segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ceará tem apenas 17% do volume total de água no Estado


ORÓS - 24/08/2015 191,45      786,54      40,54%

O volume total de água armazenada em todo o Ceará é de apenas 17,3%. A estiagem no estado segue assolando os municípios cearenses.

Cento e 18 açudes estão com volumes inferior a 30%. Somente três reservatórios estão com capacidade acima de 90%.

Os dados são extraídos do portal hidro.ce.gov.br. As informações são atualizadas automaticamente a cada 7 minutos. 

Ceará News

Câmara aprova mensagens de celular com desconto para pessoas com deficiência

Resultado de imagem para mensagens de celular

Câmara aprova mensagens de celular com desconto para pessoas com deficiência
24082015_celularAs operadoras telefônicas podem ser obrigadas em lei a conceder preços condensados aos cidadãos que tenham limitações na fala ou na audição. A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou na semana passada uma proposta que assegura a pessoas com deficiência plano com tarifas reduzidas para serviços de mensagem de texto, nas diversas modalidades de pagamento.

Hoje, as operadoras já são obrigadas a oferecer esses planos especiais, mas a determinação é feita por meio de resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O projeto torna essa medida expressa em lei.

O texto da proposta é o PL 3554/12 do Senado. O projeto recebeu uma emenda na Câmara dos Deputados. Os parlamentares modificaram o texto original para determinar que o custo desse desconto seja coberto por recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Por ter sido modificada na Câmara, a proposta vai retornar ao Senado para nova análise.

Agência Câmara

Temer passará a atuar na 'grande política', afirma líder do governo

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
Adicionar legenda
Temer passará a atuar na 'grande política', afirma líder do governo
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), confirmou nesta segunda-feira (24) que o vice-presidente da República, Michel Temer, deixará de fazer a interlocução diária do governo com o Congresso, mas continuará a atuar “na grande política”.

A decisão de Temer de deixar a articulação política do governo foi comunicada à presidente Dilma Rousseff em reunião nesta quinta, no Palácio do Planalto.

Segundo José Guimarães, ainda não há decisão em relação ao substituto para a função de interlocutor entre Legislativo e Executivo. Enquanto isso, ministros do núcleo político atuarão nas conversas com os parlamentares.

“Ele [Temer] vai continuar cuidando da grande política. Aquilo que é mais específico de uma casa ou outra ficará com os líderes. Não tem estremecimento algum. E é visível, ainda que queiram fazer intriga, que há total sintonia entre a avaliação da conjuntura feita pela presidente Dilma e o vice-presidente Michel Temer”, disse Guimarães.

Presidenta Dilma Rousseff vai visitar o Ceará para assinar ordem de serviço da transposição do Rio São Francisco. Acopiara, Iguatu e Lavras da Mangabeira serão contemplados



A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), anunciou parte do roteiro da visita ao Ceará, marcada para a sexta-feira, 28. Dilma cumprirá agenda nos municípios de Lavras da Mangabeira (a 417 quilômetros de Fortaleza) e Caucaia (Região Metropolitana). Um terceiro evento ainda está sendo articulado. Essa será a primeira visita de Dilma ao Estado em 2015.

A agenda, chamada de “Dialoga Ceará” foi anunciada após a reunião de coordenação política na manhã desta segunda-feira, 24. A visita faz parte do projeto de Dilma de visitar os estados brasileiros. O Ceará é o quarto estado do Nordeste a receber a chefe do Executivo. Maranhão, Pernambuco e Bahia já foram visitados.

Segundo o líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT), a presidente assinará ordem de serviço para a retomada das obras do Lote 4 da transposição do rio São Francisco. O evento acontecerá na cidade de Lavras, mas a petista não deve visitar o local das obras. O lote abrange os municípios de Lavras, Iguatu e Acopiara. “Quem torcia que essa obra não saísse do papel vai quebrar a cara porque ela vai ser retomada em temperatura máxima”, disse Guimarães.

Dilma também estará em Caucaia, onde entregará casas do programaMinha Casa Minha Vida. Um terceiro evento ainda está em fase de ajustes e deve reunir representantes de diversos setores.

A comitiva da presidente ainda não foi anunciada. Guimarães adianta que, além dele, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), acompanhará toda a agenda de Dilma.

A última visita da petista ao Estado aconteceu em setembro de 2014, durante a campanha presidencial. Dilma visitou o residencial Cidade Jardim, no bairro José Walter, em Fortaleza.

O POVO Online

EXPLOSÃO DE BOTIJÃO PROVOCA ESTRAGO EM RESIDÊNCIA EM QUITERIANÓPOLIS


Fotos:Genivaldo Costa
A explosão de um botijão de gás causou um grande estrago em uma residência na cidade de Quiterianópolis.O fato aconteceu por volta do meio dia desta segunda-feira,(24), na residencia do casal Tontonho e Ana Cristina situada na rua Sonia Modesto Lima- centro da cidade. Quase todos os móveis da casa e o fôrro foram destruídos além de parte do reboco por conta das fortes chamas. A senhora Ana Cristina Vieira Marinho  e um filho de 7 anos ainda chegaram a sofrer pequenas queimaduras de natureza leve, mas logo foram conduzidos ao hospital local e passam bem. Vizinhos e até mesmo moradores de outros bairros utilizando mangueiras, baldes e o auxilio de um caminhão-pipa, conseguiram controlar as chamas. A policia foi comunicada sobre o fato e logo solicitou a vinda da equipe do corpo de bombeiros, sediada em Tauá, que em pouco tempo já chegava a cidade.

Repórter Genivaldo Costa





Dilma Rousseff anuncia agenda de visita ao Ceará


Ceará 247 - A presidente Dilma Rousseff cumprirá agenda na próxima sexta-feira, 28, no Ceará. Segundo informações do deputado federal, José Guimarães, a chefe do Executivo vai entregar casas do programa federal Minha Casa, Minha Vida, em Caucaia, na Região Metropolitana da capital. Em Fortaleza, ela participará da inauguração do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), que foi construído em frente à Arena Castelão. Em setembro, o CFO recebe os jogos escolares de 2015 e faz parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. 

O CFO faz parte da Rede Nacional de Treinamento que vem sendo estruturada pelo Ministério do Esporte em todo o país. A obra começou em agosto de 2013. Em setembro de 2014 ficou pronta a pista de skate. Em dezembro, foram entregues alojamento para 248 atletas, áreas de ginástica olímpica e rítmica, lutas e tênis de mesa, academia, refeitório, cozinha industrial, recepção, salas médicas, vestiários, ala das confederações e biblioteca.

Corpo de jovem desaparecido é encontrado sem vida em Jaguaretama (CE)



A Polícia encontrou na manhã desta segunda-feira (22) na zona rural de Jaguaretama, o corpo de um jovem, totalmente carbonizado. Segundo informações da Polícia, trata-se de Leonardo Almeida, de 17 anos, que estava desaparecido desde o último sábado (22). O corpo foi encontrado em um matagal próximo a uma fazenda.

Leonardo estava com sua mãe, Veroneide Almeida, em Jaguaretama, no sábado, por volta de meio dia e decidiu dar uma saída e não voltou mais. Sua mãe, no fim de semana, fez apelos nas redes sociais, na tentativa de localizar o garoto.

Mas hoje pela manhã veio a notícia de que Leonardo teria sido vítima de assassinato. Seu corpo estava com vários ferimentos, demonstrando assim que foi torturado antes de morrer, e logo depois teve seu corpo queimado pelos criminosos. A Polícia está investigando as causas do crime e faz diligências em busca dos autores do homicídio

Antena de rádio desaba e técnico morre na hora em Pacajus (CE)



Um acidente de trabalho provocou a morte de um homem identificado como Rogério no final da manhã de hoje (24) em Pacajus (CE).

Ele e outro companheiro realizavam manutenção na antena da rádio Motmor quando a mesma desabou causando a tragédia.

O equipamento tinha cerca de 80 metros e por conta do impacto um técnico veio a óbito no local e o outro foi socorrido em estado grave para o hospital.
          
via WhatsApp

Delegado de Quixeramobim alerta comerciantes sobre circulação de dinheiro falso


Na manhã desta segunda-feira, 24, o delegado da polícia civil de Quixeramobim, Salviano de Pádua, alertou os comerciantes para a circulação de dinheiro falso. O alerta foi repassado durante entrevista ao radialista Jota Wilame, no programa “O Secretário do Povo”, na Rádio Difusora Cristal.

Segundo o delegado, está tendo pessoas passando notas de 05, 10, e até 100 reais falsas. “É fácil à gente pegar esses meliantes, pois eles se passam por cidadão e vão ao comércio e demoram pra fazer as compras”. Segundo o delegado com a ajuda dos comerciantes será fácil colocar esses criminosos na cadeia. “Quando os comerciantes pegarem notas falsas, anotem a placa dos veículos que este individuo está trafegando, comuniquem imediatamente a polícia civil e militar para que possamos fazer o flagrante desses elementos”, completou. Segundo o delegado a ajuda da população está fazendo com que a polícia dê um resultado rápido nos crimes que ocorrem no município. . O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Polícia encontra arsenal de armas na casa do suspeito de matar esposa e filha


O suspeito de matar a esposa e a filha, Marcelo Barbarena Moraes, 37 anos, possuía pelo menos dez armas, conforme a investigação da Polícia Civil. Na casa da família no bairro Cocó, em Fortaleza, foram encontradas, na madrugada desta segunda-feira, 24, nove armas, entre revólveres e artesanais, além de uma grande quantidade de munição.

Segundo o Perícia Forense, foram apreendidos três revólveres, cinco armas artesanais, uma carabina e uma grande quantidade de munição de calibre 22 e 765, além de dardos. “Após o flagrante do suspeito, a DHPP veio ao apartamento e encontrou essas armas, por volta de 2 horas da manhã. O local está isolada e a equipe segue agora para a casa em Paracuru”, detalhou o perito Antoniel Silva ao O POVO Online.

As vítimas, Adriana Moura de Pessoa Carvalho Moraes, 38, e a filha do casal, Jade, foram encontradas mortas no quarto de uma casa de veraneio da família, em Paracuru, Litoral Oeste. A perícia complementar do crime será realizada ainda nesta manhã, com a presença do suspeito e da delegada Socorro Portela, diretora da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Logo após o crime, na casa de veraneio, a Polícia encontrou um revólver calibre 38 no bebê-conforto da criança. Jade foi baleada nas costas e a mãe, na cabeça. O exame de balística deve sair até a terça-feira, 25.

Os corpos foram velados em uma funerária, no bairro Dionísio Torres, e o enterro ocorre desde às 10 horas, no cemitério Parque da Paz, no bairro Castelão.

Redação O POVO Online

Homem é lesionado com três golpes de faca na Zona Rural de Quixadá


Na noite do último domingo, 23, na localidade de Pote Seco, em
 Quixadá, um cidadão de 55 anos, identificado pela PM apenas pelas iniciais J.J.S, foi lesionado com três golpes de faca desferidos pelo ex-presidiário Raimundo Nonato Vieira Lima, 46 anos, vulgo “soldado”. Os golpes atingiram o lado direito do tórax e o abdômen da vítima. A Polícia realizou buscas e conseguiu efetuar a prisão do acusado. A vítima foi socorrida para a UPA, e permanece sob observação médica.