segunda-feira, 29 de abril de 2013

Homem é preso em flagrante acusado de furto de motocicleta na cidade de Quixadá

ladrao_moto_Erileudo_Reinaldo_


opulação ajudou a polícia através de ligações para o Centro Operacional da Polícia Militar de Quixadá (190), no qual afirmava que um homem empurrava em atitude suspeita uma Honda Biz preta ao longo da Rua José de Queiroz Pessoa, imediatamente uma equipe da Força Tática de Apoio FTA composta por Sargento Heannys, Cabo Evilásio e Soldado Alex Sabino prenderam o acusado em flagrante.

Conforme o 11° Batalhão da Polícia Militar da região, o acusado Francisco Erileudo Reinaldo da Silva, 25 anos, não teve chance de escapar e foi levado a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá para responder pela tipificação criminal do artigo 155 do Código Penal Brasileiro.  Segundo a polícia, o Erileudo Reinaldo confessou o crime.
Tudo indica que a motocicleta furtada parou em virtude de falta de combustível e acreditando que ninguém iria suspeitar, o acusado não temeu ser preso.
Mande conteúdo / fotos  para a nossa redação:  contatos@revistacentral.com.br

Serviços:

Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047  

9º Batalhão da Polícia Militar de QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190

Com seca no Ceará, ruínas de cidade submersa reaparecem



Jaguaribara foi inundada há 11 anos para dar lugar a reservatório.
Antigos postes, um monumento histórico e caixas d'água reapareceram.

Postes de energia elétrica não foram retirados antes da inundação da cidade e ressurgiram (Foto: Gabriela Alves/G1)

Depois de 11 anos submersas, as memórias de moradores de Jaguaribara, a 254 quilômetros de Fortaleza, voltaram à tona. O nível do açude Castanhão baixou e, pela primeira vez, ruínas da antiga Jaguaribara, demolida e inundada para dar lugar a um dos maiores reservatórios da região, reapareceram com a pior seca dos últimos 50 anos no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Concluído em 2003, Açude Castanhão é o maior açude público para múltiplos usos do Brasil e tem um volume total de 6,7 bilhões métricos cúbicos, mas atulmente está com 51% da capacidade, de acordo com Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do estado (Cogerh). Nos últimos anos, o nível baixou 10 metros abaixo da cota máxima e, nas paredes da barragem, é possível ver as marcas disso.
Para conhecer ou reconhecer a antiga Jaguaribara, é preciso navegar 30 minutos pelo Castanhão. Os primeiros sinais da cidade são as fileiras de postes reveladas no meio das águas. Mesmo sem nunca ter andado pela velha Jaguaribara, o guia de pesca Gil Magalhães, 28 anos, conta que os postes de alta tensão um ao lado do outro estão onde era uma das principais avenidas da cidade.
Monumento em homenagem ao centenário de Tristão Gonçalves, no local em que o revolucionário da Confederação do Equador (Foto: Gabriela Alves/G1)O monumento a Tristão Gonçalves onde o revolucionário da Confederação do Equador morreu estava embaixo d'água e aparece acima em dois momentos: antes da inundação e atualmente (Foto: Gabriela Alves/G1).
“Eu conheci a Jaguaribara velha já submersa. Foi navegando mesmo que eu fui sabendo cada canto da cidade”, disse. Aos 28 anos, ele trabalha acompanhando praticantes da pesca esportiva no açude. Há seis anos nesse trabalho e com a orientação dos que viveram na antiga Jaguaribara, ele mostra e conta a história como se tivesse sido um dos moradores. “Os turistas perguntam onde era a cidade. Muita gente vem pescar e, agora que a cidade reapareceu, querem conhecer também”.
GUia de pesca Gil, de Jaguaribara (Foto: Gabriela Alves/G1)O guia Gil conduz o barco entre os vestígios
da velha Jaguaribara (Foto: Gabriela Alves/G1)
Ruínas e lembranças
No caminho dos postes, é possível encontrar uma das principais obras da antiga Jaguaribara. A caixa d'água localizada em um dos pontos mais altos da cidade está totalmente visível. Antes de ser submersa, a edificação foi derrubada. Ao lado das ruínas da caixa d'água, são encontrados tijolos e pias, restos das casas que formavam a Vila de São Vicente. Quem se mudou também deixou para trás objetos pessoais como calçados e frascos de perfume.
Para Mathusalém Peixoto Maia, 61 anos, um dos moradores da antiga Jaguaribara, o nível baixo das águas do Castanhão trouxe uma das principais lembranças da vida dele e uma parte importante da história do Brasil. A antiga Jaguaribara ainda guarda um monumento erguido em homenagem ao centenário de morte do revolucionário Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, que liderou a Confederação do Equador.
MAthusalem (Foto: Gabriela Alves/G1)Mathusalém exibe foto de monumento da época
em que cidade existia (Foto: Gabriela Alves/G1)
A recordação continua de pé exatamente no local onde Tristão foi morto pelas forças imperiais em outubro de 1824. “É muito emocionante rever o monumento. Todo dia eu passava em frente quando saía e voltava para casa. Volta um filme todo da nossa história”.
Mudanças
Gil e Mathusalém agora são moradores da nova Jaguaribara, primeira cidade totalmente projetada do Ceará. Para o ex-morador de Jaguaribara, na nova “tudo é diferente” e, para o que conheceu a antiga apenas sob as águas, a mudança trouxe modernidade.
Segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população atual da cidade é de 10.399 habitantes em um local preparado para 70 mil. “Quando fizeram a nova (Jaguaribara), ficaram assustados. Deu muito trabalho para o pessoal sair. Ninguém também esperava que o açude encheria tão rápido por causa das chuvas. Era gente sendo tirada de helicóptero das casas na zona rural. Não tiveram tempo nem de retirar os postes de alta tensão”, lembra Mathusalém.
Mesmo com uma Jaguaribara mais estruturada e sem problemas de lotação pela desproporção do número real de habitantes para o projetado – o que faz lembrar, às vezes, uma cidade-fantasma -, o funcionário público Jeso Carneiro de Freitas, de 50 anos, preferia voltar no tempo. “A vontade é de voltar para morar lá (antiga Jaguaribara). Eu nasci lá, eu me criei e vivi tudo lá. Vontade de tentar viver naquele lugar em que a gente sempre teve tanto empenho”.
Morador de jaguaribara  Jeso carneiro (Foto: Gabriela Alves/G1)Jeso Carneiro diz ter saudade do lugar
onde nasceu (Foto: Gabriela Alves/G1)
As lembranças com o reaparecimento da velha cidade vêm carregadas de tristeza para o funcionário público. Ele recorda de quando a cidade foi demolida para ser inundada e não esperava que um dia ela ressurgiria. “Muita gente queria ficar lá. Foi muito triste quando ela foi inundada. A gente recorda a nossa vivência naquela cidade”. Atualmente, Jeso cuida da Casa da Memória, um lugar que guarda fotos e objetos da antiga Jaguaribara.
A Igreja de Santa Rosa de Lima, maior recordação da antiga Jaguaribara para Jeso, não reapareceu com o nível baixo do açude Castanhão. “Para mim, ela se tornou símbolo da nossa mudança”, diz. O lugar foi um dos demolidos, mas ganhou uma réplica na nova cidade. Na mudança de uma cidade para outra,  a santa padroeira também foi levada e está na frente da nova igreja.
Para os moradores da antiga Jaguaribara, o ressurgimento da cidade se torna mais triste por ser um sinal da seca. “No meio de tudo isso, a tristeza ainda mais profunda porque a seca para nós é muito prejudicial”, lamenta Mathusalém. A antiga Jaguaribara vivia da agropecuária, a atual tem como base da economia a piscicultura. Apesar da baixa do Castanhão, a Cogerh afirma que se não chover nenhuma gota até janeiro de 2015, o Castanhão vai conseguir suprir a demanda do agronegócio no perímetro do Jaguaribe e transportar água para a Região Metropolitana de Fortaleza.
Cidade de Jaguaribara (Foto: Reprodução)No sentido horário, a rua da caixa d'água antes da inundação e as ruínas do antigo reservatório; a igreja que desapareceu sob as águas e a réplica do mesmo templo na nova cidade (Foto: Reprodução)
Poderá também gostar de:

“Matei a golpes de martelo”, diz ex-namorado da jovem encontrada no lixão




O acusado, Yaslan confessou o crime (Foto: Agência Miséria)
Cerca de quatro horas depois de encontrar o corpo de uma adolescente jogada no lixão com os pés amarrados e a parte superior envolto em um saco, a Polícia Militar do município de Iguatu – onde o delito aconteceu – prendeu o acusado de praticar o crime com requintes de crueldade.

O namorado da vítima, Yaslan Moreira da Silva, 20 anos, era o principal suspeito de ter assassinado a jovem Keilla Cibely Queiroz David, 17. As investigações preliminares levaram até a identidade do acusado que se entregou a policia e contou detalhes de como teria assassinado sua então companheira.

“Fui busca-la na casa dela por volta de 1 hora do sábado e fomos para casa da minha tia [situada no bairro Vila Centenária]. Depois tivemos uma discussão, eu a empurrei e ela caiu no chão já desmaiada. Fiquei nervoso, e fui até o quintal, peguei um martelo e dei alguns golpes na cabeça dela, acho que dois, não tenho certeza”, descreve com frieza o técnico em refrigeração.

O Comandante do Ronda do Quarteirão da Região Centro-Sul, Tenente Arquênio, que esteve a frente do caso desde quando o cadáver foi encontrado, fala à reportagem do Site Miséria que, em nenhum momento, Yaslan demonstrou arrependimento ou qualquer tipo de sentimento. “Ele conversou comigo e com o Delegado Dr. Agenor e explicou tudo, passo a passo, com a maior calma. A frieza nos chamou bastante atenção”.

Considerado pelos militares um jovem frio e calculista, Yaslan explica que após assassinar sua namorada, com quem tem um filho de nove meses, colocou o corpo enrolado em dois sacos e a levou até o lixão na garupa de sua motocicleta, em um trajeto de aproximadamente sete quilômetros.

“Eram quase três da madrugada, as ruas estavam desertas, por isso ninguém deve ter notado o corpo dela na moto. Já não sabia mais o que estava fazendo, apenas cheguei no lixão e a joguei”, narra o acusado que finaliza o depoimento dizendo, “acabei com minha vida”.

Nota do repórter: Mal sabe ele que as verdadeiras vidas perdidas foram a da jovem, de apenas 17 anos, com um filho de nove meses e uma vida inteira de sonhos e realização pela frente; e a da família, que sente a dor de perder uma “menina sempre alegre, com bastantes amigos e planos para o futuro”, como descreve sua prima, Laiane Queiroz.

Passagens pela polícia

Apesar da pouca idade, Yaslan já é um velho conhecido da polícia. O mesmo responde por dois furtos qualificados e duas tentativas, segundo o Capitão Oliveira.

No último dia 23 de Outubro, o acusado foi preso em flagrante na Rua Coronel Virgílio Correia Lima, centro de Iguatu tentando furtar uma moto. O infrator estava em posse de diversas chaves de outras motos e dois celulares oriundos de roubos. Fonte: Site Miséria

Um crime brutal em Iguatu: Adolescente é morta a martelada e tem corpo jogado em lixão



Cada dia mais nos deparamos com crimes que ultrapassam a barreira da crueldade. E não são casos isolados nos grandes centros, só aqueles que ganham as grandes mídias. Na vizinha cidade de Iguatu, os moradores hoje estão de luto por uma adolescente de 17 anos, que foi assassinada cruelmente a marteladas e em seguida teve seu corpo amarrado e introduzido parcialmente dentro de um saco, sendo depois jogado no lixão daquela cidade.  (imagens fortes)



O corpo da menor foi encontrado na manhã desta segunda-feira, por volta das 9 horas, já em estado de putrefação. Uma viatura do Ronda do Quarteirão compareceu ao local, e o Comandante do Ronda na região centro-Sul, Tenente Arquênio já informou à imprensa a suspeita de se tratar de uma menor desaparecida desde a última sexta-feira (26), sendo posteriormente confirmado tratar-se da jovem Keyla Cibely Queiroz, de 17 anos, que residia na Rua Porfírio Alves, no bairro Veneza.  De acordo com informações de familiares, a vítima saiu de casa na sexta-feira (26), no final da tarde, e não mais foi vista.

O suspeito de ter assassinado a jovem se apresentou no final da manhã desta segunda-feira (29) na Delegacia de Polícia Civil de Iguatu. Trata-se de Yaslan Moreira da Silva, 20 anos, ex-namorado da vítima, que prestou depoimento e assumiu a autoria do crime. De acordo com o delegado Regional de Polícia Civil de Iguatu, Agenor Freitas de Queiroz, ele ainda tentou negar a autoria, mas depois assumiu. O assassino confesso afirmou que matou keila com marteladas na cabeça, e deu detalhes de como se livrou do corpo. Ouça a entrevista do delegado clicando no player abaixo. (Desligue o player da rádio do blog para ouvir)


Com informações e fotos dos portais Iguatu Notícias e Acopiara Notícias. Áudio do Iguatu Notícias.

Soltando o Verbo:

Tanta violência gratuita e acontecendo cada dia com mais frequência provoca uma espécie de torpor na sociedade. Pais se perguntam: com quem nossos filhos estão andando? Com quem eles estão se envolvendo? Não dá pra mensurar a dor de um pai e uma mãe ao ver uma imagem dessas, sua filha ou seu filho jogado num lixão, o corpo em um saco como se fosse lixo, e isso ultrapassa os limites da compreensão humana. É preciso estar alerta para os primeiros sinais de violência em um relacionamento, e essa mensagem é especial para as mulheres, e pras meninas que acham que são adultas e sabem o que é melhor pras suas vidas. OUÇAM MAIS os conselhos de seus pais; LIVREM-SE  de relações com pessoas obsessivas, violentas, viciadas em droga; OBSERVEM os comportamentos e TOMEM COMO EXEMPLO as tragédias que acontecem! Com alguns cuidados, muita coisa poderia ser evitada!


Balanço Policial da Região 11 presos fogem de cadeia e assassinatos movimentam o Sertão Central no final de semana




O final de semana nas cidades do Sertão Central foi marcado por várias ações policiais, dentre elas fuga em massa de presos, dois assassinatos e tentativas de homicídio. 

O primeiro homicídio foi registrado no sábado, 27, próximo a um campo de futebol em Quixadá, distante 43 Km de Quixeramobim. Francisco Reginaldo Dantas da Silva, popularmente conhecido como ‘Cirano’, foi alvejado com cinco tiros de revolver calibre 38 e dois de calibre 12, no tórax. O incidente aconteceu por volta de 01h10 da madrugada na Rua Neo Martins, próximo ao campo de futebol do Bairro Mutirão. O IML de Quixeramobim foi acionado e fez a remoção do corpo. 

Um homem ferido e outro morto foram encontrados em uma estrada no município de Milhã. Segundo a PM, no final da noite do sábado, 27, populares que trafegavam no sentido da cidade de Senador Pompeu - Milhã, na entrada do Sítio Poema, informaram que havia uma motocicleta caída, e, aparentemente havia acontecido um acidente de trânsito com vítimas. Ao chegarem ao local os PM’s encontraram dois corpos caídos. Junto dos corpos, cápsulas de arma de fogo de calibre 380 e calibre 40 foram encontradas no local. 

Um dos homens, Carpegiane Umbelino Facundo, 32 anos, estava morto. Ele foi atingido pelos disparos na cabeça, costas e braços. A segunda vítima, Sueudo Pires de Oliveira, 32 anos, foi transferida para o IJF em Fortaleza com lesão no tórax esquerdo, cotovelo esquerdo e na região temporal esquerdo.

Ainda sábado, 27, em Pedra Branca, um enteado matou o padrasto após uma discussão. O acusado é menor. Celso Morais da Silva Filho, 27 anos, foi morto a facadas. Segundo populares, a vítima havia invadido a residência de sua companheira, Lucilene Freire da Silva Ramos, 46 anos. Na ação, o filho de Lucilene, um menor de iniciais L.F.S de 15 anos, entrou em luta corporal com a vítima, que levou uma facada no peito esquerdo e veio a obito. O menor foi apreendido em uma festa. Celso Morais da Silva Filho já respondia a Lei Maria da Penha por agressões contra sua companheira Lucilene.  

No domingo, 28, onze detentos fugiram da Cadeia Pública de Solonópole. Os presos fugiram após cavarem com pedaços de grades um buraco em umas das celas que dá acesso a rua. Os fugitivos foram identificados como: Nailson Custódio da Silva; Abmael Ferreira Lucas; David Braúna da Silva; Rafael Lima Silva; José Maike Pinheiro da Silva; José Marcos de Almeida Souza; David Alex Andrade Campos; João Carlos Silva Freitas; Francisco Ricardo Nere da Silva; Roberlânio Moreira Lima; e Francisco Kenede Batista Ribeiro. 

Ainda ontem, domingo, 28, um dos fugitivos, Francisco Ricardo Neres da Silva foi encontrado. Ele estava escondido em uma residência na periferia de Solonópole. A PM pede à população que ajude a capturar os fugitivos com informações sobre o paradeiro dos mesmos.

Com informações dos sites da Região.

Acidente com fogos de artifício fere fãs antes de show de Gusttavo Lima



Um acidente com fogos de artifício na Feira Agropecuária de Inhumas, a 47 quilômetros de Goiânia, casou pânico antes do show do cantor Gusttavo Lima, na madrugada do domingo (28). Segundo testemunhas, momentos antes do início da apresentação, fogos montados em volta do palco principal foram disparados e feriu alguns fãs. Entre elas, a monitora educacional Isis Queiroz Melo, que foi atingida no olho esquerdo por estilhaços.

ELEIÇÕES: PSDB quer definir nome neste ano


O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), defendeu, ontem, em Recife, que o partido identifique formalmente o seu candidato à Presidência ainda neste ano para que haja tempo de a sigla trabalhar a sua imagem com o eleitorado.


"Eu já participei de campanhas para presidente, como a de Geraldo Alckmin (governador de São Paulo), e sei que o desconhecimento é um problema que deve ser resolvido com algum tempo de antecedência", disse Guerra. "Por isso eu defendo que o partido tenha candidato à Presidência ainda neste ano, pelo menos identificado".

O deputado, que apoia a candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG), disse que o senador mineiro é "pouco conhecido do eleitorado em geral", assim como o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, possível presidenciável do PSB.

Ele afirmou ainda que considera a candidatura de Campos "boa para o Brasil" e que não acredita que o governador "esteja com projeto oportunista, jeitoso", ao criticar um governo do qual faz parte.

"Acho que ele levanta sinceras dúvidas sobre muitos dos aspectos do atual governo, muitas delas que a gente sempre teve. O fato de ele levantar essas dúvidas e continuar no governo é uma questão que mais cedo ou mais tarde ele vai ter que resolver", declarou.

Apesar de o PSDB ser contra o projeto de lei patrocinado pelo governo que inibe a criação de partidos - suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) -, Guerra disse que as grandes legendas "desejam menos partidos e mais alianças" e que considera "mais de 30" siglas "evidentemente um exagero". "Os partidos reais são muito menos".

"A insensatez são os partidos de aluguel, as legendas que vendem seu tempo de televisão", afirmou. "Partidos novos com potencial de lançar candidato a presidente devem surgir. O que não pode haver é partidos que não têm candidato a coisa nenhuma e negociam seu tempo político eleitoral na televisão", declarou.

ACOPIARA: MORTE POR AFOGAMENTO E ACIDENTE DE TRÂNSITO



 
MORTE POR AFOGAMENTO


Informo a Vossa Senhoria que hoje, 27/04/13, por volta das 08h23min, fomos informados através de ligaçao telefonica via 190 de que havia ocorrido um afogamento no Sítio Botelha, distante 30 km, zona rural deste municipio. De imediato a VTR 2482 composta pelos policiais: CB PM MULATO, SD PM ARRAIS foi ate o local onde constatou o fato. Trata-se de JOÃO SEBASTIÃO DA SILVA, agricultor, casado, natural de Acopara-CE, 67 anos (29/05/1946), filho de Ramiro Sebastião da Silva e Valdenora Izilo de Lima, residente naquela localidade. Segundo populares, o mesmo havia saido para o Rio Quincoê para olhar uma cerca, e algumas horas depois foi encontrado afogado. O IML foi acionado e conduziu o corpo para Iguatu-CE, para o exame de necrópsia.


ACIDENTE DE TRÂNSITO (QUEDA DE MOTO)

Informo a Vossa Senhoria, que no dia 28/04/2013, por volta das 04h30min, a Policia Militar tomou conhecimento de um acidente de trânsito (QUEDA DE MOTO), ocorrido na CE 060, proximidades do bairro Moreira, Acopiara-CE. Segundo informações, o jovem DANIEL EVANGELISTA DA SILVA, 22 anos, casado, crediarista, natural de Acopiara-CE, 
 trafegava em uma motocicleta, Yamaha YBR 125cc, cor preta, placa HWQ 7443, quando sobrou em uma curva perdeu o controle e caiu. A vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Iguatu com fratura exposta na perna esquerda. A VTR 1268, composta pelos policiais, SD PM GLAIRTON e o SD PM RODRIGUES, compareceram ao local e adotaram os procedimentos cabíveis.

Quartel em Iguatu-CE, 28 de abril de 2013.
Paulo HERMANN Fernandes Macedo – MAJ PM
MF. 099.461-1-X
Cmt do 10º BPM

PORTE de ARMA > Policiais civis prendem ex-vereador com pistola




* Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central

FUGA em MASSA > Polícia procura 10 fugitivos da cadeia de Solonópole



Solonópole > Equipes da Polícia Militar no Sertão Central vasculham os municípios de Solonópole, Pedra Branca e Milhã a procura de 10 detentos foragidos da cadeia pública de Solonópole. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão Policial Militar, os fugitivos, no total de 11, renderam outros detentos, abriram um buraco em uma das celas com acesso para a rua e se evadiram. Ainda conforme o Copom a fuga ocorreu na madrugada deste domingo, 28, por volta das 2 horas.
Os fugitivos são Nailson Custodio da Silva, Abimael Ferreira Lucas, David Brauna da Silva, Rafael Lima Silva, José Maike Pinheiro da Silva, José Marcos de Almeida Souza, David
Alex de Andrade Campos, João Carlos Silva Freitas, Francisco Kennedy Batista Ribeiro e Roberlânio Moreira Lima, esse ultimo apontado como mentor da fuga. Ele responde por crime de ameaça e resistência.  A maioria responde por assaltos e furtos. Francisco Ricardo Neres da Silva foi preso no início da noite.
Segundo os policiais responsáveis pela guarnição da cadeia pública de Solonópole, além de velhas e sem manutenção, as celas tem capacidade para no máximo 15 presos, mas estavam com o dobro da capacidade.
Participe do Diário Sertão Central informando e sugerindo reportagens através dos fones (88) 9970.5161 ou (88) 8865.6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.com

A nove meses da data limite para as concessionárias de energia elétrica concluírem o processo de transferência dos ativos de iluminação pública (luminárias e lâmpadas dos postes de ruas e avenidas) para as prefeituras municipais de todo o País, um grupo de 140 prefeitos de municípios cearenses decidiu que não pretende cumprir o parágrafo 218, da Resolução Normativa 414, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Datada de nove de setembro de 2010, a resolução estipula o prazo de 3 de janeiro de 2014 para que a Companhia Energética do Ceará (Coelce) transfira esses ativos aos municípios, que passarão a ser os responsáveis pela sua manutenção.

"Os prefeitos do Ceará não irão assinar os contratos de transferência agora. Vamos marcar um segundo momento para voltar a discutir essa questão, porque isso vai representar mais despesas às prefeituras municipais", declarou a presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e prefeita de Fortim, Adriana Pinheiro. Segundo ela, as cidades de pequeno porte, sobretudo, não terão capacidade financeira para assumir mais esse ônus, já que a ampliação da rede elétrica no Interior já é da conta dos municípios.

Cearense é único brasileiro crismado pelo Papa Francisco neste domingo



O estudante Victor Chaves Costa Lima, 15 anos, foi o único brasileiro a receber o sacramento da crisma pelas mãos do Papa Francisco neste domingo (28), em Roma. O adolescente participou da Jornada dos Crismandos e Crismados no Vaticano. O evento integra o Ano da Fé, decretado pelo Papa emérito Bento XVI, e vai aconteceu nos dias 27 e 28 de abril em Roma.

Victor Costa é membro de grupo de oração da Comunidade Católica Shalom, que tem sua sede em FortalezaCeará. Ele foi escolhido para integrar um grupo de 44 jovens vindos de todos os continentes.

De acordo com o irmão de Victor, Roberto Chaves, o adolescente já havia realizado a preparação para a crisma em 2012, mas não se sentia preparado para receber o sacramento, por isso adiou a cerimônia por mais um ano. "Hoje entendemos que tudo se tratava de um desígnio divino", diz.

O evento é realizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, presidido por Dom Rino Fisichella. De acordo com ele, 70 mil pessoas se inscreveram para a celebração, que foi realizada em três etapas: a peregrinação ao Túmulo de Pedro, a Santa Missa com o Papa no domingo e um momento de festa que conclui a jornada.

G1

POLÍCIA REGISTRA FURTOS E EMBRIAGUÊS AO VOLANTE DURANTE O FINAL DE SEMANA EM QUIXERAMOBIM





Dois furtus foram registrados neste domingo, 28, na cidade de Quixeramobim. 

O primeiro foi registrado por volta das 10h30min quando um senhor de 38 anos foi até a Unidade de Segurança Integrada dando conta de que deixou seu veiculo uma carreta VOLVO 360, no estacionamento de um posto de combustível na noite anterior, e quando retornou para pegar o veiculo pode observar que abriram o mesmo e furtaram um radio amador PX, marca COBRA, uma caixa contendo varias ferramentas e varias peças de roupas.

Já por volta das 18h uma ligação para o Copom dava conte de que em uma Churrascaria situada na Rua Dom Helio Campos, bairro Monteiro de Morais, indivíduos desconhecidos haviam furtado uma motocicleta. Segundo a vítima um pedreiro de 32 anos, o mesmo estacionou a motocicleta Honda CG 150 FAN ESI, de cor preta, placa OIP 2603, com inscrição de Quixeramobim, deixando a chave na ignição e quando retornou a mesma havia sido furtada por desconhecidos. Nos dois casos até o fechamento desta matéria, os autores do delito não foram localizados nem identificados.

No sábado, 27, por volta das 22h35min, uma viatura policial realizava uma ronda no bairro Maravilha, quando flagrou um homem de 41 anos pilotando uma motocicleta de cor prata em visível estado de embriaguez. O indivíduo foi conduzido juntamente com a motoneta até a Delegacia de Polícia Civil onde foram entregues ao inspetor de plantão para adoção das medidas cabíveis.  

POR REDAÇÃO