segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Governador cria piso salarial para agentes comunitários de saúde



O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (23), projeto de lei instituindo o piso salarial dos agentes de saúde do Ceará, no valor de R$ 1014,00. Serão beneficiados mais de 8 mil agentes de saúde em todo o Estado. “Estou honrando um compromisso que assumi ainda durante a campanha. Esta é uma área fundamental no atendimento da população e pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos cearenses”, afirma o governador.

A medida atende a um compromisso reafirmado durante reunião com os representantes da categoria vindos de vários municípios. O piso existia apenas no âmbito federal, por meio da Lei nº 12.994 de 17 de junho de 2014. A lei entra em vigor na data da publicação e tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2015.

A presidente do Sindicato dos Estabelecimentos dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado (Sindiute), Marta Brandão, comemorou a notícia. "Para nós é uma grande conquista. Era uma luta prioritária. Tínhamos uma lei federal que determinava o pagamento do piso, mas esperávamos a intervenção do executivo estadual para estabelecer a medida em nível estadual", declara.

As alterações na Lei de n. 14.101 de 04 de abril de 2008 fazem jus ao piso salarial dos agentes comunitários de saúde que se dedicam integralmente aos serviços e ações de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias dentro dos territórios de atuação.


Da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará

Doença pouco conhecida pode ser confundida com preguiça


Quem sofre de clinomania nem sempre dorme enquanto está deitado
Prolongar o tempo na cama por mais alguns minutinhos, logo após acordar, ou tirar algumas horas no fim de semana para relaxar, sem fazer nada, é um comportamento comum e sadio. Mas quando o desejo de permanecer deitado é constante, pode ser sinal de um distúrbio: a clinomania. O problema é caracterizado pelo desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não. E requer acompanhamento médico.

O diagnóstico não é simples e, geralmente, é feito por exclusão. "Como a clinomania pode ser facilmente confundida com outros males, como depressão e síndrome da fadiga crônica, é preciso fazer uma avaliação cuidadosa do quadro do paciente. Só após concluir que não se trata de nenhuma doença orgânica é que diagnosticamos o distúrbio", explica Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (SP).

Quem sofre de depressão também pode apresentar dificuldade na hora de sair da cama, mas por conta da melancolia, do desânimo e da falta de energia que são característicos da doença. Já no caso da fadiga crônica, segundo o psiquiatra Sergio Tamai, conselheiro da Associação Brasileira de Psiquiatria, o que contribui para que o paciente permaneça deitado é um cansaço persistente, que vem acompanhado por sintomas como dores musculares, cefaleia e fraqueza.

O clinomaníaco, por outro lado, sente-se muito confortável na cama, tem uma vontade imensa de ficar deitado e pode permanecer assim por dias –principalmente se o tempo estiver chuvoso e nublado– sem sofrer com os sinais clínicos que marcam as outras doenças. Porém, conforme afirma o psiquiatra Almir Ribeiro Tavares, coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Psiquiatria, a clinomania pode se estabelecer em associação com outras doenças.(Do UOL)

INSTABILIDADE ATMOSFÉRICA > Chuvas continuam no Interior do Ceará


DSCN0423
chuvas continuam no Interior do Ceará. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o Estado deverá continuar sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica até a próxima quarta-feira, 25. Essas áreas se formam em virtude da atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS – sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura).
Por conta desse fenômeno natural haverá chuvas no Centro-Norte na manhã desta segunda-feira, 23. No sul do Estado, estão previstas nebulosidade variável com chuvas isoladas. Entre a tarde e a noite, há possibilidade de chuvas em todas as regiões cearenses.
Conforme o órgão meteorológico oficial do Estado até a atualização desta edição havia chovido em 134 municípios. A maior precipitação foi registrada em Independência (72,5mm) no Sertão de Crateús. Já no Sertão Central, a maior chuva ocorreu em Deputado Irapuan Pinheiro (55mm), seguido de Solonópole (52mm), Pedra Branca (45mm) e Madalena (44,8mm).
Ainda de acordo com a Funceme o quadro também será favorável à ocorrência de precipitações amanhã, terça-feira, 24. O Ceará deverá ficar com nebulosidade variável entre a madrugada e manhã com possibilidade de chuvas na faixa litorânea. Ao longo do dia, há possibilidade de chuva em todas as regiões.
Confira as maiores precipitações
-Independência: 72.5 mm
-Ipaporanga: 66.0 mm
-Orós (Posto: Oros) : 62.6 mm
-Pacatuba : 57.0 mm
-Deputado Irapuan Pinheiro  : 55.0 mm
-Solonópole : 52.0 mm
-Pedra Branca : 45.0 mm
-Ararendá : 44.0 mm
-Fortaleza: 42 mm
-Pereiro: 41.4 mm

 


  •  
  •  

As 

Polícia registra assalto à pessoa, furto de motocicleta e acidente de trânsito em Quixeramobim



A polícia registrou mais um assalto a pessoa na cidade de Quixeramobim. Desta vez o crime aconteceu na noite deste domingo, 22, no bairro Distrito Industrial.

Segundo informações da polícia, por volta das 20h45min um homem armado de revólver abordou uma estudante e tomou de assalto um HD externo, uma corrente de prata e dois cabos de notebook. Após o assalto o individuo fugiu tomando rumo ignorado. Ainda em Quixeramobim a polícia voltou a registrar o furto de uma motocicleta Honda Fan 125 KS, de cor preta, ano 2012/2013 e placa PMN 0208. O crime aconteceu na sexta-feira, 20, por volta das 23h20.

No sábado, 21, uma colisão entre uma motocicleta Hilux de placas NST 9261, com inscrição de Fortaleza e uma motocicleta Honda Fan de placa OIP 8072, com inscrição de Quixeramobim, deixou um jovem de 18 anos ferido. O acidente aconteceu no cruzamento da Av. Damião Carneiro, com a Rua Dona Romana. O motoqueiro foi socorrido para o Hospital Regional de Quixeramobim pelo Samu com suspeita de fratura no tornozelo.

Mar destrói muro de casa no Icaraí


1A ressaca marítima registrada entre a última quinta-feira (19) e hoje, em parte do litoral brasileiro, acentuou o avanço da mar na Praia do Icaraí, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O aumento da força marítima e a intensidade das ondas, cuja estimativa da Capitania dos Portos era que chegassem a 2,5 metros de altura, destruíram um muro de aproximadamente 50 metros de uma residência, localizada na Rua Dona Laura, no Icaraí.
O imóvel, hoje situado a cerca de seis metros do mar, que já era ameaçado pelo contínuo avanço das águas na praia, foi atingido pelas fortes ondas na tarde da última sexta-feira. A água, além do muro, derrubou também um banheiro e um deck e causou erosão na frente da residência, que segue com a estrutura frontal comprometida.
No momento da destruição, quatro pessoas estavam no local: o caseiro Itamar Marques, a esposa e os dois filhos do casal. Ninguém ficou ferido. De acordo com Itamar, que cuida do imóvel há 15 anos, nos últimos tempos, sempre que há ressaca marítima, a residência tem sido afetada, porém, desta vez o desmoronamento foi integral.
Preocupação
“Hoje foi o muro dessa casa, amanhã pode ser qualquer outra residência da área. Todo mundo fica apreensivo com esta situação, porque o mar vem com força total e pode não dar tempo salvar nada”, ressalta a autônoma Aleateia Câmara, que também moradora da Rua Dona Laura.
Segundo Aleateia, que há 30 anos reside no Icaraí, o avanço do mar vem sendo sentido intensamente pela população a cada ano e, a cada novo episódio, as preocupações quanto às residências que serão afetadas nos próximos períodos se acentuam.
A moradora também reclama que as obras de contenção do avanço do mar são restritas a Avenida Litorânea, que, com o passar dos anos, foi destruída pela erosão e pelo avanço marítimo. “Nós ficamos esperando providências, mas parece que nunca chegam. Muito dinheiro público já foi investido nessa estrutura de proteção que não tem surtido efeito ao longo dos anos. É preciso repensar e ver que daqui a pouco outras áreas daqui vão desaparecer”, queixa-se.
O avanço do mar, que há vários anos afeta a orla do Icaraí, além dos problemas estruturais, gera também, segundo a população, complicações no que diz respeito à segurança. Isto porque muitos imóveis afetados pela força das águas passam dias completamente expostos até que as fachadas sejam recuperadas.
Histórico
Na área onde a residência foi afetada na última sexta-feira, outros condomínios situados na mesma faixa – a cerca de seis metros do mar – estão com a parte frontal ameaçada pelo processo acentuado de erosão.
A intensidade deste avanço é histórica e já destruiu parte da Avenida Litorânea do Município. Entre 2010 e 2012, a Prefeitura de Caucaia fez um muro de contenção com blocos de concreto e pedras, chamado “Big Bag Wall”, que tem 1,4 km de extensão em formato de escadaria. Entretanto, esta estrutura vem cedendo no decorrer dos anos. Em setembro do ano passado, 470 metros da parede de pedra estavam comprometidos e a Prefeitura deu início a uma obra de recuperação da estrutura.
Neste período, o Ministério Público Federal (MPF) cobrou que, na segunda quinzena de outubro, outra frente de trabalho para a recuperação da estrutura fosse agilizada pela Prefeitura. O MPF, na época, solicitou ainda a elaboração de licenciamento ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 30 dias, para as intervenções de contenção.
A procuradora Nilce Cunha, responsável pelas determinações, na ocasião, disse ter recebido reclamações por parte da população, que, diante da demora na conclusão das obras, ameaçava realizar uma contenção alternativa, colocando pedras no local, sem nenhum estudo técnico. Na tarde de ontem, a reportagem tentou contactar a Prefeitura de Caucaia para saber o andamento do procedimento, porém, até o fechamento da edição, não teve êxito.
Beira-Mar
Na Capital, a chuva de 22.4 milímetros e o clima frio, ontem, não afetaram tanto a rotina dos fortalezenses. Na Avenida Beira Mar, um grande número de turistas e cearenses passeava pelo calçadão, mesmo com o tempo chuvoso. Inúmeros surfistas também aproveitavam as fortes ondas para praticar o esporte.
Durante os dias de ressaca marítima, as grandes ondas geraram curiosidade na Capital e muitos transeuntes da orla pararam para apreciar o fenômeno. Na sexta-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicou que, com as oscilações, houve registro de ondas de até a 3,3 metros de altura em Fortaleza.
Diário do Nordeste

Homem morre afogado ao tentar escapar de cachorros em Orós.


O jovem foi encontrado sem vida (Foto: Divulgação)
O jovem foi encontrado sem vida (Foto: Divulgação)
Um rapaz de aproximadamente 19 anos, morreu no município de Orós, na tarde desta segunda-feira (23), por volta das 14h00.
Segundo informações da polícia, o jovem (ainda não identificado) estaria na companhia de amigos com uma canoa em uma ilha conhecida por “Ilha Vermelha”, que fica localizado no açude Orós, quando foi surpreendido por alguns cachorros que pularam dentro da canoa e tentaram atacá-lo. Ao ser atacado pelos cachorros, o rapaz, na tentativa de fugir dos animais, adentrou o açude e por não saber nadar, acabou morrendo.
O jovem foi resgatado por populares.

Açude de Independência começa a sangrar

Açude de Independência começa a sangrarO açude da cidade de Independência, 309km de Fortaleza, no Sertão de Crateús, sangrou nesta segunda-feira, 23, após uma forte chuva durante a noite da domingo e a manhã desta segunda. O açude fica no bairro de Cohab e pertence a prefeitura. O excesso do volume de água vai para o rio Poti, em direção a Crateús.
Segundo informações, a chuva de 100mm chegou a alagar ruas e encheu riachos em várias localidades, como o rio que passa por distrito de Espírito Santo, em Iapi.
O POVO via www.sertaocentral.net

CHUVAS no INTERIOR > Precipitações pontuais e acentuadas causam transtornos em Quixadá


  •  Enviar para o Kindle
CQuixadá
Apesar da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ter divulgado a probabilidade de chuvas abaixo da média até o mês de maio próximo, começa a chover com mais intensidade em todo o Estado. Depois de uma ventania seguida de chuva com relâmpagos e trovões em Iguatu, Cariús e Jucás, no Centro-Sul do Ceará, na quarta-feira de cinzas, as precipitações começaram a chegar com mais frequência no Sertão Central.
CNeste domingo, moradores da localidade de Poço Comprido, situada no distrito de Juá, na zona rural de Quixadá, ainda trabalhavam na restauração da parede de uma barragem, na Fazenda Vitória. Conforme o proprietário, Aldizio Vieira, o açude estava seco, mas uma chuva superior a 150mm repôs uma boa carga d’água na noite da sexta-feira para o sábado. Também provocou um vazamento na parede de argila com quase 100 metros de extensão. O jeito foi reunir trabalhadores, escavar a área afetada e reforçar com a compactação do barro.
Pelos cálculos do pequeno fazendeiro, quando atingir seu volume máximo, o seu principal reservatório garantirá carga hídrica para até três anos. Ele só não imaginava tamanho volume de água apenas em uma noite, mas foi o suficiente para perceber a força da natureza e a necessidade de reforçar a sua barragem. Além da sua lavoura e das suas criações, de gado, de cabras e ovelhas, ainda dá para ajudar a vizinhança. A barragem, situada à margem da CE-60, foi construída com recursos próprios, em 2011, ressaltou o proprietário.
Na sexta-feira, conforme a Funceme, havia chovido em 135 municípios cearenses. A maior precipitação havia sido registrada na Paraipaba, com 99mm. No Centro do Estado, choveu 82,8mm em Ibicuitinga e 77mm em Ibaretama. Mas para os moradores da comunidade rural de Quixadá as precipitações foram superiores aos 150mm. “O pluviômetro do nosso vizinho comporta até 150mm, mas com a chuva de pouco mais de hora o equipamento acabou transbordando. Por aqui há quem diga que a chuva passou dos 180mm numa noite”, comentou Vieira.
Outro morador daquela localidade, Francisco Antonio Bernardo, concorda. Apesar do curto período de chuva algumas estradas alagaram e um dos barreiros – como são chamados os pequenos açudes – da sua propriedade transbordou. Ele lamentou o reservatório estar assoreado. Esperava auxílio da Prefeitura de Quixadá para escavar um pouco mais e até para concluir a parede de outro barreiro. Apenas com a chuva de uma noite teria armazenado água para o ano todo. Atualmente, o barreiro cheio terá carga para no máximo seis meses, lamenta.
C
Ainda no distrito de Juá, a cerca de 25Km do Centro de Quixadá, parte da parede de uma das cacimbas do trabalhador rural Ivomar Macedo desabou com a última chuva. Na manhã seguinte ele não perdeu tempo. Convocou os vizinhos para trabalharem na restauração, afinal, quando a água das cisternas de placa das 30 famílias da redondeza acaba, recorrem ao seu reservatório. Apesar dos transtornos os moradores estão felizes, mas não escondem o desejo de chuvas mais suaves. Com precipitações tão intensas, ao invés de ajudar, vão é causar ainda mais sofrimento.
CC
Análise da Funceme
Conforme o órgão oficial de meteorologia do Estado há possibilidade de chuvas nesta segunda e terça-feira em todo o Ceará. O quadro será de nebulosidade nesses dias, decorrente da continuidade de áreas de instabilidade atmosférica. Ela se forma em virtude da atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS – sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura).
Neste domingo, até a publicação desta edição, havia chovido em 71 municípios do Ceará. As 10 maiores chuvas foram registradas e São Gonçalo Do Amarante, no posto de Suípe (103mm) e no posto de Pecém (80,3mm), Pindoretama (76mm), Ipueiras (61,2mm), Santa Quitéria (57.4mm), Aquiraz (50mm), Missão Velha (39mm), Senador Sá (33mm), Itaitinga (33mm) e Boa Viagem (31mm).