, lembra o coordenador escolar do colégio estadual Adauto Bezerra, professor Rogério Andrade. A escola pública aprovou 250 alunos em 2012, no Enem, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e na Universidade Estadual do Ceará (Uece). O Enem é o critério de seleção para quem deseja ingressar na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na semana anterior à prova, não há muito o que fazer, além de se preparar psicologicamente, segundo Andrade. “O ideal é ter tranquilidade, porque o que tinha que ser visto (estudado) já foi visto. O aluno precisa saber que o que está sendo avaliado é o que ele aprendeu durante toda a vida escolar, principalmente no ensino médio”, aconselha o professor. Para ele, o estado de espírito do aluno será determinante no desempenho. Pensando nisso, a escola Adauto Bezerra prepara aulões de véspera, na quinta-feira e na sexta-feira. “Vai ser uma coisa mais motivacional”, pontua Andrade.

Dicas

Algumas medidas simples também podem ajudar o candidato a manter a tranquilidade. Segundo o gestor, uma das primeiras atitudes apropriadas é conhecer o local de prova com antecedência para saber o tempo gasto de casa até o destino final.

Quem não portar documentos de identificação não terá acesso ao local de prova, por isso é melhor não esquecer. “É importante deixar o RG sempre à mostra, para não deixar em casa no dia da prova, e não esquecer o comprovante de inscrição”, sugere Andrade. 

A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que mais de 7 milhões de pessoas façam a prova em todo o País. No Adauto Bezerra, a preparação envolveu quatro simulados do Enem, dois simulados do vestibular da Uece e aulões de campo, quando os alunos vão a alguma universidade conhecer a estrutura da instituição.

Para saber mais informações sobre o Enem: Clique Aqui:

Com informações do Jornal O POVO Online

Mulher mata marido e enterra corpo no curral em Salitre



Segundo a Polícia, a mulher teria aplicado diazepam na vítima e depois enterrado o corpo em um curralA funcionária do Hospital Municipal de Salitre Luiza Judite do Nascimento foi presa na manhã de ontem acusada de matar e enterrar o corpo do marido em um curral. Um adolescente de 16 anos, filho da acusada, foi apreendido por participação na ocultação do cadáver do vaqueiro José Maximinus de Alencar Neto.

Luiza Judite do Nascimento foi presa em flagrante por ocultação de cadáver e, segundo a Polícia, deverá ser indiciada, também, por homicídio triplamente qualificado. Ela foi transferida para Campos Sales FOTO: MICHEL DANTAS
A mulher foi presa após uma operação conjunta realizada por policiais civis e militares dos municípios de Salitre e Campos Sales. Conforme a polícia, José Neto estava desaparecido da localidade de Baixio, na zona rural de Salitre, havia 26 dias. Convidada à prestar depoimento para ajudar nas investigações do desaparecimento, Luiza acabou se contradizendo e passando a produzir diversas versões que levaram o delegado Sérgio Pereira dos Santos a suspeitar de um provável envolvimento da mulher no sumiço.

Um fato que chamou a atenção da Polícia foi a informação repassada por Luiza aos familiares do vaqueiro dando conta de que ele estaria fazendo contatos com ela através de um número de telefone celular. "Ela, inclusive, chegou a passar esse número aos demais familiares da vítima. Várias tentativas foram realizadas pelos familiares que queriam saber do paradeiro dele. As ligações, no entanto, sempre acabavam encaminhadas à caixa postal", disse o delegado.

Ao retornar para casa após o depoimento, a mulher acabou sendo pressionada por irmãos a contar o que realmente havia acontecido e indicar o paradeiro de José Neto. "Ela chegou nervosa em casa e, percebendo que havia algo errado, a família então a pressionou", disse Santos.

Ontem, por volta das cinco da manhã, um irmão de Luiza que mora em Brasília telefonou para a Delegacia. O homem contou que o vaqueiro teria sido assassinado por sua irmã e que o corpo havia sido escondido com o auxílio do sobrinho dele, um adolescente de 16 anos.

A polícia solicitou novamente o comparecimento de Luiza à delegacia, desta vez acompanhada do filho que era enteado da vítima. Luiza, segundo o delegado, negou a autoria do homicídio. "Quando foi informada de que o irmão havia telefonado à delegacia informando sobre o crime, ela disse que José Neto havia morrido após ter se sentido mal durante o jantar e que, com medo da família dele, havia decidido enterrá-lo num curral, distante cerca de 220 metros da casa onde eles moravam", informou o delegado.

Versão

A versão da acusada foi desmentida pelo filho dela, que também prestou esclarecimentos à Polícia. Segundo o delegado, o adolescente relatou que a mãe utilizou duas ampolas de Diazepan para envenenar a vítima. "Ele estava jantando e, no momento em que teria ido ao banheiro, ela despejou o conteúdo das duas ampolas no copo em que ele bebia uma dose de cachaça", explicou o delegado.

Após a confirmação da morte do vaqueiro, Luiza teria depositado o corpo da vítima em uma cova aberta em um curral com a ajuda do filho adolescente. "Há indícios que apontam possível premeditação", disse o policial civil. Há cerca de um mês, a acusada teria furtado remédios do local onde trabalhava.

A acusada de ter praticado o homicídio foi presa em flagrante por ocultação de cadáver e, segundo a Polícia, deverá ser indiciada, também, por homicídio triplamente qualificado.

A Polícia informou que, mesmo com a detenção de mãe e filho, não está descartada a possibilidade do envolvimento de uma terceira pessoa na morte do vaqueiro. "Nós estamos investigando esta possibilidade. Embora já temos feito uma prisão em flagrante e a apreensão do menor que auxiliou na ocultação de cadáver, as investigações sobre o caso ainda não foram encerradas". Os motivos do crime também não foram esclarecidos.

ROBERTO CRISPIM COLABORADOR DO DIÁRIO DO NORDESTE

Briga em Rua termina com homem esfaqueado em Quixeramobim


 lesão corporal a faca no final da tarde desta quarta-feira, 23, na cidade de Quixeramobim.

O caso foi registrado por volta das 17h25 na Rua Luis Gomes Coutinho, bairro Maravilha. Segundo informações da polícia uma ligação para o Copom dava conta de que dois indivíduos estavam se agredindo no meio da rua. De imediato uma viatura foi acionada para atender a ocorrência onde ao chegar comprovou a veracidade dos fatos. Durante a briga um dos indivíduos identificado como sendo José Reinaldo de Almeida, popularmente conhecido como “Reizinho”, 23 anos. O mesmo foi lesionado à faca com uma perfuração à altura do peito esquerdo e socorrido ao hospital Regional Dr. Pontes Neto, sendo em seguida transferido para um dos hospitais de Fortaleza em virtude da gravidade das lesões. O acusado foi identificado como sendo Francisco de Paula Vieira, 48 anos, que foi conduzido pela polícia para a sede da Delegacia Civil de Quixeramobim para adoção das medidas cabíveis.
MAIS INFORMAÇÕES
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
(88) 3441-0302

Reportagem: REDAÇÃO