sexta-feira, 8 de março de 2013

CARRETA CARREGADA DE MILHO, TOMBA NA TARDE DE HOJE E É TOTALMENTE SAQUEADA






Na tarde desta sexta-feira 08 / 03, na BR 222 no Km 321, próximo a oficina o Mardonio, uma carreta de cor prata e placas IOT 2025 e Itapipoca-Ce, carregada de milho, tombou e teve sua carga totalmente saqueada por populares. O condutor identificado sendo José Mendes Furtado de 53 anos natural de Fortaleza, ficou preso nas ferragens, mas logo o Bombeiro de Sobral, compareceu no local e conseguiu tirar o mesmo com uma pancada na cabeça. Ele foi conduzido para o hospital Santa Casa de Sobral e não sabemos o estado clinico do mesmo.
 Com informações do site: Plantão Alerta. 

Município de Piquet Carneiro firma parceria para desenvolver turismo rural



piquet_carneiro_ruralk_projeto
Piquet Carneiro é um município relativamente novo, foi emancipado, de Senador Pompeu, em 12 de junho de 1957.


Preocupado com a falta de emprego no setor rural, principalmente por conta de estar sofrendo com a seca que assola o Nordeste brasileiro, o prefeito do município de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, está buscando desenvolver atividades ligadas ao setor do turismo rural, para tanto, acaba de firmar parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estrado do Ceará – Ematerce, que junatmente com as Secretarias de Cultura, Esporte e Meio Ambiente, elaborarão um projeto que viabilize, com sustentabilidade, o ecoturismo, aproveitando-se do potencial existente naquele município do Sertão Central cearense.
Piquet Carneiro é um município relativamente novo, foi emancipado de Senador Pompeu, em 12 de junho de 1957, através da Lei Nº 3.685. De acordo com o censo do IBGE de 2010, o município possui uma população de 15.501 habitantes e tem sua economia, basicamente, fixada no setor primário, onde se destacam a bovinocultura de leite e corte, apicultura, ovinocaprinocultura, suinocultura, piscicultura, agricultura, dentre outros. Outrora, Piquet Carneiro e, mais especificamente, o Distrito de Ibicuã, por conta do Trem, aglutinava pessoas de toda a região, que à ela acorria para fazer negócios, ou mesmo para realizarem viagens, naquele que, à época, era o principal meio de transporte de passageiros e de cargas, ou seja, o trem, pertencente à Rede Ferroviária Federal S.A.
Parceria com a Ematerce
Antenados com a perspectiva de remodelar o conceito de desenvolvimento rural sustentável, o prefeito Expedito do Nascimento e o presidente da Ematerce, Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, firmaram parceria  para juntos, buscarem alternativas viáveis que possibilitem a implantação de projeto, que apoie a construção e manutenção de trilhas de ecoturismo, fortalecendo a educação ambiental, bem como possibilitando a atração de investimentos para a construção por parte da parceria público privado, de equipamentos que tragam o turista para conhecer os atrativos do setor rural. Entre esses atrativos estão as antigas fazendas de criar gado, a biodiversidade da região que é composta por serra e sertão, além de contar com um grande potencial para o turismo de aventura, com escaladas e caminhadas por trilhas, em matas nativas, cavalgadas, motocross, voo livre, parapente etc.
Dentre os primeiros passos dessa parceria, foi realizado em Piquet Carneiro o 1º de março, dedicado às comemorações do Turismo Rural, uma caminhada na zona rural e depois palestra proferida por técnicos da Ematerce contando com a participação de secretários municipais, técnicos, agricultores e nativos, que residem no perímetro onde se pretende aplicar o projeto de ecoturismo. Os técnicos da Ematerce que atuam no setor do turismo rural e agricultura familiar, Paulo Moreira, Fernanda Maria Farias de Aquino, Francisca Lúcia Ferreira de Sousa e Elisa Sales Paulino,  participaram das atividades iniciais, tanto na caminhada, quanto nas palestras, enfocando a preservação e convivência com o meio ambiente e o estímulo a encontrar alternativas de sobrevivência, no meio rural, dessa forma desestimulando o êxodo rural. Cerca de 60 agricultores familiares participaram das atividades de educação rural  e recreação.
Sobre a parceria, o prefeito Expedito do Nascimento disse estar confiante no projeto, entre a Prefeitura e a Ematerce, por conta de possuir pessoal capacitado e que vem ao longo de mais de 50 anos atuando no setor rural cearense. “Minha maior preocupação é gerar emprego para manter o homem no campo, temos trabalhado, para fortalecer as ações com oferta de infraestrutura básica, que, com o emprego, assegurará uma vida melhor para os conterrâneos”, prevê o chefe do executivo municipal. Por outro lado, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, destaca a habilidade da gestão municipal, ao antever a possibilidade de gerar emprego e renda no setor rural. “Se todos os gestores públicos tivessem essa visão de dar condições ao homem, de sobreviver, no seu torrão natal, certamente não teríamos tanta desigualdade, neste país, provocado pelo êxodo rural, com ênfase, quando ocorrem as grandes secas”, assegura Pimenta.
Serviço:
Escritório Regional da Ematerce de Quixeramobim-CE
Rua: Rafael Pordeus Nº 346 – Centro
CEP: 63.800.000 – Telefone:  (88) 3441.49.14
Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro – Ceará

Incêndio de grandes proporções aconteceu na empresa KG Construção e Supermercado

Um incêndio de grande proporção tomou de conta da empresa KG Material de Construção e Supermercado KG. As duas empresas funcionam em prédio conjugado e também , que fica localizada na Avenida Marcio Nogueira, no Bairro Flores, em Iguatu. As chamas tomaram de conta rapidamente do depósito com materiais de construção e chegou a atingir residências na vizinha da empresa. 




O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local onde estava acontecendo o incêndio mas pelas chamas que tomaram de conta foi difícil debelar o fogo. Em alguns momentos os populares ouviram explosões que aconteciam dentro da loja causando pânico para muitos curiosos e vizinhos do local do incêndio. Muitos moradores retiraram seus móveis das casas próximas ao local da empresa KG Construção. 

Até o momento, o Corpo de Bombeiros apurou que só houve danos materiais e não teve vítimas fatais e nem feridos. 


PISTOLEIRO ERRA ALVO E BALA PERDIDA ACERTA MULHER EM QUIXADÁ



A polícia registrou uma tentativa de homicídio na tarde desta sexta-feira, 08, na Av. Presidente Vargas na cidade de Quixadá.

Segundo informações da PM, um elemento circulando em uma motocicleta, usando capacete prata, trajando camisa branca, short jeans, magro, alto, pele clara, efetuou vários disparos de arma de fogo no intuito de assassinar o individuo conhecido como “Bebel do Campo Novo”. Sem conseguir atingir o alvo, uma das balas acertaram as costas de uma doméstica de 38 anos que passava pelo local. Ela foi socorrida para o Hospital Regional Doutor Eudasio Barroso onde foi atendida e em seguida transferida para o Hospital Maternidade Jesus Maria José.

A polícia realizou um cerco policial, mas não conseguiu prender o autor dos disparos. 

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL REVISTA CENTRAL

VIOLÊNCIA EM QUIXERAMOBIM: HOMEM MATA IRMÃO COM GOLPES DE ROÇADEIRA



A polícia registrou mais um crime com crueldade em Quixeramobim.
Desta vez o caso aconteceu por volta das 18h20min na localidade da Fazenda Onça, distrito Sede Rural, aproximadamente 20 km da sede do município. Segundo informações da polícia, os PMS foram acionados para atender à ocorrência onde ao chegar ao local o homicida se encontrava no interior da residência ainda portando a arma (roçadeira) com a qual tinha acabado de matar o irmão. A vítima foi identificada como sendo o agricultor Valdemir Rodrigues Rocha, 47 anos. nascido aos 12/02/1966, filho de José Rodrigues Rocha e de Ilda Maria da Rocha. A vítima sofreu vários golpes na região dos ombros e braço direito vindo a óbito no local. O acusado foi identificado como sendo José Rodrigues Rocha, 49 anos, que também é irmão da vítima. 
O autor do delito preso pela polícia militar de Quixeramobim e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil onde foi entregue para adoção das medidas cabíveis, bem como a arma apreendida em seu poder. Os motivos do crime não foi revelado pela polícia. 

POR REDAÇÃO

CRIME PELA INTERNET: Garota raptada retorna a Fortalez



A garota que foi induzida por um homem a fugir de casa, em Pacajus, no dia 19 de fevereiro, desembarcou, no fim da tarde de ontem, ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, procedente do Paraná. O acusado de ter aliciado a estudante Larissa Gadelha de Sousa, 14, chegou preso, no mesmo voo comercial que trouxe a menina.

Daniel de Oliveira, 32, foi capturado em flagrante, anteontem, quando, munido por um mandado de prisão preventiva, delegado Andrade Júnior, diretor da Coordenadoria de Operações Policiais (Copol); e major Cícero Henrique, da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), localizaram o imóvel onde suspeito estava vivendo com Larissa, na cidade de Paranaguá (97Km de Curitiba). 


De acordo com informações do delegado Andrade Júnior, a adolescente “comprou a ideia” de que seu raptor era uma “príncipe”, mas já estava percebendo que não era bem assim. “Ela mesma disse que ele a alimentava somente com leite e achocolatado. A cabeça e o corpo dela mostram que, independente da idade, é uma criança”.

Andrade Junior disse que quando o local foi descoberto, a Polícia do Paraná ofereceu total apoio para que a prisão de Oliveira fosse realizada com sucesso.

O coordenador da Copol disse também que há indícios de que outras meninas tenham sido vítimas de Daniel de Oliveira, inclusive aqui no Ceará. “Ele procurava essas meninas por fotos na rede social. Temos informações de que cinco outras cearenses de Fortaleza e Juazeiro do Norte tenham sido atraídas por ele. Suspeitamos que ele também agia nos Estados de São Paulo e Pernambuco. Uma garota de Manaus, que foi aliciada, acabou sendo abandonada no Rio de Janeiro”. O delegado disse ainda, que o comportamento de Oliveira configura o crime de pedofilia. 

Material pornográfico encontrado no local foi recolhido e será periciado. “Trata-se de um notebook, onde haviam imagens de garotas, CDs em que ele gravava esses arquivos e outros equipamentos”, disse Andrade. 

OBRAS DE AMPLIAÇÃO E REFORMA DA SEDE DA EMATERCE EM RITMO ACELERADO


Zé Maria Pimenta inspeciona obras da Ematerce na Bezerra de Menezes - Foto Crisanto Teixeira


As obras de reforma e ampliação do prédio-sede da EMATERCE – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará, localizado na avenida Bezerra de Menezes nº 1900, bairro São Gerardo, cidade de Fortaleza, anexo ao prédio da SDA – Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário, continua com obras em ritmo acelerado. A constatação é do presidente da empresa – engenheiro agrônomo José Maria Pimenta Lima, que esteve visitando o canteiro de obras, com a finalidade de acompanhar a execução do cronograma dos serviços.

Com a conclusão da obra, a EMATERCE estrá se modernizando ao mesmo tempo, que ofertará melhores condições de trabalho para servidores e bolsistas, além de poder melhor receber os clientes e visitantes que necessitam da extensão rural. As novas dependências funcionais do escritório central de Fortaleza passará a contar com três andares, compreendendo um total de 250 m² de área construída. No prédio está sendo construído também um elevador, além de atender a todas as recomendações de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais.

Informa o presidente José Maria Pimenta, que também será construída uma nova subestação elétrica para atender a nova demanda de consumo da sede. “A Ematerce vem ao longo da gestão do governador Cid Ferreira Gomes recebendo atenção especial, que além de autorizar esses serviços, que vão perfazer no final, a importância de um milhão e meio de reais, não tem medido esforços para universalizar o atendimento da empresa, que até o final do ano estará presente com escritórios e coordenadorias locais, nos 184 municípios do estado”, destaca Pimenta.

Crisanto Teixeira – Jornalista.

ROSAS PARA VOCÊ

Fotos  valmir Holanda

Dia Internacional da Mulher Campanha contra violência às mulheres ganha força nesta sexta-feira, 08

Dia Internacional da Mulher 
Campanha contra violência às mulheres ganha força nesta sexta-feira, 08 

No dia Internacional das Mulheres, comemorado hoje, 08 de março, a campanha “Homem de verdade não bate em mulher”, lançada pelo Banco Mundial no dia primeiro de Março, ganha destaque.

A iniciativa que tem como objetivo o debate sobre a violência e ampliar a conscientização sobre essa situação, conta com a participação de artistas brasileiros. Entre eles estão os atores Cauã Reymond, Gabriel Braga Nunes, Thiago Fragoso e Rodrigo Simas, o judoca Flavio Canto, que posaram com o cartaz da campanha sem cobrar cachê. A única participante mulher é Maria da Penha Maia Fernandes, que dá nome à lei Maria da Penha, promulgada em 2006,  legislação que defende os direitos da mulher e punições para os agressores.

A população também pode participar da campanha através das mídias sociais: Tire uma foto segurando um cartaz com a mensagem “Homem de verdade não bate em mulher”, e postar no Twitter ou no Instagram com a hashtag #souhomemdeverdade.  O Banco Mundial disponibiliza também sua página no Facebook (http://www.facebook.com/BancoMundialBrasil).
Fotos  Valmir Holanda
f

Superlotação: Veículos clandestinos trafegam livremente na CE-456, entre Choró e Quixadá

veiculo_clandestinos_choro
A PRE afirma que, constantemente, realiza blitz, em conjunto com o Detran, com objetivo de impedir esse tipo de veículo.

Transportes superlotados, passageiros expostos à risco de morte, cenas assim são comuns nos 27 quilômetros da CE-456, entre os municípios de Choró e Quixadá, no Sertão Central cearense. Um leitor do portal Revista Central, regitrou, em seu celular, um flagrante: veículo clandestino superlotado.
Na imagem, observa-se que quatro homens estão segurando em uma grade, porém, um freio com maior intensidade poderia levá-los ao chão, e as consequências seriam, inclusive, de morte. Esses automóveis irregulares, despistam a fiscalização, cobram mais barato e aceitam transportar qualquer tipo de mercadoria, até botijão de gás.
Esses veículos ficam estacionados, durante o período matutino, na Praça José Linhares da Páscoa (Catedral), sempre cheios de pessoas. O motivo alegado por passageiros, seria o preço mais acessível e a ventilação, o que não é encontrado nas topiques legalizadas pelo Governo do Estado.
Além de superlotados, de mercadorias ilegais para esse tipo de veículo e preço abaixo do mercado, muitos condutores trafegam em alta velocidade, aumentando o risco de acidentes.
A Polícia Rodoviária Estadual-PRE, afirma que, constantemente, realiza blitz, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito, com objetivo de impedir esse tipo de veículo.

Posto da PRE em Quixadá 
Rodovia-060
Tel.: (88) 3412-3131
 

Fotos  Valmir  Holanda