terça-feira, 15 de maio de 2012


Quixeramobim 
Vai ao ar a segunda matéria da série especial 24 anos da Maior 



Nesta terça-feira, 15, foi ao ar durante a programação da Rádio Campo Maior AM 840, a segunda matéria especial em alusão aos 24 anos de fundação da Maior, como é carinhosamente chamada a emissora pelos seus ouvintes.

São mais de duas décadas de profissionalismo pela comunicação, levando alegria diária aos lares, a notícia com responsabilidade, a valorização da nossa cultura, das nossas raízes, o dia a dia do nosso município de Quixeramobim, o que acontece na Região, no Ceará e no Brasil.

O poema “O verdadeiro amor pelo Rádio- Recordações”, da aluna do Curso Técnico em Logística da Escola de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, Antônia Aline da Silva dos Santos, e o depoimento da ouvinte Dona Socorro, foram veiculados na programação desta terça, 15.

Acompanhe a segunda matéria especial. 
Postado por: Jornalismo - SMC

FOTOS  MARA  CAPRIO

Igreja Matriz de Quixeramobim

FOTOS  VALMIR



Profissionais de Senador Pompeu vão participar de curso para combater o calazar

Imprimir
Zoonose-27-07-09
A leishmaniose visceral humana é uma doença infecciosa, mas não contagiosa.
Até o fim deste ano, estará implantado em todos os municípios cearenses o novo teste diagnóstico do calazar canino, que apresenta o resultado em 15 minutos. A capacitação dos agentes municipais de endemias será feita por técnicos das 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) que participam do Curso de Atualização em Vigilância e Controle de Leishmanioses, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado até a sexta-feira (18), no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar 2380. O curso tem 45 participantes, incluindo técnicos das unidades do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) de Fortaleza, Senador Pompeu, Tauá, Icó, Crato e Juazeiro do Norte e de dez centros municipais de controle de zoonoses.
O Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da Sesa, já dispõe de 200 kits para dar início, em junho, aos testes rápidos de calazar em cães. O novo teste possibilita o diagnóstico imediato, enquanto que o teste de laboratório demora mais de um mês para dar o resultado. O exame de laboratório passará a ser realizado somente para confirmar os resultados positivos do teste rápido, que dispensa estrutura laboratorial e equipamentos, facilitando o uso no campo. Os testes serão realizados em cães pelos agentes de endemias, durante as visitas domiciliares. No Ceará, a população de cães é de cerca de 1,7 milhão de animais.
As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários transmitido ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmanioses tegumentares, que atacam a pele e as mucosas, e viscerais (ou calazar), que atacam os órgãos internos. A leshmaniose visceral é transmitida pela picada do inseto comumente conhecido como mosquito palha. Se picar um cachorro contaminado e depois  uma pessoa, essa pessoa pode ficar doente.
A leishmaniose visceral humana é uma doença infecciosa, mas não contagiosa. Segundo o Ministério da Saúde, crianças e idosos são mais suscetíveis à enfermidade, que pode levar a óbito até 90% dos casos não tratados. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que indica repouso, boa alimentação e o uso de medicamento por um período de 15 a 30 dias, dependendo da gravidade. Em 2011, o Ceará registrou 660 casos de leishmaniose visceral e 43 óbitos pela doença. De leishmaniose tegumentar foram registrados 816 casos e 4 óbitos. Há, ainda, cinco óbitos por leishmaniose não especificada.
Assessoria de Imprensa.
FOTOS  MARACAPRIO

 

Igreja Matriz de Quixeramobim Fotos  Valmir

Espetacular terreno em Quixeramobim para investidores



Localização privilegiada, nas proximidades do Terminal Rodoviário.
Vende espetacular terreno na cidade de Quixeramobim, 04 (quatro) ruas, 50 metros de frente (lado sul) para via principal da Avenida Presidente Costa e Silva, bem próximo ao Terminal Rodoviário, 45 metros de fundos (lados direito e esquerdo), fechando com 25 metros pelo lado ponte. São 1.750 m² de área total. Registrado no Cartório de Imóveis da comarca de Quixeramobim sob o nº 8.795, folhas 111, do livro 3-L.
Preço a combinar
Maiores informações
Fabio de OliveiraCRECI 8984Rua José de Queiroz Pessoa, 1762 Ljs 02 e 03 Centrofabiodeoliveiraimoveis@hotmail.com
(88) 3414 6345 – (88) 8658 3332
FOTOS  MAEA  CAPRIO
FOTOS VALMIR


Uma jovem de 22 anos é a única sobrevivente de um acidente com um avião de pequeno porte no sudeste do Kansas, na última sexta-feira (11), que deixou quatro mortos.

Hanna Luce foi internada em estado grave no hospital da Universidade do Kansas e não foram divulgados detalhes do estado de saúde dela. Ela viajava com outros quatro jovens da universidade Oral Roberts para um encontro de jovens cristãos em Iowa, disse o amigo de uma das vítimas ao canal Fox.

Os estudantes que morreram no acidente foram identificados como Luke Sheets, de 23 anos, que pilotava a aeronave, Austin Anderson, 27, Garrett Coble, 29, e Stephen Luth, de 22.

Recém-formada, Hanna Luce é filha de Ron Lucce, administrador da universidade e fundador da Teen Mania Ministries, que estava patrocinando o encontro religioso em Council Bluffs, Iowa.

O órgão de aviação dos EUA disse que o avião, um bimotor Cessna 401 caiu por volta das 4h30 da manhã (horário local) a nordeste de Chanute, no Kansas. “O avião perdeu o contato com o controle de tráfego aéreo após ter recebido permissão para diminuir a altitude”, disse o porta-voz do órgão, Peter Knudson. Segundo ele, a aeronave explodiu após a queda.

Com informação do G1.

FOTOS  MARA  CAPRIO
FOTOS  VALMIR
                                                                                                                                           .



Caso raro aconteceu em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, há quinze dias. Gestação foi natural, resultado de cruzamento entre melhores bovinos. Os bezerros nasceram com bom peso e passam bem
Redonda foi ficando cada vez mais barriguda, passando do normal. Experiente, Tico observou bem e apostou na gestação de três, apesar de nunca ter visto. Dona Ceci não acreditou, e o marido Ernilton nem se admirou quando a profecia foi confirmada. Contam os donos que Redonda, vaca boa, leiteira, pariu três bezerros, de uma só gestação, na Fazenda Guaraciaba, em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. A gestação é considerada rara. 

Os bezerros, dois machos e uma fêmea, completaram quinze dias de saúde e são o orgulho de Anastácio de Castro, o Tico, um dos vaqueiros da fazenda. “Eles são uns medonhos de forte”, gaba-se. Apesar da disputa, Tico garante que a vaca dá conta de amamentar bem os filhotes trigêmeos.
Redonda é daquelas fêmeas que dão fama ao leite produzido na região jaguaribana. Chega a dar 24 litros de manhã, em uma só tirada. É de um porte que assusta, de dar carreira em menino: cruzamento das raças guzerá e xuíte. “Muita gente se admira do leite dela. É gado grande, que aguenta sol. Caído de fome, ainda faz medo”, descreve Tico.


Tico explica que a gestação não é resultado de inseminação artificial, apenas do melhoramento genético obtido do cruzamento entre os melhores animais. “Isso anda por conta dessa genética. Ajudei muito a tirar parto de dois”, conta o vaqueiro. Segundo ele, na linhagem de Redonda houve muitos partos duplos. Ela mesma já ficou prenhe de dois bezerros. Mas parto de três, mesmo, Tico diz nunca ter visto.

Chuva e alimentação

Ceci Chagas, titular de cartório e esposa do dono da fazenda, diz que os três bezerros pesam 120 quilos, juntos. Ernilton Girão, dono da fazenda, não pensa em vender as crias, que ainda não têm nomes. Nem arrisca dar um preço para vender Redonda.

A chuva andou rara neste ano na região, como em todo o semiárido, mas Ceci garante que vai haver alimentação suficiente para os bezerros recém-nascidos. “A gente espera pelas chuvas, mas enquanto isso alimenta com resíduo, farelo e milho triturado”, detalha Ceci. Ela conta que, apesar do caso raro, não causou susto em Ernilton. “Ele é tranquilo. Se admirou pouco. Tudo para ele é bom”, descreve Ceci.

Embora raro, há registros de gestação tripla em bovinos no Brasil na Paraíba, na Bahia, em Minas Gerais e no Interior de São Paulo. 

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

Os donos da fazenda, e dos animais, sequer se animam a pensar em preço para uma eventual venda, Os bezerros, ainda sem nomes, pesam 120 quilos, juntos. Redonda, a mãe, chega a dar 24 litros de leite numa manhã.
Com informação do Jornal O Povo.
FOTOS  MARA  CAPRIO
FOTOS  VALMIR