segunda-feira, 1 de maio de 2017

O LAMBE-LAMBE DE MANOEL JACINTO.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, câmera e atividades ao ar livre
“Seu Manoel Jacinto”, que hoje não habita mais na vida terrena, foi homem sério e de responsabilidade, durante muitos anos trabalhava como comerciante e fotógrafo no tradicional “mercado velho” do Icó.

Não gostava de muita conversa! Era duro e certeiro na resposta.

Muitos icoenses têm histórias das boas, dos tempos áureos desta terra ocorridos naquele centro comercial, que envolve seus personagens mais autênticos e inspirados.

Em Icó, não se pode ofuscar a tradição de décadas de seus comerciantes, onde a maioria já partiu, deixando enormes saudades.

Chico Moreira, Manoel Jacinto, Raimundo Roberto, os Graças, et cétera e tal.

Voltando ao LAMBE-LAMBE, entre verdades e lorotas, contam-nos passagens maravilhosas de “Seu Manoel Jacinto”.

Dizem os piadistas de plantão que “Seu Manoel” passava o dia trabalhando. Tirando fotos de nossos camponeses, principalmente, em “dia de feira”.

O cliente era informado que a foto ficou excelente, muito bonita, mas que existia um prazo para o seu recebimento. No máximo uma semana após.

Dita-nos, que o “fotografado” ao voltar para buscar o resultado de sua “pose no lambe-lambe”, Seu Manoel mostrava milhares delas, porém, jamais a verdadeira, pois, a sua visão e boa idade já não permitia tal situação.

Depois de muita confusão, o cliente não queria receber uma fotografia que não lhe pertencia, eis que “Seu Manoel” chamava uma testemunha, que segundo ele, presenciou o seu trabalho.

- “Compadre Chico Moreira, seja sincero, esta fotografia é ou não é deste Senhor”?

- “Não tenho nem dúvida compadre. É este homem mesmo”, afirmava com toda convicção.

O certo, é que o suposto fotografado, encabulado diante de dois senhores de cabeça branca, após tanta insistência, se dava por convencido e levava aquela foto, na certeza que era de forma autêntica “encarnado e esculpido” o seu rosto.

(Do livro de Causos do advogado e contista Fabrício Moreira da Costa).

Famílias invadem conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida em Quixeramobim

Por volta das 19h:30min deste domingo (30) a RD-1244 foi acionada para comparecer ao Residencial Edmilson Duarte Lima, ainda em construção, que pertence ao Programa Minha Casa Minha Vida, e fica localizado no bairro Salviano Carlos, em Quixeramobim, pois segundo informações populares estariam na iminência de invadir o residencial com o intuito de ocupar as casas.
Ao chegar no local a polícia constatou a veracidade da informação, e verificou que aproximadamente oitenta pessoas, a maioria mulheres e crianças estariam tentando invadir o referido local. A invasão se concretizou por volta das 22h:30min pelos extremos do terreno que circunda o residencial.
A polícia que se encontrava no portão de acesso ao referido conjunto habitacional, por não dispor de efetivo suficiente, e também de armamento não letal e equipamentos adequados para uso na ocasião, não conseguiu conter o avanço das pessoas e a consequente invasão do conjunto habitacional.                                  site MonólitosPOST

Ceará registra chuva em 44 municípios, incluindo Quixeramobim



Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), até as 7:00 desta segunda-feira, 01, foram registradas chuvas em 44 municípios em todo o Ceará.

Confira os 10 maiores registros até o momento:
Piquet Carneiro (Posto: Açude São José Ii) : 50.0 mm

Camocim (Posto: Camocim) : 45.0 mm

Quiterianópolis (Posto: Cruz) : 38.0 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 29.2 mm

Mucambo (Posto: Mucambo) : 23.0 mm

Orós (Posto: Guassussê) : 21.0 mm

Guaraciaba Do Norte (Posto: Picada) : 19.0 mm

Paracuru (Posto: Jardim Do Meio) : 18.6 mm

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Sede) : 17.2 mm

Quixeramobim (Posto: Açude Pirabibu) : 17.0 mm

Ainda segundo a Funceme, a previsão para o dia de hoje é nebulosidade variável com chuvas isoladas no noroeste, Maciço de Baturité e região Jaguaribana ao longo do dia. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

"Estou sentindo um peso muito grande", revela Fausto Nilo sobre morte de Belchior


O amigo e também cantor e compositor Fausto nilo, quixeramobinense, revelou neste domingo sentir um peso grande em relação a morte inesperada de Belchior. “Estou sentindo um peso muito grande”, disse. Fausto lembrou que Belchior, assim como ele, era “vindo do interior”. A amizade entre os dois se deu no antigo ginásio colegial. “Ele sabia latim, conhecia a bíblia e sabia romances franceses aquilo me desorientou no bom sentido”.

Fausto relembra que antes do desaparecimento do músico, os laços  entre os dois sempre foram muito estreitos. “Eu sempre tive muito respeito pelo trabalho dele. É uma pessoa brilhante”.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação - Com informações do O Povo

Corpo de Belchior é velado em Sobral


Foto: Tatiana Fortes/O Povo
O corpo do cantor e compositor cearense, Belchior, é velado no Theatro São José, em Sobral. Na imagem do Jornal O Povo, Fabiano dos Santos Piúba, secretário de Cultura do Ceará, e Ivo Gomes, prefeito de Sobral, aparecem carregando o caixão. De Sobral o corpo do artista deve seguir para Fortaleza onde será velado ainda no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O enterro está previsto para ocorrer na manhã desta terça-feira, 02.
 O Povo

Belchior morreu de causas naturais e ouvindo música clássica, diz delegada


O cantor Belchior morreu de causa naturais, durante o sono e ouvindo música clássica. A informação foi repassada hoje (30) à Agência Brasil pela delegada plantonista da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Raquel Schneider, que também acompanha a investigação da morte do cantor cearense de 70 anos.

O corpo do cantor foi encontrado por sua companheira, Edna Prometeu, na sala de estar da casa em que vivia no município de Santa Cruz do Sul (RS), na manhã deste domingo.

De acordo com a delegada, exames médicos iniciais revelam que a possível causa da morte de Belchior teria sido uma dissecção na aorta, quando há uma divisão na parede da artéria (composta por três camadas), levando o sangue a seguir um falso trajeto entre as camadas. Segundo ela, somente o laudo médico do Instituto Médico Legal (IML) poderá confirmar a hipótese.

Conforme Raquel, a companheira de Belchior informou que o músico estava escutando música clássica em uma sala nos fundos da casa, quando se queixou de sentir frio e de dor nas costas. Belchior teria pedido um cobertor e disse para Edna que permaneceria no sofá da sala.

Hipertensão arterial
Há relatos de que, nos casos de dissecção da aorta, em geral as pessoas relatam uma dor aguda iniciada no tórax e que se irradia em  direção à coluna, de cima para baixo. Apesar de não haver informações sobre a saúde do cantor, a hipertensão arterial é o fator mais comum nos casos de dissecção.

Autor de mais de 20 discos e um dos ícones da MPB, Belchior, natural de Sobral, no Norte do Ceará, é autor de sucessos como A Palo Seco, Medo de Avião, Apenas um Rapaz Latino-Americano e Como Nossos Pais. Suas composições marcaram décadas nas vozes de grandes artistas brasileiros e deixam um legado artístico e cultural para o Brasil e para mundo.

A delegada informou ainda que o corpo de Belchior foi transferido para Cachoeira do Sul (a cerca de 200 km de Porto Alegre), de onde seguiria para a cidade de Venâncio Aires. Só então seria encaminhado para Porto Alegre, de onde partiria para Fortaleza.

A previsão é que o corpo chegue no aeroporto Pinto Martins, na capital cearense, no início da manhã desta segunda-feira (1º). De lá, segue para a cidade natal do artista, onde será velado por cerca de duas horas, no Teatro São João.

Depois disso, haverá uma outra cerimônia, que deverá ocorrer na terça-feira (2), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, em Fortaleza, onde o artista deverá ser enterrado. (Da Agência Brasil)