domingo, 19 de fevereiro de 2017

Horário de verão termina neste domingo; relógios devem ser atrasados em uma hora

O horário de verão acaba à 0h deste domingo (19), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Fábio Alves, a mudança tem como objetivo principal a redução no consumo de energia elétrica no horário de pico, entre 18h e 21h.
“O verão é o período que naturalmente demora a anoitecer, o dia é maior. Ou seja, com o horário de verão, é possível aproveitar a luz natural para gerar um melhor aproveitamento da energia”, explica. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade para o país.
O governo ainda não divulgou qual foi a economia de energia com a medida neste ano, mas a previsão inicial era de que o horário de verão resultasse em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas.
Vigência
O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931. A mudança começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A exceção é quando o terceiro domingo de fevereiro coincide com o domingo de carnaval – neste caso, o horário de verão se encerra no domingo seguinte.
A medida só é aplicada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque nesses estados o consumo de energia é maior e é onde os melhores resultados são alcançados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a aplicação no Norte e no Nordeste teria poucos benefícios em termos de economia de energia, por causa da proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias nessas regiões não tenha mudanças significativas ao longo do ano.
Outros países também fazem mudanças no horário convencional para aproveitar a luminosidade do verão, especialmente aqueles com maior geração termelétrica. Nos Estados Unidos, por exemplo, é adotado o Daylight Saving Time, geralmente entre março e novembro.
Atenção
Quem tem viagem marcada para este fim de semana deve ficar atento aos horários de embarque. Os horários dos bilhetes de passagem são impressos em hora local, e, para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os passageiros a entrar em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas.

Ônibus de banda de forró se envolve em acidente na BR-020, em Boa Viagem

1487525611624058
O ônibus da Banda Gaviões do Forró se envolveu em um acidente com uma Hilux, na manhã deste domingo (19). O sinistro aconteceu próximo a localidade de Facão, Zona Rural do município de Boa Viagem. Na caminhoneta Hilux estavam o comerciante João Fragoso Vieira, sua esposa Nair Fragoso e uma funcionária do SAAE identificada como Rosário Marinho.
Segundo informações, o motorista da caminhoneta seguia pela via, quando ao se deslocar para o acostamento da BR-020 e tentar realizar uma conversão, teria sido colhido e arrastado pelo ônibus. A esposa do comerciante, bem como a funcionária do SAAE não sofreram ferimentos, já o motorista da Hilux, foi socorrido pelo SAMU para o hospital Casa de Saúde Adília Maria pois o mesmo apresentava suspeita de fratura em uma das pernas. Ele deverá ser transferido para o Instituto José Frota – IJF em Fortaleza. A Polícia Rodoviária Federal, providenciou a remoção dos veículos para liberação do transito na BR – 20.
Com informações FJnotícias.

Colisão entre caminhões quase acaba em tragédia na cidade de Quixadá

Com a colisão, a parte frontal do caminhão pau-de-arara ficou praticamente toda destruída. Foto: Chico Javali.
Um grave acidente envolvendo um caminhão Scânia e um caminhão tipo “Mecedinha” foi registrado no fim da manhã deste sábado (18) na CE-060 na altura da localidade de Triângulo da Varjota, em Quixadá. O caminhão Scânia seguia em direção a Quixadá, quando colidiu quase que frontalmente com o caminhão “mecedinha” que seguia em direção ao município de Choró, transportando em sua carroceria 7 passageiros.
Segundo informações repassadas pelo condutor da Scânia de placas MKA-1420, com inscrições de Tubarão-SC, o acidente aconteceu após o mesmo ter tentado fazer uma curva na contramão, momento em que colidiu quase que frontalmente com o caminhão pau-de-arara. O condutor da Carreta foi identificado como sendo Jorge Luiz Geraldo e a vitima da colisão foi identificado como sendo Arnaldo da Silva Sousa de 40 anos, que conduzia o Pau-de-arara de placas MWY-8768 relatou que estava com sete passageiros com o mesmo na carroceria do caminhão.e que foram arremessados para fora da carroceria, uma equipe do Samu conduziu alguns das vitimas para o Hospital Dr. Eudásio Barroso, mas passam bem.
site MonólitosPOST