terça-feira, 4 de abril de 2017

Criança atingida por disparo de espingarda, em Ibaretama, morre no IJF


A criança atingida por um disparo de espingarda artesanal, Mateus Silva dos Santos, de 10 anos, não resistiu ao ferimento e veio a falecer neste domingo, 02. O incidente ocorreu na tarde do último sábado, 1º, na localidade de Cajazeiras, zona rural de Ibaretama.

Conforme levantamentos preliminares, realizados pela Polícia Militar, o disparo foi efetuado por outro menino, vizinho da vítima, atingindo as costas da criança. O autor do disparo e seus familiares não foram localizados. A PM localizou apenas a espingarda.

Matheus chegou a ser socorrido á Unidade de Pronto Atendimento, em Quixadá, e logo após foi transferido para o Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, onde acabou falecendo.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Bandidos invadem Fórum de Morada Nova e roubam equipamentos



Na madrugada desta segunda, 03, o Fórum de Justiça Desembargador Agenor Monte Studart Gurgel, localizado em Morada Nova, foi invadido e roubado. Conforme a Polícia, os autores da invasão tiveram acesso ao prédio através de uma cisterna.

Foram levados um gabinete, monitor, teclado, mouse, cabos e um detector de metais, e após serem realizadas buscas, a Polícia Militar localizou os equipamentos eletrônicos no interior de um automóvel abandonado às margens da CE-138.

Não é a primeira vez que o Fórum foi invadido por criminosos, o mesmo foi roubado em outubro do ano passado. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Morre o Radialista Oséas Morais

Resultado de imagem para Morre o radialista Oséas Moraes
Faleceu na tarde de ontem, 03, em Fortaleza, o radialista Oséas Moraes, aos 68 anos. O profissional estava há aproximadamente uma semana internado passando por tratamento médico, chegou inclusive a realizar um cateterismo.

A informação de seu falecimento foi confirmada por seu irmão, o também radialista Joel Moraes. Oséas residia no município de Aquiraz e seu sepultamento ocorre na manhã de hoje, 04, no Cemitério São João Batista, em Fortaleza.

O profissional já trabalhou em diversas emissoras do Estado, incluindo a Rádio Campo Maior AM 840, de Quixeramobim, onde comandou programas de jornalismo e disque jóquei.

PLANTÃO POLICIAL QUIXERAMOBIM SERTÃO CENTRAL QUIXADÁ POLITICA HORA DO ESPORTE TEMA LIVRE SHOW Primeira cidade cearense a atingir 1.000 mm de chuva em 2017 sofre com alagamentos

Em nenhum lugar no Estado choveu mais que em Granja. Foram 177 mm só de sexta-feira (31) a domingo (2). Famílias desabrigadas estão recebendo ajuda.Foram mais de 100 mm de chuva em menos de quatro horas em Granja (FOTO: Reprodução)

As fortes chuvas que atingiram, no fim da última semana, o município de Granja, a 270 km de Fortaleza, deixaram dezenas de pessoas desalojadas. Trinta e quatro delas, de nove famílias, foram recolhidas para o Pólo de Convivência Social, no Centro. Uma das famílias viu a casa de taipa em que morava ruir com as chuvas. As demais tiveram as casas alagadas pelo aumento do nível de rios e córregos da região.
Granja foi o primeiro município cearense a ultrapassar a marca de 1.000 mm de chuva neste ano, conforme mostrou no domingo (2) o Tribuna do Ceará. Já foram 1.080 mm, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Só de 7 horas de sexta-feira (31) a 7 horas de domingo (2) foram 177 mm de chuva, conforme registrado nos passos de Adrianópolos e Timonha. Com informações Tribuna do Ceará

Ex-presidiário é executado a bala no Centro de Quixadá


A polícia registrou mais um homicídio a bala na manhã desta terça-feira (04) no município de Quixadá.
Segundo as primeiras informações, por volta das 11 horas desta terça-feira (04), a vítima caminhava por uma calçada na avenida Plácido Castelo, no centro da cidade, quando foi surpreendido por dois elementos em uma moto, um deles efetuou vários disparos de arma de fogo.   
A vítima foi identificada como sendo André Barros Vidal, vulgo “Thor”, 35 anos, ele é acusado de matar o próprio pai José Milton Oliveira Vidal, no dia 18/04/2015 com vários golpes de faca após uma desavença entre os dois.                        
A polícia realiza diligências com o intuito de identificar e prender os autores do crime, porém até o momento não obteve êxito .do site MonólitosPOST

G1 denuncia: ‘Golpistas da seca’ lesam agricultores de Quixadá e Quixeramobim prometendo serviços e seguros


Francisco de Assis levou meses para juntar R$ 100 para fazer um suposto seguro(Foto: André Teixeira/G1)
Com mais de cinco anos de prejuízos acumulados com a pior seca do Ceará nos últimos 100 anos, os agricultores do interior do estado perderam quase toda a produção. A safra é utilizada apenas para subsistência e, sem alimentação, a maior parte do gado foi para o abate, interrompendo a produção do leite para venda. Além das perdas causadas pela escassez de água, a população enfrenta outro problema: golpes que prometem serviços, benefícios e desviam verbas que iriam para as pessoas prejudicadas pela seca.
O G1 visitou as cidades de Quixadá e Quixeramobim, no sertão cearense, e ouviu muitos relatos sobre estelionatários que se passam por agentes do governo prometendo dinheiro por meio do Garantia-Safra ou do Bolsa Família, além de denúncias sobre falta de entrega de água.
O produtor José Filho chegou a ter mais de 100 cabeças de gado há cinco anos (Foto: André Teixeira/G1)
O titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações, Jaime de Paula, explica que esse crime se configura como estelionato, com pena prevista de um a cinco anos de prisão. “Em alguns casos, dependendo da forma como ele aplica o golpe, ele pode se enquadrar também na falsidade ideológica, porque é comum eles se passarem por falsos agentes”, explica o delegado.
A delegacia de Quixadá tem conhecimento dessas práticas ilegais, mas afirma que tem dificuldade em investigar porque, na maioria dos casos, não há registro da denúncia, e os golpes são aplicados em regiões distantes do centro urbano. “Eles são pessoas que vêm de outras cidades para aplicar os golpes nas áreas mais distantes. Quando a gente ouve o relato, depois de dias, eles [estelionatários] já estão longe. São os golpistas da seca”, afirma.
Antônia do Nascimento foi uma das vítimas da entrega de água da operação carro-pipa (Foto: Andre Teixeira/G1)
Outra reclamação comum entre os sertanejos da região é a irregularidade no abastecimento de água pela operação carro-pipa. A comerciante Antônia do Nascimento foi informada pelo Exército – que coordena a Operação Carro-pipa – que os pipeiros abasteceriam a casa dela duas vezes por semana, o que não ocorria, segundo ela.
“Tinha semana que a água só vinha uma vez pra família toda e não tinha como a gente dar conta, aí eu lavava a roupa na casa da minha irmã, e ela vinha tomar banho na minha. Quando o caminhão vinha duas vezes por semana, na segunda vez, eles colocavam só metade do pipa e diziam que a outra metade era pra outra casa, senão não dava.”
Barragem de Quixeramobim segue seca, e a cidade depende da água do açude Pedras Brancas. (Foto: André Teixeira/G1)
As chuvas no Ceará nos meses de fevereiro e março foram acima da média histórica, o suficiente para deixar a paisagem sertaneja esverdeada. Os pequenos reservatórios também encheram ou receberam um bom volume de água. A safra, no entanto, não está garantida, e os maiores reservatórios do estado seguem com menos de 10% da capacidade. O fenômeno é conhecido entre os sertanejos como “seca verde”.
Os reservatórios que abastecem Quixeramobim, no Sertão Central Cearense, estão completamente secos ou com menos de 1% da capacidade. Com isso, a cidade passou a receber água do açude Pedras Brancas, o que mesmo garante água para a cidade de Quixadá.
De acordo com o assessor técnico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos em Quixeramobim, Luís Fernando Pimentel, na atual situação, o Pedras Brancas tem reserva até o final de 2018. “Mesmo com boas chuvas, temos grandes açudes, como o Fogareiro, com 1% da capacidade. Isso é um reflexo de um longo período de estiagem. No ano passado, ele chegou a ficar completamente seco”, afirma Fernando.
Chuvas de fevereiro e março no Ceará foram suficientes para encher pequenos reservatórios. (Foto: André Teixeira/G1)

Mais uma pessoa morre vítima de afogamento, dessa vez no bairro Carrascal em Quixadá

2017-04-03-PHOTO-00000076
Mais uma pessoa morreu vítima de afogamento no Sertão Central, dessa vez o fato aconteceu no município de Quixadá. Somente após o carnaval quatro pessoas morreram na região, três morreram no município de Choró e uma em Solonópole.
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 16 horas desta segunda-feira (03) o Copom foi acionado, via 190, informando de um afogamento em um açude no final do Bairro Carrascal 2.
Os policiais da viatura VTR 9131 foram até o local, e constataram que a ocorrência aconteceu na Fazenda Faustino. A vítima estava tomando banho no citado açude e depois de um mergulho não voltou mais.
vítima trata-se do missionário religioso Michel de Sousa Carneiro, 19 anos, natural de Belém do Pará. A vítima estava tomando banho no local com outros jovens religiosos, porém ao realizar o último mergulho ele não conseguiu chegar as margens do açude e afogou-se.
Segundo informações do repórter Washignton Luis, o corpo da vítima que estava desaparecido, foi encontrado no início da noite desta segunda-feira (03) e deverá ser encaminhado ao Instituto Médico Legal – IML de Quixeramobim, onde será realizado os devidos procedimentos.

Jovem de apenas 15 anos é encontrado morto com várias facadas na Pedra do Cruzeiro, em Quixadá

Um jovem foi encontrado morto na Pedra do Cruzeiro, no município de Quixadá.
Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 23:30 horas desta segunda-feira (03) populares ligaram para o Copom informando que havia um corpo de uma pessoa do sexo masculino em cima da Pedra do Cruzeiro, no centro da cidade.
Os policiais da viatura RD 1275 foram até o local e após algumas buscas encontraram o corpo de um jovem de apenas 15 anos, ele era morador do bairro Campo Novo.
Os policiais colheram informações no local do fato, e iniciaram as diligencias no sentido de localizar e prender o autor do crime, e já por voltas de 01 hora desta terça-feira (04) localizaram Francisco Anderson Costa Oliveira, 22 anos, ele foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia de Policia Civil, e confessou ter assassinado a vitima em virtude de o mesmo estar se relacionando com sua esposa.
A vitima foi atingida com varias perfurações a faca no pescoço e na região do abdômen. Os familiares da vitima informaram que o mesmo havia saído de casa a tarde em companhia do acusado e não voltado.
A pericia forense compareceu ao local, onde o corpo foi recolhido e encaminha ao Instituto Médico Legal de Quixeramobim.