quarta-feira, 19 de junho de 2013

Com Neymar decisivo, Brasil vence México por 2 a 0

Com Neymar decisivo, Brasil vence México por 2 a 0

A Seleção Brasileira continua cumprindo a sua obrigação na Copa das Confederações. Mesmo sem apresentar o futebol ideal, o time de Luiz Felipe Scolari não decepcionou os torcedores que foram até o Castelão, em Fortaleza, nesta quarta-feira (19), para assistir a partida contra o México. No final, a torcida comemorou mais uma vitória brasileira, desta vez por 2 a 0, e viu uma excelente apresentação de Neymar, melhor jogador da partida.. Com o resultado, a seleção chegou aos seis pontos e praticamente garantiu a classificação para a semifinal. Caso a Itália vença ou empate com o Japão, ainda nesta quarta, os brasileiros e os italianos estarão garantidos na próxima fase. 
 
Os 20 primeiros minutos do Brasil, assim como diante do Japão, foram frenéticos. Os brasileiros abriram o placar já aos 8 minutos, com Neymar. O atacante fez o seu segundo gol na competição, sendo mais um golaço. Apesar do início empolgante, a equipe diminuiu o ritmo no final do primeiro tempo. Na segunda etapa, a situação foi bem parecida e o Brasil não conseguiu ampliar o placar. No último minuto, em uma linda jogada de Neymar, melhor jogador do Brasil em campo, Jô ampliou. No próximo sábado (22), os brasileiros enfrentarão a Itália, na Arena Fonte Nova, em Salvador. 

 

Com Neymar, Brasil abre o placar diante do México no primeiro tempo
Assim como na estreia contra o Japão, a Seleção Brasileira começou o jogo contra o México, nesta quarta-feira (19), no Castelão, em Fortaleza, em um ritmo eletrizante. Mesmo com a onda de protestos nas ruas do Brasil, inclusive contra os gastos excessivos na Copa das Confederações, a torcida jogou junto e apoiou o time de Felipão na primeira etapa.
 
 A empolgação dos cearenses aumentou ainda mais aos 8 minutos de partida. Neymar, mais uma vez fazendo uma boa partida, foi o responsável por isso. A jogada do gol começou com Daniel Alves, que cruza da direita, o zagueiro mexicano corta parcialmente. A bola cai nos pés do atacante do Barcelona que solta a bomba para abrir o placar com um golaço. Após o gol, o ritmo forte da Seleção Brasileira diminuiu. Com isso,  o México conseguiu equilibrar a partida e passou a ter mais posse de bola. 

Os dois times chegam pouco e ritmo do jogo cai
O segundo tempo começou do mesmo jeito que o primeiro: com o Brasil no ataque. No primeiro minuto, Neymar sofreu falta e ele mesmo cobrou. O atacante levanta na área, Luiz Gustavo desvia, e Thiago Silva manda para o fundo da rede. No entanto, o bandeirinha já marcava impedimento. Apesar dessa boa chance, a seleção não voltou com o ímpeto inicial. 
 
Sem conseguir armar as jogadas, até por Oscar não estar bem na partida, sobrava para os zagueiros fazer a ligação com o ataque. O que acabava, quase sempre, em perda de bola. Quando o meia do Chelsea apareceu, lançou bem para Hulk, que tabelou com Neymar aos 9 minutos. O ex-santista devolveu deixando o companheiro na cara do gol. No entanto, o atacante desperdiçou a grande chance. 

Enquanto isso, a grande chance do México aconteceu aos 14 minutos. Guardado recebe livre na esquerda, cruza rasteiro para Chicharito na pequena área, mas David Luiz se estica todo e consegue o corte providencial. Mas a oportunidade brasileira seis minutos depois foi ainda melhor. O volante Paulinho deu uma arrancada sensacional, indo da defesa ao ataque fazendo fila nos jogadores mexicanos. O jogador do Corinthians abriu para Neymar que, com categoria, obrigou o goleiro do México a fazer uma boa defesa. 

Após as boas chances, o jogo caiu, mais uma vez, de qualidade. As duas equipes chegavam pouco e erravam muitos passes, principalmente do lado brasileiro. O México ainda conseguia chegar e levar perigo ao gol de Júlio César. As melhores jogadas do Brasil saiam dos pés de Neymar, mas sem muita objetividade. E foi mesmo o atacante do Barcelona que fez a diferença no final do jogo. No último minuto, o atleta faz uma jogadaça e deixa Jô na cara do gol. O jogador do centroavante bate bem e amplia o placar.
 
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 0 MÉXICO
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data e hora: 19/6/13, às 16h
Árbitro: Howard Webb (ING)
Assistentes: Michael Mullarkey (ING) e Darren Cann (ING)
Gols: Neymar e Jô (Brasil)
 
BRASIL: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Hernanes); Hulk (Lucas), Neymar e Fred (Jô). Técnico: Felipão.
 
MÉXICO: Corona; Flores (Meza), Rodriguez, Moreno e Salscido; Zavala, Torrado (Herrera), Jorge Torres (Barrera), Giovani, Guardado e Chicharito. Técnico: José Manuel de la Torre.

Homicídio à bala é registrado em Senador Pompeu

SAM 5137

FOTO: WALTER LIMA
Na noite desta terça-feira, 18, em um dos maiores bairros de Senador Pompeu foi registrado um homicídio à bala em uma residência do Bairro Cara cará, estampidos foram ouvidos por populares que acionaram a policia e logo desloco-se major Mauro Carestiato e sua equipe de polícia MIlitar da 2ª Companhia do 9° BPM.
Conforme constatação da Policia foi encontrado no quintal de um vizinho o corpo de Antônio Carlos Almeida da Silva, vulgo “Pranxão”, no total podem ter sido seis perfurações de bala, de acordo com os disparos. Os populares auxiliaram a policia a localizar o corpo em decorrência da área muito escura. Após a confirmação do homicídio a policia iniciou as diligências.

Fonte: Portal Sertão Alerta

SEBO PERIGOSO > Gordura animal provoca festival de tombos em Choró


DSCF2625 2
Choró >
 Os moradores de Choró, uma pequena cidade do Sertão Central, estão enfrentando uma situação inusitada. Desde o início da noite desta quinta-feira, 18, está praticamente impossível transitar com veículos, principalmente motocicletas, pela única via pública que corta a cidade. Conforme o radialista Jonathas Oliveira, da Pioneira FM, um caminhão carregado com sebo animal derramou parte da carga por toda a Avenida João Paracampos. São cerca de 3Km de extensão.
A gordura deixou a pavimentação escorregadia. Em seguida ocorreu um festival de tombos, chamando a atenção de muitos curiosos. Os acidentes somente não continuaram porque a Prefeitura sinalizou o trecho com tambores e faixas alertando sobre o perigo. Mesmo assim alguns motociclistas sofreram ferimentos leves. Alguns automóveis também derraparam, mas não chegaram a colidir. Até a publicação desta edição o caminhão com a carga desagradável não havia sido identificado.
DSCF2639 2
Por conta do mistério surgiram alguns boatos. Havia quem pensasse que a avenida seria asfaltada. Para outros, tratava-se de um produto químico. Teve até quem associou o caso às manifestações realizadas no Sul do Brasil. “Isso é coisa dos políticos daqui, assustados com a possibilidade de todo mundo sair pra rua pra protestar. Resolveram ensebar a rua pra ninguém conseguir andar”, comentou um morador pedindo para não ter seu nome revelado, com receio de “levar sebo nas costas”.
Veja reportagem completa na edição desta quinta-feira, 20, no Diário do Nordeste.
Coincidentemente, a população da cidade vizinha, Quixadá, está se mobilizando para realizar uma manifestação popular similar as do Rio de Janeiro e São Paulo. Veja mais clicando aqui >Quixadá Acordou.
Valorize o direito autoral dos profissionais da informação. Não acesse, não curta e nem compartilhe sites e blogues que copiam e colam notícias de outros portais.

A CULTURA DE QUIXERAMOBIM AGRADECE




Uma homenagem realizada no dia 12 de junho pela Câmara Municipal de Quixeramobim veio dar um grito de alivio para a cultura quixeramobinense.

Um dos mais tradicionais sanfoneiros do município, Luiz Gonzaga dos Santos, popularmente conhecido comoNono, foi homenageado em sua terra natal com a comenda Luiz Gonzaga, oferecida pela Câmara através de proposição da vereadora Liduina Leite. 


Ao lado de seu inseparável zabumbeiro, Chico Bacurim,Nono recebeu a homenagem de forma simples, da mesma forma que toca sua tão sofrida sanfona. Poucas vezes reconhecido, sempre em luta atrás de patrocínios para manter o seu legado, Luiz Gonzaga dos Santos, ou melhor, Nono, era só contentamento e esperança de um dia ver em sua terra natal uma verdadeira valorização cultural para os “pobres dos sanfoneiros”, de verdade é claro.


Para os artistas populares verdadeiramente comprometidos com as raízes culturais de sua terra, fica a certeza de que é preciso resistir aos chamamentos da inovação sem qualidade, pois sempre haverá o aplauso do seu povo. Esta homenagem veio trazer uma esperança aos movimentos culturais do município, principalmente aos sanfoneiros que lutam diariamente para tentar manter uma verdadeira identidade cultural, sem se prostituir nas músicas de plásticos, levando sempre uma música de qualidade ao povo de sua terra. 

POR FERNANDO IVO 
FOTOS: osertaoenoticia.com


Quixadá Acordou




As recentes manifestações espalhadas por várias cidades do país chegarão aos dois maiores municípios do Sertão Central, Quixeramobim e Quixadá. Os líderes das manifestações articulam participações pelas redes sociais.

Reuniões estão sendo realizadas nas duas cidades para articular o trajeto. Em Quixeramobim, o “AcordaQuixeramobim”, acontecerá nesta sexta-feira, 21, a partir das 15 horas, com concentração na Praça da Estação. Em Quixadá, o “AcordaQuixadá” será no sábado, 22, a partir das 17 horas, na Praça da Cultura. 

Segundo a organização dos movimentos, a ideia é uma manifestação pacífica. Na pauta das reivindicações estão o não à corrupção, melhoria nas áreas da saúde, educação e segurança.
Postado por: Jornalismo - SMC

Imagens da Manifestação de Fortaleza na Avenida Alberto Craveiro em frente ao Makro; imagens por Trícia Mathias



Fortaleza: mais imagens de pessoas feridas em manifesto

Depoimento do repórter Leonardo Heffer, em Fortaleza: "Um torcedor passou por mim correndo. Disse que tem muitos torcedores com crianças querendo passar e não conseguem. Estão presos na guerra entre PMs e torcedores. De vez em quando estoura uma bomba aqui, dispersa mas logo depois o povo volta". Este torcedor, ferido no rosto, deu o seguinte depoimento: "Estávamos em manifestação pacífica mas tem vândalo infiltrado. Tentávamos impedir que eles chutassem a grade e a Polícia faz isso". NE10

Policial ferido em Fortaleza

Policial do Batalhão de Choque do Ceará é ferido com pedrada no rosto. O clima é tenso em Fortaleza, na tarde desta quarta-feira.

Confusão emConfusão em Fortaleza

Alguns manifestantes utilizam outras ruas, no entorno da Alberto Craveiro e Paulino Rocha, que estão sem policiamento, na tentativa de chegar à Arena Castelão. Polícia usa bombas de efeito moral e spray de pimenta para conter manifestantes, que revidam com pedras. Manifestantes rompem bloqueio e entram em confronto com a Polícia. 
Alguns manifestantes utilizam outras ruas, no entorno da Alberto Craveiro e Paulino Rocha, que estão sem policiamento, na tentativa de chegar à Arena Castelão.





Comunidade rural de Quixeramobim se prepara para um dos Arraiás mais tradicional da região


E-mail
ImprimirPDF
arraia_santa_isabel_2013
Outro aspecto importante deste evento é o resgate da juventude entre 15 e 29 anos, que participa ativamente.


A comunidade de Santa Izabel, distrito de São Miguel, localizada, aproximadamente, a 42 km da sede do município de Quixeramobim, se prepara para realizar uma das festas mais tradicionais da região durante o período junino.
A Festa Junina – “Projeto Viva Bem No Sertão” e o “arraiá da Cumadi Isabé”, serão realizados em dias alternados no período de uma semana, a iniciar-se no dia 21 de junho de 2013, com encontros e palestras para geração de conhecimentos sobre a agricultura familiar, saúde dos jovens e adultos e qualidade de vida; sendo convidados as entidades: Ematerce, Cetra e Secretárias da Educação, Cultura e Esporte e Saúde , exposições dos alunos da escola local, corrida de jumento, entre outros assuntos de interesse da comunidade. Findando-se no dia 29 de junho de 2013, com a exposição de barracas e comidas típicas, dança da quadrilha – o “arraiá da Cumadi Isabé”, queima de fogueira e forro pé de serra encerrando a festa.
Segundo os organizadores, a intenção é enfatizar a cultura local, sobretudo, a formação de uma consciência política sobre a realidade do homem do campo e sobre as formas mais apropriadas de intervenção, valorizando as atividades e o modo de vida do sertanejo, destacando às inúmeras possibilidades de se viver bem no sertão através de práticas efetivas e eficientes de boa convivência com o semiárido que resulte em melhor qualidade de vida.
A Comunidade toda se manifesta e se alegra com os preparativos da dança da quadrilha – O “arraiá da Cumadi Isabé”. Os dançantes vestem-se a caráter numa disputa harmônica, mantendo o sigilo dos seus figurinos para causar maior impacto e surpreender na noite da festa; afinal estarão concorrendo ao título de Rei e Rainha, os quais são disputadíssimos por todos os participantes. Todos os convidados são motivados a irem caracterizados de caipira para tornar a festa ainda mais bonita e divertida.
Essa festa junina, além de toda sua relevância sociocultural é ainda um grande encontro das cinco gerações da comunidade – Avós, Pais, Filhos, Netos e Bisnetos que compartilham de valores e princípios, que até hoje, permeiam e fortalecem todas as famílias, num resgate harmonioso de suas raízes, sinônimo de orgulho entre todos.
Outro aspecto importante deste evento é o resgate da juventude entre 15 e 29 anos, que normalmente já residem no centro urbano, as quais começam a vislumbrar formas de convivência no meio rural com dignidade e sustentabilidade; além das benfeitorias a serem realizados na própria comunidade com os fundos arrecadados no evento em prol do bem social.
Serviços:
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE SANTA ISABELFundada em 30/10/1987 – Santa Isabel – São Miguel – Quixeramobim-CEReconhecida de Utilidade Pública Municipal – Lei nº 1589 de 03/03/1995Eliana LimaCel: 88 9622 1333Tel Com 3441 1425
Fernando Ivo
Correspondente em Quixeramobim
O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.

Artesão é assassinado com seis tiros na cidade de Senador Pompeu


E-mail
ImprimirPDF
Delegacia_Senador_Pompeu
A onda de homicídios na região do Sertão Central cearense tem preocupado os moradores.
 O 9° Batalhão de Polícia Militar da região do Sertão Central cearense, registrou mais um homicídio à bala em Senador Pompeu, onde teve como vítima um artesão. O assassino estava a pé quando executou o trabalhador à bala.
Conforme a Polícia Militar, o crime ocorreu nas proximidades da Rua José Américo (também como Rua do Rio), o artesão Antônio Carlos Almeida da Silva, vulgo “Pranxão”, 36 anos, foi morto com vários tiros. A Perícia Forense da cidade de Quixeramobim constatou que seis tiros atingiram a vítima fatalmente, dois nas pernas, um no rosto, tórax, abdômen e na virilha.
Populares afirmaram que o elemento usava blusa preta e óculos escuros, parou defronte a casa da vítima e começou a atirar sem que a vítima pudesse reagir. 
A onda de homicídios na região do Sertão Central cearense tem preocupado os moradores, mesmo assim, o governo do Ceará transferiu mais de 20 policiais para reforçar a segurança na Copa das Confederações.
Mande conteúdo / fotos  para a nossa redação: contatos@revistacentral.com.br
Serviço: 
 9º Batalhão da Polícia Militar de QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190
Delegacia de Polícia Civil em Senador Pompeu
Rua Francisco Leandro -Centro 
Contato: (88)3449-1324

 
Share/Save/Bookmark Compartilhe com seus amigos

Brasil x México e Japão x Itália são os destaques desta quarta-feira na Copa das Confederações

AO VIVO: México faz 1º gol contra Brasil, que tem um a menos (AP)

Manifestantes já começam a caminhar para protesto antes do jogo Brasil x México, pela Copa das Confederações, em Fortaleza


 

Os manifestantes da campanha "+ Pão - Circo" já encontraram os primeiros bloqueios realizados pela Polícia Rodoviária Estadual do Ceará antes mesmo do ponto de concentração e os bloqueios prometidos pela Fifa.
O primeiro, já na Avendia Senador Carlos Jereissati, no sentido bairro montese-Castelão foi um dos primeiros empecilhos enfrentados. Para chegar ao ponto de concentração foi necessário enfrentar mais 1,5km, o que não desmotivou o grupo. "O Brasil acordou, vamos lá mostrar que não estamos contente com os gastos por uma Copa enquanto precisamos de melhorias nos hospitais e nas escolas", disse um dos manifestantes.
A concentração aconteceu agora pela manhã desta quarta-feira (19) em um dos principais acessos para a Arena Castelão. De lá, a previsão é, ao meio dia, saírem em caminhada para a Arena Castelão. Os manifestantes prometem movimento pacífico em FortalezaJC Online

Quixeramobim 26 arrombamentos são registrados em 30 dias


Quixeramobim 
Assaltantes levaram o dinheiro do Mercantil e ainda a funcionária sequestrada - Foto Crisanto Teixeira
26 arrombamentos são registrados em 30 dias 


Um rápido balanço realizado pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG), revelou um dado preocupante. Segundo informações da Polícia, de 15 de maio a 15 de junho deste ano, foram registrados em Quixeramobim cerca de 26 arrombamentos contra residências.

Ainda de acordo com o POG, somando-se a este número os pequenos assaltos a mão armada pelas ruas da cidade, totaliza-se cerca de 72 ocorrências, no mesmo período. O Tenente Coronel Francisco Calixto, revelou em entrevista à reportagem, que em boa parte destes tipos de crimes, há o envolvimento de menores. 
Postado por: Jornalismo - SMC

Boa notícia: Recuperação da Meury





Passados 35 dias do trágico acontecimento onde a jovem Jucimeire Gomes da Silva, mais conhecida com Meury, teve seu corpo incendiado pelo seu companheiro, Romulo André Paulino da Silva. O caso aconteceu na cidade de Jucás, no dia 14 de maio. 

Romulo jogou gasolina em Meury enquanto a mesma dormia, e ateou fogo, causando queimaduras graves na parte superior do seu corpo. Rosto e seios de Meury sofreram queimaduras de 2º e 3º graus. Seu braço esquerdo sofreu queimaduras de 3º grau. Ágil, em chamas, Meury conseguiu se desvencilhar das roupas, apagar as chamas e correr em busca de socorro.

Recentemente Meury recebeu alta do Instituto José Frota, onde estava internada na unidade de queimados, após passar por uma cirurgia de enxerto no braço. A mesma se encontra hospedada na casa de amigos e vai frequentemente ao hospital para fazer curativos. Hoje ela irá ao hospital fazer a retirada de pontos da cirurgia.

De modo geral, Meury está passando por uma recuperação muito rápida e satisfatória. O seu braço ainda dói, mas estamos todos confiantes que em poucos dias estará tudo bem.

Soltando Verbo:


Além das manchas que marcaram seu corpo e especialmente seu rosto, ponto muito forte da vaidade feminina, ficará por muito tempo as manchas na alma de uma mulher que entregou seu amor a um homem capaz de um ato tão brutal quanto esse. As feridas no psicológico provavelmente vão demorar muito mais a sarar, mas sobretudo, familiares e amigos de Meury a apoiarão de tal forma, que sobreviva com mais intensidade a força da vida, o amor generoso do Deus que lhe salvou a vida, e a esperança de um novo recomeço partindo da superação do momento mais difícil de sua vida. É na superação das dores que nos fortalecemos e nos aproximamos mais do amor de Deus.

Como mulher, como amiga e como dona de um veículo de comunicação onde se luta pela verdade e pela justiça, declaro minha solidariedade a Meury e a todas as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência física e psicológica.

A justiça está falhando ao deixar impune uma tentativa de assassinato dessa natureza, mas a justiça da vida, a Justiça de Deus não falha!

Meury, querida, esse seu sorriso é a maior prova de que há um Deus maravilhoso que habita em ti, e que te ama de forma infinita. Não deixe esse fato tirar de você a garra, a força que todos que te conhecem sabe que você tem. Seja feliz com a possibilidade de construir novos sonhos, de erguer novos castelos, de plantar novas flores no jardim da vida! Limpe seu coração das mágoas, das tristezas e das lembranças ruins, porque  na nova vida que Deus tá te presenteando, só há espaço pra alegrias e vitórias! Bem vinda, querida!! A felicidade está de braços abertos te esperando!

Vende-se ou Troca-se Jeep Ano 63

Vende-se ou Troca-se
Jeep Ano 63
Maiores informaçoes:
Cel:(88)8812-9901

FAMÍLIA TODA FOI FUZILADA DENTRO DE CASA

Madrugada de terror na cidade de Nísia Floresta. Quatro pessoas da mesma família foram mortas dentro de casa depois de terem a porta de entrada da frente arrombada. A chacina aconteceu por volta das 2:h no loteamento Carnaúbas também conhecido como Alto de Nísia. Ainda não se sabe a motivação do quadruplo homicídio. Porém para polícia Militar segundo o PM Jário, o crime pode ter sido um acerto de contas já que na residência funcionava uma "BOCA".
Ainda de acordo com o PM Jário, quem matou as quatro pessoas, queria apenas as vítimas maiores de idade, já que dentro da residência também encontrava-se três crianças menores com idades de 6 meses, 3 anos e 11 anos. Como a vítimas não estavam com identificação, foram repassados para o Digital Mipibu, apenas os apelido de cada uma delas que seria; PAULINHO, CASSINHA(irmãos) CASSIA(mãe de Cassinha e Paulinho) e MARIA que seria um pouco mais de idade. A orelha de Cassinha uma das vítimas, foi arrancada e não encontrada no local do crime. Ainda com informações da polícia, Paulinhdo e Cassinha eram sobrinhos, e a Cassia seria Irmã de um acusado de tráfico de drogas conhecido como CARA DE GATO morto há alguns meses na mesma comunidade. O casso será investigado pela Polícia Civil da cidade de Nísia Floresta que tem como titular Elói Carvalho.


Via Portal A Desgraça Com / Fonte Digital Mipibu

Dep. Irapuan Pinheiro é o único município da região a receber carro por destaque no Selo UNICEF


E-mail
ImprimirPDF
unicef
Governo do Estado do Ceará entrega carros aos 20 municípios que se destacaram no Selo UNICEF.
Os 20 municípios cearenses que mais evoluíram em 10 dos 32 indicadores acompanhados pelo Selo Unicef Município Aprovado – versão 2012, receberão nesta quinta-feira (18), às 9h30min, a premiação de 3 (três) veículos advindos do Governo do Estado, totalizando 60 carros. A entrega aos prefeitos será feita no Centro de Eventos – Pavilhão Oeste – Bloco A, com a presença do governador Cid Gomes, do presidente da Assembleia Legislativa, do deputado José Albuquerque, do secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, da presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Adriana Pinheiro Barbosa, da coordenadora do Unicef, Ana Márcia Diógenes e dos prefeitos dos municípios agraciados.
A decisão de premiar os municípios foi anunciada pelo governador Cid Gomes como parte da programação de certificação dos 66 municípios cearenses com o Selo UNICEF Município Aprovado. Os carros devem ser utilizados pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Secretaria municipal da área da assistência social.
A iniciativa do Governo do Estado representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido nos municípios agraciados na sexta edição do Selo UNICEF Município Aprovado para melhorar os indicadores sociais e a qualidade de vida da população infanto-juvenil.
Municípios a serem premiados:
Aratuba, Brejo Santo, Croatá, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Iguatu, Iracema, Itaiçaba, Itarema, Jaguaruana, Jijoca, Dep. Irapuan Pinheiro, Orós, Palhano, Paracuru, Porteiras, Potiretama, Sobral e Várzea Alegre