segunda-feira, 12 de março de 2012

MEIO AMBIENTE > Ministério abre concurso de boas práticas ambientai

Quixadá > Atenção gestores públicos do Sertão Central. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está promovendo um concurso de Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana. Podem participar todos os municípios brasileiros, com experiências efetivamente implantadas e com resultados aferíveis, respeitando o máximo de oito experiências por município e o enquadramento nos eixos temáticos definidos. As inscrições podem ser feitas até as 17 horas do dia 16 de março através do site do MMA, ou pelo e-mail dgau.srhu@mma.gov.br e telefone: (61) 2028-2125.
Conforme o MMA, a inciativa tem como objetivo dar visibilidade e promover o intercâmbio de experiências exitosas relacionadas com a gestão ambiental urbana, valorizando e estimulando avanços no desenvolvimento dos municípios em bases socialmente justas e ambientalmente sustentáveis. A premiação ocorre na ocasião do 1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e apoiado pelo Ministério, de 27 a 29 de março de 2012, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Todas as experiências enviadas ficarão expostas durante o Encontro.
                   Matri de Santo  Antonio  de  Quixeramobim ce


A Fundação Getúlio Vargas, organizadora do concurso do Senado, anunciou a anulação das provas da tarde deste domingo (11) também para o cargo de analista de suporte de sistemas. Anteriormente, a assessoria da fundação havia divulgado o cancelamento das provas apenas para os cargos de analista legislativo nas áreas de análise de sistemas e saúde e assistência social-enfermagem. Com isso, são três cargos que terão as provas canceladas.
A FGV informou ainda que não há data prevista para a realização da nova prova. No primeiro comunicadao, divulgado por volta das 18h, o fundação havia dito que os candidatos a esses cargos refariam o exame no dia 29 de abril. De acordo com a assessoria da organizadora, o cancelamento da prova atinge cerca de 10,4 mil candidatos inscritos para concorrer a esses cargos.
Segundo o edital do concurso, há oito vagas para os cargos de analista legislativo na área de informática e análise de sistemas e seis para o cargo de analista legislativo em saúde e assistência social-enfermagem. No total, o concurso do Senado oferece 246 vagas.
As provas para os demais cargos do concurso do Senado, realizadas neste domingo, pela manhã e à tarde, continuam válidas, segundo a assessoria da fundação. No total, 157.939 candidatos se inscreveram no concurso do Senado, dos quais 63.194 para as diferentes funções do cargo de analista legislativo.
O motivo da anulação foram "inconsistências técnicas (insuficiência de cadernos de provas em algumas salas)", segundo nota divulgada pela FGV. Confira a nota na íntegra:
"COMUNICADO
Em 11/03/2012
A Fundação Getulio Vargas - FGV informa que foram detectadas inconsistências técnicas (insuficiência de cadernos de provas em algumas salas) verificadas no início da aplicação de provas do concurso público do Senado Federal (Edital 02/2011), apenas para os dois cargos do período vespertino, a saber:
- Analista Legislativo - Informática Legislativa - Análise de Sistemas e Análise de Suporte de Sistemas;
- Analista Legislativo – Saúde e Assistência Social – Enfermagem.
Em função disso, a FGV e a Comissão do Concurso decidiram pela anulação das provas apenas para estes cargos em todos os locais de aplicação. As provas para estes cargos serão reaplicadas em data a ser informada posteriormente, conforme comunicação que será enviada individualmente aos candidatos inscritos, via Correios.
Fundação Getulio Vargas – FGV"
 
Boletim de ocorrência

O anúncio da anulação de parte das provas ocorreu depois que um grupo de cerca de 25 candidatos registrou na tarde deste domingo (11) um boletim de ocorrência na 21ª Delegacia de Polícia de Brasília reclamando de irregularidades na aplicação das provas.
De acordo com os relatos dos candidatos, os cadernos de provas para o cargo de analista de suporte e analista de sistemas foram trocados em quatro salas da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec), um dos locais de prova em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília.
O G1 teve acesso à ata de provas na qual ficou registrado o pedido dos fiscais para que os candidatos deixassem a sala sem concluir o exame. Esse documento é usado pela organização do concurso para registrar ocorrências durante a aplicação das provas e foi assinado pela coordenadora de provas do local e por uma representante dos candidatos.
“Acho que conseguimos cancelar a prova porque os fiscais da própria FGV pediram para nos retirarmos da sala. Se tivéssemos deixado a sala por conta própria, essa decisão não teria saído tão rápido. Estamos tristes com a situação, mas ao mesmo tempo felizes por já termos uma solução”, afirmou Nívea Costa Araújo, candidata a uma vaga no Senado.
O delegado de plantão, que recebeu a queixa, Rodrigo Sanches Duarte afirmou que a organização do concurso e os candidatos serão ouvidos . “Vamos apurar para ver se houve algum crime. É preciso intimar as partes e analisar. Se houve o erro, essas pessoas teriam direito à indenização pelo menos do valor da inscrição”, disse.
Os candidatos que denunciaram o problema disseram ter recebido a prova errada às 15h30 e afirmaram que foram dispensados da prova pela coordenação do concurso por volta das 16h10. Pelo edital, os candidatos só poderiam sair a partir das 17h.
De acordo com relatos dos candidatos, o suposto erro foi constatado porque, segundo eles, assunto da redação não condizia com o programa de estudo previsto no edital.
"Mesmo assim a coordenadora de prova mandou a gente continuar a prova sem um caderno de respostas. Quando percebemos o tamanho do problema, falamos que não tinha como serem feitas as provas e decidimos parar imediatamente”, afirmou Mário Higino, gerente de segurança da Informação, que disputa uma vaga de analista de suporte no concurso.
"Já estava havia três anos estudando para esse concurso. Foi uma dedicação praticamente exclusiva na reta final. Até tirei férias para me dedicar aos estudos. É uma decepção muito grande o que aconteceu. Não tem explicação. Queremos uma solução da FGV”, lamentou Sandro Pereira, servidor do Ministério Público da União, que concorre a uma vaga de analista de suporte no Senado.
Com informação do G1.
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
                             Barragem  Rio  Quixeramobim


Pelo menos 231 políticos cearenses deverão perder o direito de concorrer às eleições deste ano por conta de problemas na prestação de contas de campanha referente ao pleito de 2010. Esse número ainda pode crescer, tendo em vista que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá analisar, separadamente, os casos de candidatos que tiveram suas contas de campanha julgadas irregulares em eleições anteriores.

A situação é consequência da determinação de uma nova regra para as eleições deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, no último dia primeiro de março, decidiu que os políticos que tiveram as contas de campanha do pleito de 2010 rejeitadas não poderão obter a certidão de quitação eleitoral e, consequentemente, registrar sua candidatura. No Brasil, estima-se que aproximadamente 21 mil políticos estejam nessa situação.

Antes desse dispositivo ser aprovado no TSE, os políticos que apresentassem a prestação de contas de campanha à Justiça Eleitoral, independentemente de aprovação ou rejeição, poderiam retirar a certidão de quitação eleitoral e registrar a sua candidatura. Embora a regra torne automaticamente inelegíveis apenas os casos referentes ao pleito de 2010, aqueles de eleições anteriores poderão ter seus registros de candidatura questionados judicialmente, cabendo ao TRE analisá-los de forma individual e impugnar ou não as candidaturas.

Desaprovadas

Mais de 800 políticos cearenses se candidataram no último pleito e, até agora, as contas de 689 deles foram julgadas pelo TRE. Outros 87 candidatos não apresentaram as prestações de contas eleitorais de 2010 e, por isso, não poderão se candidatar neste ano. Das contas julgadas, informa o TRE, 144 foram desaprovadas, 345 aprovadas com ressalvas e apenas 200 foram aprovadas sem restrições.

O Diário do Nordeste procurou ter acesso à lista de candidatos cearenses que tiveram suas contas de campanha de 2010 rejeitadas, mas o TRE não divulgou a relação porque o presidente da Corte ainda estaria analisando se poderia disponibilizar as informações. Até o fechamento da edição, no entanto, não houve resposta.

O juiz auxiliar da presidência do TRE do Ceará, Agenor Studart, explica que a situação desses políticos será de fato definida no momento de deferir ou não as candidaturas para o pleito deste ano. "Tem que apresentar as contas aprovadas ao juiz eleitoral da sua zona, que vai avaliar isso. Mas se estiver com a conta de campanha desaprovada, não tem como fazer o registro da candidatura", afirma.

No caso dos 345 políticos cearenses que tiveram suas contas aprovadas com ressalvas, Agenor Studart afirma que não há problema para adquirir a certidão de quitação eleitoral e, assim, registrar a candidatura. "Agora os que não apresentaram a prestação também é caso de não deferir o registro. Isso já acontecia antes. O que mudou? A questão dos que tiveram suas contas desaprovadas", declara.

Julgamento

O juiz auxiliar da presidência do TRE lembra que, nos dias de sessão, ainda é comum o julgamento da prestações de contas de campanha, acreditando que ainda há um número razoável de contas eleitorais a serem apreciadas pelo Tribunal. Aqueles políticos cujas contas de campanha não forem julgadas até o período de registro das candidaturas poderão emitir a certidão de quitação eleitoral normalmente, não ficando inelegíveis.

Agenor Studart afirma ainda que o candidato eleito que tiver suas contas de campanha deste ano reprovadas não deverá correr o risco de ser cassado. "O que vai impedir é o registro de candidatura (na eleição subsequente), mas nisso não tem interferência", considera.

Sobre os impactos desse dispositivo do TSE para as eleições deste ano, Agenor Studart acredita que os membros dos Tribunais eleitorais deverão apreciar as prestações de contas de campanha com mais rigor e cuidado, diante das consequências que a decisão acarreta. "Quando forem julgar as contas, os membros vão ter que olhar com outros olhos porque antigamente não tinha esse impasse. Provavelmente, vai ter algum rigor maior na apreciação", avalia.

Insegurança

Por outro lado, alguns advogados da área eleitoral têm questionado se a resolução poderá valer para as eleições deste ano, tendo em vista que a decisão foi tomada em prazo inferior a um ano antes do pleito. Além disso, a expectativa é de que a nova regra deve causar insegurança jurídica, tendo em vista que a resolução esclarece sobre os casos referentes às eleições de 2010, mas não trata da retroatividade, e os casos de eleições anteriores serão analisados individualmente.

Além da determinação de que políticos com contas eleitorais reprovadas não poderão concorrer ao pleito, o TSE estabelece novas regras relacionadas à prestação de contas de campanhas eleitorais. Uma delas diz respeito à exigência de registro de candidatura ou de comitê financeiro antes de serem iniciadas as arrecadações.

Conforme o TSE, as movimentações financeiras das campanhas deverão ser feitas através de conta bancária específica. Já as doações devem ser realizadas através de transferências bancárias, cheques, boleto ou cartões. Nas doações em espécie, deve constar CPF ou CNPJ do doador. Caso as contas extrapolarem os limites estabelecidos anteriormente pelos partidos, as penas que devem ser aplicadas envolvem multa até cinco vezes maior que o valor excedido. Além disso, o candidato poderá responder posteriormente por abuso de poder econômico.

Os comitês serão os responsáveis por arrecadar os recursos para a campanha, devendo ser criados dez dias após o registro dos candidatos. O prazo para envio das prestações de contas de campanha é de 30 dias após o pleito, isto é, até o dia 6 de novembro. Em caso de segundo turno, o prazo também é de 30 dias, ficando até o dia 27 de novembro deste ano.

Com informação do Jornal Diário do Nordeste.
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.


O Ceará levou a melhor no Clássico da Paz contra o Ferroviário e conquistou os três pontos com um triunfo de 1 a 0, gol de Rogerinho no segundo tempo. O duelo aconteceu na tarde deste domingo (11), no Estádio Presidente Vargas.
A vitória deixa o Vovô com 30 pontos, atrás do Horizonte, que tem o mesmo número de pontos, mas está melhor nos critérios de desempate. O Tubarão segue na luta contra o rebaixamento, e aparece em 9º lugar com 11 pontos ganhos.
O JOGO
Muita movimentação e pouca qualidade. Esta foi a tônica dos 45 minutos iniciais do Clássico entre Ceará e Ferroviário. Pior na classificação, o Tubarão da Barra engrossou o duelo e quase abriu o placar aos 18 minutos com Raphinha. O meia apareceu livre na entrada da área e tentou bater colocado, tirou do alcance de Fernando Henrique, mas mandou para fora.
A resposta da equipe alvinegra foi apenas aos 38 minutos, mas foi o melhor lance da primeira etapa. Felipe Azevedo faz boa jogada pela direita, passa pelos marcadores e rola para Mota. O capitão do Ceará girou e bateu de esquerda, mas Agnaldo tirou em cima da linha, evitando o gol do Vovô.
Antes do apito final, o lateral-esquerdo Romano já estava sendo muito vaiado pela torcida. Em um lance nos acréscimos o jogador chegou a discutir com Fernando Henrique, que exigiu mais empenho de Romano no confronto.
Volta debaixo de protestos
Quando os jogadores do Ceará saíram do túnel após o intervalo, se depararam com um grande protesto da torcida. Foi nesse clima que os últimos 45 minutos do Clássico da Paz começava no PV.
Ainda nervoso, o time alvinegro seguiu pressionando o Ferroviário, mas continuou demonstrando problemas no momento da finalização. Até que aos 30 minutos Lula Pereira resolve colocar Misael e muda a partida.
No primeiro lance do veloz atacante, ele passa pela marcação e rola para Rogerinho acertar uma bomba sem defesas para Handerson, 1 a 0 para o Ceará. A vantagem fez o Vovô ficar na defensiva nos últimos minutos de jogo e o Tubarão quase chegou ao empate quando Raphinha acertou o travessão.
A equipe de Lula Pereira volta a atuar no Campeonato Cearense no próximo domingo (18), quando o Ceará enfrenta o Guarany de Sobral, às 17h, no Estádio Presidente Vargas. O Ferroviário, por sua vez, encara o Trairiense, no Barrosão, às 20h20min da quarta-feira (14).

TRICOLOR DE AÇO VENCEU EM JUAZEIRO
O Fortaleza continua imbatível no Campeonato Cearense. Na tarde deste domingo (11), o Leão foi até Juazeiro do Norte enfrentar o Guarani de Juazeiro e brilhou mais uma vez ao vencer o time da casa por 3 a 2, com direito a pênalti defendido por Fábio Lima.
Pouco antes do duelo, durante o aquecimento, o goleiro Lopes teve problemas ao defender uma bola e teve que ser cortado da partida. O titular tricolor tem suspeita de fratura no dedo indicador da mão direita. O jogo também teve outras três baixas no Fortaleza, Geraldo e Rômulo receberam o terceiro cartão amarelo e está fora da próxima rodada; e Jaílson, que entrou no segundo tempo, fraturou o braço ao dividir uma bola com o goleiro Fábio.
O Fortaleza continua na liderança, com 38 pontos. O Guaraju, por sua vez, se mantém com 22 e na zona intermediária da classificação.
O jogo
O duelo começou movimentado. Logo aos 6 minutos, o Fortaleza começou a mostrar força quando Rômulo recebeu bola cruzada de Guto, invadiu a área e, na hora do arremate, foi travado.
Em resposta, no minuto seguinte, Bruno Pacatuba avançou com velocidade no ataque e mandou uma bomba para o gol. A bola bateu na rede pelo lado de fora, enganando boa parte da torcida que estava no Romeirão.
Os clubes continuaram alternando oportunidades até que, aos 26, Cléo recebeu toque do Geraldo e  só teve o trabalho de tirar do goleiro Fábio e empurrar para o fundo da rede, abrindo o marcador.
A resposta do Guarani de Juazeiro só aconteceu aos 41. Em triangulação brilhante, Moré invadiu a áresa, se livrou da marcação e empatou o jogo.
Três minutos depois, o Leão voltou a ficar em vantagem. Cléo invadiu a área pela esquerda e mandou uma bola açucarada para Rafinha, que deixou sua marca.
O bom primeiro tempo se repetiu na etapa derradeira. Logo na saída de bola, o Guaraju foi ao ataque e perdeu a oportunidade de igualar o jogo novamente. Zé Augusto, de cabeça, mandou no travessão e Moré, no rebote, chutou para fora.
Entretanto, a reação do Leão do Mercado acabou por aí. Aos 14, Geraldo, livre, ampliou para o Tricolor, após receber cruzamento de Rômulo.
Aos 17, Fábio Lima fez pênalti em Moré, que entrou sem marcação na área. Na cobrança, o atacante demorou na tentativa de deslocar o goleiro e chutou fraco, para a fácil defesa do arqueiro tricolor.
No fim do jogo, aos 47, Juranílson ainda deixou o gol dele, mas não havia tempo para mais nada.
Com informação do Diário do Nordeste.
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
Barragem  Rio  Quixeramobim
A ex-vereadora Dorisvalda Pereira Filha, do município de Salitre, na região da Chapada do Araripe, é acusada de ter incendiado, criminosamente, o carro do marido, o vereador José Otoniel de Oliveira (PP), neste sábado (10). O motivo teria sido porque ela não aceitou o fato do esposo ter trocado de bancada na Câmara, passando a apoiar o atual prefeito Agenor Ribeiro, adversário político dela.
A acusação foi feita pelo próprio marido de Dorisvalda, que registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) na delegacia de Juazeiro do Norte. Segundo Otoniel, a esposa pediu o carro dele emprestado e se dirigiu até um trecho na saída de Salitre, onde ateou fogo no automóvel, fugindo em seguida. Moradores da região só perceberam o ocorrido quando as chamas já estavam bastante altas, e o veículo, quase todo destruído.
De acordo com a Polícia Militar de Campos Sales, Dorisvalda não aceita o marido apoiar o atual prefeito de Salitre, pois ela é filha do ex-prefeito Neoclides Pereira, que faz oposição a Agenor Ribeiro. Além disso, ela é pré-candidata à prefeitura da cidade pelo PMDB. Com o marido aliado ao atual gestor, Dorisvalda não teria apoio do esposo nas eleições municipais.
Com informação do Jangadeiro OnLine
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
  c
Casa de ANTÔNIO   CONSELHEIRO  em  Quixeramobim

Confira mais notícia do plantão policial em Quixeramobim e Região.
Por volta das 22 horas deste domingo, 11, informações passadas para o COPOM de Quixeramobim informavam que um homem tinha sido esfaqueado durante um assalto na localidade de Belo Monte, a aproximadamente 4 km da sede do município. Policiais militares foram até o local onde encontraram a vítima, um cooperado da fabrica de calçados, 32 anos, que disse ter sido atingido nas costas com uma faca após ser abordado por dois elementos que anunciaram o assalto. O mesmo teve sua motocicleta de marca Honda, modelo Fan 2011 de cor preta, placa NUD 8338, levada pelos criminosos. Ele foi socorrido pela equipe da Polícia Militar ao Hospital Municipal Dr. Pontes Neto, e transferido logo em seguida para o IJF de Fortaleza devido à gravidade da lesão.


MAIS INFORMAÇÕES
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100(88) 3441-0302
Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim
(88)3441-1533

POR FERNANDO IVO

Atençao DERT ou Prefeitura... A praça do Jaime Lopes está invadida por animais ...perigo as crianças!


Animais transitando junto com as pessoas.Pedimos as autoridades competentes que tomem providencias devidas.
A praça esta cheia de animais.Um perigo para as crianças que saem da escola e ate mesmo para os veículos.