quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Icó, no Ceará, já é uma das cidades mais violentas do Brasil. Mais um corpo tombou sem vida na manhã de hoje (26)

O plantão de polícia registrou na manhã de hoje (26) mais um homicídio a bala no município de Icó. É o 32º homicídio do ano naquele município. 

A vítima foi o ex-presidiário Adriano Cunha Lima, conhecido como Adriano do Gama. 

Ele foi morto com mais de 20 disparos de arma de fogo quando saia de seu veículo de frente a um estacionamento no Hospital Regional de Icó.
Adriano era investigado por envolvimento com tráfico de drogas, assaltos a bancos e lotéricas, receptação e homicídios.

Os dois homens que mataram Adriano já foram identificados e estão presos. Eles são do município de Jaguaribe. 

O mandante do crime é do município de Icó e também já foi identificado. O assassinato pode ter sido motivado por vingança.

Ministério Público do Estado do Ceará recomenda suspensão de Vaquejadas em Iracema e Ererê


O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou a suspensão das vaquejadas em Iracema e Ererê devido à seca. O documento foi assinado na última segunda-feira (24) pelo promotor de Justiça Geraldo Laprovítera. O pedido é destinado aos que promovem, competem ou participam de qualquer forma das vaquejadas, amadoras ou profissionais; aos órgãos do Poder Executivo dos Municípios; e às autoridades policiais. Na última segunda-feira, durante reunião do Comitê de Combate à Estiagem, na sede do Corpo de Bombeiros, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, admitiu que estamos enfrentando a pior seca dos últimos 60 anos.

A suspensão é imediata e deve durar até que a situação de seca no Ceará cesse e os animais possam voltar à sua condição de normalidade – o que só deverá ocorrer ao final da quadra invernosa de 2015. O MPCE entende que a seca afeta os animais (bovinos e equinos) que participam das “corridas de vaquejada” por ficarem expostos ao sol, sem acesso à água e à ração.

A recomendação diz que os órgãos do Poder Executivo de Iracema e Ererê não devem autorizar, fomentar ou promover a prática de qualquer evento de vaquejada; e que as autoridades policiais civis e militares devem empreender diligências para localizar as vaquejadas.

Advertências

O documento adverte também para a adoção de uma série de medidas para prevenir maus tratos aos animais. Quando for superada a suspensão e ocorrer o retorno das vaquejadas, será preciso seguir algumas determinações. São elas: exigência do atestado de sanidade e do comprovante de vacinação contra febre aftosa e anemia infecciosa equina dos animais participantes no ato de inscrição para as vaquejadas; a contratação de médico veterinário habilitado, responsável pela garantia da boa condição física e sanitária dos animais e pelo cumprimento das normas disciplinadoras; a participação do órgão de defesa sanitária desde a chegada dos animais (desembarque); a exigência do histórico de vacinações; a garantia da qualidade da água e da alimentação; a proibição de que o mesmo animal participe mais de uma vez no mesmo dia e no mesmo evento; a exclusão do animal que deixar de correr quando for aberta a cancela, proibindo-se o uso de qualquer tipo de instrumento ou meio que estimule a corrida do animal, como “tapas”, chicote, “furão” ou choque elétrico.

Nova equipe econômica do governo vai ser anunciada nesta quinta, confirma Planalto


PlanaltoA nova equipe econômica do governo será anunciada nesta quinta-feira, 27 de novembro, conforme anúncio do Palácio do Planalto. Segundo nota divulgada, não há perspectiva de posses. Assim, os integrantes da nova equipe vão despachar no Palácio do Planalto durante o período de transição.

Os novos ministros que farão parte da equipe do governo da presidente da República, Dilma Rousseff, serão: Joaquim Levy na Fazenda, Nelson Barbosa no Planejamento e Alexandre Tombini no Banco Central. Além deles, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) deve assumir o Ministério da Agricultura e o senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) para de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Os novos integrantes da equipe econômica devem anunciar, em breve, um pacote de medidas com objetivo de resgatar a credibilidade fiscal do governo, principalmente no cenário internacional. Esses novos ministros devem fazer parte do próximo governo que será assumido no dia 1.º de janeiro de 2015.

Sancionada lei que determina controle e exames para prevenir o câncer de próstata

Sancionada nesta quarta-feira, 26 de novembro, a lei que institui o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. Ela garante maior efetividade no combate à doença, a começar pelo diagnóstico precoce feito por meio de exames no Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei 13.045/2014 foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

CAPC.orgA iniciativa é louvável, pois busca prevenir os agravos decorrentes desta doença que acomete os homens. O câncer de próstata é o segundo no ranking de mortalidade, perde apenas para o câncer de pulmão.

Contudo, existe a necessidade de financiamento para que as ações na detecção sejam melhor qualificadas e que não haja impacto nos gastos dos entes municipais. Quando houver confirmação do diagnóstico, a legislação estabelece atendimento em maior grau de complexidade, que muitos Municípios de menor porte não têm meios para realizar. Ações de alta complexidade, como o tratamento do câncer, são de responsabilidade dos Estados e da União.

Controle e prevenção

A nova lei aborda o planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências. Ela incrementa o controle e a prevenção dos cânceres de próstata e de pênis, além de sensibilizar os profissionais de saúde quanto aos novos avanços nos campos da prevenção e da detecção precoce da doença.

Acesse íntegra Lei 13.045/2014

Chuvas no Ceará – Funceme diz que previsões, só mesmo em janeiro



O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, anunciará previsões sobre inverno no Ceará em 2015, só mesmo a partir de janeiro. Ele afirma que os dados do momento não são seguros para uma projeção.

Em janeiro, a Funceme realizará um seminário internacional, com participação de especialistas de importes institutos de meteorologia, ocasião em que divulgará um prognóstico definitivo sobre a quadra chuvosa.

Blog do Eliomar de Lima

Congresso mantém todos os vetos presidenciais, inclusive o da criação de Municípios

Alex Paniago/Agência CâmaraTodos os 38 vetos presidenciais apreciados pelo Congresso Nacional foram mantidos pelos deputados e senadores. A votação ocorreu na noite desta terça-feira, 25 de novembro. Mas, como a votação é feita em cédulas, o resultado só foi divulgado na tarde desta quarta-feira. Um dos vetos mantidos refere-se ao projeto que fixava novas regras para a criação e incorporação de Municípios.

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), explicou que nenhum dos 38 itens atingiu a maioria absoluta exigida para a derrubada. Para que um veto presidencial seja anulado, o mínimo de 257 deputados e 41 senadores deve querer isso. O que não ocorreu.

Dessa forma, outro Projeto de Lei do Senado (PLS) 104/2014– Complementar, que tratou da criação de novos entes municipais, não passou pela aval da presidente da República, Dilma Rousseff. O Planalto vetou a matéria com a justificativa de impacto nos cofres públicos.

Demais vetos

Outros vetos mantidos são o de um trecho da Minirreforma Eleitoral, que proibia o uso de propaganda em bens particulares, como placas, cartazes, bandeiras, pinturas, cavaletes e bonecos. Além do projeto que determina que a cada cinco anos os motoristas devem receber treinamento especializado e reciclagem em cursos específicos de condução de veículos de emergência.

PARTO dos ANJOS > Série especial é publicada a partir desta quarta-feira no Diário do Nordeste

 

  •  Enviar para o Kindle
Parto dos AnjosQuixadá
O Caderno Regional do Diário do Nordeste apresenta a partir desta quarta-feira, 26, a série de reportagem especial Parto dos Anjos. Nela, o repórter Melquíades Júnior aborda o sofrimento de mães que perderam seus filhos logo após o parto, no Interior do Ceará.
Alguns desses casos foram registrados em Quixeramobim e Canindé, no Sertão Central. A série segue até a próxima sexta-feira, 28, expondo casos em todo o Estado. Para ver a reportagem especial acesse o Diário do Nordeste e adquira o seu exemplar na banca mais próxima.
Foto > Alex Costa / Diário do Nordeste

Após suposta traição, mulher mata PM, se suicida e deixa carta


CartaMais um crime passional foi registrado no Ceará. Na madrugada desta quarta-feira (26), uma enfermeira, identificada como Maria Janaína Nonato dos Santos, de 32 anos, matou o marido e depois se suicidou em Juazeiro do Norte. Antes, porém, a mulher escreveu uma carta pedindo perdão pelo ato. O homem, identificado como José Ivan Gonçalves Moreira, 40, era policial militar.

O ato aconteceu por volta de 1h, quando o PM dormia. Após pegar o revólver do marido, Janaína desferiu um único tiro contra a cabeça de Ivan, se suicidando em seguida. A arma do crime, um revólver calibre 38, foi encontrada com os dois cartuchos deflagrados.

A enfermeira, no entanto, redigiu uma carta para pedir perdão pelo ato. Fica subentendido, porém, que uma suposta traição motivou a ação da mulher. Conforme o tenente-coronel Wellington Alves, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Janaína havia lido uma carta de uma suposta amante a Ivan.
"Quero pedir perdão a todos pelo ato de desespero. Mas se eu não podia ficar sem ele, ela também não. Perdão B... (filha) eu te amo muito mas estou cansada de ser um estouvo. Fui uma péssima mãe, esposa e profissional", diz a enfermeira. Na carta, Janaína cita a filha do casal, de 12 anos, que permaneceu trancada em um quarto durante a ação.

O documento escrito traz também indicações à mãe da mulher acerca das contas e dos bens do casal, como casa, carro, moto e terrenos. "Eu não ia suportar vê-los sorrir pelas minhas costas", completa. Junto à carta, a polícia encontrou R$ 3.426 em espécie e 2 celulares.

Todo o material recolhido foi entregue à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, que ficará responsável pelo caso.

DN Online

Campanha de vacinação antirrábica ocorre neste sábado, 29

A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Vigilância em Saúde do município, através do Núcleo de Zoonoses realiza neste sábado, 29, de 8 às 17 horas, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos.

A ação ocorrerá nas proximidades de treze pontos estratégicos: as escolas Escola Humberto Bezerra (No Bairro Monteiro de Morais), Coronel Virgílio Távora (Bairro José Aurélio Câmara), José de Araújo Carneiro (na Vila Betânia), na Creche José Teógenes (no Conjunto Esperança), postos de saúde dos bairros Pompeia, José Airton Machado, Vila São Paulo e Maravilha, além da Estação Ferroviária, CRAS do Bairro Depósito e Vigilância Sanitária.

Indústria de armas financiou 21 deputados


Mais de 70% dos candidatos que receberam legalmente doações de campanha da indústria de armas e munições se elegeram em outubro. Dos 30 nomes beneficiados pelo setor, 21 saíram vitoriosos das urnas: são 14 deputados federais e sete deputados estaduais. Ao todo, fabricantes de armas e munições destinaram R$ 1,73 milhão para políticos de 12 partidos em 15 estados. Metade desses recursos ficou com candidatos do PMDB e do DEM, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Os dados são de levantamento exclusivo do Instituto Sou da Paz, organização não governamental (ONG) de combate à violência, com base em dados registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar de identificar uma redução no volume de doações legais (R$ 1 milhão a menos do que em 2010) e no número de congressistas financiados pelo setor (foram 13 federais a menos este ano), o instituto vê a indústria de armas fortalecida no Congresso. E com um alvo certo e imediato: a revogação do chamado Estatuto do Desarmamento, que restringe o porte e o uso de armas de fogo em todo o país.

Dos 24 titulares da comissão especial que discute o projeto que libera o porte e o uso de armas de fogo no país, dez receberam doações do setor para suas campanhas eleitorais este ano. Ou seja, cerca de 40% dos integrantes. Outros seis suplentes do colegiado também foram financiados por fabricantes de armas e munições.

“A bancada da bala aproveitou o período eleitoral para avançar o projeto na surdina. Nesse sentido, desistiu de realizar seis audiências públicas país afora e optou por realizar apenas uma audiência, em 26 de novembro. Mais do que isso, o objetivo da comissão é votar o projeto de forma açodada, sem realizar uma discussão aprofundada com a sociedade civil, no dia 10 de dezembro”, afirma a ONG.
(Fonte: Congresso em Foco)

Homicídio à bala em Solonópole


Homicídio à bala em Solonópole

Um homicídio a bala aconteceu na noite desta terça-feira,25, por volta da 20h50min em Solonópole.  Um homem conhecido por José Marcos de Almeida Souza” ex-presidiário estava numa praça ao lado da sua namorada quando foi abordado por um homem que chegou armado e disse para a jovem que saísse do local, logo em seguida o autor do crime realizou quatro disparos e fugiu do local.  Marquinhos não resistiu e veio a óbito.
A Polícia Militar está no local a procura de informações sobre os possíveis autores do crime.
Em instantes novas informações.
www.solonopole.com