sexta-feira, 16 de maio de 2014

Bailarinas e bailarinos apresentam solos clássicos no Shopping Via Sul


Crianças e jovens em solos clássicos e conjuntos de estilo livre sobem ao palco nesta sexta-feira no VIII Passo de Arte Norte e Nordeste, o evento acontece até domingo no Teatro do Shopping Via Sul. Elas são pequenas, mas com suas sapatilhas e devidamente trajadas, estão preparadas para subir ao palco, sob os olhos atentos do júri do VIII Passo de Arte Norte e Nordeste. Nesta sexta-feira, dia 16, bailarinas e bailarinos dos 8 aos 15 anos apresentam solos clássicos no terceiro dia do evento.

Esta é a etapa regional de uma das mais tradicionais e conceituadas competições de dança do país. A programação acontece a partir das 17 horas no Teatro do Via Sul Shopping, com apresentações de Solos Clássicos e Conjuntos de Estilo Livre. O júri é composto por Toshie Kobayashi (SP), Alexandre Snoop (SP) e Bia Mattar (SC).

Solos Clássicos 

Os solos clássicos serão apresentados por alunas e alunos de escolas de balé do Ceará, Pernambuco e Bahia. As mais novas, entre 8 e 10 anos de idade, são alunas de quatro escolas de Fortaleza: Ballet Lucymeire Aires, Academia Tereza Passos, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza e Studio de Dança Mainara Albuquerque, cada uma com uma aluna participante na categoria Pré - Feminino.

A categoria Juvenil tem concorrentes dos 11 aos 13 anos. Já na categoria Adulto, disputam os prêmios concorrentes de 14 e 15 anos de idade. São 16 bailarinas e 2 bailarinos, que vão mostrar em solos clássicos o resultado de muitas horas de ensaios. Estes concorrentes são das seguintes escolas: Studio de Dança Mainara Albuquerque, Ballet Lucymeire Aires, Grupo Trilhas, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Academia Tereza Passos e, de Recife, o Espaço e Grupo Endança.

Conjuntos de Estilo Livre

Na modalidade Estilo Livre serão 15 apresentações de conjuntos, sendo 5 na categoria Juvenil e 10 na categoria Adulto. São participantes dos estados do Ceará, Pernambuco e Bahia.

VIII Passo de Arte Norte e Nordeste 
A oitava edição do Passo de Arte Norte e Nordeste teve início na quarta-feira 14, e segua até domingo, 18, com a participação de cerca de 1.200 bailarinos de sete estados. Além de prêmios em dinheiro e troféus, os concorrentes disputam vagas para a 22ª Competição Internacional do Passo de Arte, que acontecerá de 03 a 12 de julho deste ano na cidade de Indaiatuba (SP) e indicações de solistas e conjuntos para o Youth América Grand Prix Brasil 2014, que é seletiva para a competição internacional de Nova Iorque (EUA).

Fernanda Colombo diz que pensa: “Há preconceito no futebol sim” 1


A BANDEIRINHA FERNANDA COLOMBO FALOU COM EXCLUSIVIDADE PARA MARIE CLAIRE SOBRE A DECLARAÇÃO MACHISTA DO DIRIGENTE ALEXANDRE MATTOS: "FOI PRECONCEITO, SIM" (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Há duas semanas, Fernanda Colombo Uliana viu sua rotina se transformar completamente. A bandeirinha de 23 anos virou sucesso na web após auxiliar a arbitragem no jogo entre São Paulo e CRB, pela Copa do Brasil, no dia 8 de maio. A beleza e os erros cometidos pela catarinense chamaram atenção até da imprensa internacional. No último domingo (11), depois de marcar um impedimento de um gol legítimo do Cruzeiro, em uma partida contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro, Fernanda foi alvo de uma declaração polêmica do diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos: “’Vá posar para a Playboy, não trabalhar com futebol”, disse durante uma entrevista coletiva.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o afastamento da auxiliar de arbitragem por duas rodadas da série A do Campeonato Brasileiro. De acordo com o assessor de imprensa dela, o objetivo não seria punir Fernanda, mas sim preservá-la.
Abalada com a repercussão do caso, Fernanda até cogita entrar com um processo por injúria contra o dirigente do time mineiro. “O advogado da minha assessoria me informou que é cabível uma ação indenizatória, bem como um procedimento criminal por injúria”, disse em entrevista exclusiva por e-mail à Marie Claire.
“ERROS ACONTECEM TODO O TEMPO”
Durante a conversa, Fernanda não nega que tenha feito interpretações errôneas em suas arbitragens. “Erros como esses acontecem todo o tempo com muitos profissionais. Somos humanos. No entanto, nunca vi tanta repercussão”, afirma.
A bandeirinha credita muito da polêmica a sua beleza. “Fui crucificada por ser bonita”. Ela conta que nunca tinha sentido o machismo no futebol, mas percebeu que ele realmente acontece. “Sempre me respeitaram muito, mas existe preconceito sim”. Ela gostaria que seu caso servisse de forma positiva para outras mulheres que também se sentem prejudicadas no trabalho por causa do machismo. “Tudo pode ser um exemplo para que as coisas se tornem boas”, diz. Carreira artística como sugerida pelo diretor mineiro não faz parte dos planos de Fernanda. “Não penso nisso agora. Sou bandeirinha, amo minha profissão”.

Fonte: revistamarieclaire

Google: Doodle traz homenagem à matemática María Gaetana Agnesi


O doodle, do Google, desta sexta-feira (16) comemora o aniversário de 296 anos da matemática e filósofa italiana Maria Gaetana Agnesi. Esta é a terceira homenagem seguida da ferramenta de busca a uma mulher, após o doodle de Dorothy Hodgkin e de Audrey Hepburn.

Agnesi foi uma famosa matemática, que viveu entre 1728 e 1799, principalmente na cidade italiana de Milão. Agnesi também trabalhou como  filósofa e linguista. A italiana também estudou a teologia, especialmente após a morte de seu pai. Seu trabalho com os números teve destaque na geometria analítica e no cálculo, devido ao grande trabalho com a  “curva de Agnesi”, que leva seu nome. (Fonte: EBC)

Hoje é comemorado o dia do Gari


O dia 16 de maio é a data que se comemora o dia do Gari, profissional que tem um papel fundamental para o bem estar da população. A data foi instituída por uma lei em 31 de outubro de 1962.

Seu trabalho é indispensável para qualquer cidade. Sem eles, o lixo se acumula e as doenças proliferam na mesma velocidade do mau cheiro. Mesmo assim, os varredores e coletores, mais conhecidos como garis, são  desvalorizados e desrespeitados por muita gente. E apesar do uniforme chamativo, parecem invisíveis no meio da multidão. (Fonte: Jornal de Brasília)

Primeiros clones ovinos vivos no Brasil foram produzidos na UECE


Uma pesquisa apoiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) permitiu, no último final de semana, o nascimento de dois clones ovinos da raça Santa Inês na Fazenda Haras Chicote, localizada em Aquiraz. Os clones são resultantes de um projeto de cooperação científica internacional entre pesquisadores da UECE e da McGil University, em Montreal no Canadá.

A colaboração científica entre os grupos de pesquisa cearense e canadense já existe desde 2008 (pós-doutorado da Profa. Ana Paula apoiado pelo CNPq no Canadá). No entanto, em 2012 com o apoio financeiro da Funcap, foi possível consolidar a parceria, cujo projeto viabiliza missões de trabalho dos pesquisadores no Brasil e Canadá.

Segundo a professora Ana Paula, o projeto visa uma análise da capacidade de desenvolvimento do oócito (óvulo) submetidos às técnicas de reprodução assistida como a transferência nuclear (TN), bem como a capacidade de reprogramação celular na raça Santa Inês, originada e explorada nas condições do Nordeste brasileiro.

O projeto, segundo a professora, foi realizado com êxito total, especificamente, no que se refere à capacidade de reprogramação celular. Em agosto do ano passado, Paula esteve na McGill University acompanhando os trabalhos dos professores Bordignon e Baldassarre, no tocante ao estabelecimento das linhagens celulares (células que originam o clone). Em outubro do mesmo ano, a equipe na UECE iniciou a obtenção de biopsias de pele e cultivo das células da ovelha clonada e dezembro também de 2013, o trabalho de TN, propriamente dito foi realizado pelos pesquisadores da universidade canadense aqui no Ceará. (Fonte: O POVO)

Rosie deixa bumbum à mostra em ensaio fotográfico

Rosie Huntington já foi eleita uma das mulheres mais sexys do mundo. Mesmo não sendo mais a dona do título, a modelo prova que continua com tudo. Nesta sexta-feira, 16, ela usou seu Instagram para compartilhar uma foto do ensaio que fez para Vogue alemã. Na imagem, ela aparece usando roupas transparentes, que deixa seu bumbum à mostra.
Ego