sábado, 21 de março de 2015

Final de Tarde com chuva fina na cidade de Quixeramobim,

Final de Tarde com chuva fina na cidade de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará. O tempo está promissor. chuva, com nebulosidade variável e pancadas de chuvas isoladas na região centro-norte, durante a madrugada e as outras regiões, a chuva deve ocorrer no decorrer do dia.
 Nosso pluviômetro registrou 04
mm.

Há mais de duas semanas, que não ocorria a incidência de chuva na cidade.
Que Deus e São José abram as torneiras para a vida melhorar no campo e na cidade

Aumento: preço do pão ficará 10% mais caro em abril




O aumento do dólar deve chegar aos preços dos produtos derivados de trigo nos próximos dias. Segundo a Abip, entidade que reúne as indústrias de panificação, o pão francês, um dos itens mais consumidos pelos brasileiros, deve aumentar 10%.

O reajuste deve chegar às padarias até o começo de abril. Pão de forma, massas e biscoitos devem subir 8%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias e Pães (Abimapi)

Empresario do Paraná colhe abobora de 200 kg


Há sete anos o empresário Francisco Neto Lourenço, de 61 anos, começou a plantar abóboras gigantes no sítio que tem em Santa Maria, Distrito de Santa Tereza do Oeste, no oeste do Paraná. Hoje, ele diz que as plantações gigantes se tornaram um hobby e uma paixão. Tanto que chega a gastar por ano aproximadamente R$ 7 mil para cuidar dos vegetais.
Tudo começou depois de uma viagem, conforme conta Chico Neto, como é conhecido na região. “Estava no Rio de Janeiro e uma pessoa me disse que em um bairro, que não me lembro o nome, vendiam sementes de abóboras gigantes. Fui lá e comprei. Quando cheguei em casa plantei as sementes e colhi uma abóbora de 65 kg”.


A técnica, ao que parece, dá certo, este ano ele colheu sete abóboras com 200 kg cada. “A gente teve que arrumar um guindaste para tirar elas da roça”, conta orgulhoso. Essa foi a maior colheita que ja fez desde que começou a plantar o vegetal.

CARRETA SE ENVOLVE EM ACIDENTE E PROVOCA OUTRO ACIDENTE COM VIATURA DA PRE NA CIDADE DE CAMPOS SALES.




As imagens que vemos a seguir são realmente impressionantes. Uma viatura da Policia Rodoviária Estadual da cidade de Campos Sales na Região do Cariri no estado do Ceara foi atender uma ocorrência de um tombamento de uma carreta, 
Um trator teve quer ser chamado para desvirar a carreta momento que a carreta desgovernou e atingiu a Viatura da PRE vindo a cair em uma ribanceira, por pouco não aconteceu uma Tragédia. Graças a Deus ninguém saiu ferido
 

O PT enfrenta a sua maior crise


ESTRATÉGIA Lula em campanha pela reeleição de Dilma. Ele acha  que o PT só reagirá se Dilma conseguir reagir (Foto: Foto: J. F. Diorio/Estadão Conteúdo)

ESTRATÉGIA Lula em campanha pela reeleição de Dilma. Ele acha  que o PT só reagirá se Dilma conseguir reagir (Foto: Foto: J. F. Diorio/Estadão Conteúdo)

No auge da crise do mensalão, em 2005, quando algumas vozes da oposição começaram a cogitar o impeachment do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, líderes do PT reagiram de forma rápida e incisiva. Afirmaram que, caso alguém arquitetasse a derrubada de Lula, o partido colocaria milhares nas ruas para defendê-lo. Àquela altura, com base no histórico de mobilização do PT, os oposicionistas se contiveram. O poder de agitar as massas era exclusivo dos petistas desde o “Fora Collor”, em 1992, e do “Fora FHC”, sete anos depois. O mensalão foi a primeira grande crise do PT desde que a sigla chegou ao poder, em 2002. A segunda foi em 2013, quando uma onda de manifestações derrubou a popularidade de vários governantes brasileiros, entre eles a presidente Dilma Rousseff. O ano de 2013 mostrou algo novo: o povo estava nas ruas, mas não por obra do PT.

A terceira crise explodiu na semana passada e traz outra novidade. O país se mobilizou, as ruas explodiram com a maior manifestação desde a campanha pelas eleições diretas, em 1984 – e a mobilização não apenas não era convocada pelo PT, como mostrava uma enorme rejeição ao partido. Ao longo da semana, as investigações da Operação Lava Jato, que até então atingiam principalmente as siglas da base aliada, chegaram ao coração do PT. Pela inabilidade política de seus líderes, como o ministro Aloizio Mercadante, as relações com o Congresso se azedaram ainda mais. A soma de tudo isso – ruas, Congresso, força-tarefa da Lava Jato – mergulhou o PT naquela que é provavelmente a maior crise de sua história.

Uma pesquisa a que o partido teve acesso mostra que a avaliação do PT é pior até que a avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff. O partido recebe menos de 10% de “ótimo” e “bom” – Dilma pontuou 13% em pesquisa do Instituto Datafolha. Outros pontos comuns do diagnóstico são: a) faltam quadros expressivos para o debate político; b) a representatividade do PT está subdimensionada no governo Dilma e no Congresso; c) os movimentos sociais se distanciaram da sigla; e d) a classe média dos grandes centros urbanos encabeça todos os movimentos anti-PT.

Um efeito da derrota nas ruas é aguçar a disputa interna no partido. Dilma está num momento péssimo, mas o grupo que a apoia, a corrente Mensagem ao Partido, fortaleceu-se momentaneamente. O grupo pede a saída de João Vaccari Neto, o tesoureiro do partido, que entrou na lista dos denunciados da Operação Lava Jato. Lula, que é de outra corrente, defende Vaccari. Na segunda-feira passada, um dia após a onda de protestos, Lula conversou com senadores petistas e depois jantou com a presidente Dilma no Palácio da Alvorada. Aos senadores, o ex-presidente disse que a crise política é maior que a econômica, e que crise política é mais fácil de resolver no curto prazo. “Ele pediu uma presença maior na rua, para melhorar a comunicação do governo”, diz o senador Humberto Costa (PT-PE).

Outra crise da semana passada expôs a divisão interna do partido: o vazamento de um documento reservado elaborado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), atribuído ao ministro da Pasta, Thomas Traumann. O documento admite haver “caos político”, aconselha o governo a prestar contas à sociedade por meio da imprensa e sugere dedicar mais verba a sites e blogs governistas na internet. O texto foi publicado pelo site do jornal O Estado de S. Paulo. Na Secom, atribuiu-se o vazamento – no mesmo dia em que Traumann seguia para os Estados Unidos para acompanhar o tratamento médico de um parente – ao ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. Berzoini negou, através da assessoria do partido.

A cúpula do PT já admite ser impossível uma recuperação da imagem da sigla no curto prazo. Acha que as eleições municipais do ano que vem deverão ser as mais difíceis da história petista. A avaliação é que o PT precisa sobreviver a 2016 para, em 2018, se rearticular em torno de Lula para a eleição presidencial. O partido precisará de novos líderes e um novo discurso. O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), fez papel ridículo ao dizer que a CIA, a agência americana de inteligência, esteve por trás das manifestações do dia 15. Com líderes assim, vai ser difícil o PT sair da crise.

Veja mais na revista Época....
Postado por Lindomar Rodrigues

Homem é morto em Mombaça (CE) com disparos de arma de fogo




Um homicídio a bala movimentou o plantão policial na cidade de Mombaça (CE) na manhã desta sexta-feira (20), próximo ao posto São Pedro.

A vítima foi José Marcones Alencar de Matos, 39 anos.

Ele foi morto com seis disparos de .40 por dois indivíduos que estavam numa moto Broz vermelha. A polícia está apurando o caso.
                                                     Postado por Lindomar Rodrigues 

Mulher vai procurar gato debaixo da cama e encontra ladrão


Uma mulher em Palm Springs, na Flórida (EUA) estava em busca de seus gatos pela casa e encontrou um ladrão escondido debaixo da cama. 
De acordo com o jornal americano Sun Sentinel, a senhora, de 61 anos, olhou debaixo da cama, na esperança de encontrar seus gatos, e "sentiu que tinha sido tocada por pele humana", conforme a mulher relatou à polícia local. 
Christian Vatovec, de 25 anos, fugiu da casa. Ele pulou a cerca, mas a polícia o encontrou escondido nas proximidades e o prendeu. 
A mulher confirmou o roubo de uma pulseira de ouro e uma máquina fotográfica.

 




Maiores açudes do Ceará têm perdas de água por conta da seca


Sangradouro do Açude Orós
Os dois maiores açudes do Estado, o Castanhão, na Bacia do Médio Jaguaribe, e o Orós, no Alto Jaguaribe, vêm perdendo água a cada mês, reduzindo o volume devido à perda por evaporação, liberação de água para irrigação e para o consumo humano e animal. A situação mais crítica é a do Castanhão, que acumula 22,6% de sua capacidade que é de 6,7 bilhões de metros cúbicos. O Orós está com 46% de seu volume total.

A perspectiva de chuvas abaixo da média, ocasionando a impossibilidade de recarga nos reservatórios, preocupa o governo e os produtores rurais. O Açude Castanhão tem papel importante na irrigação do Perímetro Jaguaribe-Apodi, onde há extensas áreas de cultivos de frutas e capineiras, do vale do Baixo Jaguaribe, na criação de tilápias em tanques-redes e no abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Nesse contexto, o Açude Orós é uma reserva estratégica. Em 1993, ainda quando não havia o Castanhão, foi o Orós que abasteceu Fortaleza, salvando os moradores da Capital de um colapso no abastecimento de água. Resultado: o Orós chegou ao seu volume morto. Esse fato ainda hoje traz preocupação e povoa o imaginário das famílias da bacia da barragem como um fantasma que ameaça voltar depois de sucessivos anos de estiagem no sertão cearense. Cada um desses reservatórios perde, em média, 0,2% do volume por semana. Fonte: DN

Ambulâncias do Samu estão abandonadas


A espera para receber o socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode demorar mais que o previsto. Relatos de pessoas que precisaram do atendimento, mas desistiram e tiveram que ir ao hospital por meios próprios não são difíceis de serem ouvidos. A demora pode ocorrer por diversos motivos, mas, pelo menos para os moradores do bairro do Montese, o abandono de algumas ambulâncias pode ser apontado como uma das principais causas.

Quatro veículos que deveriam ser utilizados pelo Samu foram colocadas em um terreno baldio, na Rua André Chaves, próximo à Avenida Luciano Carneiro, na localidade conhecida como Parreão. Segundo populares, as ambulâncias foram estacionadas lá há quase um mês e, até agora, seguem abandonas no local, sob sol e chuva, sem nenhuma manutenção. Moradores do bairro Montese informam que, aparentemente, as ambulâncias estão operando normalmente, já que chegaram ao terreno funcionando.

"Não sabemos ao certo quem colocou essas ambulâncias nesse terreno. Da janela do meu prédio, vi elas sendo colocadas no terreno e depois ninguém veio atrás delas. É estranho", relata um dos moradores, que prefere não se identificar.

Além das quatro ambulâncias, o terreno também abriga outros carros, que já se encontram em estado de sucata. O lugar parece não receber nenhum tipo de manutenção, já que o lixo e o mato começam a encobrir os veículos.

O setor responsável pelos transportes do Samu não soube precisar de onde saíram as ambulâncias, mas informou que enviará uma equipe ao local para investigar o caso. O órgão conta, hoje, com 19 ambulâncias básicas, quatro com serviços de UTI e outras quatro com "motolâncias".

Enquanto isso, quem precisa de atendimento se vê obrigado, em algumas situações, a recorrer a outros métodos, como no caso da aposentada Joana Pacheco da Silva, 86, que passou mal em casa, na manhã de ontem, mas após uma hora de espera, foi levada para o hospital por familiares. "Liguei 20 minutos depois da primeira chamada cobrando, e disseram não haver previsão, pois todos os carros estavam ocupados. Como o quadro dela estava se agravando resolvi levá-la de taxi", disse a corretora de imóveis Martha Ferreira,53, filha da paciente.

O diretor do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), Assis de Oliveira, disse que um dos principais problemas do Samu ainda é a falta de macas. Segundo ele, os hospitais de urgência estariam usando os equipamentos como leitos para prestar os primeiros atendimentos aos pacientes, deixando as ambulâncias paradas por até horas à espera das macas.

O problema, inclusive, já foi reportado pelo Diário do Nordeste no dia 4 de novembro do ano passado. Na data, três ambulâncias do Samu estavam paradas em frente ao Instituto Dr. José Frota (IJF), à espera de macas. O serviço de emergência do IJF utilizava os equipamentos até que fosse definida a situação dos pacientes. O diretor médico do IJF, Osmar Aguiar, explicou que a situação é uma espécie de bola de neve, que começa com o número elevado de acidentes nas estradas. Como consequência, há a lotação dos hospitais e o problema do Samu, que fica impedido de prestar atendimento por falta de macas. Atualmente, o IJF está com 461 leitos, todos ocupados.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a média de atendimento do Samu depende da gravidade, sendo entre 15 e 20 minutos em casos de urgência máxima e de 15 minutos a horas se urgência média ou menor, de acordo com o movimento do plantão. Afirma, no entanto, que os engarrafamentos em horários de pico e as falhas nas informações repassadas pelos solicitantes são dificuldades enfrentadas pelo serviço.

Manutenção

A Secretaria declara não haver carros parados na Rua André Chaves e esclarece que há uma média de oito veículos em manutenção por vês. Afirma, ainda, que após a renovação da frota em 2013, não há perda de veículos e explica que uma ambulância é considerada inservível quando o orçamento para a manutenção ultrapassa 50% do valor estimado do veículo naquele momento ou quando este ultrapassa 3 mil Km.

Mais informações: Samu 192


Fonte: Diário do nordeste

CHUVAS VOLTAM A CAIR NO MUNICIPIO DE TAUÁ




As chuvas voltaram a cair na sede  de Tauá e em várias localidades do interior do Municipio,principalmente nos distritos de Trici e Santa Teresa.Foram registradas chuvas,de acordo com os moradores,nas localidades de Joaninha 28 mm,Bom Tempo 25,em São João 18,Santo Antonio do Carrapateiras 16,na Vila de Santa Teresa 25,Lustal 33,Flores 25,Bezerros 35,Baixa Fechada 33,Pedra Rachada 36,Central II 14,Maravilha 27,Jardim 30,Carnaubinha 14,Massapê 18,Almas 25,São Bento 15,Abóbora 30,Fazenda Cachoeira 18 e em Santa Luzia 20.Na sede houve uma variação com pluviômetros registrando entre 6 a 14 mm.O tempo continua nublado e com possibilidade de mais chuva.

76% dos focos de dengue estão em reservatórios de água


É importante que o depósito com a água seja completamente vedado, de preferência com uma tela, para evitar que o inseto entre FOTO: FABIANE DE PAULA
É importante que o depósito com a água seja completamente vedado, de preferência com uma tela, para evitar que o inseto entre
FOTO: FABIANE DE PAULA
Em tempos de seca, o armazenamento de água da chuva em reservatórios domésticos pode ser uma medida para diminuir os transtornos causados pelo desabastecimento. Entretanto, o hábito de acumular o líquido em casa pode representar um perigo à saúde pública, caso não sejam tomados alguns cuidados. Segundo o Ministério da Saúde, 76,5% dos focos de reprodução do inseto na região Nordeste encontram-se em tanques residenciais utilizados para guardar água. A informação é do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).
Em 2015 foram notificados no Ceará 5.847 casos suspeitos de dengue. Dos casos notificados, foram confirmados 1.560 em 64 municípios. Entre estes, foram constatados 44 casos graves. Até agora, uma pessoa morreu vítima da doença.
Embora não haja um índice específico para o Ceará, em relação aos principais focos de proliferação do mosquito, a situação no Estado tende a ser similar a das demais unidades federativas da região, de acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Márcio Garcia. “As características sociais e demográficas são semelhantes”, explica. Na visão do profissional, os números de 2015 chamam a atenção, e já se estima que a estatística da doença neste ano supere a de 2014.
Cuidados
Para combater a disseminação do mosquito, basta que sejam tomadas algumas medidas simples em casa. No que diz respeito ao armazenamento de água, é importante que o depósito seja completamente vedado, de preferência com uma tela, para evitar que o inseto entre em contato com a parte interior do recipiente. A tela tem que ser bem amarrada nas laterais, de modo a evitar qualquer brecha. Segundo Márcio Garcia, as tampas não são consideradas itens eficientes na vedação dos reservatórios, visto que não impedem completamente a entrada do mosquito.
Outra ação fundamental para evitar o foco de dengue é a lavagem periódica do recipiente de armazenamento. O asseio tem que ser feito semanalmente ou, no máximo, de dez em dez dias. No procedimento, é importante que as paredes sejam bem esfregadas com escova ou palha de aço. Os ovos da fêmea do mosquito são depositados nas bordas do criadouro, bem próximo à superfície da água, porém não diretamente sobre o líquido. Daí a importância da limpeza.
Mesmo recipientes vazios podem servir como berço dos insetos. Caso a fêmea tenha depositado ovos no tempo em que o reservatório estava cheio, o desenvolvimento do mosquito tem continuidade após o reabastecimento do tanque. “Os ovos do Aedes aegypti são resistentes e ficam viáveis por vários meses, mesmo em recipientes secos. É só entrar em contato novamente com a água que volta a se desenvolver, continuando o ciclo do mosquito. Só com a lavagem adequada se pode eliminar os ovos”, orienta o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa.
Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta leva cerca de dez dias. Além da vedação e da lavagem de tanques, é preciso evitar que água de chuva se acumule sobre lajes e calhas, guardar garrafas sempre com a boca virada para baixo e eliminar adequadamente o lixo que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas e copos descartáveis.
Na residência do comerciante Edilon Anselmo Cavalcante, no bairro Quintino Cunha, o problema de falta d’água é constante. Conforme relata, o abastecimento pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é inconstante, e dois dos três poços que cavou no quintal de casa já secaram. Sendo assim, uma das medidas para garantir água para o consumo é o armazenamento do que vem da chuva.
Edilon utiliza uma caixa d’água de 500 litros no chão e explica que utiliza o líquido para tomar banho, lavar louças e roupas. O morador garante que mantém o recipiente sempre vedado com um pano, que fica amarrado pelas laterais. “Eu cuido, mas, tem vizinhos que não fazem o mesmo, e a dengue continua se espalhando”, aponta o comerciante.
Conforme lembra Márcio Garcia, o período chuvoso é o mais grave do ano, entretanto, a dengue acontece também em outras épocas e, embora ocorra em menor número, pode vir da forma grave e matar. “O combate acontece no dia a dia. Se cada pessoa cuidar da sua casa uma vez por semana, fazendo vistoria no interior e no exterior do imóvel, é o suficiente. Às vezes, a dengue tende a ser banalizada, mas é uma doença importantíssima, que mata, e as medidas para evitá-la são simples”, finaliza o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa.
Diário do Nordeste


Ceará jogará com o time misto neste domingo no Abilhão, contra o Canarinho do Sertão

O time do Quixadá também vem treinando e jogará com a equipe completa e está de olho na vaga da semifinal.

Os preparativos para o confronto diante do Quixadá, pela 6ª rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense 2015, acontecem de forma intensa e na tarde desta sexta-feira, 20/03, o grupo alvinegro participou de treinos técnicos e táticos, em Porangabuçu. 
Depois de uma bate-papo com a comissão técnica, os jogadores foram separados em quatro times, que se enfrentaram em um treino de passes e finalizações. Este treinamento aconteceu em campo reduzido e o técnico Silas observou com muita atenção o desempenho dos atletas. 
Na segunda parte dos treinamentos, o comandante alvinegro elaborou um treino coletivo contra a equipe Sub-20, que aproveitou as atividades para encerrar os preparativos para o jogo de amanhã, no Estadual. Durante o treino tático, Silas cobrou empenho e buscou dar um pouco mais de entrosamento na equipe que treinou como titular. 
Após os trabalhos, alguns atletas ainda trabalharam as finalizações, mas logo foram liberados para descanso.  Com isso a equipe vai enfrentar o Canarinho do Sertão com o time misto, isso porque já está classificado.