quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Rajadas de vento de até 85 km/h causam estragos em Viçosa do Ceará





Estruturas sofreram danos com as fortes rajadas de ventos na cidade de Viçosa do Ceará nesta terça-feira (22). Alguns comércios e casas foram destelhados com a força do vendaval, principalmente no Bairro Padre Vieira, na periferia da cidade. Imagens mostram casas sem telhas, cobertura de alumínio derrubada e um muro caído. 

De acordo com a Defesa Civil, não há registro de pessoas feridas em consequências dos ventos e danos estruturais. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, os ventos atingiram uma velocidade de até 85 km/h. Conforme a escala de Beaufort, usada na meteorologia para medir a intensidade dos ventos, o fenômeno atingiu o grau 9 e é interpretado como uma ventania capaz de provocar danos em árvores e pequenas construções. 

Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, essas rajadas se originaram de ventos descendentes das bases das nuvens que se formaram no local. “A região serrana pode facilitar o surgimento de um fenômeno como esse. Houve uma conjunção de fatores meteorológicos favoráveis (umidade do ar mais elevada, convergência de ventos e orografia) no local, que facilitaram a ocorrência da ventania e os danos observados”, afirma Fritz

Com informações, G1

Homem atira em tatu mas bala bate no casco e atinge seu rosto





Um homem, nos Estados Unidos, se deu mal após uma caçada. A caça, na ocasião, não era nenhuma fera indomável e perigosa, mas sim um simples tatu. O que aconteceu é que o caçador deu três tiros no animal, mas a bala ricocheteou no casco e voltou para o rosto do atirador.

A bala atingiu o homem na mandíbula, que foi levado ao hospital local e sobreviveu. Já o animal não foi encontrado após o episódio, que foi relatado pelo xerife local, Larry Rowe, do condado de Cass, no Texas.

Fonte: Curta Mais e G1

Zona Norte: Ministério Público recomenda não realização de vaquejada em Acaraú

A Promotoria Pública de Acaraú expediu recomendação para que os representantes legais do Parque de Vaquejada Manoel Duca da Silveira, naquele município, “se abstenham de autorizar, apoiar, patrocinar e realizar qualquer ato que importe ou contribua com a realização de qualquer espetáculo de vaquejada, e notadamente a 12ª Vaquejada de Acaraú”. O evento, que mobiliza a região Norte, está programado para ocorrer nos próximos dias 25, 26 e 27 deste mês.

Multas
A recomendação da Promotoria também abrange, qualquer evento semelhante, que envolva maus-tratos e crueldade a animais, a ser realizado em qualquer outro lugar que venha a ser indicado pelos organizadores. “Caso haja descumprimento da recomendação”, alerta o Ministério Público, “os organizadores poderão sofrer medidas judiciais cabíveis, com pedido de imposição de multa diária, apreensão dos instrumentos utilizados e dos respectivos animais, sem prejuízo da prisão em flagrante dos responsáveis e persecução criminal pelos delitos porventura praticados com a realização do evento”, diz o documento expedido.

Proibição
A recomendação se estende a todos os proprietários de parques de vaquejada de Acaraú, para que não promovam ou mesmo permitam a realização de treinos ou quaisquer tipos de eventos de vaquejada, com ou sem premiação, profissional ou amador, em suas propriedades, incluindo os denominados “tufo bolo”, “bolão de vaquejada” e “pega de boi”. O Ministério Público recomenda, ainda, ao prefeito de Acaraú, bem como a ADAGRI, para que se abstenham de autorizar, apoiar, patrocinar ou realizar qualquer ato que importe ou contribua com a realização de qualquer evento de vaquejada, bem como revoguem todo e qualquer ato administrativo que já tenha sido emitido.

O comandante da 3ª CIA do 11º BPM, recebeu a recomendação para que fiscalize, e proceda à imediata prisão em flagrante delito de toda e qualquer pessoa que esteja promovendo ou participando de vaquejada e qualquer outro evento promovido às custas de maus-tratos contra os animais, por incidência ao crime previsto no Art. 32 da lei 9605/1998. 

Shows Confirmados
Quanto as festas no clube do parque, de acordo com os organizadores, “com atrações já confirmadas como Forró Real, Toca do Vale, Eliane, Limão com Mel e outras, vão ocorrer normalmente como programadas, já que a recomendação do MP é contra as derrubas de boi”. Com informação do Blog Diário Zona Norte

Editorial: Ceará pode enfrentar colapso hídrico ainda este ano


Com o título acima, acompanhe o editoral do site Repórter Ceará publicado ontem, 22:

Mesmo com a redução do consumo de água e o aporte gerado pela quadra chuvosa, os açudes do Ceará ainda se encontram em situação crítica. Mais da metade dos municípios já decretou estado de emergência por conta da estiagem. O Castanhão, maior reservatório do país, responsável pelo abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, apresenta hoje o menor volume da sua história. As previsões mais realistas consideram a possibilidade de um colapso hídrico ocorrer até janeiro de 2018, mas há a esperança de que o Projeto de Transposição do Rio São Francisco seja finalizado antes que o quadro se agrave ainda mais.

As chuvas que caíram entre os meses de Fevereiro e Maio deste ano ficaram abaixo da média histórica e pouco contribuíram para a elevação do volume dos açudes cearenses, fazendo com que o número de municípios em situação de emergência – decorrente da seca que se arrasta por mais de seis anos, chegasse a 115. Na última semana, os reservatórios do estado atingiram 11,1% de sua capacidade, nível inferior ao registrado no mesmo período do de 2016, quando o volume era de 12%.

Após quase um ano paralisada, as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco foram retomadas em Julho passado. Além disso, o Ministério da Integração e o governo de São Paulo anunciaram, na última segunda-feira, um acordo de cessão de equipamentos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo),que irão acelerar a chegada das águas do Rio São Francisco ao Ceará. Porém, a previsão mais otimista do Governo Federal é que o Eixo Norte só será entregue no primeiro trimestre do próximo ano.

O secretário de Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, considera que além de favorecer a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Transposição do Rio São Francisco beneficiará o Sertão Central ao “aliviar o açude Banabuiú” que se tornará – após a construção de um sistema adutor que deve interligar este reservatório aos açudes Pedras Brancas e Fogareiro, o “grande pulmão” do Sertão. A consideração do secretário traz ânimo para os agricultores e agropecuaristas da região, que há anos enfrentam dificuldades decorrentes da escassez de água.

O governador Camilo Santana afirma que não faltarão recursos a serem aplicados em Segurança Hídrica no Estado e que Fortaleza não enfrentará um racionamento de água. Nos últimos dois anos, foram investidos mais de 1 bilhão de reais em obras de combate a seca, grande parte desse montante foi empregado no “Cinturão das Águas”, que levará as águas da transposição do Rio São Francisco às torneiras dos cearenses.

Porém, estudo recente da Comissão Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), aponta que o açude Castanhão, que tem hoje somente 4,6 pode ter sua capacidade esgotada antes mesmo da quadra chuvosa de 2018. Mas, mesmo diante dessa delicada situação, o desperdício no estado ainda é enorme. Dados da Companhia de Esgoto e Água do Ceará (Cagece) apontam que um em cada cinco litros de água foi desperdiçado no primeiro semestre deste ano por conta de vazamentos, ligações clandestinas e hidrantes defeituosos.

A situação é preocupante. Muitas cidades do Ceará já estão racionando água desde o mês de Julho. Se o volume do Castanhão continuar a cair na mesma velocidade, mais de quatro milhões de cearenses, que residem na RMF, terão que racionar água ainda este ano. Com o avançar da seca, os custos de produção tenderão a subir, o que elevará a inflação, e o próprio racionamento aumentará o índice de infestação predial por mosquito Aedes aegypti em todo o Estado.

O governo continua perfurando poços e construindo adutoras em todo o Ceará. Mas, ainda é possível fazer mais. A Cagece precisa intensificar as ações de combate às fraudes, substituir os canos quebrados e consertar os hidrantes defeituosos que elevam tanto o desperdício no estado. Além disso, é fundamental que cada cearense faça sua parte utilizando a menor quantidade possível de água para a realização das tarefas do dia a dia.

Vídeo registra falta de respeito de agente de trânsito de Fortaleza a motorista



Na noite de ontem, 21, a equipe do site Repórter Ceará recebeu um vídeo de um morador de Fortaleza relatando e mostrando a falta de respeito de um agente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

“Você quer dar um tiro na minha cara?”, dizia o homem que gravava o vídeo ao agente de trânsito. Ainda conforme o vídeo, o agente jogou água na sua cara, alegando, após isso, que iria atirar atirar na cara da vítima.

O motivo da agressão, conforme o vídeo, foi causado porque a vítima questionou o fato do veículo pertencente a Autarquia estar estacionado na calçada, enquanto este comia um sanduíche. (Do Repórter Ceará)

Ilário Marques abre o jogo sobre relação política com Osmar, destaca visita de Lula, curso de medicina e pede união do Sertão Central


O prefeito de Quixadá e uma das principais lideranças políticas do PT no Estado, Ilário Marques, foi o entrevistado de hoje, 23, do Programa SerTão Conta Mais, da Rádio Campo Maior AM 840.

O petista iniciou a entrevista convidando os ouvintes a participarem do ato público de recepção ao ex-presidente Lula no próximo dia 29, em Quixadá: “Nós estamos com a uma grande expectativa para o dia 29 onde faremos uma grande recepção à caravana do ex-presidente Lula, que desde o dia 17 deste mês, iniciou na Bahia e vem percorrendo o Nordeste”, disse o gestor ao lembrar que seu correligionário chegará ao município por volta das 13 horas e, após um almoço com lideranças, seguirá para um ato público, às 17h30min, na Praça José de Barros, no Centro.

Ilário revelou que o ato deve contar com a presença do governador Camilo Santana e prefeitos da região.

Curso de medicina
Sobre o assunto, Ilário garantiu que seu município atende a todos os critérios e que não há como ocorrer interferência política: “O curso de medicina tem critérios legais e não pode ser mais aquela coisa de caneta. Alguém dar uma canetada e dizer que vai ser nesse ou naquele município por questão política. Quem pensar assim está pensando equivocadamente. Nós temos a convicção que o município de Quixadá demonstrou que está habilitado e o município de Quixeramobim também”.

Osmar, Rachel e 2018
O prefeito foi indagado sobre o apoio que tem recebido na Assembleia Legislativa. Marques fez questão de afirmar que Quixadá vive um momento único na política, graças à sua aliança com Osmar Baquit.

“Nós temos na Assembleia o apoio da deputada Rachel Marques (sua esposa) e do deputado Osmar Baquit. Isso é um feito político. Isso é algo muito importante, a coisa mais inovadora que aconteceu na política de Quixadá. Depois de tantos anos de brigas, de desentendimentos, as duas maiores forças políticas, – diante do caos de que se encontrava Quixadá depois de uma ação aventureira e o desastre que se tornou a gestão de João (da Sapataria) e de meu sucessor o Rômulo (Carneiro) – nós fizemos essa união”.

O gestor petista defendeu paz e pediu o fim da ‘campanha política’ em Quixadá: “A política tem que ser mais arejada. Nossa experiência nos leva a isto. Porque no fundo, no fundo, ninguém é dono do voto de ninguém. Então, os políticos têm que dar o exemplo de que eles têm uma relação civilizada. Quem vai reconhecer os esforços, as propostas de cada um, é a população. Não podemos viver permanentemente em campanha eleitoral. Em Quixadá estamos tentando viver este momento de buscar união”.

Questionado se sua relação com Osmar é firme e consistente, Marques preferiu classificar como uma aliança política sem projeção de rompimento: “É uma aliança política. E assim como na política, existem muitas variáveis e as variáveis podem mudar e você não ter controle sobre elas. Agora, não há nenhuma perspectiva minha, de conflito entre o trabalho do deputado Osmar e o nosso. Eles se somam. Não há mais conflito. Não estamos mais disputando a mesma área de interesse político […] Eu pretendo manter essa aliança por muito tempo. Até porque, depois de 2018, tem as eleições municipais e eu não me coloco como candidato. Minha opção é de fazer uma boa gestão. Isso não abro mão”, disse ao revelar que defende a dobradinha Osmar Baquit para estadual e Rachel Marques para concorrer a uma vaga na Câmara Federal.

Relação com o prefeito de Quixeramobim
“Boa! Já tive alguns momentos de conversas com o Clébio. Me considero colega de uma boa relação com todos os prefeitos da região. Eu não interfiro nas relações políticas locais do prefeito. Sou solidário. Troco informações técnicas. Tenho uma boa relação com ele (Clébio), como mantenho uma excelente política com o Cirilo Pimenta”, disse.

Ilário defendeu uma maior união dos municípios do Sertão Central: “Sempre acreditei que Crato, Juazeiro (do Norte) e Barbalha cresceram muito porque se consideraram uma região. E acho que o Sertão Central precisa ter mais união e força para buscar junto aos governos projetos de infraestrutura que possam possibilitar um melhor desenvolvimento da região. Nós temos duas cidades bem desenvolvidas: Quixadá e Quixeramobim, mas a região carece de perspectivas de desenvolvimento”.

Confira o áudio na íntegra clicando AQUI. (Do Repórter Ceará)

Baixo nível do Castanhão levanta a hipótese de racionamento, diz secretário


Responsável pelo abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, o Açude Castanhão atingiu o mais baixo nível de armazenamento desde 2002, quando começou a operar : 4,6%, o que representa 308,71 milhões de metros cúbicos. O baixo nível de armazenamento – consequência de seis anos de seca no Ceará - compromete não apenas as atividades comerciais, como a piscicultura e a agricultura, mas também o consumo humano.

O secretário Dedé Teixeira, titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), explica que as ações que estão desenvolvidas dão uma certa “tranquilidade” apesar do baixo nível do reservatório. Por outro lado, ele não descarta a possibilidade de racionamento de água.

Para garantir o abastecimento das comunidades da região, por exemplo, a SDA iniciou a construção de uma adutora para transportar água para as famílias do entorno. Por causa do baixo nível do açude – quando a margem recuou três quilômetros do ponto de captação - a adutora só está com 90% concluída. Com isso, as famílias estão sobrevivendo graças à distribuição de água por carros-pipa e a perfuração de poços.

“Nós estamos fazendo um trabalho integrado com a Cogerh [Companhia de Gestão de Recursos Hídricos], Funceme [Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos] e Cagece [Companhia de Água e Esgoto do Ceará] para uma melhor convivência com a seca. Há um monitoramento constante, perfuração de poços, construção de adutoras, capacitação do homem do campo para as boas práticas, reúso da água e combate ao desperdício. Ações que possibilitem não depender totalmente do Castanhão e que possam garantir o abastecimento até o próximo período chuvoso”, explica.

Piscicultura e Agricultura
Mas se ações estão sendo implementadas para garantir o consumo humano, a agricultura e a piscicultura estão fortemente prejudicadas. Antes principal produtor e consumidor de tilápia do país, a produção atual não é suficiente para atender o mercado interno. “Para a criação de peixes é necessário água abundante e de boa qualidade”, explica Dedé Teixeira.

Em 2014, a produção de tilápia no Castanhão chegou a 16 mil toneladas. Com a falta de água, os produtores migraram para outros estados e a produção hoje não chega a 10%. “Isso prejudicou muito a economia do Ceará, já que agora estamos importando tilápia”. Além disso, a agricultura praticada às margens do Rio Jaguaribe, perenizado com a construção do Castanhão, também foi prejudicada por causa da diminuição da vazão para irrigação.

Reservatórios
Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), os 155 açudes do Ceará acumulam hoje apenas 10,98% da capacidade total de armazenamento. Do total, 108 estão com volume abaixo de 30%, 11 reservatórios têm volume abaixo de 10%, e 17 estão secos. Quarenta e dois alcançaram o chamado volume morto, ou seja, atingiram a reserva de água reserva de água mais profunda da represa, que fica abaixo dos canos de captação.

O açude Orós, segundo maior reservatório de água do Ceará, deixou de abastecer as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza em março, para deixar suas águas para a região do Vale do Jaguaribe. Atualmente, o Orós está com apenas 9% da capacidade de armazenamento. (Do G1 Ceará)