quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Solução Temporária: Adutora que levará água do Açude Pedras Brancas para Quixeramobim está quase pronta

20151027_141647
Adicionar legenda
20151027_142101
Orçada em cerca de R$ 30 milhões, a instalação da adutora de engate rápido que oferecerá socorro hídrico a Quixeramobim a partir do Açude Pedras Brancas, localizado entre os municípios de Quixadá e Banabuiú, prossegue em ritmo avançado e está quase pronta.
Tubulações já estão próximas da sede do município de Quixeramobim.
Com uma extensão de 60,1 km, o equipamento deverá oferecer alívio temporário aos quixeramobienses. O êxito do projeto dependerá, a bem da verdade, do tipo de inverno no próximo ano. Isto porque o volume do açude, atualmente com 15,1% de sua capacidade total, está  diminuindo em ritmo acelerado e, caso as chuvas do próximo ano não ajudem a reabastecê-lo, a crise hídrica que se seguirá ao colapso do reservatório pode acabar afetando, inclusive, os próprios quixadaenses, levando a dificuldade relacionada para os dois municípios.
Atualmente, conforme José Roberto, funcionário do DNOCS que gerencia o Açude Pedras Brancas, além da liberação de água para Quixadá, para a unidade de processamento da Petrobras no Distrito de Juatama, e do volume destinado à irrigação, cerca de 150 carros-pipa retiram água do reservatório, dia e noite, sem parar. A evaporação, também, continua fazendo sua parte para diminuir significativamente a extensão do espelho d’água.
Não há dúvida de que a obra é necessária para que a população de Quixeramobim não deixe de ser abastecida. Porém, o que o governo do estado tem planejado caso o inverno não ofereça a ajuda esperada e o Pedras Brancas entre em colapso? Para o gerente regional da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos do Ceará no Sertão Central, Paulo Ferreira, “não existe plano B“.
Captura de Tela (135)
Açude Pedras Brancas, entre Quixadá e Banabuiú, CE.

Captura de Tela (134)
Dados sobre o Açude Pedras Brancas, fornecidos pelo Portal Hidrológico do Ceará.
Depois, como pano de fundo de tudo, ainda existe um desacordo entre a COGERH e o DNOCS sobre quanta água o Pedras Brancas realmente possui. Para o DNOCS, não há no açude tanta água como tem sido anunciado pela COGERH.
Enquanto os dois órgãos não entram em acordo, quem trafega pela CE-060, pode observar as obras da adutora avançarem, conforme mostra o vídeo a seguir.por | Destaque Home, Notícias

Secretário de Saúde do Estado recebe comitiva de vereadores de Quixeramobim nesta quarta


Uma comitiva de vereadores de Quixeramobim será recebida na Secretaria de Saúde do Estado, em Fortaleza, nesta quarta-feira, 04, pelo secretário Henrique Javi. A informação foi confirmada pela assessoria do Poder Legislativo. Na pauta estará a situação do Hospital Regional Dr. Pontes Neto, que ameaça fechar as portas caso o Governo do Estado não aumente o repasse enviado à unidade hospitalar.
Além dos vereadores participarão do encontro deputados estaduais e representantes de movimentos sociais de Quixeramobim.  Outro assunto que será lembrado durante a visita da comitiva à Secretaria de Saúde é o funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC).Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Ônibus da banda Aviões do Forró é arrombado e furtado


O ônibus da banda Aviões do Forró foi arrombado e furtado na Orla da Atalaia, zona Sul de Aracaju, na madrugada deste domingo (01), nas proximidades de uma rua que fica ao fundo do antigo hotel Beira Mar.

Segundo a Companhia de Policiamento Turístico (Cptur), o motorista do ônibus foi aconselhado pelos funcionários do hotel, em que ia se hospedar, a deixar o veículo estacionado na porta do estabelecimento, pois ali estaria seguro.

Ainda de acordo com a Cptur, foram levados, malas, bolsas, um aparelho de TV, além de deixarem as acomodações do veículo danificadas.

A polícia já tem informações sobre os suspeitos, mas preferiu manter as investigações em sigilo. Disse ainda que vizinhos do hotel e outras testemunhas viram o momento em que a ação acontecia, mas preferiram ficar em silencio, pois o lugar fica próximo de um área de tráfico de drogas e prostituição.

Por fim, a companhia informou que ao fazer rondas nas proximidades da área encontram alguns pertences em terreno baldio.

Show
Neste domingo (01), a banda Aviões realiza a festa ‘Aviões Privillege, que acontece na área da piscina do Hotel Prodigy Beach Resort, localizado na Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju. (Fonte: G1 Sergipe)

Quixeramobim: Sete chafarizes serão instalados pelo SAAE


Foto: ilustrativa
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Quixeramobim (SAAE), anunciou a instalação de sete chafarizes em locais onde poços profundos apresentaram vazão não compatível com o que é exigido para interligar na rede de abastecimento.

Para não perder o fornecimento de água dos poços, o órgão já começou a instalação dos equipamentos inicialmente nas seguintes ruas: Vereador José Franco esquina Rua Cícero Alencar Araripe, no Centro; Antônio Nascimento, em frente ao Clube do Idoso, Bairro da Maravilha; Na entrada do Matadouro, no Bairro Antônio Cisnando; Avenida Cleodon Siqueira, próximo a Escola Zilá Zilda Carneiro, na Vila São Paulo; Rua Miguel Felipe, na Vila Betânia; Rua I, na Cohab, e Rua José Remígio, esquina com Vereador José Franco, também no Centro.
Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Proposta cria a Desvinculação de Receitas para os municípios

IMAGEM-1-TRIBUTOS
Há duas semanas, durante reunião entre o movimento municipalista e a presidente Dilma Rousseff, o governo assinalou a possibilidade de criar mecanismo semelhante à Desvinculação de Receitas da União (DRU) também para os governos estaduais e municipais. Seriam a Desvinculação de Receitas dos Estados (DRE) e a Desvinculação de Receitas dos Municípios (DRM).

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM) a DRM seria uma boa alternativa para as administrações municipais, porque permitiria uma flexibilização dos gastos obrigatórios. Se for realmente criada, a DRM garantirá as prefeituras o uso livre de 20% de todos os impostos, contribuições e taxas arrecadados.

De acordo com análise da CNM, a desvinculação de receitas daria mais flexibilidade para os gestores municipais usarem os recursos nas áreas consideradas por eles necessárias. Sem esse mecanismo, os orçamentos ficam engessados como estão.

Caso a Desvinculação de Receitas dos Municípios entre em vigor, os governos municipais teriam maior flexibilidade para usar os recursos do orçamento nas despesas que considerar de maior prioridade. A proposta também permitiria uma alocação mais adequada de recursos orçamentários e evitaria que algumas despesas obtenham excesso de recursos vinculados, enquanto outras apresentem carência de recursos, além disso, atenderia melhor às prioridades de cada exercício.

Na avaliação sobre a DRM, a Confederação faz apenas duas ressalvas. A primeira é que, caso seja aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o mecanismo precisará ser regulamentado pelas Assembleias Legislativas dos Estados e as Câmaras Legislativas Municipais.

O outro é que esta desvinculação beneficiaria principalmente Municípios de grande porte e com expressivos recursos disponíveis. Pois, a maioria dos entes municipais são pequenos e têm orçamentos comprometidos por causa da crise financeira.

Com informações da CNM

Um membro da tripulação e uma criança a bordo sobreviveram, disse o porta-voz presidencial Ateny Wek Ateny à Reuters.

Queda de avião mata 41 no Sudão do Sul; criança e tripulante sobrevivem
Um avião de carga russo com passageiros a bordo caiu nesta quarta-feira após decolar do aeroporto na capital do Sudão do Sul, matando pelo menos 41 pessoas na aeronave e no solo, disseram uma autoridade e uma testemunha à Reuters.



Pouco depois de decolar do aeroporto de Juba, o avião caiu às margens do rio Nilo Branco, deixando um rastro e pedaços da fuselagem espalhados na vegetação perto da água.

O avião poderia ter cerca de 20 pessoas a bordo entre a tripulação e "provavelmente" de 10 a 15 passageiros, disse Ateny, que acrescentou ainda ser preciso confirmar quantas pessoas estavam a bordo.
O porta-voz disse ainda que algumas pessoas morreram no solo, à medida que o avião Antonov caiu próximo de onde pescadores trabalhavam. "Não sabemos o número de pessoas que foram mortas no solo", disse.

Um policial, que não informou seu nome porque não tem autorização para falar com a mídia, disse à Reuters no local que pelo menos 41 pessoas morreram, mas disse que o número poderia subir. A testemunha disse que viu 41 corpos no local.

Anteriormente, a mídia do Sudão do Sul informou que o avião de carga levava cinco tripulantes russos e sete passageiros. A Tribuna do Sudão do Sul relatou no Twitter dois sobreviventes, sendo uma criança[

Prefeito cai de ponte que prometeu terminar, mas não cumpriu


Zito Rolim e o amigo que o acompanhava tiveram apenas ferimentos leves ( Foto: VC Repórter/Whatsapp )


Zito Rolim teria ficado sem visibilidade devido à poeira e não viu um desvio no local
08:05 · 04.11.2015 / atualizado às 09:54
Zito Rolim e o amigo que o acompanhava tiveram apenas ferimentos leves ( Foto: VC Repórter/Whatsapp )

O prefeito da cidade de Codó, no Maranhão, levou um susto justamente no Dia de Finados. Ao dirigir pela zona rural daquele município, ele errou um desvio e acabou jogando o carro numa ribanceira onde deveria existir uma ponte. Deveria porque o próprio gestor prometera concluir a obra que, de inconclusa, acabou vitimando-o.

Felizmente, Zito Rolim e o amigo que o acompanhava tiveram apenas ferimentos leves. O acidente aconteceu por volta das 4h da manhã. “Nós estávamos retornando na zona rural e estávamos num dos desvios onde estamos recuperando umas pontes”, disse o prefeito à imprensa local. “Na nossa frente havia uma outra viatura e o excesso de poeira fez com que nós não tivéssemos nos atentado de que havia um desvio e passamos direto”, explicou. A queda foi de cerca de quatro metros.

Logo a informação e as imagens do carro caído começaram a circular no estado através das redes sociais. O caso virou piada, pois a conclusão da ponte seria uma promessa antiga nunca cumprida por ele. Mas há também quem fale que a queda se deu justamente porque o local está em obras. Esquecida ou não, pelo menos agora o prefeito vai lembrar da ponte em que caiu.

Gasolina vendida no Ceará é a segunda mais cara do Nordeste

magem/Reprodução
O preço da gasolina em território cearense varia de cidade para cidade: Crateús cobra o preço mais elevado, enquanto Caucaia tem o mais em conta

A alta do preço dos combustíveis vem preocupando os consumidores do Interior do Estado. A diferença entre valores é considerável entre alguns municípios. Pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) neste domingo, realizada entre os dias 18 e 24 de outubro, aponta que Crateús apresenta o preço médio mais alto do litro no Estado, R$3,82, contra R$3,51 cobrado em Caucaia, o menor do Estado. 

Segundo o mesmo levantamento, o Ceará se destaca negativamente no Nordeste em termos de alta, ficando em segundo lugar. Com um preço médio de R$ 3,65, é superado apenas pela Bahia, com R$3,69. No País, o Ceará é o nono colocado. 

No que diz respeito ao etanol, Sobral acusa o preço médio mais alto, R$ 2,83. Já Iguatu cobra apenas R$ 2,70 pelo litro, o mais em conta. Em Fortaleza, o litro de etanol custa, em média R$ 2,77. 

O aumento do preço da gasolina e do diesel foi anunciado pela Petrobras no fim de setembro. 

Adolescente é apreendido com 260 pedras de crak em Quixeramobim


Uma equipe da Polícia Militar de Quixeramobim realizava ronda na Via Paisagística na manhã desta terça-feira, 03, quando os policiais abordaram um jovem de 16 anos que caminhava pelo local.

Ao perceber a ação da Polícia, o menor chegou a se desfazer de uma sacola plástica, mas os policiais acabaram recuperando-a e dentro da sacola estavam 52 pinos de cocaína, 26 papelotes de maconha e 260 pedras de crack.

O menor foi levado à Delegacia Regional de Polícia Civil, em Quixadá.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Foto: Ilustrativa